Corveta classe “Victory” de Singapura

victory-class-corvette.jpg

O navio da foto é a RSS Vengeance (clicar na imagem para ver os detalhes), corveta da classe “Victory” de 600t de deslocamento, projeto da Fredrich Lürssen Werft alemã para a Marinha Real de Singapura. O primeiro navio foi construído na Alemanha e os outros localmente pela ST Marine.

As “Victory” foram os primeiros navios de Singapura a terem capacidade anti-submarino (elas possuem um sonar de casco Thomson Sintra TSM 2064 e um VDS Salmon) e são facilmente identificáveis pelo seu alto mastro, que não chega a prejudicar suas qualidades marinheiras nas calmas águas da região em que opera. Têm 62m de comprimento, 8,5m de boca, tripulação de 46 homens e atinge a velocidade de 30 nós.

Essas pequenas corvetas são armadas com mísseis antinavio Harpoon, um canhão Oto Melara de 76mm de duplo emprego, dois reparos triplos de torpedos anti-submarino Eurotorp A244-S Mod 3 (equivalente ao Mk.46 americano) e, surpreendemente, mísseis antiaéreos Barak (conhecido como o “Seawolf israelense”) de lançamento vertical (ver foto deles sendo lançados abaixo).

Esse pequenos navios muito bem armados poderiam servir de inspiração para a Marinha do Brasil, que planeja construir dezenas de navios de patrulha para proteger as plataformas de petróleo nacionais.

Não podemos conceber que, em pleno século XXI, e diante das possíveis ameaças exaustivamente estudadas na Escola de Guerra Naval, tenhamos que nos equipar com navios-patrulha armados apenas com canhões de 40mm.

victory-class-corvette-barak.jpg

Doolittle Raid

No dia 18 de abril de 1942, 16 B-25 americanos foram lançados do porta-aviões USS Hornet (CV 8) para atacar […]

Novo EC725 da Marinha recebe primeira integração de míssil AM39 Exocet

Helibras e MBDA realizaram primeiros testes do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39; contrato da Avibras para produção […]

NPaOc ‘Araguari’ apoia a 400ª Expedição Científica ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo

No período de 25 de março a 1°de abril, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” realizou a 400ª Comissão de apoio […]

Pentágono protesta contra ação provocativa de jato russo sobre navio dos EUA

Enquanto as tensões entre o Ocidente e a Rússia aumentam, um avião de ataque russo realizou um ato “provocativo” no […]

Nota da Marinha sobre matéria publicada no jornal O Dia

Senhor Editor-Chefe, Em relação à matéria intitulada “Luxo e viagem dão indício de improbidade”, que acompanhou a matéria de capa […]

Lancha Patrulha de Rio começa a operar na Tríplice Fronteira

No dia 31 de março, após uma travessia de seis dias navegando na calha do Rio Solimões, de Manaus a […]

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE