1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Monitor de Oceano

Javary

Classe ?

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1874
Incorporação: 1875
Baixa: 22 de novembro de 1893

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3.700 ton.
Dimensões:  73.20 m de comprimento, 17.70 m de boca e 3.75 m de calado.

Blindagem: casco - 12 pol. à meia nau e 7 pol. na proa e na popa; torres principais - 12 pol.; convés - 3 pol. e torre de comando de 4 pol.
Propulsão: máquinas alternativas a vapor, gerando 2.500 hp, acoplados a dois eixos.

Velocidade: máxima de 11 nós.

Raio de ação: ?
Armamento: 4 canhões Whitworth de 10 pol. em duas torres duplas, 2 canhões Nordenfelt de 37 mm e 2 metralhadoras.

Tripulação: 135 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Monitor de Oceano Javary, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) que é afluente do Solimões. Foi construído pela Forges-et-Chantiers de la Mediterranée, em Le Havre, França, sob supervisão do Capitão-Tenente EN Carlos Braconnot. Em 1874, foi nomeado comandante o Capitão-de-Fragata José Marques Guimarães, que depois de realizar provas de maquinas e governo, e julgar os resultados não satisfatórios, reclamou ao estaleiro construtor. A essas reclamações se opôs a firma construtora, encontrando apoio por parte dos fiscais do nosso governo. O comandante Marques Guimarães, negou-se a realizar a travessia, e foi substituído no comando pelos Capitão-de-Fragata João Antônio Alves Nogueira.

 

1876

 

Em 15 de maio, partiu de Brest para o Brasil, comboiado pela Corveta a Vapor Trajano, tendo escalado em Lisboa, São Vicente, Fernando de Noronha, Recife e Salvador, antes de chegar ao Rio de Janeiro.

 

1884

 

Em 19 de agosto foi incorporado a Esquadra de Evoluções criada atraves do Aviso n.º 1541A, do então Ministro dos Negócios da Marinha, Almirante Joaquim Raymundo de Lamare. A Esquadra de Evoluções teve como primeiro comandante o Chefe-de-Esquadra Arthur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai e era formada por dezesseis navios entre eles os Encouraçados Riachuelo, Sete de Setembro, Solimões e Javary, os Cruzadores Guanabara, Almirante Barroso, Trajano e Primeiro de Março, as Torpedeiras de 1ª Classe 1, 2, 3, 4 e 5 e as Torpedeiras de 4ª Classe Alfa, Beta e Gama. A Esquadra de Evoluções era o núcleo mais moderno de nossa Armada de então, correspondendo a Esquadra de hoje, e era dotada com os navios com a melhor propulsão, artilharia e torpedos.

 

1893

 

Em setembro, aderiu a Revolta da Armada.

 

Em 22 de novembro, sob o comando do Capitão-Tenente Afonso Augusto Rodrigues de Vasconcelos, entrou em combate com as fortalezas da barra, e foi posto a pique , baia do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Monitor Javary, em operações. (foto: Coleção Pedro Caminha) Modelo do Monitor Javary, feito na Inglaterra. (foto: Coleção Pedro Caminha) Modelo do Monitor Javary, feito na Inglaterra. Notar a beleza dos detalhes. (foto: Coleção Pedro Caminha)

O Monitor Javary. (foto: Arte preparada por José da Silva) Três vistas do Solimões e do Javary, escaneada de um anuário. (coleção de Rogério Cordeiro) Reprodução do Javary em um cartão postal. (foto: ?, via Rogério Cordeiro)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF José Marques Guimarães __/__/1874 a __/__/1874
CF João Antônio Alves Nogueira __/__/1875 a __/__/187_
CMG Pedro Benjamin de Cerqueira Lima 18/08/1890 a 22/08/1890
CT Afonso Augusto Rodrigues de Vasconcelos __/__/1893 a __/__/1893

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.149-150.

 

- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- Colaboração de Pedro Caminha.


(1) Em Tupi, significa "Rio da Onça".