800px-akula_class_submarine.jpg

A Índia receberá um submarino nuclear russo da classe “Akula-II, em setembro de  2009, equipando sua marinha com uma máquina de guerra subaquática silenciosa e letal, a fim de reforçar sua capacidade de combate em águas azuis.
O submarino, batizado como INS Chakra, foi arrendado por 10 anos com opção de compra, e vai ajudar a Índia a preencher o lacuna provocada pelos atrasos no projeto do seu próprio submarino nuclear de ataque.
Três tripulações indianas para o submarino nuclear já foram treinadas no centro de formação em Sosnovy Bor, perto de St. Petersburg.
Este centro também será utilizado para a formação das tripulações dos submarinos nucleares indianos ATV, projeto atualmente em fase avançada de desenvolvimento.
Apesar de algumas fontes terem dito que a Índia financiou a conclusão da construção de um submarino  projeto 971 “Shchuka B” (codinome “Akula” na OTAN), no valor de US$ 650 milhões, em acordo assinado em 2004 como parte do pacote Gorshkov, o custo de locação do Chakra não foi revelado.
O “Akula” é o mais silencioso submarino de ataque russo e foi batizado Chakra como seu antecessor. Em janeiro de 1988, o submarino nuclear K-43 do projeto 670 (codinome “Charlie” na OTAN), foi arrendado pela Marinha Indiana e rebatizado como INS Chakra, operando até março de 1991, quando sob a pressão intensa dos EUA, o presidente soviético Mikhail Gorbachev se recusou a prorrogar o arrendamento.
Embora os submarinos classe “Akula-II” possam ser equipados com mísseis de cruzeiro nucleares  Kh-55 Granat com raio de ação de 3.000km, da mesma classe do Tomahawk americano, a versão indiana será armada com mísseis antinavio 3M-54 Klub, com 300km de alcance, já que armas com alcances superiores a esse não podem ser exportados pela Rússia, devido a acordos de controle de armas, pois a mesma é signatária do tratado MTCR.

NOTA DO BLOG: Será que o Brasil poderia seguir o mesmo caminho da Índia, alugando um submarino nuclear para treinar tripulações e formar doutrina operacional, enquanto o nosso não fica pronto? E qual país teria interesse em nos prestar tal serviço?

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Popeye

Não é ferrugem, é veludo vermelho que os subs soviéticos usam para despistar.

Ozawa

Quem do seleto grupo de países possuidores de submersíveis nucleares se prestaria a esse negócio ? Por certo a contrapartida seria inevitavelmente uma promissória com valor de face referente à aquisição de tecnologia do arrendatário quando da produção local. Se, conforme os boatos, nosso parceiro nessa empreitada será a França, estaria ela disposta a arrendar-nos algum SSN ? Teria algum vaso disponível para isso ? E, sinceramente, não acredito que o Alto Comando Naval tenha isso em mente, conquanto fosse-nos mais útil, e mais dissuasório, que nosso atual Nae…

Silvyo

A França está substituindo os seus subs nucleares, ela poderia nos arrendar um dos subs que pretende substituir, eles são os menores subs nucleares do mundo, exatamente como o Brasil quer, mas para isso a MB tem adquirir o Marlin ou o Scórpene.

Joao

Do jeito que vao as coisas nas FAAS do Brasil,so vai haver sub nuclear no dia de Sao Nunca,de tarde e se nao estiver chuvendo. Tao decepcionado estou,que praticamente ja desisti de seguir as noticias da MB neste blog. Quando volto,vejo que tao poucas sao as novidades da MB que o administrador do blog comecou a encher de noticias de marinhas de outros paises. Claro,se nao fosse assim,so com a MB o blog ficaria vazio. Hoje uma compra de 2 helicopteros,daqui a um mes um radar,etc… Nao ha marinha no Brasil,nao. E guarda costeira,e olhe la.

