tortuga

O comandante e o imediato do USS Tortuga foram removidos de suas funções na última quinta-feira (08/01) de acordo com a declaração oficial da USN.

Conforme informado na declaração oficial, o Vice-Almirante Richard Landolt, comandante da Força Anfíbila da 7a Frota, disse que houve “perda de confiança na habilidade de comandar o navio”. Nenhuma outra informação específica foi prestada.

Ainda segundo o comunicado, “Essas ações são de natureza administrativa, e não punitiva”. Ambos os oficiais foram removidos de suas funções “com base em seu desempenho profissional”, declarou o tenente Denver Applehans, porta-voz da “Task Force 76”.

O USS Tortuga é o sexto (de um total de oito) navio anfíbio da classe Whidbey Island. Esta classe entrou em serviço entre 1985 e 1992 e poderia ser uma das opções de navios usados para substituir os atuais NDD Rio de Janeiro e Ceará.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Lima

Pelo que me lembro ao ter embarcado no cruzador San Jacinto (Classe Tico) o clima à bordo do navio era simplesmente espetacular… se esperava que os tripulantes soubessem suas funções e as executassem… e era realmente isto que acontecia! O entrosamento parecia quase que de uma família, tirando as brigas e picuinhas. Observei o mesmo quando a minha Fragata (quem dera!) F-45 União nos levou à Base Naval de Roosevelt Roads, em Porto Rico, até show de MPB teve na base naval que, diga-se de passagem, é pequenininha… tem 2 aeroportos dentro da Base, ao que me lembro maiores que… Read more »

Farragut

Pode ser o início de uma tendência.
Há alguns dias, o comandante de uma das tripulações do USS West Virginia foi exonerado por problemas de “clima” de comando e de militares pedindo baixa.

marujo

Perdoem-me a frase incompleta. Quiz dizer: são muito mais novos que os Austin, que são de 1965.

marujo

Melhor os Whidbey Island na MB do que os Austin, em que pese a menor capacidade de transporte de tropas dos primeiros. No poderia vir no bojo das negociações para a compra do Super Hornet, se ele for o escolhido no FX-2.São navios muito mais novos q

marujo

Existe previsão de retirada desses navios da ativa? Existe negociação para a transferência desse navio para o Brasil? O que lembro ter visto neste mesmo blog é a progrmação de desativação, nos próximos anos, de unidades da classe Austin, a medida da incorporação dos novos San Antônio (agora me bateu um grande dúvida quanto o nome da nova Classe).

Noel

Por observação, nas FFAA de nações democráticas, com tradição guerreira, esses militares “ditadores”, como o citado, tem mais dificuldade de se criarem, pois a grande maioria desses caras são mascarados, quando o bicho realmente vai pegar, cai a máscara. Aqui, por termos FFAA de paz, eles poucas vezes são postos a prova, e o tempo vai passando, a carreira vai subindo…
Mauro Lima, sua interpretação faz sentido.

Dalton

Marujo! Quanto ao seu questionamento sobre uma substituiçao para os LSDs da classe Whidbey Island, ainda irá demorar muito, pois espera-se deles uma vida util de ao menos 40 anos. Portanto, se ele foi comissionado em 1985 só deverá ser retirado de serviço aproximadamente em 2025. A classe substituta ainda sem nome, apenas LSD(X)- eles colocam “x” em toda classe futura de navios – deverá ter sua construçao iniciada em 2020 mais ou menos. Portanto, assim como os indianos receberam alguns ” Austins” desativados recentemente é bem possivel que sobre para nós alguns “Whidbey Island” . Em tempo: Mauro estive… Read more »

Mauro Lima

Tive esta impressão também. Também estive no COC deles… é incrível! E o rancho.. que belezura… parecia um Fast Food… até hoje penso que o nosso modelo desperdiça muito mais comida, da forma como é feito! (bem, em parte, o que sobra sempre vai pra alguém que tem criação de alguma coisa!) Sabe estas telas de 30″, 40″… o sistema Aegis do San Jacinto usa umas 6 telas com cerca de 3 a 4 vezes o tamanhos destas… um oficial do outro lado do recinto, que é grande PKCT consegue enxergar o mapa tático tranquilamente! Tecnologia sensível eles não deixam… Read more »

