A UNITAS deste ano terá uma novidade bastante interessante. Não é exatamente o NAe George Washington, embora ele chame mais a atenção. O grupo naval norte-americano veio acompanhado do “cutter” da Guarda Costeira USCGC Northland (WMEC-904).

O Northland é um “cutter” da classe Famous, sendo que 13 deles foram construídos. O primeiro entrou em serviço em 1983. Embora seja considerado na USGC um navio de médio porte, para muitas marinhas poderia ser seu principal navio de combate. Deslocando quase 1800 toneladas e comportando uma tripulação de aproximadamente 100 homens, a classe Famous possui um convôo capaz de receber um helicóptero do porte do Seahawk, mas comumente opera com um HH-65A (versão do Delphin).

O canhão OTO Breda de 76mm possui alta cadência de tiro e, através do sistema de controle de fogo Mk 92, pode ser empregado para alvo aéreos também. Contra ataque de SSM, os Famous estão equipados com um lançador de chaff MK36 e o sistema ECM SLQ-32. Completam o sistema de armas algumas metralhadoras calibre .50″ de emprego manual.

Em outras palavras, o Northland pode ser considerado uma versão “leve” das atuais fragatas Oliver Hazard Perry, principalmente após a perda do lançador de mísseis Mk13 destas últimas.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Justmanente, o Northland é nossa curioseidade principal

Padilha, capricha (o resto ja falamos por tel … (hehhehehehehe)

MO

Nunão

São mais ou menos 100 tripulantes mesmo? Achei meio numerosa a tripulação para esse tipo de navio. Só pra comparar, já li que as Floreal francesas, de maior porte e mais armadas, necessitam de 86 tripulantes (e têm espaço para levar também 24 fuzileiros).

marcio macedo

Trata-se de um navio de 1983, logo o número de tripulantes é compatível com o deslocamento e a época da incorporação. Hoje, existem projtos de OPV mais interessantes e mais bem armados, como o BAM espanhhol (2.500t), do qual a Venezuela adquiriu quatro. Ou o pouco armadno Aspirante Pardo, do Chile,ou os da nova classe River, o primeiro dos quais está patrulhando as Falklands/Malvinas.

Corsário

As imagens estão na ALIDE.

http://www.alide.com.br

O nosso NaPaOc será bem moderno e cumprirá com folga todas as missões. por enquanto é isso ai!

José da Silva

Novidade nem tanto, mas que é uma raridade, isso é Ver abaixo, o Stedfast, que tambem era um Cutter Medio, do que da classe de Reliance. Esse navio no inicio dessa decada estava baseado no Pacifico, no Oregon. Varios navios da classe Reliance operaram ao largo da costa do então Vietnã do Sul apoiando as operações MARKET TIME-MARKET GARDEN, conduzidas na sequencia das operacoes fluvias da 9th ID (9ª Divisão de Infantaria do U.S. Army) Eu me lembro de já ter visto foto de pelo menos um com pintura verde escura (tipo a do Exercito) e semelhante a usada pelo… Read more »

Daniel

I read similar article also named ade na UNITAS deste ano, and it was completely different. Personally, I agree with you more, because this article makes a little bit more sense for me

Dees

marina silvaade na UNITAS deste ano