mapa_georgia.gifA Rússia diz ter afundado neste domingo uma lancha lançadora de mísseis da Geórgia –o barco teria tentado atacar um dos navios russos. Caso confirmado, o episódio pode marcar uma séria escalada da violência entre Rússia e Geórgia, em conflitos na Ossétia do Sul.O Ministério de Assuntos Exteriores da Geórgia entregou hoje à Embaixada da Rússia uma nota na qual anuncia o fim, a partir de hoje, das operações militares, mas Moscou não está convencido disso e afirma que essas prosseguem na região. Entenda as causas do conflito.
Arte/Folha Online

“As lanchas de mísseis georgianas em duas ocasiões tentaram atacar os navios de guerra russos”, explicou à agência oficial russa Itar-Tass um porta-voz oficial da Marinha da Rússia.

Os navios russos responderam abrindo fogo e como resultado “uma das lanchas que atacavam foi afundada”, afirmou. Não há informações sobre vítimas ou o local exato do confronto.

O subchefe do Estado-Maior da Rússia, general Anatoli Nagovitsin, havia afirmado neste domingo que a frota não participa das hostilidades e também não mantém um bloqueio naval à Geórgia.

Para a parte georgiana, no entanto, a mera presença de navios russos frente às costas da separatista Abkházia já é uma violação de suas águas territoriais no Mar Negro.

Dois dos navios russos que haviam sido enviados a águas territoriais da Geórgia voltaram à Rússia neste domingo e ancoraram no porto de Novorosisk, segundo o governo russo. A Ucrânia havia ameaçado proibir a volta dos navios da frota russa envolvidos no conflito pelo mar Negro.

Tropas da Rússia tomaram a maior parte da capital da Ossétia do Sul hoje. O país intensificou seu bombardeio contra as regiões separatistas e navios de guerra impuseram um bloqueio naval para impedir a entrada de armas e de outros meios militares na Geórgia durante o conflito.

A situação parece repetir a proposta de cessar-fogo imediato feita ontem por Saakashvili várias vezes e sobre a qual repercutiram todos os canais de televisão e agências locais e internacionais, mas que nem a presidência nem os Ministérios de Exteriores e da Defesa da Rússia chegaram a receber “por canais oficiais”.

Fonte: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

Ato ao estilo “USA” mas e a OTAN a georgia é mebro dela não deveriam estar no minimo fazendo pressão ou tentando fazer pressão sobre a russia?
E que navios a Russia pode ter usado nessas operações seriam os Slava?
Saudações

Raphael

A Georgia (estado no estados unidos) faz parte da OTAN, mais o pais nao faz.

Da onde voce tirou que a Georgia eh membro da OTAN?

König

Fiz confusão aqui ao ler sobre tropas no iraque da Georgia mas nem havia prestado atenção que a OTAN interviu foi é no Ageanistão e não no Iraque.
Obrigado por ter chamado minha atenção em relação a isso.
Saudações

Moriah

Agora de noite, vi na tv que a Ucrania posicionou navios na area da Georgia tb, mas que pode impedir a volta de navios russos de volta para a Criméia onde fica a base russa no mar negro.

Nunão

Ih, afundaram a Jeune École dos Georgeanos… Só restou ao Saakashvili bradar: “quem foi o FDP que afundou meu FPB!”

José da Silva

Boa Nunão !

Essa valeu pela noite.

Meirelles

Bom,talvez conseguiram ao menos afundar uma lancha. Numca vi tanto despreparo e falta de profissionalismo juntos.Segundo fontes, os ataque aéreos foram poucos eficientes do ponto de vista tático militar,foram eficazes apenas para aterrorizar a populaçáo,até parece cena da 2º guerra,com aviões lançando bombas burras sobre civis.Um exemplo disso: uma equipe de repórters ocidentais foram atacados por aviões Su-25 enquanto os fimavam,mas nenhum dos quatro foguetes lançados acertaram eles;aviões russos bombardearam uma base aérea,vária bombas lançadas com o objetivo de danificar a pista de pouso,mas não conseguiram.Até uns novatos aqui com super-tucanos armados com foguetes/bombas anti-pista conseguiriam fazer isto.A força aerea… Read more »

McNamara

A Geórgia QUER SER da OTAN, por motivos óbvios. Com o vizinho Urso que tem, e provícias com fortes tendências separatistas, nada melhor que um contingente OTAN chegando de repente, a bordo de elegantes C-17, com farto material de combate estado da arte e SUPER TREINADAS tropas alemãs, norte americanas, inglesas, polonesas… etc. para defender sua integridade territorial. Em contrapartida, ao chamado do Tio Sam, enviar umas dúzias de soldados para onde for preciso, para servir de bucha ade canhão.

