1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NPa Guaíba - P 41

Classe Grajaú

 

"O Dragão dos Mares"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 15 de outubro de 1993
Lançamento: 10 de dezembro 1993
Incorporação: 12 de setembro de 1994

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 197 ton (padrão), 217 ton (carregado).
Dimensões: 46.5 m de comprimento, 7.5 m de boca e 2.3 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel MTU 16V 396 TB94 de 2.740 bhp cada, acoplados a 2 eixos com hélices de três pás e passo fixo.

Combustível: 23 tons.

Eletricidade: 3 geradores no total de 300 Kw.

Velocidade: máxima de 26.5 nós e máxima mantida de 22 nós.

Raio de Ação: 2.200 milhas náuticas à 12 nós (10 dias).
Armamento: 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm; 2 metralhadoras Oerlikon Mk-10 de 20mm em dois reparos singelos.
Sensores: 1 radar de navegação Decca 1290A, banda I. Equipado com GMDSS - Global Marine Distress and Safety e equipamento de visão noturna.
Equipamentos: 1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 10 homens e 1 bote inflável para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620kg.

Código Internacional de Chamada: PWGI

Tripulação: 29 homens, sendo 4 oficiais e 25 praças.

Obs:Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Patrulha Guaíba - P 41, foi ordenado em setembro de 1990 como parte do 2º lote de duas unidades da classe. Originalmente seria o P 43, mas com o atraso da construção do 1º lote no Estaleiro Mauá, a ordem foi invertida, passando a ser o segundo da série. O Guaíba é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio homônimo que deságua na Lagoa do Patos no Rio Grande do Sul. Foi construído pelo AMRJ - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde teve sua quilha batida em 15 de outubro de 1993, seguindo o projeto original do estaleiro Vosper-QAF Ltd, de Singapura. Foi batizado e lançado ao mar em 10 de dezembro de 1993, tendo como madrinha a Sra. Vera Rosa Fernandes Galvão Antunes, esposa do Almirante Aluísio Galvão Antunes, que foi o primeiro Comandante do antigo CS Guaíba - G 3. Foi submetido a Mostra de Armamento e Incorporado a Armada em 12 de setembro de 1994, em cerimônia realizada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Eduardo Cezar de Andrade. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente Faud Gatti Kouri.

 

Lançamento ao mar do NPa Guaíba - P 41, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 1993. (foto: SRPM) O NPa Guaíba - P 41, prestes a ser incorporado. (foto: SRPM)

 

Os NPa classe Grajaú tinham a previsão de receber a diretora Radamec 1000N, mas esse projeto foi temporariamente suspenso.

 

Foi subordinado ao 3º Distrito Naval, integrando o Grupamento Naval do Nordeste (GrupNNE), tendo como área de atuação o litoral dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, operando a partir de Natal-RN.

 

1996

 

Em seu primeiro ano de operação o Guaíba foi o navio na área do 3º Distrito Naval que informou o maior numero de contatos com navios mercantes, o que lhe valeu o Premio "Contato-CNTM/3º Distrito Naval", relativo ao ano de 1995, que foi recebido em cerimônia presidida pelo Comandante do 3ª Distrito Naval.

 

1997

 

Em 7 de junho, ao pôr-do-sol, em Natal, como parte das Comemorações dos 132º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, os NPa Grajaú - P 40, Guaíba - P 41 e Goiana - P 43, realizaram demonstração de exercício de tiro antiaéreo com seus canhões automáticos utilizando munição traçante sobre foguete iluminativo.

 

2001

 

Em 12 de setembro, completou 7 anos de serviço, atingindo as marcas de 415 dias de mar e 69.576.5 milhas navegadas.

 

O NPa Guaíba - P 41, em Fernando de Noronha. (foto: ?)

 

2006

 

Em 24 de fevereiro, foi submetido a VSA pela SIPAA-ForSup (Seção de Investigação de Prevenção de Acidentes do Comando da Força de Superfície).

 

2007

 

Em 11 de junho, data alusiva ao 142º Aniversario da Batalha Naval do Riachuelo, realizou ação de presença em Maceió-AL.

 

Em 16 de dezembro, participou da Operação ANGICOS. Esta operação, consistiu do lançamento de um foguete VS-30 realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, situado na cidade de Parnamirim-RN, levando uma carga-útil tecnológica argentina e um GPS (sistema de posicionamento global) experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em operação conjunta da Agência Espacial Brasileira e da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina. O vôo do VS-30, durou cerca de 9 minutos e meio e até o impacto no mar, a 122 quilômetros de distância do CLBI, tendo atingido 121 quilômetros de altitude. Foi localizado por uma aeronave Patrulha P-95, do 3º/7º GAv, sediado em Belém, e resgatado por helicópteros UH-60L Black Hawk do 7º/8º GAv, de Manaus, com mergulhadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço especializados em busca e salvamento.


O Guaíba, atuou como meio alternativo para a localização e resgate da carga-útil,
além de garantir a ausência de embarcações na área prevista para a queda da carga-útil.

