Este é, sem sombra de dúvida, o melhor documetário já feito para a TV (grande público) sobre o acidente a bordo do USS Forrestal em 1967. O vídeo, com duração aproximada de 40 minutos (dividido em cinco partes) está disponível no You Tube.

As imagens originais são impressionantes e as reconstruções utilizando CG (computação gráfica) são muito didáticas. Além de apresentar o acidente em si, o vídeo aborda aspectos interessantes do processo de investigação como o uso de bombas antigas e medidas de segurança que poderiam evitar o disparo acidental do foguete Mk 32 Zuni. Destaque também para a utilização conjunta de água e espuma durante o combate ao incêndio, uma trágica combinação.

Um dos sobreviventes deste trágico acidente é o ex-candidato republicano à presidência dos EUA, John McCain.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Abrivio

Sugestão de texto complementar:

http://en.wikipedia.org/wiki/1967_USS_Forrestal_fire

Renato

Na página do “national geografic channel” (http://natgeo.uol.com.br/especiais/segundos-fatais/) tem a seguinte chamada:

Em “Aircraft Carrier Explosion” analisamos a explosão de um porta-aviões em julho de 1967, quando acidentalmente um míssil lançado pelo USS Forrestal durante a guerra do Vietnã atingiu um avião que estava posicionado para decolar do convés. No incêndio que se seguiu, morreram 134 marinheiros.

Este texto não é muito “preciso” mas, será que o programa será melhor?

Cláudio Severino da Silva

Só para esclarecer. O foguete foi disparado por uma aeronave que estava estacionada no convés do Forrestal, não tendo sido disparado por ele.

brazilwolfpack

O pior deste acidente foi que o McCain sobreviveu.Como dizem ai no Brasil,”Vaso ruim nao quebra”.

Abrivio

Se são recomendações, a série “porta-aviões” (sic) da National Geografic mostra o dia-a-dia de um nae da US Navy e é muito interessante.

André C.

Eu tava pprocurando imformações sobre o USS Forrestal ,e encontre uma foto muito interesante um KC-130 no conveis do Nae https://en.wikipedia.org/wiki/File:C130-Forrestal.jpg

Guilherme Poggio

Renato,

Este vídeo é muito melhor do que qualquer coisa que eu já vi sobre o acidente para o grande público.

Jorge Lee

E a MB quase levou esse NAe em vez do Opalão…

Mauro Lima

Matéria interessantíssima. Legal que em vez de encobrir realmente investigaram e procuraram aprender com o infeliz incidente!

Bravo Zulu!