Jonas Rafael

A Geórgia está pleiteando uma cadeira na OTAN. Na verdade, esse ataque deles na Ossétia foi só a desculpa que os russos estavam procurando. Isso tudo é parte de uma queda de braço política que está em jogo há muito tempo. Tio Sam só quer saber de anexar mais ex-repúblicas soviéticas à sua OTAN. Pra que eu me pergunto? Isso parece uma guerra fria só que sem inavsões. Um estado agressivo reinvindicando a entrada na OTAN é munição pra reinvindicar um aumento no gasto com defesa. A começar pela retomada do plano de criação de uma outra base marítima no… Read more »

paulo

A Geórgia não é da Otan, mas a Europa quer a “quer” na Otan por causa de Nabuco (oleoduto futuro que os europeus querem construir para minimizar sua dependência do óleo russo e que passará pela…Geórgia). Era esperado até um envolvimento americano, nos moldes da crise Sérvia/Kosovo, mas os tempos são outros, naquela época o urso estava banguela e os americanos “na boa”, hoje tem Iraque e o urso já comprou dentadura nova…. Os russos não estão atacando a Geógia pela Ossétia, eles querem é a Geórgia “de novo”, o que acabará com as pretensões euroéias de indenpendência em hidrocarbonetos.… Read more »

konner

A continuação da ofensiva russa contra a Geórgia, já ultrapassou a questão da Ossétia do Sul ou da Abkazia. A ação russa está relacionada acima de tudo com a colocação dos mísseis defensivos por parte dos Estados Unidos nas proximidades das fronteiras da Rússia. Os sistema defensivo norte-americano, reduz dramaticamente a eficiência dos sistemas de mísseis nucleares russos e a Rússia avisou há dias atrás, que responderia de várias formas à instalação daquelas armas nas proximidades das suas fronteiras. Acredito ter inplícito nesta dura resposta militar dos russos, um aviso aos vizinhos de frontera quanto a ceder as intenções norte… Read more »

konner

O comentário do Sr. Paulo a meu ver, também é adequado.

König

Os Ucranianos não querem receber os navios para evitarem entrarem de “gaiato” nisso tudo e querem aseguar sua neutralidade.
Meirelles
Mas isso que você falou não é exclusividade dos Russos no iraque por exemplo ouve casos até piores o mesmo do Afeganistão.

Esses eventos deviam servir de exemplo a nos… Sem armas e sem quem nos defender estamos lascados…
Saudações

andre de poa

Ao que tudo indica existe um descompasso entre o que a industria militar de ponta Russa tem a oferecer e o desempenho e uso destas tecnologias em campo pelas forças militares daquele pais. Nos tempos da guerra da Georgia se comentava isso, como os georgianos mal equipados estavam causando tantas baixas no lado russo. Teóricamente a aviação e a marinha russa poderiam simplesmente anular a capacidade georgiana mas os poucos videos que chegam pela internet é uma festa de bombas burras lançadas a baixa altitude (não eram incendiarias) de aviões de segunda linha como ja comentou o sr Meirelles e… Read more »

Marcelo Ostra

De um branco, os Gergicos te m que tipo de FPB ?

Osa, Sershen, Tarantul, Pauk ?

MO

konner

Sr. ‘andre de poa’,

A filosofia russa caracteriza-se pelo PRAGMATISMO.

Dentro deste conceito,[pragmático], não é razoavel uzar um ‘sabre de luz’ para desferir um golpe, quando teriamos o mesmo resultado com uma ‘espada de bronze’.

konner

digo, usar

andre de poa

Sr Konner concordo 100 por cento com o conceito mas tenho minhas dúvidas sobre se é isto mesmo que ocorre por lá. Creio que as forças russas que até a poucos anos não tinha dinheiro nem pro combustivel deve ter uma disparidade em termos de qualidade entre as varias forças militares e quanto ao 58 exercito russo eu não sei maiores detalhes. mas é apenas minha opinião quem tiver mais conteúdo que nos participe por favor. A titulo de curiosidade para todos segue abaixo imagem da base naval georgiana de Poti. http://img98.imageshack.us/img98/13/georgiabase1zn4.jpg . Agora no link abaixo mostra dois possiveis… Read more »

