b52enimitz.jpg

Um bombardeiro B-52 Stratofortress é interceptado por dois caças F/A-18 Hornets, enquanto passa ao lado do navio-aeródromo USS Nimitz (CVN 68). O B-52 pertence ao 96th Expeditionary Bomb Squadron, desdobrado na Base Aérea de Andersen, em Guam, no Oceano Pacífico.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

É de fazer os Iranianos (por exemplo) saírem correndo……
Sds.

daniel

E depois o nosso grande JOBIM exige explicaçoes dos EUA sobre a quarta frota fazendo ameaças! iriamos repelir de forma rapida e decisiva como?
salves os nossos submarinistas, pelos nossos almirantes/marinha tem visao e estudam o assunto.

por que nao podemos ter um ministro da defesa que conheca da materia!

Diego

Deixando a parte política de fora…

Que bela foto!!

igor

Vai ver pq um NAE é um tanto exagerado para combater narcotraficantes.

Fábio Max

É o que eu chamaria de chumbo grosso! Kkkkkkk!

E ainda tem gente que diz que os EUA estão em declínio, que sua potência militar não é mais a mesma e que a Venezuela pode lhe fazer frente com os tacapes do Hugo Chaves.

Nimitz

Será que a Escola de Guerra Naval brasileira faz jogos pensando nesse tipo de oponente? o que poderíamos fazer?

André

Nimitz,
Poderíamos rezar, pra começar!!!

Bosco

Poderíamos nos render para poupar a vida de alguns compatriotas e o tempo dos americanos. E só! Mesmo os submarinos, que todo mundo diz (inclusive eu) que é a única arma que os americanos respeitam, talvez não obtivessem sucesso. Não podemos nos esquecer que a USN tem o maior número de submarinos de ataque do mundo com a função principal de caçar outros submarinos. Este negócio que um sub convencional afundou subs Los Angelis eu acho a maior lorota. Pra mim é manobra dispersiva americana pra jogar confete nos seus “colaboradores” do 3° mundo. Os USA já dispararam mais de… Read more »

Bosco

Correção: esqueci do colocar aspas na palavra afundou. O correto seria: “afundou” subs Los Angeles.
O “afundou” foi de mentirinha em simulação e operações conjuntas com forças brasileiras. É claro que sei que nunca afundamos um “Los Angeles”.

paulo costa

O que estes dois carregam ,que não vemos?

Beto

Se não me engano, pouco tempo F/A-18 foi Mod. padrão guerra eletrônica p substituir S-3, correto?

Douglas

Enquanto houver democracia por aqui e lá, não tenho medo deles. Agora se as instituições por aqui falharem, ou lá, estamos mal……

Douglas

Beto, correto. Os prowler vao pra reserva. vem ai um F-18 H.

Mauricio R.

O sucessor dos EA-6B Prowler, será o EF-18G Growler.

Mauricio R.

“Este negócio que um sub convencional afundou subs Los Angelis eu acho a maior lorota. Pra mim é manobra dispersiva americana pra jogar confete nos seus “colaboradores” do 3° mundo.”

É tal qual a “Top Gun”, tdo engajamento foi devidamente monitorado, a tripulação debrifada e mais outra biblioteca a respeito de submarino diesel-elétrico foi acrescentada em algum banco de dados.

Galante

Prezado Bosco, as coisas não são tão simples… seria bom você estudar um pouco de sonar e propagação de som na água, para saber que um submarino convencional pode sim pegar um submarino nuclear primeiro.
Isso acontece tanto, que a USN tem promovido exercícios contínuos com outras marinhas para desenvolver técnicas de detecção desses submarinos.

Os americanos são bons e têm os melhores equipamentos sim. Mas ainda existe um calcanhar de Aquiles que pode ser explorado.

