Esquadrão VF-1 realiza treinamento em Natal e faz REVO com a FAB

69

DSC06340-copy-1280x960

vinheta-especialNo período de 15 a 19 de março, o Esquadrão VF-1 (1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) se deslocou para a Base Aérea de Natal (BANT) com quatro aeronaves, sendo duas aeronaves AF-1A N-1021 e 1022 (Falcões 21 e 22) e duas aeronaves AF-1 N-1011 e 1013 (Falcões 11 e 13).

Esquadrilha Falcão

Durante o voo de ida, foi realizado adestramento de reabastecimento em voo (REVO), com o apoio da aeronave Hercules KC-130 da Força Aérea Brasileira, o Barão 62, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1/1 GT).

O reabastecimento em voo foi realizado sobre o Oceano Atlântico, ao longo da costa da Bahia e do Estado de Alagoas, durando aproximadamente uma hora, tempo necessário para reabastecer toda a esquadrilha.

REVO Esquadrilha Falcão_01 REVO AF-1 e AF-1A REVO Esquadrilha Falcão_02

Após a chegada a Natal, foram realizados voos de qualificação em navegação a baixa altura (NBA) e de adestramento de emprego de armamento ar-solo no estande de tiro de Maxaranguape.

As NBA consistem em voos de navegação tática a 300 pés sobre o terreno, empregando a velocidade no solo de 420 nós.

Durante a estada em Natal, o Esquadrão VF-1 foi apoiado pelo 1/4 GAv, Esquadrão Pacau, que colocou à disposição as suas instalações para o apoio operacional ao VF-1.

AF-1A N-1022 BANT CF Fonseca Júnior e Esquadrilha Falcão

No regresso à Macega, houve mais um adestramento de reabastecimento em voo, novamente com a participação do Barão 62, que além de prover combustível adicional para as aeronaves, também efetuou o transporte do material e do pessoal do VF-1, que apoiou toda a missão.

DSC06350 copy REVO Falcão 13 Falcão 13

Neste voo, uma importante marca foi alcançada, a de voo mais longo realizado por aeronaves AF-1/1A no Brasil, com a duração de 4 horas e 12 minutos.

REVO Falcão 22

A missão terminou com uma passagem baixa da Esquadrilha, sobre a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), coroando com sucesso esta missão, a qual não somente possibilitou a ascensão operacional de pilotos do Esquadrão, mas também um aumento efetivo no nível de adestramento do EsqdVF-1, além de ter contribuído para solidificar os laços de amizade e cooperação com a Força Aérea Brasileira.

NOTA do EDITOR: Só neste mês de março, acompanhamos durante a Passex os Falcões em exercício de ataque aéreo aos meios da Esquadra, operando com o USS Carl Vinson, realizando manobras de “low aproaches” e embarcando oficiais para atuar como LSO, visando o breve retorno as operações embarcadas no NAe São Paulo.

O inédito deslocamento e a marca atingida, são reflexos da dedicação e esforço de todos os tripulantes do VF-1 . Bravo Zulu Falcões!

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre

Coisa linda. Fico imaginando a alegria dos pilotos em voltar a voar com mais freqência e participar desses exercícios. BZ

fullcrum

Hora de recuperar o tempo perdido, acelera MB!!!!!

Roberto Morais

Sensacional a materia .
Espero ve-los logo operando no A 12

Bronco

Não deve estar sendo nada fácil manter esses 4 em vôo.

E as turbinas dos A-4? Alguém sabe se já começaram a manutenção?

Já há algum A-4 em São José dos Campos para protótipo da versão modernizada?

S.A.

corsario01

Galante, o falcão que estava lá era o 1011 e não o 1010. Corrige ai.

Alex Nogueira

Vamos esperar agora pela modernização. Tomara que lembrem de incluir mísseis anti-navio no pacote.

corsario01

Bronco. Não temos mais os problemas do passado. As turbinas estão OK e tudo correndo dentro do planejado.

corsario01

E antes de mais nada. Parabéns ao Blog pelas fotos LINDÍSSIMAS dos nossos Falcões.