Yamamoto

Bom como de costume ca estou eu defendendo os Russos. Ora senhores, crueldade e indiferença com relação ao inimigo por parte de tropas russas não são novidade nenhuma, aliás, fato comprovado desde o Tzar Pedro “O Grande” até as campanhas pós-soviéticas da Chechênia e Daguestão entre 1994/2002 onde as forças russas se comportáram como um verdadeiro exérctio de bárbaros, devastando tudo que encontrávam pela frente e usando até mesmo mísses balísticos táticos Scarab/Totchka e aviação de bombardeiro pesado como os T-22M3 Backfire (antigos? o amigo parece ter se confundido já que os Tu-22M3 mais antigos em operação são de 1982,… Read more »

andre de poa

Caro sr Yamamoto postei um comentario no qual tambem supunha que o barco afundado era a la combattante. Mas o comentario ainda não foi liberado pela rotina de moderação. No mais concordo com toda a explanação de vossa autoria.

Pedro Rocha

Olá senhores! Estou buscando mais informações sobre como a marinha russa afundou esse navio, porém ainda não consegui nada. Suponho, sem certeza, que utilizaram os novos mísseis hipersônicos, pois os navios georgianos possuem canhões e mísseis para defesa de ponto. Se foi o quê aconteceu ficará claro que os hipersônicos são indefensáveis. Tenho uma grande admiração pelo Indo-russo Brahmos. Um míssil que o Brasil deveria acompanhar. Quanto às imagens que tem chegado, temos que analisar a propaganda que existe por trás dessas imagens. Sem entrar nos campos políticos e econômicos, ficando somente no militar, a Rússia está massacrando. Não existe… Read more »

Marcelo Ostra

Acredito sim ,para aquela região e a Marinha da Georgia as Nanuchka já são de bom tamanho, desde que não se pretenda bombardear terra

Valeu Yamamoto

MO

manoelsadic@hotmail.com

A Russia não tinha motivos para invadir ou atacar a Georgia. Podia simplesmente esperar como findaria o desfecho da incurção Georgiana em Tíbilis; posso afirmar que não querem uma guerra, com ninguem… fizeram esse ataque, porque sabem que não vai dar em nada. Seria muito,e bastante perigoso! se Ela esperasse pra ver… “Como quem sabe onde vai:” a Georgia espetou o tigre com uma vara bem comprida, e este vai sem muita fome atraz de sua presa para enchota-la mais pra bem loge… esse contigente de soldados e tanque russo, não é nada mais que bois pra piranha; como se… Read more »

João das Botas

A jeune école fez água e amarelou, infelizmente para os tripulantes georgianos. Não adianta, “misseleiras”, fora de águas muito restritas, só contra outras “misseleiras”,como em LATÁKIA.

Jonas Rafael

Segundo o que li por aí, um dos aviões derrubados era um Tu-22 “Blinder”. Bota velharia nisso! Nem imaginava que ainda usavam essas relíquias. Quanto ao lance da defesa de ponto das embarcações georgianas, não creio que por si só um sistema desses garanta imunidade contra mísseis guiados. Ainda mais se os caras ficam comendo mosca. Vide o caso da INS Hanit israelense.

Meirelles

Engraçado,o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush criticou os Russos pelo o que ele considera uma ofensiva militar “desproporcional” contra a Geórgia,como se as guerras do Iraque/Afeganistão fossem “bem”
proporcional.

Bosco

Eu particularmente acho o material bélico de procedência russa de qualidade sofrível com honrosas exceções (AK47, RPG7, R73, etc) Não acredito nesta de mísseis supersônicos indefensáveis que põem à pique toda a frota americana antes dela disparar um tiro, torpedos supercavitantes que partem superporta-aviões ao meio, mísseis ICBM com VRs manobráveis imunes ao escudo anti-míssil e armas fantásticas de qualquer natureza. Acho que os tempos do comunismo ainda deixou marcas indeléveis na personalidade de suas autoridades militares e eles são como alguns dos nossos dirigentes políticos. Verdadeiros cascateiros. Agora, que ao contrário dos americanos eles botam pra lascar e não… Read more »

Yamamoto

Os Tu-22 Blinder NÃO estão mais na ativa desde 1994! (são apenas 14 anos desativados!) e a Geórgia na realidade não abateu nada até agora que pudesse ser oficialemente comprovado. Só retórica.

konner

A TV da Geórgia mostrou imagens do bombardeiro supersônico russo Tupolev Tu-22M3 que foi abatido quando realizava uma missão de reconhecimento sobre a Geórgia.

konner

Até o momento, as perdas da Força Aérea da Rússia no conflito com a Geórgia parecem ter sido de quatro aeronaves – embora a Geórgia reivindique 10 aparelhos inimigos abatidos. Estas perdas russas teriam sido três jatos de ataque táticos Sukhoi Su-25, e um bombardeiro supersônico Tupolev Tu-22M3 (que foi abatido durante missão de reconhecimento sobre a Geórgia). Foi divulgada a foto do piloto do Tu-22M3, que teria sobrevivido e foi capturado, sendo levado para um hospital georgiano. Seu nome seria coronel Igor Zinov, um veterano de 50 anos que era instrutor de Tu-22M3 no Centro de Testes de Vôo… Read more »

konner

Segundo o Coronel-general Anatoly Nagovitsyn, vice-chefe do Estado-Maior russo até o momento, as perdas russas teriam sido de 18 militares mortos e 52 feridos.

