forrestal.jpg

No dia 11 de dezembro de 1954 era lançado ao mar o USS Forrestal, primeiro NAe da classe homônima, inaugurando a era dos “super-carriers”. O Forrestal foi projetado de acordo com todos os avanços da aviação naval da era a jato, sendo capaz de operar aeronaves de grande porte e alto desempenho. Desde então, as classes subseqüentes apenas incorporaram aprimoramentos, mas o desenho básico foi mantido. Uma prova disto é que qualquer aeronave embarcada do atual inventário da USN poderia operar a partir do seu convés sem maiores problemas. O Forrestal deixou o serviço ativo da USN em setembro de 1993.

Foto: USN

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Quantos NAE a USN possui hoje e que deverão dar baixa a curto ou médio prazo ?

Alguem ai saberia dizer?

Corsario-DF

Só para lembrar aos mais novos, na década de 90 cogitava-se que a MB adquiri-se o Forrestal, salvo engano, foi até mesmo realizado uma inspeção no mesmo para ver se adaptaria a realidade brasileira. Depois se chegou a conclusão que ele era inviável, com o passar dos anos o Foch, digo, Opalão ou São Paulo veio parar em águas tupiniquins. Mais um tópico interessante, para relembrar velhas histórias.

Sds.

Corsario-DF

Poggio, não seria a 54 anos???
Achou que a galera não está prestando atenção?
Por volta de 44 anos tem o Foch/São Paulo, bem mais novo.

Sds.

Iuri Korolev

Poggio

Melhor seria ainda : “Há 54 anos ..”

Abraços
Iuri

Marine

RL,

Se nao me engano sao 11 na ativa mas desconheco o cronograma de rebaixamento deles.

Sds.

Alexandre Galante

Valeu galera, o Poggio se distraiu. Já corrigi!

Invincible

FORA DO TEMA MAS PERTINENTE: Relator vai cortar R$ 10,6 bilhões do Orçamento de 2009

Fonte: http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=129812

COMENTÁRIO: QUERO VER SE ALGUÉM ADIVINHA AONDE SERÁ O CORTE???

RL

Marine.

Thank´s for the information.

Abraços.

edilson

Onimtz deve operar a té meados até 2020, 2025 (se não estou enganado) como ele é o primeiro da classe, creio que só apartir daí os CVN vão começar à dar baixa.
porém não creio que terão destino às nações amigas…

Coralsea

Oi Marine

Sim, são atualmente 11; todos com propulsão nuclear.
O próximo a dar baixa será o USS Enterprise, CVN 65 em 2012…quando o USS Gerald Ford, CVN 78 entrar em serviço.
Na reserva existem os seguintes: todos não-nuclear
USS Forrestal CV 59 em Newport/RI
USS Saratoga CV 60 em Newport/RI
USS Ranger CV 61 em Bremerton/WA
USS Independence CV 62 em Bremerton/WA
USS Kitty Hawk CV 63 em Bremerton/WA
USS Constellation CV 64 em Bremerton/WA
USS John F. Kennedy CV 67 em Philadelphia/PA

Corsario-DF

Invincible tenho quantas chaces para poder advinhar? rsrsrsrsrsrsrs.

Que submarino nuclear nada, vamos fabricar umas canoas “hi-tech” com arco e flecha digital e zarabatanas a laser… rsrsrsrsrsrsrs.

Isso é só a marolinha do molusco…

Sds.

edilson

Desculpem esquecí-me do Enterprise. o coralsea falou tudo.

EMERSON FULLY

Acho que deviamos ter apenas navios patrulha bem armados,e deichar essa historia de esquadras bem armadas e modernas,par paises que realmente tem granae vocação pra isso.Nae,sub,caça modernos,são pra americanos e russos.
O pior erro que nós militares fizemos,foi o golpe de64 e consecutivamente,os 20 e tantos anos de DITADURA.Isso sera sempre uma enorme ancora no progresso militar.Jamais os politicos irão esquecer aquilo,e jamais valorizaram a classe militar isso é coisa certa!!!Não se enganem,nem fiquem sonhando com planos que nunca sairam do papel,isso é burrice,desculpe-me mais é a mais pura verdade!!!

KURITA

NÃO FOI O FORRESTAL QUE NOS FOI OFERECIDO , FOI O INDEPENDECE

paulo s

sr emerson concordo em parte com o senhor,mas seu comentario foi muito pertinente.
abs a todos

gaitero

EMERSON FULLY
O Unico Burro aqui é Você.
E depois de ler este seu texto, realmente, vejo que não há forma de mudar a mentalidade mediocre aqui instalada, e pensar que tentei demonstrar meus conhecimentos neste local.
No mpinimo a maioria aqui deve beber coca cola tocar punheta e jogar video game…..

