090109-N-5512H-151

Piratas somalis liberaram o navio-tanque saudita Sirius Star e sua carga de petróleo após o pagamento de 3 milhões de dólares informou um dos negociadores dos bandidos na última sexta-feira (9/1).

O MV Sirius Star e sua tripulação de 25 homens foram sequestrados no Oceano Índico no dia 15 de novembro do ano passado.

Mohamed Said, um dos negociadores do resgate, informou à Associated Press por telefone que o navio já havia sido libertado e estava navegando para “águas seguras”. O armador, Vela International Marine, não comentou o assunto.

Fontes polonesas (parte da tripulação é de origem polonesa) disseram que foram informadas da libertação do navio pelo embaixador da Arábia Saudita no Quênia. Outra fonte, desta vez um diplomata ocidental baseado em Nairobi (Quênia), também informou que o navio havia sido liberado.

Uma nova força naval internacional, com autorização da ONU e sob o comando dos EUA, irá em breve iniciar patrulhas para enfrentar a escalada de ataques de piratas somalis. No ano passado ocorreram mais de 100 ataques.A força naval deve começar a operar na próxima semana.

FONTE: Associated Press

NOTA DO BLOG: Clicando na foto abaixo, feita pela US Navy, pode-se ver um container descendo de pára-quedas, contendo o dinheiro do resgate.

090109-N-5512H-082

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Valtinho

Cara olha o tamanho desse navio!!! Impressionante!

Coralsea

O interessante é o que aconteceu depois que os piratas pegaram o dinheiro e deixaram o navio usando os dois botes vistos na foto….
Os dois botes com 8 piratas e o dinheiro; viraram a caminho da costa e 5 dos 8 piratas morreram afogados e a caixa contendo os 3 milhões de dólares foi parar no fundo do mar…..para quem gosta de pesca submarina, taí um bom programa para as férias…:-)

angelo

Absurdo é isto acontecer ainda no século XXI. Pagamento de resgate. Onde estão as patrulhas das nações com as melhores marinhas do mundo?

Dunga

Daqui para a frente na “ERA do MAD MAX”, não considero nenhuma excentricidade se as empresas seguradoras destes navios, solicitarem armamento anti superfície e tripulação com treinamento militar para operar metralhadoras ou sistemas de defesa…

Marcelo Ostra

Er …… quer dizer N/T Liberiano neh … Monrovia nao fica na Arabia Saudita ….

MO

Bosco

Só uma pergunta mesmo aos entendidos.
A classificação correta não seria “navio petrolheiro”, ficando a classificação de “navio tanque” para os “petrolheiros” militares que abastecem outros navios em pleno mar?
Tem a ver ou falei besteira?

Hornet

Bosco,

eu não sou especialista no assunto (o Marcelo Ostra certamente poderia te responder com maior autoridade), mas e quando o “navio petrolheiro” (segundo a sua pergunta) está carregado de suco de laranja, como fica o nome dele? Por isso, não fica melhor a terminologia de “navio tanque”, mesmo? Independente se for um navio para uso militar ou civil?

olha esse navio tanque (cheinho de laranjada…hehehe): http://www.naval.com.br/blog/?p=335

abração

LeoPaiva

Bosco,

Não sou entendido mas o que eu sei é que os Petroleiros são um tipo de navio tanque,
existindo os Petroleiros para pretos ( petróleo bruto ) e para brancos ( derivados ). Todo petroleiro é um navio tanque, agora nem todo o navio tanque é um petroleiro. Como você falou vamos esperar a palavra de algum especialista.

Sds.

JACUBÃO

Aquele container deveria têr uma bomba, programada para explodir assim que esses FDP abrissem o container.

Marcelo Ostra

Ola Bosco o termmo correto é petroleiro (não lheiro) Em sintese e de facil compreensão todo navio dotado de tanques para transporte de sua carga principal são navios tanques Incluen-se como N/T´s Petroleiros, quimicos, LPG´s, LNG´s, Suqueiros (o termo suqueiro é local, não padrão), Quanto a carga varia muito, mas toda liquida ou gasosa convertida para o estado liquido (LPG´s, LNG´s) O Sirius Star é um senhor VLCC (Very Large Crude Carrier) de bandeira Liberiana (Não saudita). novinho em folha Para sua info tivemos já 6 VLCC´s (337 m de load x 280.000 dwt arredondado – deslocamento de umas 350.000… Read more »

Bosco

Valeu Hornet, Leo e Marcelo,
Nunca me atinei pro “leiro”.
Depois que fiz a pergunta é que me dei conta da bobagem implícita.rsrsrs…….

Um abraço a todos.

Bosco

Também pudera, “petróleo” se escreve com “leo” e não “petrolho” com “lho”rsrsrsrssss…
Ai ai, como sou burro!

JACUBÃO

Calma BOSCO, acontece.

[…] o pagamento do resgate pelo Sirius Star, a vítima mais famosa da pirataria somali, em janeiro, uma festa de praia improvisada ocorreu […]