Lula: construir navios fora é uma “imbecilidade”

28

Fonte: A TARDE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou hoje em discurso em Niterói seu empenho pessoal em desenvolver a indústria naval do País nos últimos anos. Ele lembrou que o governo e a Petrobras receberam críticas por pensar em comprar navios aqui, mas em sua opinião é uma “imbecilidade” fazer estas obras fora.

Em discurso improvisado e inflamado a um grupo de trabalhadores do setor naval, o presidente lembrou que foi Juscelino Kubitschek que deu o primeiro passo para incentivar a indústria naval nacional, ao criar o fundo de Marinha Mercante 50 anos atrás.

“Todos sabem que ele tinha visão de futuro. Ele era um estadista que percebeu que 90% do que compramos e vendemos vêm e vai de navios. A coisa mais absurda que aconteceu neste País é que algum dia alguns iluminados resolveram dizer que não precisaríamos de Marinha Mercante ou indústria naval e que ficaria mais barato comprar as coisas lá fora”, disse.

Ainda seguindo nesta linha, Lula completou que a “imbecilidade chega a tal ponto que não percebem que, investindo aqui, vamos contratar um trabalhador, que vai virar consumidor, vai ganhar salário, vai gerar renda, comprando no comércio local, ou seja, vai ser um homem produtivo, um cidadão”.

O presidente, entretanto, admitiu que comprar os navios ou equipamentos de petróleo fora do País poderia ficar mais barato. “Se deixássemos a nossa querida Petrobras trabalhar apenas com as cabeças empresariais que ocupam a diretoria, pensando em perdas e danos, obviamente ficaria mais fácil contratar lá fora. Lá talvez saísse até um pouco mais baratinho, seria menos trabalho, mais rápido. Mas é preciso ter consciência de que a Petrobras não pode existir apenas para ser a sexta maior (empresa) do mundo ou a terceira das Américas (em valor de mercado). Ela existe também para ser a alavancadora e geradora do desenvolvimento deste País”, disse Lula, durante o lançamento do megapacote de encomendas de navios e sondas de perfuração que a Petrobras vai lançar ao mercado.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lobo

Faça e para de falar!! Um governo de muitas promessas, mas poucas realizadas…

Marco

Modelo de e-mail
http://www.planalto.gov.br, click na opção ‘fale conosco’.

Presidente Lula
Se o Brasil pretende construir navios como o senhor diz, qual será a contrapartida para a Marinha de Guerra no que tange a segurança de nosso mar, plataformas, as riquezas geradas deste novo empreendimento e agora que a Petrobras é sexta maior (empresa) do mundo e a terceira das Américas (em valor de mercado). E quanto aos royalties destinados a Marinha ?

Marcelo Ostra

Ainda seguindo nesta linha, Lula completou que a “imbecilidade chega a tal ponto que não percebem que, investindo aqui, vamos contratar um trabalhador, que vai virar consumidor, vai ganhar salário, vai gerar renda, comprando no comércio local, ou seja, vai ser um homem produtivo, um cidadão”. AHhhhhh que bonito a palavras Fazer navio é uma beleza, pq os navios do PCN nao duraram mais que dez anos em sua grande maioria, sem contar os ANOS de construção Ahhh meu vai a m…. (ahh hantes de alguma eventual critica, pede para a petrobras mostrar o projetos dos navios que lee pretende… Read more »

Marcelo Ostra

Estaleiro nacinal ??? aonde aqui ??? soh se for de barquinho, pos os grandes ….

João

Foi um bom discurso. Mas,como sempre,não vai passar de discurso mesmo. Porque não anunciou tambem,nesse momento propicio,a liberação das royalties do petroleo para a Marinha? Porque e so discurso mesmo. Olhem quanto tempo levou para sair a Barroso. A construção foi iniciada em 1994! Um pais como o Brasil, com o tamanho do seu litoral, obviamente deveria ser potencia naval,e estar pelo menos entre as primeiras 5 marinhas mundiais. E o que aconteceu com o Nae São Paulo? Um silencio total,como sempre,”por falta de verba”. Eu tambem amigos, estou esperando o 7 De Setembro. Mas,ao mesmo tempo,ja não me iludo… Read more »

Alte. Doenitz

Caro Marcelo Ostra, você deve estar falando de estaleiro de barquinho de papel, pois nem navio de médio porte nós temos condições.

