Armada Chilena incorpora mais uma fragata Type 23

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ff06.jpg 

No dia 28 de maio, em Portsmounth no Reino Unido, foi realizada a cerimônia de transferência da fragata Type 23 HMS Marlborough (F233),  rebatizada como Almirante Condell (FF-06), da Royal Navy para a Marinha do Chile.

A transferência do navio completa o ciclo de renovação da Esquadra do Chile, que contemplou a aquisição de 3 fragatas Type 23 (FF-05 Almirante Cochrane, FF-07 Almirante Lynch e FF- 06 Almirante Condell); duas fragatas holandesas tipo “M” (FF-15 Almirante Blanco Encalada” e  FF-18 Almirante Riveros; duas tipo “L” (FFG-14 Almirante Latorre e FFG-11 Capitán Prat e uma fragata inglesa tipo 22, a FF-19 Almirante Williams.

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André

Apesar de nunca ser a solução, seria a compra de um navio como esse uma boa aquisição para a MB?

direto do fundo do mar

Não é isso o que a MB quer. Isso é compre da prateleira.
O programa de fabricação dos Escoltas de 6.000Ton está em andamento e será anunciado em breve.
Made in Brasil e muito, mas muito melhor do que essas compras chilenas, portanto, aguardem um pouco mais e saberão em detalhes o que está a caminho.

Nelson Lima

A Armada do Chile está de Parabéns. Não só gastou, como gastou bem.Alguns países com mais recursos fizeram investimentos errados, como a Austr´lia, que enrenta problema na modernização da classe Adelaide(OHPerry) e no desenvolvimento do submarino Collins. Criou-se um problema operacional ao usar-se 5 diferentes tipos de mísseis ar-ar:SeaWolf GWS26, VLSeawolf, SeaSparrow, VL SeaSparrow e SM1 Standard. Como o Chile deve repassar 2 Leander para o Equador, seria interessante que a única tipo 22 pudesse ser vendida ao Brasil que opera 3 navios tipo 22 batch 1 com mísseis GWS 26 também.O Chile poderia adquirir mais uma tipo 23, que… Read more »

tomas

É verdade que as fragatas T.22 Batch 3 foram oferecidas ao Brasil pela RN?
Não seria uma boa oprotunidade para reforçar a nossa frota enquanto não são construidas localmente novas escoltas?

M. Souza

Gostaria de obter informações sobre o projeto de construção local de escoltas… Para mim, é uma novidade total. mas acredito que será uma solução melhor para o país, haja vista que serão novas, a EMGEPROM possui a tecnologia necessária para projetá-las de acordo com as reais necessidades do país garantindo independência tecnológca à Nação.

Eduardo Infante

Gente, não faz muito tempo tivemos que encostar fragatas por falta de meios para mantê-las em operação (falta de dinheiro mesmo)… É isso mesmo??? Então não sei se uma compra desta seria realmente uma boa opção. Não adianta ter navios parados por falta de recursos… Gostaria de saber se estou certo ou errado. Valeu.

Robson on

Tem muitos mistérios nesse anunciado reequipamento das FFAA. Gostaria de saber se o “Direto do fundo do mar” poderia adiantar algumas novidades.

Robson Br

Aguardando moderação?

Nelson Lima

É claro que eu gostaria que o PRM fosse aprovado integralmente e construíssemos localmente fragatas Stealth da classe FREMM, estimulando a indústria naval como defende o presidente Lula.Mas, lembrem-se de que o presidente fala em continuar a preservar a Amazônia no mesmo dia da saida do governo de sua maior defensora.Dá pra confiar? Enquanto isso vamos comprando nossas sucatas no lixão mesmo.

LM

Para avaliarmos qual é o real orçamento das FF.AA., é necessário que se desvincule o pagamento dos militares da ativa, reservistas e pencionistas; da verba de custeio e de investimento, como ocorre nos outros ministérios. Do contrário, passa para a sociedade, a falsa idéia de que o orçamento do Ministério da Defesa é suficiente para se manter a operacionalidade das Forças.