Bravo Zulu para todos os envolvidos!

M1

Muito bacana!!!
Parabéns para o BLog!!!!

A primeira foto e a última ficaram excelente!

Viraram meu wallpaper.
Aliás, aqui nesse blog só tem fotos maneiras!!!

Wiltgen

Devidamente retificado o Falcão 11, valeu Corsário!

HJP

Gostaria ver uma materia sobre o nosso NAe São Paulo quando volto como esta os texte ao mar e quando volta a pra valer mesmo ou sera sempre uma icognita….

Robson

Fico muito feliz em ver essas imagens, sobre “voo mais longo realizado por aeronaves AF-1/1A no Brasil” mais em julho de 2009 eles estiveram em natal, houve escala, é isso?

Ivan

Lindas Imagens… vocês tem proporcionado as melhores imangens de nossa “MB”… nunca tinha reparado que nossas niteróis são tão belas! Agora vem estas belas imagens de nossos falcões!

Parabéns galera! Meu olhos se enche e meu monitor mais uma vez agradeçe!

Clésio Luiz

Fico imaginando se a FAB não tivesse tido a crise de imaturidade que teve nos anos 60, como estaria a nossa aviação naval hoje. Espero que aqueles que jogaram terra nos planos da aviação de asa fixa naval estejam bem enterrados, debaixo de 14 palmos de terra, para não atrapalhar esse ressurgimento, que está contando com a ajuda de mentes mais abertas na FAB atual e que só tende a melhorar o relacionamento da MB e da FAB.

TADEU

É MAIS QUE EXCELENTE VOLTAR À TREINAR FORTE.
PARABÉNS MARINHA E FAB PELA INTEGRAÇÃO. QUE O NOVO AVIÃO ESCOLHIDO NO FX-2 VENHA TAMBÉM EQUIPAR A MARINHA E LOGO.

Nick

Belas fotos 😀 …
Melhor eles no ar do que no chão…agora é aguardar o A-12 voltar ao mar.. e manter a doutrina até os próximos PAs chegarem.

[]’s

Latino

Lindas fotos .

Alguem sabe dizer como estão as modernizações dos a-4 .?

sds

marujo

Galante: Um colega forista (não me lembro do nome) sugeriu ao blog do Poder Naval uma matéria sobre a situaçao atual do PA São Paulo (a falta de informação é toal.) Acho a idéia do colega mais válida agora, que os AF-1 vêm se exercitando continuamente. Parabéns pela matéria e pelas ótimas fotos dos A-1 em seu deslocamento para Natal.

MO

Bozoh

Acho que ele se referiu a infos genericas e não no blog

Por advento do treinamento do VF 1 ele sugere a materia no momento por serem assuntos digamos correlatos

MO

fsinzato

Belas fotos!!

Avião voando, pilotos felizes e treinando. Maravilha…

Abs.

Demostenes

Quantos aviões deste a Marinha tem e quantos estão operacionais? O que compreende a modernização?

Estes A4-1 são supersônicos e quais as sua características principais?

Aqui poderia fazer uma matéria sobre estes A4-1!!

Alexandre GRS

Prezados,

Manobras como esta são muito importantes para mantermos o aprontamento de nosso pessoal e equipagens.
É preciso agora a continuidade disso, para desenvolvermos uma doutrina de emprego de aeronaves embarcadas eficiente e eficaz.
O próximo passo seria a escolha de um CDF. Fontes internas no comando da Marinha dão conta que isso já está sendo levado a cabo e muito em breve teremos surpresas.

Sds.

ivan

Lindas fotos!!!

brazilwolfpack

Bonitas fotos. Quantos deles tem radar???

Juarez Castro

Parabéns aos marinheiros pela missão e também aos Fabianos pelo apoio dado principalmente do Barão 62.

Grande abraço

Ricardo

Ja guardei todas na coleção…

TKS !!!

