O evento narrado abaixo aconteceu em 29 de junho de 2002

mapa_fronteira_coreias.gif Um navio de patrulha sul-coreano foi afundado num combate naval com a Coréia do Norte no mais grave confronto marítimo entre os dois países em três anos.

O presidente sul-coreano Kim Dae-jung, após uma reunião de emergência do seu Conselho de Segurança Nacional, chamou o incidente de “uma flagrante violação do acordo de cessar-fogo”.

A Coréia do Sul colocou todas as suas forças armadas em alerta máximo. O incidente veio como um grande choque para a Coréia do Sul, em clima festivo para a realização da Copa do Mundo de futebol. As Nações Unidas pediu para os dois lados manterem conversações urgentes sobre o incidente.

A batalha naval durou cerca de 20 minutos e ocorreu no sábado pela manhã, no Mar Amarelo ao largo da costa ocidental da península coreana (ver mapa acima). Fontes militares da Coréia do Sul informaram que um aviso foi dado depois que dois navios de patrulha norte-coreanos, escoltando um pesqueiro daquele país, cruzaram a fronteira norte. Ainda segundo estas fontes um dos navios norte-coreanos começou a disparar contra os navios da marinha da Coréia do Sul, que retornaram fogo.

Um marinheiro sul-coreano desapareceu. A Coréia do Norte diz que houve “perdas”, mas não deu detalhes.

O incidente aconteceu após uma série de violações da fronteira marítima por navios norte-coreanos. A Coréia do Norte não reconhece as fronteiras marítimas, unilateralmente impostas pela ONU após a Guerra da Coréia (1950-1953).

Na sexta-feira, funcionários sul-coreanos afirmaram que dois barcos de patrulha do Norte atravessaram brevemente o limite antes de darem meia volta. Eles disseram ainda que um outro barco de patrulha também entrou nas águas sul-coreanas na quinta-feira.

Há três anos uma série de violações de fronteira marítima provocou o primeiro confronto naval entre as duas Coréias desde o fim da Guerra da Coréia, em 1953. Naquela oportunidade um navio de guerra norte-coreano afundou e possivelmente 30 marinheiros morreram.

Mais de cem barcos de pesca sul-coreanos que operam na região foram evacuados. A disputada região é rica em caranguejos.

Lembranças da batalha naval do dia 29 de junho de 2002

batalha-naval-entre-as-coreias-2002.jpg

fpb-357-preservada-as-marcas-em-vermelho-sao-perfuracoes-de-projeteis.jpg

fpb-357-marcas-dos-tiros-recebidos-dos-barcos-norte-coreanos.jpg

homenagem-aos-marinheiros-sul-coreanos-mortos-no-combate-naval-de-2002.jpg

Outros incidentes recentes na região:

Junho de 1998 – Nove integrantes das forças especiais da Coréia do Norte foram encontrados mortos nas águas sul-coreanas.

Julho de 1998 – Um mergulhador norte-coreano foi encontrado morto na costa sul-coreana.

Dezembro de 1998 – Navio de guerra sul-coreano afundou um navio espião da Coréia do Norte.

Junho de 1999 – 30 marinheiros norte-coreanos possivelmente morreram durante uma batalha naval.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André de POA

O evento de Junho de 1998 acho que foi um envolvendo mini submarino, é isso?

Flávio

Poggio,
Obrigado pelos esclarecimentos.
A navio que aparece avariado nas fotos é da mesma classe do barco que afundou?
Um abraço.

Invincible

SHOWWWW!!!! VALEU!!!

Corsario-DF

E olha como os NaPa deles eram bem armados! E ainda estão começando a entregar a nova família de NaPa melhores armados ainda.

Enquanto isso em um país de dimensões reduzidas e muito pobre em alguma parte da américa, está se desenvolvendo canoas com arco e flecha…

Sds.

Excel

Alguns esclarecimentos sobre o episódio: Na época em que o fato aconteceu, o governo coreano era presidido pelo “liberal” Dae Jung Kim, que tentava colocar em prática a “Sunshine Policy” para se reaproximar com o norte. Esta introdução é importante pois explica as coisas que aconteceram durante e depois do episódio. Durante a batalha os marinheiros sul-coreanos foram impedidos de abrir fogo contra os navios do norte, por medo de que tal fato comprometesse a “sunshine policy”, ou seja, o presidente deu ordens para não abrir fogo primeiro. Tal fato condenou os marujos sul-coreanos que embora estivesse melhor armados, podendo… Read more »

Guilherme Poggio

Excel,

Muito interessante as suas informações complementares. Parabéns.

Flávio

Pessoal vocês conseguiram esclarecer minhas dúvidas a respeito do episódio.
Valeu,
sds.

Marine

Excel,

e sempre assim com lideres liberais de hoje em dia, vivem em um mundo utopico colocando a vida dos que estao na ponta da lanca em perigo pelas suas ideologias…

Como me da raiva ver essas ROEs estupidas escritas por intelectuais!

Sds!

[…] Batalha Naval entre as Coreias […]