AL

Mas essas escoltas que a MB prentende construir, serão fragatas? Para quando pretende-se construí-las, e quantas unidades?

Baschera

Serão as FREMM francesas….. em off….aguardemos.
Sds.

Robson Br

Baschera,
Existe um acordo amplo com os Franceses? FAB, EB e MB?
Quantas FREMM serão?

direto do fundo do mar

Não se sabe ao certo se serão as FREMM. Antes temos um pacote de modernização do AMRJ, para que o mesmo possa construir os subs e os escoltas. A MB compra usado, para quem não sabe, pq ela usa o dinheiro dela, ou seja, ela corta aqui e acolá, para poder comprar meios, já que o governo federal retem seus royalties. Infelizmente, sem grana, só se pode comprar usado mesmo. Os novos navios virão dentro do pacotão que será anunciado em 7 de Setembro. Por enquanto é só! Qualquer coisa que se especule, será mera especulaçao mesmo. rsrsrsrsrsrs Só gostaria… Read more »

RODRIGO

EXCELENTE NOTÍCIA …..!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Taubaté

Esse & de setembro…

Como brasileiro, tenho muita fé… de verdade… torço pra que possamos passar deste estágio de ensaios, e coloquemos em prática…

Pq se não, o 7 de setembro vai ser lembrado como, nunca na história deste país, tivemos dois dias 1º de abril

marujo

Mesmo com a louvável intenção de se construir novas escoltas de 6 mil t para MB, defendo a aquisição de unidades usadas, principalmente se forem dos tipos 22 B3 e 23. A compra dessas unidades não criaria problemas de suprimentos como no Chile, pois muitos dos equipamentos das novas unidades já estão embarcados em unidades da Marinha do Brasil(mísseis Sea Wolf, sonares 2050, por exemplo).Entendo que as novas aquisições de oportunidade são necessárias para repor no curto prazo unidades retitaradas de serviço (as Garcia, por exemplo) e promover atualização tecnológica e da capacidade de dissuação da Marinha, enquanto as novas… Read more »

taer

Muito feliz o comentário do Sr.Marujo, acreito que seja vital a construção no Brasil de novos navios escolta para a MB, entretanto neste periodo de construção não podemos ficar sem uma esquadra adequada para proteção de nossos intereses no atlântico sul.
Sds.

Gen. Smedley D. Butler

Somente um pitaco. Onde o colega Mauro cita classe “União”, por favor, leiam classe Niteroi ou Mk-10, caso prefiram. Outro detalhe, que aparece bem na foto da Type 23, é o lema da Marinha Chile: “Vencer ou Morrer” demonstrando, pelo menos nas palavras aquele que é o principal Sistema de Armas….O Espírito Guerreiro, o Ethos Guerreiro, sem isso projetos, alucinações, delírios, demagogia, discurso politicamente correto….isso tudo é besteira na hora morder isso deve ser feito de forma rápida e fatal. Sem titubeio, sem congressos, assembléias, fóruns e esse monte de besteira que nos brasileiros gostamos de acreditar, alias só nós,… Read more »

Marinheiro Popeye

Sonha, Direto do Fundo do Mar, sonha!!
Aproveitando o sonho… teremos tb 04 submarinos atômicos classe Sea View, com almirante Nelson, submirim, monstros e tudo mais!!
Com certeza, em 7 de setembro teremos mais um desfile naval mostrando o nosso “poderio”!!

Baschera

Caro Robson BR,
A resposta as nossas perguntas (e preces….) ainda são muito tênues.
Sabe-se que estão costurando algumas coisas dentro de um pacote maior, que envolve a FAB também. O que sabemos está na direção do que o colega “direto do fundo do mar” postou acima.
Usando a lógica matemática e deixando as imprevisões da política de lado, as coisas se encaminham para o lado francês e russo, podendo entrar algo britânico e americano, se levarmos em consideração, aí sim, o lado político destas negociações.
Sds.