Wilson Johann

O que é que a Índia tem que o Brasil não tem? Nosso pais é mais rico do que a Índia, porém… É João, a coisa anda desesperadora mesmo. Nesta década ainda não incorporamos nada de novo na nossa marinha, apenas refugos que os outros não querem mais. Uma lástima. O que será que vão anunciar em 7 de setembro que não poderiam ter anunciado a um, dois ou mais anos atráz? Um abraço a todos (e nas próximas eleições vamos votor em canditados engajados com as forças armadas. O Éneias queria a bomba atômica, mas não foi levado a… Read more »

McNamara

É uma comédia, achar que a MB, à maneira que é vista hoje e nos últimos quinze anos, seja capaz de sustentar um programa de construção de SSN crível. Arrendar um SSN da França? Com que verbas? As poucas disponíveis servem para fazer o mínimo necessário, como é feito hoje. Poder de dissuasão em águas azuis? Proteção e vigilância da plataforma continental? Temos uma MB de fachada, muitíssimo aquém das nossas necessidades mínimas. Aguarda-se ansiosamente revelações bombásticas para o 7 de Setembro próximo, como se fossemos entrar subitamente para o Éden das Marinhas de primeiro mundo. Como já foi dito,… Read more »

Patriota

Infelizmente, não acredito no tal plano elaborado pelo “gênio” Mangabeira Unger – que, aliás, nunca antes tinha se dedicado ao estudo de assuntos de defesa… O tal plano é mais uma “esperteza” do atual desgoverno, com o intuito de enrolar as FFAA e fingir que vai fazer algo pelo setor. A lógica é evidente: – Ganha-se um ano, correspondente às “discussões”; – Apresenta-se um plano que tem horizonte de longo prazo; – No tal plano, apresenta-se um conjunto de medidas que precisarão de aprovação do Congresso; – Como o Congresso está paralisado em função das eleições municipais, a aprovação das… Read more »

marujo

Recomendo a leitura da entrevista do ministro Mangabeira Unger onde ele fala sobre os critérios que nortearão a reformna e a modernização de nossa FAAs. Ela está na revista TEcnologia e Defesa nº114,nas bancas.

Norberto Pontes

Brincadeira hein? um Akula(tubarão em russo)??
é de deixar o quiexo caído….
Sobre alugar, porque a França não o faz???????

Norberto Pontes

ops. queixo..

GustavoB

Exato caríssimo Mauro, emendo que o Plano Estratégico de Defesa (PED) venha para organizar, planejar, otimizar investimentos e diminuir custos, dando eficiência e modernidade às nossas Forças Armadas.
Agora, pra quem quer ficar discutindo qual navio é mais bonito, nada do que se fizer serve mesmo..
Sds.

GustavoB

PED ou equivalente

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu também li a entrevista do ministro Mangabeira. Acho muito válido uma nova visão da defesa nacional, principalmente quando finalmente se discute desvincular do orçamento das forças armadas às despesas com pessoal (tanto da ativa como os pensionistas). Outros pontos favoráveis seria discussão com a sociedade sobre o papel da defesa e segurança publica para o bem de todos (inclusive com o fomento da indústria nacional). Agora discordo profundamente em tornar as forças armadas um programa social para primeiro emprego de jovens. Senhores a maior parte do contingente das forças armadas é formada por conscritos. Jovens que ao… Read more »

Pedro Rocha

Como ilustração do tópico, gostaria de dizer que o submarino chinês que apareceu repentinamente ao lado de uma Força Tarefa dos EUA tem o desenho de casco baseado nos projetos Russos. Muita gente por aí comenta que os submarinos com esse desenho são muito mais ruidosos que os ocidentais… Não acredito que a Força Tarefa estivesse com todos os sonares desligados quando ocorreu isso. Portanto temos que ter cuidado com propaganda… Uma vez ouvi uma palestra sobre propaganda, um mestre do assunto, ironizava com a seguinte afirmação: “A quantidade de propaganda de um determinado produto é inversamente proporcional à qualidade… Read more »