Bosco

Mauro Lima e aos outros amigos do blog que já serviram em navios,

tenho um amigo que serviu em um navio de guerra brasileiro, não me lembro qual, que me disse uma certa vez que dentro é muito desconfortável, quente, os banheiros fedem, são sujos, escassez de água, comida ruim, etc.
O que vocês têm a dizer a respeito?
Um abraço a todos.

Mauro Lima

Não resisto… só pra constar… acho que seria muito mais interessante pra gente algo como o LST Endurance 141m (acho que é isso!) e um dos motivos é o canhão de proa, à frente do passadiço, e o fato de ter uma rampa de proa também… o bicho é muito legal de boca aberta. Amplia as possibilidades, podendo entregar a carga diretamente, e cuspindo fogo!!

O apoio de fogo para tropas e equipamentos desembarcando seria muito bem vindo, e aquele lançador de mísseis alí na proa não ia dar no couro não!!!

Abraço, galera!

Bosco

Mauro, eu me lembrei que meu amigo disse que em dois anos servindo em navios da Marinha nunca tomou um banho quente e que nunca viu um vaso desentupido. Disse que o fedor é de lascar, pior que banheiro de rodoviária e a casa de máquinas tinha parecia filme de terror, cheirando urina, óleo, etc. Tudo que tem direito. E o navio balançava tanto que muitos são movidos a Dramin mas que sempre tinha um que vomitava e puchavam o coro,rsrsrs. Quando um fazia, mais uns dois ou três faziam também.rsrsrs…….. Eu fiquei de cara. A gente fica falando de… Read more »

Bosco

Mauro,
não tem essa estória de “família Waton” não, meu caro.
Conta mais da vida embarcada!
Quem sabe outros também comentam pra gente ter uma boa visão inclusive não achando que é tudo uma maravilha de alta tecnologia quando vemos as fotos dos navios reluzentes cheios de radares e mísseis, mas esquecemos do fator “carbono” que é responsável pelo funcionamento do mesmo.
Um abraço.

Mauro Lima

Taí… boa idéia!

Galante… abre um tópico sobre “Vida à Bordo” que eu mando uns posts bem legais!

Mauro Lima

Eu me lembro de uma notícia, não lembro se da WEB ou telejornal, que mostrou uma marinha africana feliz da vida por ter ganho tênis de presente… eles mal tinham o que calçar!

E era verdade mesmo… eu lembro das imagens!

Farragut

Bom ver o assunto “pessoal” discutido aqui… Cabe lembrar que há também uma diferença grande e pouco comentada quando comparamos a MB e a Marinha dos EUA: a liderança dos CHIEFS (mais ou menos como nossos sargentos e suboficiais). Muita coisa funciona a bordo porque é dada autoridade com responsabilidade a eles, que delas não fogem. Eles não se tornam meros amiguinhos dos cabos e marinheiros nas reclamações contra os oficiais. Eles se impõem e dão cadência. A promoção a estas graduações não é por concurso ou “no automático”. Por aqui, a tendência é que estes militares não façam mais… Read more »

Wilson Johann

Boa noite Mauro, boa noite John Boy, Boa noite Bosco, boa noite Mary Helen…

Bosco

Wilson Johann,
kkkkkkkkkk
foi boa!

Farragut,
interessante seu comentário! Antes de comprarmos submarinos nucleares e porta-aviões não deveríamos ver primeiro se temos material humano condisente com a Marinha que se almeja?
Caso contrário, poderíamos ficar com nossa Marinha mesmo, investirmos em pessoal de qualidade, em boas condições de trabalho, conforto e segurança pra só depois pensarmos em “equipamento”.

Um abraço!