Vinny

Quanto custou essa Fragata?

McNamara

No dia 7 de Setembro será anunciada a modernização do Monitor Parnaíba, que passará a operar em vez de um Jet Ranger, um Esquilo usado monoturbina, incrementando assim de forma espetacular, sua capacidade de combate e estabelecendo de vez o desequilíbrio no Atlântico Sul. Para a FAB, mais uns quatro Mirage 2000 bem usados, e para o EB, mais dois tiros de exercício para cada carro de combate…

Nunão

Pôxa, que perseguição ao pobre Paraíba, o coitado já foi modernizado, nem usa mais máquina a vapor de tripla expansão…

Nunão

Ops, faltou um “n”, no Parnaíba.

Além, é claro, de lembrar que o Parnaíba foi dar só um passeio pelo Atlântico Sul, voltando ao local para onde foi projetado, a bacia do Paraguai.

As três Type 23, incluindo preparação de pré-venda e manutenção e treinamento custaram 135 milhões de libras, ou 250 milhões de dólares, segundo o Defesanet.

McNamara

É verdade, Nunão, mas isso foi em 1936. Na época da guerra ele foi chamado a participar da escolta de comboios no Atlântico, e depois voltou para as águas da bacia do rio Paraguai. Me preocupa a estabilidade desse navio em águas oceânicas e o embarque de água em caso de mau tempo.

McNamara

É mais um capítulo da velha política de que precisamos ter um número mínimo de meios para treinamento e conhecimento. Na hora do conflito, alguém (Tio Sam) nos estenderá a mão generosa…Doce ilusão. É um grande Mico, um país continental adquirir quatro Seahawks. É uma lástima se contentar com quase nada.

edilson

O pior é que eu ainda terei que aguentar os aplausos de alguns a estas compra de oportunidade de sea hahk B, leiam bem B de B…. mesmo à este preço 195 milhões.
sim sou pessimista mesmo.
a mais dá pra reformar… isto casem coma dercí gonçalves e façam a lanternagem, dá até para concorrer ao miss universo…

edilson

agora é aguardar a doação de torpedos de exercício ai tá bonito.
4 sea hawk (soa bem,é em inglês) sem sonar de mergulho, sem armamento sem nada
mas pelo menos temo 4 SEA HAWK, já podemos defender a Amazônia azul, a verde, a amarela…
operando com o A-4 (ele mesmo) vamos fazer um estrago.

McNamara

Veja bem Edilson, se 23 A-4 ganharam duas bombas de exercício, quatro Seahawks vão ganhar uma generosa penca de bananas para fazer o peso de uma carga de profundidade…é só para exercício e parada naval mesmo!!!

edilson

onde escevi coma derci entendam, com a derci…
ou sei lá… hajam como lhes for mais favorável…
sim Macnamara apenas lembro lhe que a velha máxima dita a respeito dos porta aviões de que:
quem tem 1 não tem nada, quem tem dois tem 1, quem tem três tem 1…
na nossa marinha deve ser interpretada como
quem tem 1 não tem nada, quem tem 23 não tem nem 1… e assim por diante

moyses silva

esses helicópteros estão caros hein…. lembro de matérias que cotaram o cougar/super puma em pouco menos do que a metade disso. como é que essa compra se justifica, com a perspectiva de um acordo do ministério da defesa e helibrás?
não consigo entender essas coisas. são helicópteros atualizados em seus sistemas?
acho que deveria existir uma maior transparência nessas compras. é dinheiro público, não é dinheiro pra que alguns brinquem de “potência militar”.
abraços.

direto do fundo do mar

Como disseram qye eu sou um sonhador, rsrsrsrsrsrs

Para os que entendem um pouco de Marinha, os S-70B serão 0Km. Virão totalmente equipados para ASW e com capacidade também de……..
O preço não é caro não. Não se deve fazer as contas apenas dividindo por 4. Vcs não sabem o que tem dentro deste pacote, então…
Critiquem se quiserem, mas serão 4 + 4 e nem tudo é colocado no DOU.