Dr Ryan

Sensacional as fotos!
Parabens ao blog pela matéria e pelas fotos!
Parabens a MB e a FAB pela obra.
E parabens aos pilotos! Recordes são feitos para serem quebrados!

Abs! E bons treinos aos Falcões!

RodrigoBR

Alexandre GRS,

Não me surpreenderia se após o anúncio da compra dos Rafales B e C pela FAB a Marinha informasse que também irá adquirir 12 ou 16 Rafales Navais + opção de compra para completar 24 unidades!

Seria excelente!

80% das peças do rafale e 95% dos sistemas são comuns entre as versões Convencional e Naval!

Treinamento de mecânicos, etc, praticamente igual entre FAB e MB!

Treinamento básico de pilotos poderia ser feito na mesma escola de formação!

Compra de peças e armamentos comuns!

Muito + economia e eficiência!!!

Venha logo Rafale!!! 😀

Piramboia

Prefiro mais o Super Hornet.

SxMarcos

Ah Piramboia.. ta de brincadeira.
Dá uma olhada no site defesa área, e veja a história de desenvolvimento do F-2 japonês e veja se a transferência de tecnologia americana funciona.
Depois de assinado o contrato, foram 5 anos para definir só a transferência de tecnologia. Isso de um país parceiro econômico e militar americano, que garante a segurança da tecnologia sensível.
Vc realmente acha q eles vão repassar alguma coisa importante para nós? No máximo a tecnologia supersonica pra montagem de asas.

Fernando "Nunão" De Martini

RODRIGO BR, PIRAMBOIA E SXMARCOS

VAMOS DEIXAR ESSA DISCUSSÃO DE F-X2 PARA O BLOG AÉREO, E EM MATÉRIAS ESPECÍFICAS DO F-X2 POR LÁ, OK?
HÁ MUITO O QUE SE FALAR SOBRE ESSA MATÉRIA ALÉM DESSA ONIPRESENTE DISPUTA DE CAÇAS. SOLICITAMOS A VOCÊS E AOS DEMAIS LEITORES QUE NÃO TRAGAM O F-X2 PARA ONDE ELE NÃO FOI CHAMADO…

RoLoUcO

Bem que a FAB podia convidar a marinha para a proxima cruzex. imaginem a experiencia para os pilotos!!!

Piramboia

Estou sendo pragmático. Vão se passar 20 ou 30 anos e os SH continuarão operacionais e de forma plena. Os exemplos de caças estão aqui conosco: o F-5 e o A-4, antigos e operacionais. A tecnologia nos será repassada de uma forma ou de outra. Outro grandioso exemplo é o Irã: a maioria dos seus caças é de origem americana. Uma pergunta: existe caça mais complicado de se utilizar como o F-14, sendo o Irã o ÚNICO cliente estrangeiro e o Tomcat não ser mais produzido? Apesar das limitações, continuam a utilizá-lo. O F-5E é a espinha dorsal juntamente com… Read more »

Challenger

Para o alto e avante Falcões!!!

No ar, a defesa do Mar!

Challenger

Acho que a MB deveria aproveitar a brecha da Boeing e buscar algumas celulas do Hornet F-18C/D, ou no futuro investir no Sea Gripen, se ele sair do papel.

Samuel Henrique

As fotos….sem comentarios!!!!!! É muito bom ver nossos “galinhos de briga” tirando a poeira, lixando a ferrugem e queimando oleo!!!!!! Parabens ao comando da aviação naval! Tirando de onde não têm para se manter com o que têm!!!!!! Cada vez que leio alguma noticia do VF-1, principalmente quando referente a capacitação dos aviadores, eu fico muito orgulhoso e esperançoso num futuro um pouquinho melhor!!!! Antes Skyhawk voando, do que Hornet no chão por problemas na asa!!!!! Só falta o Opalão (como diz alguns blogueiros) saindo da poça (como chamava a Bahia de Guanabara quando ainda morava no RIO) passando a… Read more »

