Democracia: o submarino nuclear venceu

18

maquete_submarino_nuclear-brasileiro.jpg

Encerramos hoje a primeira enquete do Poder Naval que teve início no dia 24/8, com a seguinte pergunta: “Qual deveria ser a prioridade de investimentos da MB?”
Do total de 572 votos de leitores do Poder Naval, 217 foram para o submarino nuclear nacional, 99 para submarinos convencionais com AIP, 98 para novas escoltas de 6.000t, 57 para o navio-aeródromo São Paulo e seus A-4, 61 para navios-patrulha com mísseis e 40 para mais Barrosos.
Agora demos início a outra enquete sobre a futura escolta de 6.000t da MB. Leia os textos que foram publicados sobre cada classe candidata e vote na sua preferida!

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

572 votos? Muito bom, hein…

Vendo o título da matéria, lembrei de um freqüentador daqui: “Viva a Democracia!” E a República também. E o Império, por que não.

Óbvio que já votei nas minhas queridas novas Zescoltas.

Mauricio R.

A opção correta dasta enquete, deveria ser pela plena capacidade da MB em defender as aguas jurisdicionais brasileiras!!!
Aí sim, depois poderia-se pensar em submarino nuclear.

Bosco

Quando (se) o submarino nuclear brasileiro for ao mar muitos que votaram nele já terão partido ao encontro do Todo Poderoso e poderão pedir a Ele que proteja seus tripulantes e a todos nós.
Amém!

Marcelo

Venceu o que? As decisóes de uma simples enquete aqui serão levadas a Brasilia? rsrsrsrsrs, é piada né?

Bosco

Se forem levar o resultado da enquete para o Ministro Jobim quero que fique registrado em ata que fui contra.

Galante

Isso mesmo, é uma piada! As enquetes são apenas brincadeiras pra gente ter uma idéia das opiniões de uma parcela dos leitores do BlogNaval. Não temos nenhuma pretensão com elas.

LeoPaiva

Não votei no sub, acho que temos muitas prioridades antes dele, entretanto não sou contra o seu desenvolvimento e espero que ele não sugue tanto os poucos recursos destinados à força.

Quanto a ele se tornar o “Kursk brasileiro”, vamos torcer que não aconteça.

McNamara

Votei no SSN devido ao estágio de desenvolvimento, mas sinceramente, não o vejo operacional nos próximos vinte anos. Quando o estiver, vão alegar que é apenas um protótipo para ensaios, com limitações operacionais elevadas.

Marcílio Dias

A maioria não tem noção da complexidade que é construir um submarino nuclear. Até a Inglaterra está sofrendo com a falta de profissionais para construir seus submarinos e dizem que a “Astute” será a última classe de SSN de construção inglesa e que as próximas serão construídas por estaleiros americanos. O casco que a MB pretende comprar dos franceses não tem a boca necessária para instalar o reator do SNA nacional, portanto a compra do Scorpéne será uma enganação, assim como foi a IKL209, que prometia nos ensinar a construir nossos próprios submarinos, o que não aconteceu, já que estamos… Read more »

Alfred Tayer Mahan

HUMPF… Esse submarino nuclear será tão útil quanto um encouraçado com canhões de 16 polegadas. Ficará mais tempo no porto, aberto à visitação pública. A propósito, o Poder Naval sabe qual seria a doutrina operacional do Comando de Submarinos da Esquadra para o submarino solitário? Seria baseado nas experiências americanas com o USS Skate?

Gostaria de sugerir um enquete bem humorado: Qual seria o nome ideal – na opinião dos internautas do Poder Naval – para o batismo desse submarino?

gaitero

Mas que o poder de dissuasão de um sub nuclear é maior que navios patrulha a isto é ^^
Bom Marcílio Dias, nos sabemso da complexidade, até porque estamos a 30 anos, é claro com probemas de verba, mas são 30 anos e poca coisa foi feita, mas a Inglaterra não terá a França orientando terá?

Marcelo

Ok Galante, pensei que aqui era um site sério, que aqui não rolava piadas. Se vcs do site estão a fim de brincar, tudo bem, vou procurar um lugar mais sério para tentar enviar idéias. Grande abraço, boa sorte com a brincadeira!

Jonas Rafael

Não acho que o pessoal da Marinha seja ingênuo a este ponto (colocar um reator num casco de Scorpéne). Esta negociação toda com certeza envolve algo mais. Ou a compra combinada “na surdina” de um casco próprio (Rubis-Amethyste) ou a colaboração pra criar um novo a partir do Scorpéne. Também não acho que o projeto do IKL-209 tenha sido uma enganação. Ele levou à capacitação do pessoal da Marinha, que agora, no novo projeto ], não vai ter que sair do zero. Além de tudo, o Scorpéne segundo consta é um submarino mais apropriado para uso em alto-mar do que… Read more »

Bosco

Marcílio Dias, concordo plenamente com suas ponderações. Venho falando isto incansavelmente à tempos, mas o otimismo dos colegas do blog é algo invejável. Eu sou um homem de pouca fé e acho que os recursos tinham que ser investidos em coisas palpáveis e possíveis. O reator não é nem 10% de um submarino e ainda está sendo desenvolvido. E os outros 90? Se é para termos 1 reator montado em um casco fabricado fora e recheado de equipamento crítico de navegação, comunicação, sensores, controle de armas, armamento, etc, importados, melhor comprar os bons e velhos subs convencionais já prontinhos. Volto… Read more »

McNamara

O SSN nacional será sim, um devorador eterno dos escassos recursos da MB, estará operacional daqui a quem sabe vinte anos, defasado tecnologicamente, ultrapassado em discrição, pobre em armamento, e ainda assim, será defendido por alguns em prol do desenvolvimento tecnológico… Eu sou um desses. Ainda acredito no país.

Bosco

Então que esta aventura tecnológica (e como tal pode ter final feliz ou não) seja financiada com recursos destinados ao fomento da ciência, da tecnologia e da indústria, e não com verbas destinadas à aquisição de material para a defesa.

KURITA

Qdo esse sub nuclear ficar pronto como disse o amigo Bosco , muitos de nós estaremos ao lado do Senhor ou ter reencarnado na forma de menino ou menina rss

JSilva

SSN devorador de recursos.

Um amigo nosso, la do fundo do poço da Lista Naval em 1999/2000 já havia cantado a esse bola. Era outro navio, e muitos de nós nao a principio nao concordamos porque naquele momento o nosso ego brasileiro estava no maximo.

Ah, o nome do navio: NAe São Paulo – A 12 e seus A-4