Mauro Lima

É verdade Farragur… nos filmes de submarinos então, a figura dos Chiefs tá sempre lá… imediato de todo mundo! Agora que na MB só se responsabiliza oficial… na na ni na não! Como já disse, já bati muito de frente com o oficialato, principalmente pela mania besta que eles têm de transferir as responsabilidades para os escalões inferiores, tirando o deles da reta! Tem cinto de segurança… não! Então sobe no mastro sem, porra! Caiu, morreu! Apareceu a porra de um cinto novinho em folha! Ahhhhh… o militar se recusou a usar o equipo de segurança!!! Aconteceu na União, embora… Read more »

Mauro Lima

Na verdade o que eu vi, e muito, foi muito oficial ser parabenizado pelo suor dos seus subordinados, enquanto o “inútil” não fazia praticamente nada, não dava recursos, não motivava, não aliviava a carga de servíço, não participava… Acho que existe uma escola no Brasil (uma tendência) de que oficial bom é aquele que consegue intimidar os seus subordinados… Contrariamente à isto, em outras marinhas, e nos meus muntos de fantasia, oficial bom é o líder que consegue motivar e obter o melhor dos seus homens… mesmo que este melhor não seja tanto quanto gostaríamos… É por isto que eu… Read more »

Mauro Lima

Postei um link errado outro dia, sobre como são as coisas na prática na MB…

o link correto é este aqui:

http://blog.naval.com.br/2007/11/15/carta-de-um-ex-oficial-da-mb/

vale à pena ler com carinho… eu presenciei e vivenciei mais de 90% do que esse sujeito fala aí!!!

Bosco

Enquanto o Estado não incorporar os métodos da iniciativa privada e ficar atrelada ao século 18 até o PCC vai continuar a fazer chacota da administração pública.
A Marinha, assim como todas as outras Forças, tinha que escolher seus oficiais entre aqueles que mostram sinais claros de liderança natural, altruísmo e nobreza, e não de outras formas…

Mauro Lima

Bosco… e o resto do pessoal é claro!

Vê se conseguem esse filme, é meio antigo, mas parece que o personagem principal foi usado como base para formação do oficialata americano… é um filme espetacular…

“EU AINDA NÃO COMECEI A LUTAR”

É muito, muito instrutivo mesmo!

Farragut

Responsável = quem responde. É difícil encontrar alguma coisa nas SGM, DGPM, DGMM da vida que possa levar a assinatura de um suboficial ou um sargento. Se não fosse assim, os oficiais poderiam ter menos guerra de papel (QUE PEGA! E MUITO!) e, junto com seus suboficiais e sargentos, motivariam e obteriam o melhor do grupo. Meu argumento é o de que os sargentos poderiam ter algumas das responsabilidades administrativas dos oficiais e exercer alguma liderança, algo que é comum, para ficar num exemplo brasileiro, no Exército. No exemplo do mastro, se o cara caiu e morreu porque o oficial… Read more »

Farragut

História da citação “EU AINDA NÃO COMECEI A LUTAR” John Paul Jones (almirante) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. John Paul Jones, (nascido em 6 de julho de 1747 – Kirkbean, Escócia e morto em 18 de julho de 1792 – Paris), foi um herói naval da Guerra Revolucionária Americana (1775-1783) e é reconhecido como Patrono da Marinha dos Estados Unidos pelos seus feitos militares na chamada Marinha Continental, que lhe valeram reputação internacional. Com doze anos de idade, em 1759, embarcou em navio mercante iniciando a carreira de marinheiro. Ingressou na Marinha Real Britânica em 1770, mas acusado de participar… Read more »

Wilson Johann

É isso aí,Farragut,

Um dos mais belos e emocionantes epsódios da história militar naval de todos os tempos. Esta frase, dita no momento mais desesperador da batalha, sintetizou o espírito de luta dos marinheiros americanos diante de forças extremamente superiores. Desde então, tem norteado muitas das ações empreendida pela merinha americana até os nossos dias.
Vários belonaves já receberam o nome JOHN PAUL JONES, ostentado atualmente pelo DDG-53. Mas o DD-230 foi o que realmente fez juz ao nome, tendo participado ativamente da II Guerra.