Robson

Os Srs me desculpem mas se o que esta sendo construído em Rio Grande/RS não é grande então não sei o que pode ser.

Robson

http://www.prominp.com.br/objects/files/2007-11/1892_03.%20Estaleiro%20Rio%20Grande.pdf
O que esta neste arquivo não é a última versão divulgada, a capacidade é de 1+2.

tomas

Capacidade até nós temos, embora por falta verbas muitos estaleiros perderam capacidade e mão de obra especializada. Conheço engenheiros que se manadaram para a Koreia trabalhar.
Outra coisa é a carga tributária altíssima que torna nosos navios sem competitividade no mercado nacional e mundial. Afinal tudo é mercado?
Que empresa nacional vai comprar um navio petroleiro que custa 35% mais caro se construido no Brasil, basta adquiri-lo no mercado internacional onde existe uma grande demanda produtiva.

marcelo

A PETROBRAS tem capital aberto,não pode ser obrigada a fazer negócios desvantajosos e ser “bode expiatório” do desenvolvimento nacional, causando prejuízos aos acionistas. Claro que apoiamos a industria nacional mas não por este caminho. Todos já estão cansados das MENTIRAS DO LULA E DO PT e interesse deles não é sincero. Se o crescimento for mantido e aquecida a exploração off-shore (isso é “ingrês!,não é francês…)os estaleiros locais crescerão em capacidade, podendo, com apoio verdadeiro, suprir no futuro a necessidade nacional.PETROBRÁS, PRIVATIZAÇÃO JÁ! PORTOS,MODERNIZAÇÃO JÁ (FORA SINDICALISTAS DO ATRASO)!

João

Brasil: na sombra da bananeira Nascido como o maior país do continente americano, de tal dimensão que ofuscava os próprios Estados Unidos, então ainda limitados à região ocidental, e com os territórios da Califórnia do Texas e do Novo México nas mãos da recentemente criada nação Mexicana, ela própria mais populosa que o país que se viria a transformar em super-potência mundial, o Brasil dispôs durante algum tempo do título de mais poderosa nação do continente americano. A marinha brasileira, chegou a ser considerada pelos americanos nesse tempo, como o maior potencial concorrente dos Estados Unidos no domínio dos mares… Read more »

KURITA

O nae SP ta parado esperando pra ser docado de novo , agora vcs precisam ver como ficou o MARAJÓ todo reformado , a pintura preta e vermelha do casco ficou muiuto bonita , precisam ver , um abraço a todos

Marcelo Ostra

Ahh eu me refiriaria a propriedade, os estaleiros são todos gringos quanto a capacidade, sim eles tem sim, aindam ais com a mao gringa (e nao é deboche, é serio) o que nao acho serio ´o papo por exemplo da petrobras, : vinte e tantos navios pra cah e vinte e tantos pra lah, cd os projetos (nao me refiro se o navio é Aframax, Suexmax ou handy size, mas sim de que classe, design e afins,m a titulo de exemplo) Meu, mais uma vez é muito bla bla bla e pouca ação Em tempo doi navios semi acabados, um… Read more »

Farragut

O Marajó não foi “reformado”. Aquilo é só pintura do casco abaixo da linha d’água. Reza a lenda que algumas autoridades nem isto queriam fazer…

Odir

Bem, se o discurso do Lula fosse noutra direção, também haveriam críticas por aqui. Entretanto estou certo que é graças a medidas dessa natureza que o atual governo consegue fazer a diferença entre o antes e o agora na nossa economia, quem já leu um pouco de Keynnes pode entender melhor o que estou dizendo. Quanto a capacidade dos estaleiros, acho que isso é inquestionável, tanto para a construção de embarcações mercantes como para uso militar, haja vista a existência de estaleiros como INACE, SIEM CONSUB, Verolme, MAUA, QUIP, Rio Grande, Engepron, etc…Isso sem falar da possibilidade de outras grandes… Read more »

edilson

Quantas críticas ao presidente, ele não falou nada de absurdo.
ele só disse que construir navios no exterior é coisa de imbecíl.
em nenhum momento ele afirmou que não o somos…

Sergio Murilo

Concordo e parabenizo o Sr. Odir pela manifestação. Com ceteza é mais um Brasileiro que nao formou opinião lendo somente VEJA, ÉPOCA, O GLOBO, JORNAL A FOLHA, ESTADÃO etc etc