Segundo o comando russo, cerca de 2.000 civis sul-ossetianos também teriam sido mortos pelas tropas georgianas; além de mais de 34.000 refugiados terem cruzado a fronteira, para o território russo, em busca de segurança.

Já as autoridades da Geórgia estimam as perdas das forças georgianas em 150 mortos, “com centenas de feridos”.

Baschera

A notícia ainda é duvidosa, mas os russos afirmam ter afundado a corveta lança-mísseis “Tbilisi” da marinha georgiana. Foto da bichana : https://bp2.blogger.com/_SV2T3EOrO8w/SDhCKHHAv_I/AAAAAAAAACk/ZsPIZ24m9io/s1600-h/tbilisi.jpg A marinha georgiana tem dimensões modestas, mesmo para a extensão de costa do país e efetivamente tem como unidades mais notáveis duas “corvetas lança-mísseis”, o Tbilisi e o Dioskuria. O resto dos navios combatentes é composta por pequenos patrulhas, armados com canhões, que não se enquadram nesta tipologia de “lança-mísseis”. Segundo uma fonte iraniana, as forças russas envolvidas teriam pertencido à 41ª Brigada de Navios Lança-mísseis composta pelos navios: 966 Missile Boat R-44 Matka Mod 1978 955… Read more »

Ronaldo

bombas inteligentes, isso foi para a Midia e o mundo
ver. foram bombas devastadoras , incendiarias, fragmentação, perfurantes, balas de uranio, jogadas sobre bagda e vilas inteiras em faluja. e outras cidades insurgentes.
nem casamento com tiro pro alto (como é o costume) escapou de bombardeiros.

andre de poa

Como o Sr Baschera postou a foto da Tbilisi, contribuo com a foto da
Dioskuria e sua (quem sabe) finada tripulação:
link:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d8/Dioskuria.jpg
http://militaryphotos.net/forums/attachment.php?attachmentid=41352&d=1200860759

Yamamoto

Opa confesso que não sabia nem tinha conhecimento das fotos do Tu-22M3 Backfire abatido. Estava me baseando nas informações do PRAVDA ONLINE que obviamente não mostraram nada disso por motivos óbvios. Eta blog bom! Abraço à todos.

Yamamoto

Baschera, pelo que li a Tblisi teria sido afundada por um SS-N-6 Siren, por este motivo conclui que só poderiam ser duas classes de navios operacionais na Frota do Mar Negro, ou seja, as Nanutchka ou Tarantul, mas vamos esperar nos próximos dias/meses a confirmação real das perdas de ambos os lados.

Flavio

Depois de um longo tempo volto a escrever. Estou passando um tempo a trabalho na Alemanha. Foi comentado acima como pouco provável o afundamento de um navio de médio porte por canhoes de médio e pequeno porte. Assisti no sábado passado a um documentário de um exercício feito pela Marinha Canadense, onde a cereja do bolo seria o afundamento de uma antiga fragata. No exercício havia contra-torpedeiros e fragatas (umas 6 ao todo), apoio aéreo feito pelos CF-18 da Forca Aérea e tudo acompanhado de perto por um sub nuclear americano. Durante o exercício, foram feitas várias simulacoes de combate… Read more »

trackback

[…] A FPB Tbilisi classe “Matka” (Project 206MP), da Marinha da Geórgia, atingida pelas forças russas. […]

Roberval

Desculpem os criticos da iniciativa russa, mas creio que desta vez os russos agirtam de acordo com o que a situação exigia, criticam os russo por terem bobardeado cidades georgianas que estão fora das zona de conflito na Ossetia do Sui, mas o ataque da OTAN Servia foi muito mais intenso e perdurou porlongos 78 dias, ou seja, a OTAN com uma coalização de forças para impor a vontade americana pode efetuar ataques maciços contra uma população indefesa, que isso e democracia, agora os russos não podem atacar bases e aeroportos inimigos que isso e autoritarismo, deixemos de hipocrisia, o… Read more »