Vou continuar sonhando amigos. hahahahahahahaha

Paulo Taubaté

Outro dia disseram que os Black Hawk ficariam com as operações mais especializadas, ASW, SAR, e os Cougar, com o transporte…. Parece que as coisas começam a tomar forma…Se for assim mesmo, blz…

Agora, “direto do fundo do mar”, poderia me ajudar a entender um ponto? Vc disse que os heli são 0 km. Ok. Mas o que significa lá pelas tantas do edital …”modernização do Sistema Sonar”.

Desde já, obrigado.

edilson

Há loucos para tudo meu caro. a questão não é se vale a pena dividir ou não por 4 a questão não é se a suit eletrônica vem completa. a questão é que 4 helicópteros, não são suficientes para cobrir nem a lagoa dos patos… agora se você acha que isto foi uma boa aquisição ok… é sua opinião. vejamos. quais aramementos virão no pacote? ou vamos usar .50 para atacar submarinos? quais sistemas de sonares vem ai? quais sistemas de comunicações? eu já aposto. a derci gonçalves vem com harpoon? creio que seu sonho possa se tornar um pesadelo… Read more »

edilson

pra mim este é mais um produto tabajara patonto…

Baschera

Os S-70B não serão usados nas escoltas. São para uso nos NDD’s e no Opalão. Quanto aos Us$50 milhões, ai está incluido um pacote não explicitado no DOU. O melhor é que são aparelhos novos, não compra de oportunidade e lembo que as encomendas do pentágono montam a quase 300 unidades, então conseguir 4 foi bom, até porque o tutu saiu da marinha e não do orçamento da união.
Foto do bicho :
http://www.airforce-technology.com/projects/seahawk/seahawk4.html
Sds.

direto do fundo do mar

Respondendo ao Paulo.

Os sonares serão os nossos do Bravo que são modernos e serão refitados nos EUA, voltando como 0Km.

Quanto aos outros comentários, cada um pensa o que quiser. Nada nunca está bom. Se não compramos falam mal, se compramos, falam mal também. Beira ao ridiculo isso, mas tudo bem.

Vamos criticar senão cai o Ibope do Blog.

RODRIGO

As críticas deveriam ser feitas à compra dos dois EMB190 que o Lulinha comprou pra passear com os cumpanheiro…!Agora,com os míseros recursos que a MB recebe,ela até faz muito,pois é tudo com recursos do próprio orçamento.Por isso pessoal,a MB faz o que pode e merece todo o nosso respeito…..!!!!

Marinheiro Popeye

Já sei o q vai acontecer: Vai haver uma megaultralicitação. Vão aparecer os mais diversos concorrentes (franceses, ingleses, italianos, russos, chineses…) Resultado final: compra de ocasião, o governo mudou de idéia, “racionalizou”,de forma holística-globalizada, as despesas, reengenharizou os setores operacionais e sistemáticos. Senhoras e senhores apresento-lhes, não as FREMM, mas os FRAM I (exatamente: ONE), com radares, sonares e sistemas de comunicações totalmente “merdenizados”, digo, modernizados. Aeronaves baseadas serão VANT, os “moderníssimos” DASH. Os canhões serão os “alma lisa” (de tão gastas) de 127 mm. Os mísseis ASROC (de 1ª geração) não serão utilizados pois titio Sam não deixa (são… Read more »

Santos

Por falar em licitação, estamos em JUNHO, cadê o resultado da licitação dos helicópteros de ataque da FAB, prometida para o início de Maio? Maio de que ano?
E o que houve com o projeto do substituto do Bandeirantes? A FAB não iria montar o CASA 212?