Abraços!!!

Villegagnon

“…. me disse uma certa vez que dentro é muito desconfortável, quente, os banheiros fedem, são sujos, escassez de água, comida ruim, etc. O que vocês têm a dizer a respeito?” – Alguns são quentes,as fragatas não. -A maioria é desconfortável , mas nem todos. -Os banheiros são limpos. -Falta água nos navios antigos e nas corvetas. Nos mais modernos não. -A comida é pessima. -A responsabilidade é sempre dos oficiais sim! Praça vai embora às 16h, esteja o mundo caindo ou não. Os oficiais, dentro do caldeirão naval, são mal vistos se saem na hora. Logicamente alguns saem e… Read more »

JACUBÃO

É, seriam ótimos para aposentarem de vez aqueles dinossáuros do jurássico chamados de CEARÁ e RIO DE JANEIRO, mas a marimha prefere revitalizar aquelas goiabas.
Fazer o que…
Ouvi dizer que o RIO DE JANEIRO pagou mico naquela operação com a ESPANHA, FRANÇA e INGLATERRA, ou seja, não conseguiram nem chegar a área de desembarque no E.SANTO.

Bosco

Mudando de pato pra ganso. É curioso como a USN usa suas opções para a defesa aérea de ponto dos seus navios: RAM + Mk110 nos futuros LCS Mk110 + ESSM nos futuros DDG1000 Phalanx + RAM como no Tortuga aí de cima RAM somente como no LPD17 (o canhão Mk44 de 30 mm não é usado para a defesa aérea) Phalanx somente em vários navios auxiliares Phalanx + 76mm (?) como nas FFG7 Phalanx + RAM + Sea Sparrow/ESSM no LHD1 (WASP) RAM + Sea Sparrow/ESSM como no USS Ronald Reagan Phalanx + Sea Sparrow/ESSM como nos DDG51 Se… Read more »

[…] de navios usados para substituir os atuais NDD Rio de Janeiro e Ceará. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Mauro Lima

Villegagnon em 11 Jan, 2009 às 23:39
Praça vai embora às 16h, esteja o mundo caindo ou não.

Acho que não servimos na mesma marinha não… na minha, embarcados deveriam ser liberados às 15:30… mas normalmente éramos retidos por mais umas 2 horas ou mais… só pras “otoridades” mostrarem as suas “otoridades”!!!

Banheiros de praças só serão limpos quando oficiais partilharem os mesmos sanitários… porque neste caso eles vão exigir isto de toda a tripulação… caso contrário, acho que nunca vai acontecer!!!

marujo

Dalton, obrigado por sua informação. Temo que os Austin, se e quando chegarem para a MB, tenham as mesmas limitações operacionais do Ceará e Rio de Janeiro. Afinal,são apenas 10 mais novos que os navios que podem vir a substituir. Confere a informação de que o México está para incorporar dois Austin?

Villegagnon

Acho que não servimos na mesma marinha não… na minha, embarcados deveriam ser liberados às 15:30… mas normalmente éramos retidos por mais umas 2 horas ou mais… só pras “otoridades” mostrarem as suas “otoridades”!!! Banheiros de praças só serão limpos quando oficiais partilharem os mesmos sanitários… porque neste caso eles vão exigir isto de toda a tripulação… caso contrário, acho que nunca vai acontecer!!! ================================================================ 1-Realmente vc deve ser de outra Marinha. Passe em Mocanguê às 16h e veja a multidão de praças saindo. Veja a ponte do AMRJ, veja o portaló do NAe…ganha um presente se achar um oficial.… Read more »