Alexandre Galante

Gaitero, depois destes seus últimos comentários seremos obrigados a bloquear sua participação no Blog Naval.
Pode voltar com seus conhecimentos para os fóruns onde está acostumado a participar.
Este espaço é para quem respeita a opinião dos outros leitores.

Alte. Doenitz

Aos Senhores administradores do blog,

Sugiro o banimento definitivo do colega gaiteiro por demonstrar total falta de respeito pela opinião dos demais que aqui postam. Ele se mostrou uma pessoa totalmente descontrolada emocionalmente. Fico a me perguntar se este cidadão for da Marinha e se, durante uma operação de guerra, estiver sob pressão máxima. Com certeza não irá aguentar e o país pagará por isso.

Carlos

Faço das palavras do Doenitz as minhas. Imagine você ter pessoas assim, totalmente descontroladas, comandando nossos navios e submarinos.

Alexandre Galante

Prezado Doenitz, o e-mail do Gaitero já foi foi bloqueado no sistema.

Coralsea

Valeu Galante!

Discordar é normal e saudável; mas tem que ter educação….tava até pensando em deixar de participar do Blog por causa desse “Gaiteiro”.
Deixa ele demonstrar os “conhecimentos” dele em outro lugar…

Hornet

Eu tinha um desses aí…foi “afundado” inescrupulosamente por uma faxineira armada de “espanadores BVR” e “aspiradores de pó anti-navios” modernizados pela Elbit de Israel… Não sobrou quase nada dele…foi um massacre total!!! A aviação embarcada simplesmente desapareceu…e em poucos segundos…Foi um horror!!!…uma carnificina!!!… Nessa mesma batalha com as forças do império do mal lideradas pela faxineira sanguinária e inescrupulosa ainda foram seriamente danificados em combate 1 F-4, 1 Mirage III, 1 F-16, 1 F-14 Tomcat, 1 F-15 e 1 Spitfire (todos em escala 1/32) e mais uma série de outros caças menores (em escala 1/72), mas não menos valentes, que… Read more »

Hornet

Nossa! enquanto eu narrava (escrevia) minha “batalha sangrenta”, envolvendo o meu “finado” USS Saratoga, pelo visto ocorria uma outra aqui no Blog…

Olha! realmente, quando a coisa parte para o desrespeito com os colegas de blog acho que qualquer opinião, mesmo a mais correta, perde a razão. Não sei direito o que aconteceu, mas confio nos moderadores do blog e acho que estão corretos em bloquear posts com falta de respeito com os colegas.

Se foi foi isso que aconteceu, apoio a atitude do Galante. É isso aí!

abraços a todos

Beto

Gostei dessa Hornet…

Bosco

Não sabia que beber coca cola, praticar a “grande covardia” e jogar videogame fossem sinônimos de burrice ou de despreparo.
Das três atividades eu pratico duas com certa regularidade (praticamente um vício) e não tenho notado nenhum deficit significativo no meu já mirrado Q.I.
Mas na dúvida, vou me poupar de praticar a terceira, que o seguro morreu de velho.

Coralsea

Hornet!

E qual foi a sua reação perante a faxineira? Não a jogou pela janela?? risos…..já me aconteceu algo parecido….dói mesmo!!

Bosco

Pessoal,
cadê o Mauro? Alguém viu ele por aí?

Fernando Gonzales

Devo lembrar o pessoal que o Kitty Hawk ainda não foi descomissionado,ele só saira em janeiro de 2009. Ja andou na vista da nossa marinha e é uma pena que não venha a fazer parte da nossa esquadra. O Kitty Hauk é um NAe de grande poder de fogo, não deixando nada a desejar, para os nucleares, só se diferencia deles pelo fato de ter que se reabastecer em periodos muito menores, mas como os nucleares tambem precisam de provisões alimentícias, e da pra notar que os marujos dos nucleares não se alimentam de pó, fica assim estabelecido que a… Read more »

Bosco

Fernando, os NAe são reabastecidos em pleno mar, com víveres, munição, combustível para uso próprio e combustível de aviação. Até mesmo alguns membros da tripulação podem ser substituídos. Os reparos e o grosso da manutenção pode ser feita com o navio em alto mar. Na prática um NAe poderia ficar anos em alto mar. Se nuclear então…. Um NAe convencional como o Kitty Hawk se completamente operacional pela MB consumiria toda a verba da mesma, a menos que fosse subutilizado ou ficasse no porto a “ver navios”. OBS: os NAe americanos não levam mísseis SSM e nem torpedos. São armados… Read more »

Hornet

Coralsea,

Pois é, não tinha muito o que fazer com as forças invasoras…sem falar que a líder (a faxineira sanguinária) tinha “costa quente” com os donos do poder…hehehehe

O jeito foi se conformar….fazer o quê?

um forte abraço

ps. Boa pergunta, Bosco…cadê o Mauro?!!!