Alexandre

Alguém saberia dizer quanras horas os pilotos estão fazendo por ano. Li certa vez que o mínimo necessário para se manter a proficiência na aviação de caça era por volta de 150 a 200 hrs por ano. Abraços

corsario01

Chalenger, segundo os próprios pilotos da US Navy, os F18C/D estão sendo voados até o talo. Eles vão moer eles para depois descarta-los no deserto. Alias, os que lá estão , estão todos com suas células estouradas. Todos os limites foram ultrapassados.
Segundo o piloto com quem conversei( F18C), se fosse ele, não compraria nenhum deles.
Portanto, se nem o propenso vendedor diz que é bom, porque iriamos neste caminho?

Vader

Como se nota, a aviação naval da MB não vive sem a FAB, motivo pelo qual acho que o colega Clésio Luiz não deveria buscar remoer velhas disputas. E os francófilos não deveriam ousar acirrar disputas entre as duas forças. É, no mínimo, contraproducente.

Parabéns ao Naval pelas belas imagens.

Sds.

PS: melhor avião para a a aviação de asa fixa da MB? Su-34. Mas sem Opalão: esse pode ficar com os A-4 até o final dos tempos, uma vez que a Marinha se recusa a abrir mão de seu caro brinquedinho…

SxMarcos

Concordo e peço desculpas Nunão.
Esqueci tbm de parabenizar o autor pelas fotos.
Ficaram muito bonitas!

LBacelar

“Vader em 30 mar, 2010 às 8:01” Aviação naval de asa fixa sem Porta Aviões? Esse teu pensamento é um pouco incoerente. Concordo com vc de que acordo com a doutrina da MB de defesa do litoral, o SU34 seria plenamente capaz de cumprir a função muito melhor do que o Nae São Paulo com os seus Sky Hawks porém para um país que almeja um banquinho no CS da ONU, um porta-aviões devidamente operacional é peça chave, tanto para missões humanitárias (vide Carl Vinson) como para missões de paz. Se a aviação naval fosse criada para ficar full-time em… Read more »

Vitor

Belas fotos. Até que esses aviões estão bem cuidados.

RoLoUcO

as fotos estao D+, mais nao tem nenhum video desta manobra nao???

RLeal71

Realmente uma máteria abrangente sobre a NAe São Paulo (capacidades e doutrinas) seria de grande valia. Fica aí a solicitação ao Poder Naval.

Roberto Bozzo

Acho interessante a MB comprar uns 5 ou 6 Rafales para operar no SP e, quando trocar de PA, já dimensiona-lo pensando nas naves que o operarão. Aliás, a catapulta lateral do SP já esta ok ou ainda não acabaram ?? Se não, há previsão ?

Gutex

Seria mesmo interessante e bastante proveitoso para os pilotos a participaçao do VF-1 na Cruzex, alem de marcar mais um passo para a
solidificação dos laços de amizade e cooperação com a Força Aérea Brasileira.
Porem, infelizmente acho muito pouco provavel que isso ocorra.

Alexandre L

Que fotos maravilhosas!!

Vader

LBacelar em 30 mar, 2010 às 9:28 “Aviação naval de asa fixa sem Porta Aviões? Esse teu pensamento é um pouco incoerente.” Não, não é incoerente e você mesmo explicou porque: “Concordo com vc de que acordo com a doutrina da MB de defesa do litoral, o SU34 seria plenamente capaz de cumprir a função muito melhor do que o Nae São Paulo com os seus Sky Hawks” “porém para um país que almeja um banquinho no CS da ONU, um porta-aviões devidamente operacional é peça chave, tanto para missões humanitárias (vide Carl Vinson) como para missões de paz. Quem… Read more »

Vader

Putz, faltou a bara de fechamento do itálico no antepenúltimo parágrafo…

Bronco

Obrigado Corsário.

Se o problema com os motores já não é mais problema, saberia, por gentileza, me dizer quantos A-4 estão operacionais?