Villegagnon

Contestação???? Bem, se vc tiver um argumento convincente acho salutar . De outra forma, vc escolheu a profissão errada. Obedecer não é demérito, é disciplina. Vc colocou no papel ou informou ao seu superior que a seção (é com ç!!!!)precisava ser trocada???? Sugeriu para seu supervisor? Ou se omitia???? Para sua informação, a verba de bebidas não é a mesma da verba de reparos. Logo, não é o Whisky comprado que prejudica seu sobressalente ,meu caro…. Os sanitários compartilhados em embarcações menores são uma exceção, o fato de vc ter visto não quer dizer que deva acontecer sempre. A comida… Read more »

Farragut

Do mesmo jeito que há Oficiais e… oficiais, há, nos graduados, Militares e… militares e os militares são maioria. Coitados, então, dos Militares embarcados, Oficiais e Praças, que têm, sendo minorias, que aturar as arbitrariedades dos oficiais e a negligência das praças, principalmente as que vestem cinza.

Mauro Lima

Villegagnon… sinta-se bem à vontade com o que acredita ser correto… obrigado por corrigir o meu vocabulário equivocado… vou procurar manter a forma correta em mente…

Onde servi a comida não era a mesma para praças e oficiais não… ao que me lembro nunca foi!!!

Mas deixa pra lá… cuidado com a pressão!

Tem razão… deve ter faltado capacidade mesmo!

Bem Vindo à 2009! Tenha um ano maravilhoso!

Mauro Lima

Em tempo… eu escrevi:

“e a época de obedecer à tudo quando é idiotice sem contestação já vai muito longe!!!

Meu Padrasto, diretor de tiro, submarinista, achava que se oficial manda a gente tem que obedecer e pronto… até com ele bati de frente… o direito de comandar tem que ser acompanhado de melhor preparação e responsabilidade!”

você escreveu “Obedecer não é demérito, é disciplina.”

Não vejo onde está escrito que eu prego a desobediência… aliás, creio que não teria ficado na ativa 8 anos se pensasse desta forma…

Bons sonhos!

Mauro Lima

Eu reli todos os meus posts desde lá de cima até aqui embaixo… não havia percebido porque você ficou tão mordido comigo…

Villegagnon… Escola Naval… Oficialato… agora entendi!

Desencana cara… tudo tem lado bom e lado ruim!

Eu tive bons amigos no oficialato, e eles sabiam muito bem que tipo de homem eu achava que merecia o meu respeito… isto nunca me impediu de ter amigos no oficialato de verdade…

Continua firme e forte… espero que você chegue à almirante, e consiga realmente melhorar as coias!

Um abraço!

Mauro Lima

Farragut… quando eu citei o nome do Comandante Vinícius Bitencourt estava justamento citando um oficial com o qual eu iria para a Guerra mesmo… Ele não passava a mão na cabeça de ninguém, mas estava sempre disposto a, ele mesmo, orientar, ensinar e participar dos processos do navio. Certa vez eu estava num dos portões do Graça Aranha, sentado pois não me aguentava em pé (eu me matava de trabalhar mesmo… infelizmente)… o homem apareceu do meu lado, eu fiz menção de me levantar, ele declinou então fiquei na minha. Me fez 2 perguntas: Tá tudo bem? Eu respondi que… Read more »

JACUBÃO

EU ACHO QUE VALE MUITO A PENA DAR BAIXA NAQUELAS GOIABAS ( RIO DE JANEIRO E CEARÁ), POIS SÃO NAVIOS DA DÉCADA DE 50.
PELO AMOR DE DEUS, SÓ UM DOIDO IRIA QUERER EMFRENTAR UM F-35 COM UM F-86 SABRE, OU SEJA, PURA LOUCURA.

Villegagnon

Mauro Lima, não estou encanado. Só mostrei o outro lado da moeda. Tenho grandes amigos praças, militares de verdade e não gosto de generalizar. Pode ter certeza que eu não sou parte da corja que apodrece a Marinha e por isto mesmo não irei longe…mas durmo o sono dos justos.Dei apenas minha versão. Abraço.