Marcelo Ostra

Er.. Odir apenas alguns detalhes Inace ? (a titulo de exemplo) nunca foi especializado em navios de grande porte, Engepron não é estaleiro Creio vc querer dizer geração de receita atravez da XPORTAÇÃO, correto ? 9464429 EISA ILHA 494 2009 30,000 47,000 Products Tanker PDV Marina SA Keel Laid 9464431 EISA ILHA 495 2010 30,000 47,000 Products Tanker PDV Marina SA On Order/Not Commenced 9464467 EISA ILHA 496 2010 50,000 70,000 Crude/Oil Product… PDV Marina SA On Order/Not Commenced 9464479 EISA ILHA 497 2010 50,000 70,000 Crude/Oil Product… PDV Marina SA On Order/Not Commenced 9464481 EISA ILHA 498 2010 50,000… Read more »

Clausewitz

Imbecil é Ele! Além de ser um inimigo do trabalho duro e honesto!

João

E isso ai,Clausewitz! Como fala esse homem. Blah,blah,blah. Como sempre,e a mesma estoria. O Brasil do futuro,daqui a vinte, trinta anos vamos fazer isso e aquilo,vai ter submarino nuclear,etc. O que aconteceu conm o Nae Sao Paulo? Compramos este sucatao da Franca,e agora esta encalhado e com dois avioes A-4 da guerra do Vietnam. Que vergonha. A Barroso levou tanto tempo em construcao que quando saiu,ta quase obsoleta. 14 anos em construcao. Segundo o proprio comandante da MB,em 30 ANOS vai sair o sub nuclear. Claro,em 30 anos,ja serao obsoletos. Parece que o Brasil vai ficar na obsolecencia mesmo. Reativamos… Read more »

marcos

desculpem…ainda sou leigo no assunto….mas a royal navy naum relancou um de seus navios tbm?!!!ou estou enganado?!!!algum sabe disso ou naum se comenta sobre tal coisa?
sds

Marcelo Ostra

O Parnaiba na função dele não ha nada que o desabone

São comparações distintas

MO

Caetano

Pessoa,
não sei a onde vcs moram, mas, aqui no Rio/RJ tem grandes estaleiros
com capacidade de construir grades navios petroleiros, maiores que o São Paulo.
Abraço a todos

Marcelo Ostra

Sabemos disto Caetano o problema é fazer, viu o post anterior, notar que o casco EISA 494 tev sua quilha batida .. ta e ai ? cade ele ???? Est5e é o problema, soh bla bla bla, cade os navios, encomendas, projetos Este é o X da questão No caso petrobras, soh bla bla bla .. cade o “maqtrial apalpavel” alem das palavras /Outa coisa quese discutil, nenhum dos grandes estaleiros é naciona, são todos gringos, o de Rio Grande que ainda esta sendo xconstruido será “supostamene” para converter um VLCC em FPSO, ou sja nem para construir, tah e… Read more »

Mauricio Reppetto

Deviam mandar o Sr. Lula e esses metidos a sabidos do PT p/ um estágio nos estaleiros coreanos. Será que eles iriam aprender algo de util p/ se aplicar no Brasil? Duvido muito, ainda estamos na mesma conversa mole do 1º mandato e nada!!! Imensos e mirabolantes planos, mas e o mercado? Comporta? Os estaleiros nacionais se foram, não que façam tanta falta assim afinal boa governança corporativa não era absolutamente uma qualidade destes, pq os que estão aí somente servem aos negocios da Petrobrás, então cade know how p/ reequipar a MB? Aqueles NAPA 500 em construção no Ceará?… Read more »

Lobo

Eu não sei quem realmente decide sobre os recursos destinados as FAS mas faça alguma coisa antes que tenhamos que nos defender com pau e pedra!!!

Caius

Nem tudo está perdido meus amigos. Criticar sòmente por criticar não resolve nada mesmo. Não somos os melhores nem os piores do mundo. Apenas não somos livres e independentes, acreditem se quizerem. Basta de tanta amargura e passividade. Quem tem energia para críticas, na maioria das vezes com razão, bem que poderá orientá-la para praticar a solução. Nós sabemos, nós queremos, nós fazemos.Se quem deve fazer não faz façamos nós mesmos. Temos que nos reunir em quantidade e ,dentro da ordem constituída, exigir a prática dos nossos ideais. Sob a única condição de amarmos muito ao nosso país e a… Read more »

maria rita matos

voces tm que parar de criticar nosso presidente foi o unico que esta modernizando nossa defesa brasil eu te amo