edilson

Não acho que a compra dos E-190 foi um erro. esta vem de acordo com as necessidades e se enquadra num programa de apoio a indústria nacional. depois, as aeronaves são do GTE-leia-se FAB, e não do governo ou MST, ou seja lá qual movimento de contra civilidade… portanto, estarão disponíveis as futuras autoridades sejam deste ou de futuros governos. saliento ainda a necessidade de se ter aeronaves seguras para o transporte de nossas das autoridades extrangeiras que venham a passar pelo nosso país. minha raiva com a aquisição do sea hawk está na falta de planejamento futura. É sem… Read more »

McNamara

Prezado Edilson, esse mesmo pessoal que compra quatro Seahawks num esforço orçamentário sobre-humano, consegue manter uns quatro Skyhawks do tempo do Epa em relativas condições de vôo, precisa receber bombas de exercício como doação, anda falando em submarino nuclear. O que você acha? Quantos SSN estaremos operando na próxima década???

André

Mauro,
Perfeito esse seu último comentário.

Yamamoto

Para criticar é preciso ter um mínimo de conhecimento sobre o que se dipõe a criticar. O S-70 SEAHAWK versão B nada mais é do que a designação de exportação da célula, exemplo: S70B-1 versão Armada Espanhola, S70B-2 Marinha Australiana, S70B-3 Marinha do Japão, S70B-6 Marinha da Grécia, S70B-7 Marinha da Tailândia. São aeronaves novas, de última geração e possuem de fábrica em configuração básica controle de vôos digitalizados AFCS com modo SAR (abertura sintética), 4 mostradores digitais multifunção MFD 6×8 pol, INS (sistema inercial de navegação), sistemas de comunicação HF& VHF/UHF seguros, SATCOM (comunicação via satélite), data link e… Read more »

McNamara

A munição do humorista é fornecida pelo próprio elemento ao qual a crítica é dirigida. Não confundir crítica através do humor com deboche. Ou alguém acha que quatro Seahawks é uma quantidade razoável para se criar um poder persuasivo capaz?

Fred

Mauro, não sei se posso ajudar muito. Mas lá vai A Aquisição dos S70B, segundo a carta de intenção americana, informa que é para substituição ou complemento aos sea king. Provavelmente serão baseados no A12. Eles são B porque são versões de exportação, apenas isso. Os S60 do exercito e da fab estão na amazônia, acho difícil o manutenção ser feita lá. Não há previsão de ampliação da fábrica da helibrás, a proposta é para uma fábrica nova, na verdade vão transplantar a planta inteira dos cougars da França para o Brasil. Obvio que a Helibras quer que esta fábrica… Read more »

konner

“…está difícil acompanhar os comentários …”
“…Apenas críticas, tiração de sarro …”
“…Nada de informações, apenas o deboche …”

Perfeito Mauro.

FEOL

Concordo com o Mauro, criticas construtivas são bem vindas, não sabemos dos bastidores, sei que as forças armadas estão tirando leite de pedra, é um milagre a compra de equipamentos novos, minimos que sejam. Não existe desperdício, são compras serias e lúcidas, por exemplo, descobriram há pouco tempo que parte do material fornecido a um porta aviões norte americano estava sendo contrabandeado e vendido para a força aérea do Irã, ou seja, um orçamento multimilionário sem controle, eu tiro o chapéu para o esforço feito, não só pela marinha mais por todas as forças armadas, que faz muito com o… Read more »

Nunão

Não vejo o problema que tantos vêem na chegada de apenas 4 Sea Hawk, dada a grande procura por eles e a linha de produção trabalhando a toda. O próximo passo lógico é, quando chegar a hora, outro(s) lote(s) substituir(em) o restante dos SH3, nada mais natural. O lado bom da notícia: até pouco tempo atrás, só se noticiavam baixas, reservas, desativações, intenções. Começam a aparecer aquisições, contratos e tudo o mais. Nem sonho com uma Marinha muito maior do que é hoje – acho que, mesmo com relativamente poucos meios, se eles forem novos / atualizados e com boa… Read more »