 

2008

 

Em 25 de março, durante uma faina de desencalhe no cais da Base Naval de Natal, nas proximidades do Passo da Pátria, no Rio Potengi, o casco arrastou em um banco de areia, ocasionando o seu encalhe. O Guaíba ficou encalhado das 09:30hs até as 17:30hs, quando a movimentação de cargas da embarcação facilitou a saída do banco de areia, durante a preamar.

 

A partir de 15 de abril, participou da Operação CARIBEX 2008, junto com os NPa Guarujá - P 49 e Bocaina - P 62 (capitânia), subordinados ao Comando do 4º Distrito Naval, e o NPa Grajaú - P 40, assim como o Guaíba, subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval. Os navios realizaram diversos exercícios nas águas jurisdicionais brasileiras e de outros países, e visitaram os portos de Itaqui-MA, Belém-PA, Caiena (Guiana Francesa), Fort-de-France (Martinica), San Juan (Porto Rico) e Bridgetown (Barbados), em 4 de maio. Os navios foram tripulados por 28 oficiais e 131 praças.

 

Em junho participou, junto com a Cv Inhaúma - V 30 e o NPa Grajaú - P 40, da reativação da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), depois de realizadas reformas para aumentar a segurança e o conforto.

 

2009

 

Em junho participou das buscas aos destroços do vôo AF 447 da Air France, desaparecido no Atlântico Sul, na noite de 31 de maio a cerca de 450 milhas a noroeste de Natal-RN.

 

O Guaíba recolhendo peças da aeronave acidentada. (foto: CCSM) O Guaíba nas operações de busca aos destroços do vôo AF-447. (foto: CCSM)

 

2010

 

Em 18 de maio, participou de uma Parada Naval realizada em frente a Praia do Forte, em homenagem a chegada do AvPq Aspirante Moura - U 14 ao Brasil, da qual também participaram os NPa Graúna e Goiana, o RbAM Triunfo e o AviPa Barracuda.

 

O NPa Guaíba atracado em Recife-PE. (foto: Fernando “Nunão” de Martini/Poder Naval Online - 15/11/2010)

 

2011

 

Entre 16 e 25 de Janeiro o Navio realizou Patrulha Naval abrangendo a área do arquipélago de São Pedro e São Paulo, incluindo Fernando de Noronha.

 

Ainda no mês de janeiro junto com o NPa Goiana – P 43, prestou apoio e operou com o GT sob o comando do CA César Sidonio Daiha Moreira de Souza que realizava a Operação ASPIRANTEX-10, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN, entre os dias 12 e 30 de janeiro, quando estava na região do 3º DN. O GT era formado pelas F Niterói – F 40, Constituição – F 42 e Independência – F 44, pelo NDCC Almirante Sabóia – G 25, pelo NT Almirante Gastão Motta – G 23 e pelos S. Tupi – S 30 e Tikuna – S 34 e nesses navios seguiam embarcados 116 Aspirantes da Escola Naval e 199 alunos e alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, os quais tiveram seu primeiro contato com o mar a bordo dos navios da Esquadra.

 

De 10 a 18 de Fevereiro foi realizada Inspeção Naval seguida de Patrulha Naval no litoral do Rio Grande do Norte e costa do Ceará.

 

Entre 4 e 9 de março tomou parte na operação de segurança, ao largo da Base de Lançamento de Barreira do Inferno-RN, onde descansava a Presidente Sra. Dilma Roussef.

 

O navio suspendeu no dia 10 de Março a fim de realizar Inspeção Naval em apoio à operação verão, em conjunto com as capitanias dos Portos de Alagoas e de João Pessoa, retornando a Natal no dia 22.

 

Do dia 6 a 12 de Abril o navio foi designado para conduzir Patrulha Naval na área do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e prestar apoio à Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) em proveito da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ECASPSP), efetuando o desembarque de pessoal e material no arquipélago.

 

Em 26 de Abril suspendeu da Base Naval de Natal, para realizar Patrulha Naval até a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. No dia 28 de abril o Navio chegou ao ponto de encontro (LAT 03º 03’N / LONG 030º 33’W) com o Navio “ILE DE SEIN”, responsável pelas operações de buscas na área do sinistro do vôo AF 447, a 610 milhas de Natal. Nesta ocasião, desembarcou o CT TIAGO NICOLAY FREITAS, designado Oficial Observador da Marinha do Brasil.

 

Entre 11 e 12 de junho participou das atividades ligadas as comemorações da Batalha Naval do Riachuelo, em Natal.

 

2012

 

Participou da Operação ADESTREX-NE/II conduzida pelo Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e pelo Comando do 3º Distrito Naval na área marítima entre Natal-RN e Cabedelo-PB, entre os dia 10 e 16 de abril. O Grupo-Tarefa, formado pelo RbAM Triunfo - R 23 e pelos NPa Grajaú - P 40, Guaíba - P 41, Graúna - P 42 e Goiana - P 43, realizou exercícios relacionados diretamente às tarefas atribuídas às forças navais distritais, tais como: suspender em postos de combate sob ameaças assimétricas; transferência de óleo no mar; tiro de superfície; reboque; avarias operacionais; navegação em baixa visibilidade e em canal varrido; fundeio de precisão e manobras táticas.

