pkm-357.jpg

No artigo abaixo, sobre a “batalha naval entre as Coréias“, foram exibidas fotos de uma unidade da classe “Chamsuri” (ou Sea Dolphin). Esta era a PKM 357, que foi afundada durante a citada batalha. Quase dois meses depois do ocorrido, a Marinha da Coréia do Sul retirou o casco do fundo do mar e rebocou-o para o porto. No entanto, chegou-se à conclusão de que a recuperação desta unidade seria muito custosa e o projeto foi abandonado.

Os navios da classe “Chamsuri” foram construídos em dois lotes ao longo das décadas de 1970/1980. Ao todo foram 81 unidades construídas e muitas delas já não estão mais em atividade. Um determinado número delas foi transferido ou doado para países como Cazaquistão, Filipinas, e Bangladesh. São embarcações que deslocam pouco mais que 100 toneladas e um alcance limitado a 1.000 milhas náuticas a 20 nós.

O armamento varia de um lote para o outro. O lote mais recente possui um canhão de 40mm na proa e duas torretas com metralhadoras tipo gatling Vulcan de 20mm. Outras duas metralhadoras de 12.7mm são eventualmente utilizadas também.

Estes navios são da Marinha de Guerra. A Polícia Marítima da Coréia do Sul, que também exerce atividades típicas de Guarda Costeira, possui aproximadamente 50 embarcações de vigilância costeira entre 1.850 e 250 toneladas de deslocamento e um pequeno número de unidades auxiliares.

pkm-326.jpg

pkm-331-2.jpg

pkm.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Batalha naval entre as Coréias Mais sobre a Chamsuri afundada em 2002 […]

Corsario-DF

MAis uma vez obrigado pela informação. Isso mostra como um país respeita seus heróis. Tudo bem que tentaram primeiro recuperá-la, mas devido aos custos demasiados desistiram e hoje se transformou em monumento(museu) aos marinheiros mortos em combate. Parabéns a Marinha Sul Coreana pelo valor dado a seus combatentes.

Sds.

Corsario-DF

Só mais uma coisa, só desloca 100 toneladas? E com esse armamento todo? Imagina as KDX-III…

Sds.

Guilherme Poggio

113 mais precisamente, para um deslocamento máximo de 144 toneladas.

Invincible

Fugindo um pouco do assunto e fazendo uma retrospectiva 2008.

O Plano Nacional de Defesa não ia destinar 9 Bi para custeio e investimento? Agora não se fala em valores.

Vassily Zaitsev

Poggio,

E O Marcelo Ostra, melhorou?