Roberto

concordo com o Mauro…

jose carlos

Sera que a Russia não teria mais algum para alugar?, acho que seria até mais vantajoso para ele alugar essas belonaves do que ficar mantendo as, é de se recordar que nos ultimos anos a Marinha Russa desativou mais de 100 submarinos nucleares

marujo

Mauro, achei a entrevista do ministro Mangabeira muito reveladora sobre as opções que estão sendo analisadas no âmbito do Plano Estratégico de Defesa. No que diz respeito ao Exército, por exemplo, está claríssima a opção em transformá-lo numa grande força de deslocamento rápido. Na FAB, o impasse gira entre a adoção de um caça de 4ª geração ou o desembarque direto no de 5ª. Na MB, é clara a opção pela priorização da negação do uso do mar, mas ele não deixa claro se vai haver aumento do número de submarinos ou se tsrabalha apenas com a perspectiva de reposição… Read more »

McNamara

Não dá para acreditar no Mangabeira Unger. Ao meu ver, estão empurrando o assunto Defesa como se este não fosse um problema nacional. É o velho revanchismo desses ex-guerrilheiros de meia tigela, que na hora que o pau come, sai em debandada, para décadas depois se encostar no governo, pedindo pensão vitalícia…

konner

Concordo com o Pedro Rocha

“A capacidade receptiva das massas é limitada e sua compreensão escassa…”

Paul Joseph Goebbels
[Ministro da propaganda de Hitler]

marujo

Será que o Mangabeira, que nunca foi um guerrilheiro, está se deixando usar como o pessoal aí de cima está sugerindo. Será que ele deixaria de lecionar numa universidade de grande prestígio internacional, para gastar sua energia e inteligência com uma grande empulhação? Difícil de acreditar.

Roberto

dificil mas não impossível… usando atéa pasta dele, será que ele não esta pensando mais à frente ??pois seu nome ficará em evidência por algum tempo e ele pode postular a um cargo majoritário no futuro. em se tratando de Brasil tudo é possível.

marujo

Faço a seguinte proposta: vamos ficar, todos, no essencial. A MB que pode emergir em setembro estará à altura das necessidades do país.O que voces acham da opção que o Mangabeira Unger está fazendo pela teoria do desenvolvimento desigual e comparado?

GustavoB

Bem, amanhã também pode como não pode chover, não?

andre de poa

o suba da foto tá numa ferrugem que dá gosto de ver! ou é uma pintura especial?

Pedro Rocha

Olá! Senhor André, ampliei a foto e notei que é reflexo do sol… Estaríamos perdidos se cascos de submarinos nucleares oxidasse dessa forma. Senhores eu gostaria de lembrar que o ministro Mangabeira caiu de pára-quedas nessa pasta que fora criada para acomodá-lo no governo. O Brasil é a terra dos antagonismos, o ministro Mangabeira e o ministro Jobim estão em nítida sobreposição. Eu particularmente acredito que as partes aproveitáveis da entrevista foram redigidas pelos comandantes das Forças, como o Senhor Mauro descreveu. Continuo cético quanto ao rumo da política de defesa nacional. Na entrevista foi apresentado um resumo do currículo… Read more »

Roberto

desculpe Pedro Rocha, mas não é reflexo do sol não… é ferrugem brava mesmo.

konner

Chávez fará uma viagem a Moscou e visitará também outros países da Europa entre 22 e 26 de Julho.

Caracas está interessada em adquirir sistemas de defesa anti-aéreos e submarinos à Bielorrússia e ao Irão.

Já imaginaram se ele resolve fazer como a Índia !?

Paulo Costa

A India está entre a china e o paquistão,de guerras recentes,
com isto,se arma para se defender,só pode ser isto.
Digamos que aqui existam pessoas no MinDef que em setembro
de 2008 queiram iniciar algo que incremente a segurança do
pais.Como será no proximo governo?Quem sabe o atual governo
criasse procedimentos legais que continuassem a politica de defesa.
Isto facilitaria futuras decisões.