Hornet

ops!…onde está: “O jeito foi se conformar”…leia-se: O jeito foi ME conformar…

Bosco

“Costa quente com os donos do poder”?
Peraí! Você é o dono da casa!
Quem manda lá é você!
Ou seja, você é “o poder”!
A faxineira fica nervosa contigo, bulina nos seu “brinquedos”, quebra tudo, joga no lixo e você deixa?
Não tinha muito o que fazer?
Já ouviu falar em “justa causa” ?
Hum! Entendi!
Aqui pra nós, tava “papando” a faxineira né?

Rs.rs.rs….

Hornet

kkkkkkk….

Antes fosse, Bosco…hehehe

É que quando ocorreu essa “batalha sangrenta” eu morava com meus pais ainda…e os “donos do poder” eram eles, mais especificamente minha mãe…por isso que não pude ter reação nenhuma…

Se fosse hoje, aqui no meu cafofo, eu simplesmente virava pra futura patroa que divide esse humilde lar comigo e diria: demita essa destruidora de porta-aviões ou eu saio de casa. Ou eu ou ela, decida?!!!

O próximo passo seria fácil, bastava arrumar as malas e procurar um “quartinho” pra alugar…kkkkkkk

um forte abraço

Fábio Max

11 porta-aviões nucleares e 6 convencionais na reserva…..tsssssssssssssssssssssssssssssss (inveja). Bem, eu penso que o Brasil deveria ter três porta aviões convencionais, um para patrulhar do Rio de Janeiro para baixo, outro, do Espírito Santo para cima e o terceiro na reserva, por conta das manutenções. Mas isso é impossivel no curto, médio e longo prazo. Quem sabe, lá pelos anos 2060 ou 2070, época em que já serei pó. Logo, fiquemos comum só, desde que OPERACIONAL. Se for para manter o Opalão em dique seco ou encostado em base naval, transformem ele em lâminas de barbear e invistam o dinheiro… Read more »

Fábio Max

Eu desisti de ter “uma esquadra” no dia em que minha mãe detonou um U-Bolt e um HMS Ark Royal lá em casa… não sobrou nada para contar história, parecia luta de tacape e arco e flecha(eu) contra a uma força tarefa norte-americana…

Fernando Gonzales

Bosco Compreendo que na sua època os Porta Aviões não carregavam mísseis(nem sei se existiam Tomahawks). Só que hoje as coisas são diferentes. CAMPO DE AS SAYLIYA, Catar (Reuters) – Cerca de cinco mísseis Tomahawk disparados de porta-aviões visando o Iraque caíram na Arábia Saudita e forçaram a suspensão de algumas rotas de lançamento, afirmaram oficiais norte-americanos no sábado. “No caso da Arábia Saudita tivemos alguns mísseis T-LAM que atingiram aquele território,” afirmou o major general Victor Renuart do quartel general em Catar. “Continuaremos a usar os mísseis Tomahawk. Mas entramos em acordo com os sauditas para deixar de lado… Read more »

Bosco

Fernando, os Tomahawks só são lançados pelos lançadores Mk41 dos cruzadores Ticonderoga e dos destróiers Arleigh Burke. Também são lançados pelos submarinos de ataque classe Los Angeles, Sea Wolf e Virgínia e pelo submarino SLCM classe Ohio. Os torpedos pesados Mk48 (mod 6 e 7) são lançados “apenas” a partir de submarinos (todas as classes). Os torpedos leves Mk46, Mk50 e Mk54 são lançados a partir dos lançadores Mk32 ou pelo míssil Vl-Asroc pelos Ticonderoga, Arleigh Burke e pelas fragatas classe Oliver Hazard Perry (que não operam o Vl-Asroc). Também são lançados a partir dos helicópteros SH60 (B e F)… Read more »

Fernando Gonzales

Bombas levam pavor ao Iraque Capital do Iraque sofreu o mais feroz bombardeio em três dias Tropas da coalização avançam no Sul e estão perto de tomar Basra A chuva de bombas sobre Bagdá prometida por Washington para os primeiros dias da guerra contra o Iraque foi realizada ontem, no mais feroz ataque até agora realizado na ofensiva anglo-americana. A operação foi chamada pelos EUA de “Choque e Pavor”. Apenas um navio americano, o porta-aviões USS Kitty Hawk, lançou sozinho 320 mísseis de cruzeiro contra a capital iraquiana e seus arredores. Submarinos também foram usados para lançar mísseis, enquanto aviões… Read more »