Bosco

Galante, eu não duvido que isto possa acontecer e até que já tenha acontecido. Que pode, pode. Agora se é uma norma e acontece com freqüência aí é outra história. Eu sei do potencial do submarino convencional e dos AIP e sou um fervoroso defensor dos mesmos (principalmente dos diesel-elétricos para nossa marinha costeira). Acho que tem a melhor relação custo/benefício para nossa depauperada marinha. Mas não sou inocente e sei que é o melhor que “podemos ter” e não o “melhor que existe”. Precisávamos mesmo é de uns 15 submarinos nucleares de ataque, uns 3 porta-aviões, umas 18 escoltas… Read more »

Bosco

Quantos exercícios conjuntos com os americanos já participamos? Quais foram os resultados de todos? Se para eles estes tais exercícios conjuntos foram bons para completarem sua “biblioteca” acústica, formularem suas táticas e desenvolverem seus software de busca de submarinos convencionais em águas marrons e para nós? Foi bom para implementarmos nossa doutrina anti sub nuclear? A imprensa leiga só relata que “afundamos” um Los Angeles e metemos um torpedo em um super porta-aviões. Mas e quanto às nossas “perdas”? E quanto aos nossos problemas? Temos uma marinha empobrecida e com mais furos que um queijo suíço mas quando participamos dos… Read more »

cesar

Caro Bosco,

Sub c/ mísseis balísticos? Só se for c/ feijoada e caipirinha no lugar das MIRV…

Nimitz

Bosco, não é só a MB que já “afundou” SSNs americanos em exercícios. Isso é um fato comum, com todas as marinhas que têm submarinos convencionais, como o IKl209 e outros mais modernos e silenciosos. O problema é físico: um submarino nuclear é maior e faz mais barulho em águas rasas (ainda mais se navega em velocidade alta) do que um submarino convencional, navegando movido à baterias. A coisa muda de figura em águas profundas e quando o submarino convencional tem que esnorquear, acionando seus motores diesel, aí faz mais barulho que um SSN. Mas daí até ganhar uma guerra… Read more »

Republica

Perdem-me pela ignorancia mas porque um bombardeiro tão caro esta voando sobre o mar quando mais é seguro ir por terra?

Viva a Republica!!!

daniel

EU SEI QUE ALGUNS AVIOES B52 ESTAVAM SENDO USADOS PARA MISSAO ANTINAVIO.

Fernando-Canoas

Máquinas maravilhosas, mas olhando apenas pela idade, como a maioria dos críticos faz, são SUCATAS. O BOMBARDEIRO é da década de 50/60 e o NAVIO da década de 70…. portanto máquinas poderosas mas antigas. Claro que foram atualizadas, pois são fundamentais para a estratégia americana, mas repito: apenas pela idade, já estão cansados.

Marcos

Qtos bilhões de dólares são necessários para dar condições às FAs de enfrentarem o poder bélico norte americano? Com chances de sucesso, lógico.
Alguém pode responder? Não precisa ser exato.

Taer

Vale lembrar que nós tab já temos experiência em “afundar” submarinos! E olha que não foi em exercício simulado não!
Sds.

Taer

O nosso submarino Tonelero, classe Oberon, que estava atracado na ilha das cobras para reparos.
Sds

Marcos

O Tonelero, mas q feio foi aquilo!

Bosco

Os USA gastam por ano o equivalente a 70% do PIB brasileiro. É impossível enfrentar o poder bélico americano com sucesso em um futuro previsível. O máximo que poderíamos fazer face a um improvável conflito entre nosso país e os USA seria vendermos caro a nossa derrota infligindo-lhes perdas e dando tempo para o corpo diplomático brasileiro e a opinião pública americana e mundial agirem. A capacidade americana de projetar força é imensa. Suas forças armadas contam com cerca de 120 bombardeiros com alcance global (B2A, B1B, B52H), 11 porta-aviões com uns 800 caças F18, uns 4000 Tomahawks lançados por… Read more »

Marcos

Concordo com vc Bosco. Gostaria muito que tivessemos uma armada com poder dissuasório capaz de fazer o tio San pensar duas vezes antes de tomar uma atitude de força mas como vc mesmo afirmou isso é impossível então devemos nos contentar com uma força à nível regional e gastar os parcos recursos de que se dispõe, em saúde, educação e segurança sem deixar de investir em pesquisas científicas tanto na área cívil como militar dando melhores condições de vida ao povo como um todo. Também produzir aqui seus armamentos como forma de gerar empregos e divisas como já foi num… Read more »

leonardo santos

Imagina, b 52 carregado de bombas de profundidade…Q submarino é esse? Ñ tem calcanhar de aquiles, nobre sr.