Bosco

O Brasil parece que domina a tecnologia de propulsão nuclear. Mas um sub para sobreviver não basta ser independente do ar e poder ficar 10 anos sem se reabastecer. O fato de não precisar vir à superfície é só um detalhe. Outras tecnologias são importantes. Tecnologias sensíveis e críticas, difíceis de serem dividas por quem as possui. Temos que ter tecnologia para fazer um casco resistente à submersão profunda e para que este casco não produza ruídos e tenha uma boa hidrodinámica, para a cobertura antiecóica, para o sistema de suporte de vida, para os sensores de casco, de mastro… Read more »

Bosco

Correção: “Para desenvolvermos ou absorvermos estas tecnologias ainda vão levar uns 10 anos no mínimo”

Bosco

Eu particularmente acho que o Brasil investiria melhor seu dinheiro nos subs convencionais e na tecnologia AIP.
Se nossos submarinos operarem em nossa costa, sob a proteção dos navios de superfície e da cobertura aérea fornecida pelo continente não seria vital a energia nuclear como fator de dissuasão.

Posso estar enganado, mas devido à tecnologia envolvida em um sistema de propulsão nuclear eficiente para um submarino de ataque do ponto de vista da discrição acho que o sistema híbrido núclear/elétrico seria mais vantajoso, fácil de projetar e mais barato.

João das Botas

acredito…junto com o NAe VIKRAMADITYA formará a “espinha dorsal” da marinha dos hadji…

marujo

Será que a entrevista do ministro Mangabeira sobre as ídéias que nortearão o redirecionamento das Forças Armadas é tão insignifcante que não mereceu nenhum comentário quanto ao conteúdo? Que pena?

Nunão

Andre, Rocha e Roberto, será que vcs não estão confundindo ferrugem com pintura anti-ferrugem, de cor avermelhada, que aparece com o desgaste da camada final de pintura?

Roberto

mas não é estranho ela estar tão pronunciada ?? e o verniz naval é incolor…

Bosco

Os submarinos russos costumam ser recobertos por uma camada antiecóica à base de borracha. Eles não têm seu casco metálico exposto. Talvez seja o que pareça ser ferrugem.
O que acham?

andre de poa

É, deve ser um produto especial como falou os srs Bosco e Nunão. Aquela luz solar(parece por do sol) tambem deve ser enganadora.

Bosco

E a aparência de ferrugem está presente na vela e no sonar rebocado do mesmo lado e com a mesma inclinação. Deve ser um efeito óptico devido ao reflexo com o ambiente.

Pedro Rocha

Olá senhores! Senhor Mauro, eu acredito que estejamos entendendo de forma adversa o que o ministro Mangabeira disse em sua entrevista. Continuo mantendo que afirmei anteriormente. Veja as palavras dele “… ter um SERVIÇO SOCIAL acessório ao serviço militar obrigatório, que seria prestado por aqueles que não prestassem o serviço militar, no qual os jovens receberiam um TREINAMENTO MILITAR RUDIMENTAR e passariam a compor uma força de reserva capaz de ser utilizada em CIRCUNSTÂNCIAS EMERGENCIAIS…”. Serviço social, treinamento militar rudimentar e circunstâncias emergenciais (?). Agradeço à divina providencia que essas “perolas”, do ministro Mangabeira, sejam consideradas apenas hipóteses. Quero lembrar… Read more »

Douglas

Prezado Pedro, o atual governo é mestre em propaganda e pirotecnia, já se vão 6 anos de bobagens e pouca realização, com nenhuma reforma em qualquer campo de atuação. Agora em 07.09 falam em estabelecer um plaenjamento, como “nunca antes na história..”. Faltam apenas dois anos para seu término, e o contigenciamento de verbas continua. Em nada difere de outros governos no passado.

Douglas

Prezado Pedro, leia a entrevista do comandante da MB publicada aqui, leia a notcia no DEFESANET sobre os helos de ataque da FAB e o que pensam os oficiais da aeronautica de uma eventual tentativa de serem empurrados goela abaixo pra algum projeto derivado de cougar. Veja a grande sacada do comandante da MB hoje, que ao comentar a palhaçada da IV frota; ele aproveitou o gancho, e disse: porque vcs não liberam as verbas que a MB precisa? a essa pergunta dele, ninguem respondeu. vamos ver. Mas aqui tudo que o governo diz é “plausível” pra alguns, ainda bem… Read more »