Tomcat

Coralsea, complementando… Você havia citado a lista de NAe’ s convencionais que estão na reserva: – USS Forrestal CV 59 em Newport/RI – USS Saratoga CV 60 em Newport/RI – USS Ranger CV 61 em Bremerton/WA – USS Independence CV 62 em Bremerton/WA – USS Kitty Hawk CV 63 em Bremerton/WA – USS Constellation CV 64 em Bremerton/WA – USS John F. Kennedy CV 67 em Philadelphia/PA Tirando o Enterprise (CVN 65), notaram que há um “gap” entre a numeração CV 64 e CV 67? Havia o CV 66 (USS America), que foi desativado e afundado em um “SINKEX”! A… Read more »

Bosco

Só complementando, em breve os Tomahawks poderão ser lançados também a partir dos lançadores Mk57 dos destróiers DDG1000 (classe Zumwalt).
Os mísseis lançados pelos NAe americanos são apenas os Sea Sparrow, os ESSM (versão “avançada” do Sea Sparrow) e os mísseis RAM.
Além disso os canhões anti-mísseis CIWS Phalanx de 20 mm também são usados em alguns NAe.
Fora isso, existem umas 20 estações para metralhadoras médias, pesadas e lançadores automáticos de granadas em todo o perímetro do NAe para a defesa aproximada contra barcos, lanchas, etc.

Tomcat

Hornet,

Já tive um B-24, B-17, Jaguar, F-16, entre vários, abatidos pelo míssil empregada…

Hornet

Tomcat,

ainda não inventaram contra-medidas eficazes contra esse míssil…ô tristeza!!!…rs.rs.rs.

um forte abraço

ps. E nós dois precisamos tomar cuidado, pois Hornets e Tomcats são alvos preferenciais desse “míssil sem coração”…hehehe

Henrique

Vcs reparam numa coisa… **** há 54 anos **** os EUA lançavam o USS Forrestal…. e em pleno século 21 o Brasil não consegue sequer operacionalizar o bendito São Paulo.
Abraços.

Bosco

Fernando, sua fonte não é confiável. Nenhuma unidade americana pode transportar sozinho 320 Tomahawks, muito menos os porta-aviões que não levam sequer unzinho. Os que têm maior quantidade de mísseis Tomahawks são 3 submarinos da classe Ohio modificados, com 154 lançadores do mesmo. Esses mísseis que você fala foram disparados de uma “força tarefa” nucleada em um NAe, ou seja, foram disparados a partir das escoltas (de superfície e submarinas) desse NAe, e não propriamente dele. Mas não liga não! Eu também falo umas besteirinhas de vez em quando, mas tem sempre alguém atento para dar uma mãozinha. Um abraço… Read more »

Bosco

No comentário das 17:58 onde escrevi “ar-sup” me referindo aos mísseis de um NAe, é claro que o certo é “sup-ar”, já que posso estar enganado sobre os Tomahawks, mas tenho certeza que porta-aviões não voam.
Ou voam?
Aquele da SHIELD voa!

Raphael

Para quem interessa, olhe o final desta pagina, tem todos os porta avioes hoje no mundo:
http://www.globalsecurity.org/military/world/carriers.htm

Ivan - PE

Fernando, Entrei agora no blog. Provavelmente vc pegou as “informações” na “grande imprensa”. Não fique chateado, mas esta “grande imprensa” não zela pela clareza da informação técnica, que a notícia para manchete. O porta aviões Kitty lançou 320 mísseis… quando o fato seria O Grupo Tarefa capitaneado ou centrado no porta aviões Kitty lançou 320 mísseis. Em outro post comentei que a “grande imprensa” não cuida com precisão das informações militares, não têm jornalistas realmente especializados no assunto ou, o que seria óbvio e racional, não contratam especialistas para consultar sobre estes assuntos técnicos. Compare um assunto militar tratado na… Read more »

Ivan - PE

Fernando,
Veja a página que Raphael indicou.
Já a conheço e é muito instrutiva para nós blogueiros de plantão.
Valeu Raphael.

Entusiasta

Caros amigos, Acredito que muitos aqui sofrem do mal das empregadas e parentes desastrados. Rs…………….rs. Realmente é lastimável que a maioria das pessoas não compartilhem do cuidado e paixão que temos pelos modelos. Eu também já sofri com uma empregada doméstica que destruiu meu pobre porta-aviões. A criatura só não foi demitida porque já tinha um bom tempo de casa e cumpria bem com as obrigações. Mas foi muito triste depois de ter pintado com aerógrafo, colado todas as pessas, decalques, posicionado todos os aviões no deck. Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.Não teve jeito a não ser o lixo. Recomecei tudo da estaca zero… Read more »

Entusiasta

peças