Dois navios da USN, um contratorpedeiro Arleigh Burke e um cruzador Ticonderoga foram declarados “não preparados para o combate”. A notícia foi divulgada pelo site Navytimes nesta segunda-feira, dia 21/4. Conforme divulgado, o Navytimes teve acesso aos relatórios BIS (“Board of Inspection and Survey”) do contratorpedeiro USS Stout, baseado em Norfolk, e o cruzador USS Chosin, baseado em Pearl Harbor. O mais intrigante é que o primeiro deles recebeu em “E” em Fevereiro do ano passado.

Dentre as várias falhas apontadas algumas se destacam como a incapacidade do radar SPY em detectar múltiplos alvos ao mesmo tempo; corrosão nos canhões impedindo-os de atirarem; um quarto dos lançadores de mísseis inoperantes; falhas estruturais diversas por todo o casco e superestrutura (sobre este tópico o blog naval já havia adiantado em matéria anterior) e incapacidade de operar aeronaves de forma segura. A lista das inconformidades pode ser vista aqui. Como resultado, os dois navios foram considerados “não preparados para combate”.

Mais do que uma surpresa, os relatórios parecem ser apenas a ponta de um iceberg. Muitos dos sistemas que apresentaram defeitos são comuns aos dois navios. Além disso, cada um pertence a uma classe diferente e estão em frotas diferentes em oceanos diferentes. Isso leva a crer que existe um conjunto de problemas que afeta toda a frota.

Se alguns dos principais navios de superfície da marinha mais poderosa do planeta estão neste estado, o que dizer das demais?

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Massa

O problema é grana mesmo, a Guerra do Iraque está sugando todos os recurso das forças armadas dos EUA, acho que as demais forças tbém devem estar com problemas similares…
Provavelmente eles terão que escolher no futuro, cortar investimentos ou cortar despesas, caso queiram ter uma força operacional que funcione de verdade, não haverá outro jeito…

edilson

Acontece nas melhores famílias,se fossem ingleses só diriam algo passado a vida útil dos navio.
já os Russos nem precisariam falar. o mundo inteiro iria dizer que é o problema da sucataria russa.
se fosse um navio Brasileiro, bem … nem precisaria dar explicações pois na pindura em que andam as FA seria surpresa se ainda tivesse alguém interessado em saber se os navios estavam operacionais ou não…