Experiência da Odebrecht em construção naval é pequena

18

No primeiro semestre do ano passado a Agência Estado publicou um artigo sobre a possibilidade da construtora Odebrecht ampliar sua participação na indústria naval brasileira. Este movimento estava relacionado às novas encomendas feitas ao mercado pela Petrobras. Segundo o presidente da empresa, Emílio Odebrecht, a companhia estudava a possibilidade de investir em “um ou mais” estaleiros no Brasil. Conforme dito por elel, “Estamos avaliando oportunidades do Rio Grande do Sul à Amazônia. Queremos crescer junto com a Petrobras, porque queremos acompanhar o crescimento dos nossos clientes”.

A Odebrecht possuía um canteiro de obras na Bahia, que ficou desativado por muito tempo e voltou a operar com a construção de parte de módulos de plataformas de petróleo. Há alguns anos, a empresa chegou a cogitar entrar nos consórcios que se formavam para a construção dos navios petroleiros encomendados pela Transpetro, chegou a ser qualificada, mas não levou nenhum lote.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses

Acabei de falar sobre isto.

marujo

No caso da construção dos submarinos,a experiência que conta é da empresa francesa.Não há nada demais no fato da Odebrecht ou qualquer empresa fora do ramo que tivesse sido escolhida ir se capacitando nesse processo.É bom que fique claro: não sou fã da Odebrecht.

Ulisses

Porque marujo?

gaspar

a Marinha possui algum departamento de engenharia de obras como o Exercito ??
Se sim, acho que seria uma otima ideia utiliza-los…
Se não, passaria essa obra para o Exercito, pois la tem conhecimentos de sobra, otimos engenheiros… seria um otima oportunidade de demonstrar que o nosso Exercito tem capacidade de construir um estaleiro/base naval e…
seria possivel utilizar a mão de obra dos engenheiros das tres Forças juntas para essa obra ???
Seia uma grande conquista para a Forca.

gaspar

perdao, postei no post errado…
mas serve aqui tb…

Fernando_MG

Marujo, creio que você está certíssimo! Outro dia estava vendo um documentário sobre a Hyunday da Coréia do Sul e de como ela partiu do zero e tornou-se uma gigante. E Gaspar, sobre seu comentário, o exército tem um centro tecnológico e de engenharia, a CTEx -Centro tecnológico do exército, similar a mais famosa CTA, ela até forma seus próprios engenheiros. Assim como a Marinha também tem seu centro tecnológico, o próprio Arsenal da Marinha (AMRJ) constrói submarinos (a maioria dos submarinos brasileiros foi construida aqui no arsenal) e navios, acabou de lançar a Barroso, construiu as Niteróis e desde… Read more »

Fernando_MG

E só para complementar, o Brasil já possui ( a muito tempo) capacidade para construir estaleiros, tanto civis quanto militares. Esqueci de mencionar que o AMRJ foi construído pela marinha e é um centro de manutenção e construção que está entre os melhores do mundo. O Brasil é o única país da América do Sul com capacidade para “abrir” (desculpe a linguagem) o submarino, fazer manutenção ou consertos e soldá-lo novamente. O dique seco onde os submarinos sofrem a manutenção foi construído pela marinha. O outro país com essa capacidade é a Argentina, mas a perdeu por conta das crises… Read more »

marujo

Ulisses, o Fernando_MG já disse tudo. Mas, mesmo assim,faço questão de te responder:a Odebrecht deve entrar apenas como sócia de capital de uma empresa francesa de construção naval, esta sim, detentora do projeto e da tecnologia do submarino. Logo a direção técnica deve ser da empresa francesa,acompanhada por uma instituição que tem capacitação técnica para construir, reparar e operar: a Marinha do Brasil. Postei a mensagem antes de ler o outro post sobre o tema. Lá está a participação da Odebrecht na sociedade:construir o estaleiro, a nova base naval de submarinos e e da parte não nuclear do nosso futuro… Read more »

gaspar

uma pergunta “leiga” agora.

o que acontecera como AMRJ e seu pessoal ??

Fernando_MG

Gaspar, o pessoal do AMRJ é na sua maioria civil. Na construção de qualquer máquina, navio, etc existe o projeto e depois a construção (claro!) e na construção de uma navio a experiência do pessoal é importantissíma, pois as vzs está no projeto, mas como implementar, ou seja, chegar lá e fazer é preciso a “mâo” do técnico, do operário experiente. Por isso em muitos estaleiros existe o aprendiz que, por exemplo, pega as “manhas” de soldar com o veterano. Não é fácil, a tecnologia não são só instruções em um cd ou manual, mas também a experiência de um… Read more »

Mahan

Experiência pequena,mas o presidente da Odebrecht já está apoiando a prorrogação do mandato presidencial de LULA. Porque será??

PRick

Olha, algumas coisas; 1- A Engepron não é um estaleiro, é um empresa de genrenciamento de projetos navais, quer dizer faz projetos e gerencia sua construção, portanto, não possui ou não é um estaleiro, trata-se de uma empresa de pequeno porte para ajudar a MB em seus projetos e o AMRJ; 2- O novo estaleiro é propriedade da MB, durante 20 anos, ficará sendo usufruto da empresa SEPETIBA, ou o Consório Odebrecht/DCNS, os franceses não são controladores da empresa; 3- O Acordo Brasil-França e o Tratado, são claros, serão enviados a DCNS algo em torno de 500 técnicos e engenheiros… Read more »

Fernando_MG

Caro PRick foi direto/objetivo. Disse tudo!

Patriota

PRick

Seu comentario foi claro objetivo e direto
vc ta de parabens

Pedro

Palpite Gaspar sobre o que vai ocorrer com o AMRJ:
Vão aceitar a proposta Coreana e o AMrj passará fabricar os KDX II e virão as patrulhas Pohang….Por isso a opção francesa pela odebrecht…

gaitero

Prick. O cão chupando manga do DB….. To zuando brother, grande abraço. T&D apurou que o submarino adquirido da França não será nem o Scorpène (modelo desenvolvido em conjunto com a espanhola Navantia) e nem o Marlin (basicamente, um Scorpène 100% francês), e sim um novo modelo que atenderá especificações da Marinha Brasileira, provisoriamente chamado de SBR. Corroborando esta informação, a própria nota à imprensa divulgada pela DCNS não menciona qualquer modelo. Tanto a DCNS como a Marinha do Brasil já identificaram diversas indústrias nacionais capazes de participar dos trabalhos. Acredita-se que ao menos 30 empresas participarão diretamente do projeto,… Read more »

luiz pinelli neto

MEDIDAS URGENTES. Não restam dúvidas que as condições econômicas, políticas e militares gerais na América do Sul e no mundo estão mudando com muita rapidez. A eleição recente do novo presidente norte americano trará ao Brasil um novo papel, principalmente no campo militar, e com isso, se avizinha uma futura Aliança Militar Brasil / EEUU. Ao contrário de que se pode pensar, esta ajuda militar não será importante, desde que seja analisado com muita dignidade e se preserve nosso próprio crescimento militar. Todos nossos modelos bélicos, por nós produzidos de indiscutível e comprovada qualidade das extintas ENGESA, BERNARDINI, MOTOPEÇAS, como… Read more »

paulo

bom dia e sempre assim se ele nao conseguir construir vao mandar para o servidores civil do amrj com experiencia de mais de 30 anos

a marinha nao esta preocupada em especializar o servidores do amrj pois como diz o ditado popular casa de ferreio espeto de pau nao e bricadeira nao e serio ………..