hmcs-ville-de-quebec-wfp.jpg

A fragata canadense da classe “Halifax” HMCS Ville de Quebec começou no mês passado sua missão de escolta ao World Food Programme (WFP).
Os carregamentos do WFP tem como objetivo ajudar 2,4 milhões de Somalis que dependem de ajuda externa para alimentação, 90% da qual chega pelo mar. O fluxo de ajuda para a Somália é ameaçado por piratas que atuam próximos da costa e, de acordo com o International Maritime Bureau, os piratas já atacaram 24 navios este ano e 31 navios no ano passado.
O WFP entregou 112.500t de comida escoltados por navios de guerra da Dinamarca, França e Holanda, entre novembro de 2007 e junho de 2008.

hmcs-ville-de-quebec-wfp-a.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Olha o Bofors 57mm Mk2 aí. E ampliando as fotos, dá pra ver a instalação dos Sea Sparrow de lançamento vertical, ao lado da chaminé. Apesar de não ficar bonito, é uma instalação aparentemente simples e funcional. Aliás, o mesmo se pode dizer da classe. Não é muito bonita, mas parece bem funcional, com o casco projetado para as duras condições do “Norte do Atlântico Norte”.

Claudio

Nunão, concordo com vc navio de guerra ñ precisa ser bonito. Tem q. ser funcional

Nunão

Ah, mas também não são assim feias, né? A funcionalidade é uma beleza em si, eu acho, assim como a simplicidade, o jeito de projetar sem complicar (pelo menos externamente). Melhor ainda se for que nem as Zeven, que parecem funcionais mesmo sendo belas (olha eu de novo defendendo as Zeven…) Ou os KDX-II, que não são nem prêmio de originalidade nem de beleza, mas têm uma funcionalidade visível em linhas harmoniosas.

[…] governo canadense decidiu pela modernização das 12 fragatas Classe Halifax, recentemente mostradas aqui neste BLOG. Os trabalhos deverão ser iniciados em 2010 na HMCS […]

[…] mercantes, foram atacados ao largo da costa de 3.700km  da Somália, nos últimos anos, apesar da presença de navios de guerra ocidentais destacados na região, para a luta contra o terrorismo. Os piratas atacam os navios com lanchas, armados com fuzis e […]