 

Realizou, ainda, junto com o NPa Grajaú, ações de Inspeção Naval em proveito da Capitania dos Portos da Paraíba, que resultou em cinco embarcações notificadas.

 

Prestou apoio a Operação VENBRAS 2012 realizada entre os dias 3 e 13 de agosto, na área marítima compreendida entre o Ceará e o Arquipélago de Fernando de Noronha, por um GT brasileiro composto pela F Niterói – F 40 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23 e um GT venezuelano composto pelos NPaOc ARBV Warao – PC 22 e ARBV Kariña – PC 24. Também participaram lanchas da Capitania dos Portos do Ceara e uma aeronave de patrulha P3AM Orion da FAB.

 

Participou entre os dias 20 e 23 novembro da Operação ADESTREX NE-IV, realizada na área marítima entre o Rio Grande do Norte e Ceará, pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, integrando um Grupo-Tarefa junto com o RbAM Triunfo – R 23 e os NPa Grajaú – P 40 e Goiana – P 43.

 

Entre 14 e 17 de dezembro esteve no Porto do Mucuripe (Fortaleza), aonde participou das atividades alusivas ao Dia do Marinheiro e a Semana da Marinha.

 

2013

 

Participou da Operação TROPICALEX 2013, realizada entre os dias 2 e 27 de maio, na área marítima entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN. O Grupo-Tarefa encarregado da operação foi comandado pelo CA Flavio Soares Ferreira, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra e os exercícios também foram acompanhados pelo VA Sergio Roberto Fernandes dos Santos, Comandante-em-Chefe da Esquadra, e o CA Paulo Cesar Mendes Biasoli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, embarcado na Corveta Barroso.

 

Participaram em algum momento da operação, a F Liberal (capitania), a Cv Barroso, o NPaOc Amazonas, o NT Marajó, os S Timbira e Tikuna e os NPa Gurupi, Guaratuba e Guaíba, além de aeronaves AF-1 Skyhawk, da ForAerNav e P-3 AM Orion, P-95 Bandeirante Patrulha e A-1 AMX, da FAB.

 

Em 25 de outubro, participou de uma Parada Naval que recebeu o NPaOc Araguari – P 122, que chegava a sua nova sede na Base Naval de Natal (BNN ou Base Almirante Ary Parreiras), realizada ao largo de Natal e da qual também participaram os NPa Macau – P 70, Grajaú – P 40 e o Graúna – P 42.

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NPa Guaíba - P 41 e o Graúna - P 42 atracados juntos em um porto do nordeste brasileiro. (foto: SRPM) O navio fundeado ao largo de Fernando de Noronha. (foto: NPa Guaíba) Realizando patrulha naval no litoral do nordeste. (foto: NPa Guaíba) O navio realizando operações aéreas com um helicóptero UH-14 Super Puma do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. (foto: NPa Guaíba) O navio fundeado ao largo de Maceió. (foto: NPa Guaíba)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Fuad Gatti Kouri 12/09/1994 a 28/08/1995
CT Paulo César Demby Corrêa 28/08/1995 a 14/08/1996
CT Paulo César Colmenero Lopes 14/08/1996 a 01/08/1997
CT Eneas Tadeu Fernandes Ervilha 01/08/1997 a 23/07/1998
CT Luis Roberto Cavalcanti Valicente 23/07/1998 a 29/07/1999
CT Paulo Diamantino Rangel 29/07/1999 a 25/07/2000
CT Guilherme Wagner de Azevedo Cordeiro 25/07/2000 a 13/07/2001
CT Robson Neves Fernandes 13/07/2001 a 12/07/2002
CT Pedro Hugo Teixeira de Oliveira Junior 12/07/2002 a 17/07/2003
CT Carlos Roberto Rocha e Silva Junior 17/07/2003 a 23/07/2004
CT Everton Schmidt 23/07/2004 a 29/07/2005
CT Marcello Ferreira da Cruz 29/07/2005 a 19/07/2006
CT Ricardo Alexandre F. Chaves 19/07/2006 a 20/07/2007
CT Paulo Roberto V. de Freitas Júnior 20/07/2007 a 17/07/2008
CT Cássio Reis de Carvalho 17/07/2008 a 29/07/2009
CT Fabio Kenji Arakaki 29/07/2009 a 16/07/2010
CT Carlos Eduardo Navazio de Oliveira da Silva 16/07/2010 a 19/07/2011
CT Ademar Augusto Simões Junior 19/07/2011 a __/07/201_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.113-114.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 623, set. 1994; n.º 646, abr. 1996; n.º 661, jul. 1997; n.º 713, set. 2001; n.º 796, ago. 2008.

 

- Revista O Convôo - Informativo de Segurança da Aviação - SIPAAerM, Rio de Janeiro-RJ, n.º 1, Ano XIII, jan/fev/mar 2006.

 

- Assessoria de Comunicação Social da Capitania dos Portos do Ceará – 06/12/2012.


Nota: Nosso agradecimento especial pela gentileza do Comando, Oficialidade e Guarnição do NPa Guaíba.