Pedro Rocha

Senhor Douglas, fui ao site da Defesa para ver a matéria porem deparei com a seguinte manchete de hoje “Avibras dispensa 350 funcionários”. Sim senhores a Avibras pediu falência! Um detalhe cruel desse fato a empresa possui uma encomenda da Malásia no valor de R$ 300 milhões que está travada (a espera de homologação) pelo governo Brasileiro. Num momento que o ministro Mangabeira fica externando hipóteses, 350 pais de família estão desempregados. Espero que a mídia, não só a especializada, cobre dos ministros Jobim e Mangabeira, bem como do chefe deles sobre deixar uma empresa altamente estratégica para o país… Read more »

Douglas

quais são as dúvidas Mauro? O tamanho do Japão? Essa é a dúvida? Ou as contrapartidas comerciais de russos e suecos, todas na área cívil? é isso que tá te incomodando? A realidade é ruim, apesar de vc querer elogiar o atual governo. Não dá Mauro. Tua pretensa imparcialidade vai pro ralo cada vez que vc diz que o Mangabeira disse alguma coisa “´plausível”. O informação da Avibras dispensa comentarios sobre a “plausibilidade’ do governo. O BNDES tá financiando metrô em caracas, mas não existe capital pra financiar a industria de defesa aqui. O atual governo se equipara aos passados… Read more »

Mauricio R.

A frota chinesa de submarinos convencionais tem 55 cascos, em 2007 soment 5 destes foram vistos ao mar por + de 30 dias. Então dá p/ ter uma boa e real idéia da falta de prontidão da PLAN e não o incidente citado. Posteriormente ao incidente parcialmente citado, um BG americano transitando pelo Estreito de Formosa, chegou a parar em pleno oceano; p/ ver se o sub chines que os acompanhava se mancava e sumia… O que? Outra “Varig”, a empresa que não podia falir por causa de exdruxolos e inconfessáveis interesses???? Não!!! Se a Avibrás não tem como se… Read more »

Mauricio R.

Oooooopppssss!!! Passou um erro:

“…qnto a exterirização do know how desta empresa…”

O correto é “exteriorização”

Grato!

Douglas

Mauro, estamos criando factóides??? Parece-me quem cria factóides é o governo, não? Estou adorando seu comentário sobre o fato do Japão ser ou não ser miúdo. Olha o mapa, eles, menores que Minas Gerais, têm 101 P-3, nós, por ora, não temos nenhum, talvez tenhamos 7/8 em 5 anos. Mesmo em uma região sem guerra iminente é pouquíssimo. Teu ódio contra a minha pessoa é impressionante.

Douglas

Mauro, Sobre seu último comentário. OK. Temos opiniões diferentes, não faça disso um cavalo de batalha. Enquanto nós ficamos aqui dando cabeçada, a MB vai sendo sucateada.

Douglas

Sobre a Avibras, tambem sou contra por dinheiro publico lá a fundo perdido. Mas cadê a politica de defesa? Se houvesse politica haveria encomenda. O BNDES poderia triangular isso. Financiaria a aquisição para as FA. Se financia órgãos venezuelanos com 1,5 bi para o metrô de Caracas, porque não pode fianciar 1,5 bi para recuperar-se os A-4 da MB e A-1 da FAB? ou umas 3 fragatas novas, ou 6 corvetas, ou 5 subs avançados. com 1,5 bi/2 bi dá pra executar um projeto desses.

Paulo Costa

Senhores,posso estar enganado,mas a Avibras pediu concordata,
que hoje tem outro nome,ela tem dividas,mas tem encomenda
em carteira que a permite funcionar para se equilibrar.

Pedro Rocha

Senhor Mauro, segundo o Código Civil e a Lei das Sociedades Anônimas, quando uma empresa não consegue honrar seus compromissos, essa pode solicitar sua recuperação judicial. Uma forma de seus controladores continuarem na direção da empresa, bem como evitar que seja decretada a sua falência (fechar as portas em definitivo, vender o que for possível para saldar compromissos). Uma sobre vida, um fôlego a mais. No Código Civil anterior as duas situações eram chamadas de Falência, sendo que primeira tinha o preciosismo de ser denominada Moratória Pré Falimentar. Infelizmente havia muitas falências fraudulentas. Buscando coibir essa situação o novo Código… Read more »