Mangabeira Unger espera críticas ao Plano Nacional de Defesa

39
Brasília – O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, afirmou hoje (7), logo depois do desfile de 7 de Setembro, que o Plano Nacional de Defesa, que teve seu lançamento adiado, vai “ser atacado” quando for lançado. “Vão acusá-lo de ser um desperdício de dinheiro e um instrumento de corrida armamentista”, disse Mangabeira.
No entanto, o ministro defendeu que as críticas serão uma forma de começar um debate nacional sobre o novo plano, que deveria ter sido lançado hoje pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
De acordo com Mangabeira Unger, ele não foi lançado hoje porque a data coincidiu com a visita da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e também porque a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve cheia nos últimos dias. “Ele [Lula] quer aproveitar para ter uma última discussão e fazer alguns últimos ajustes”, disse o ministro.
Mangabeira explicou que o plano está organizado em três grandes vertentes: “A reconfiguração, a reorientação e o equipamento das Forças Armadas, a reconstrução da indústria nacional de defesa e a própria composição das Forças Armadas, inclusive a evolução do serviço militar obrigatório”.
Ele disse que há um consenso entre as lideranças de que o serviço militar obrigatório deve ser mantido e aprofundado,  pois “num país tão desigual como o nosso [o serviço obrigatório] é um nivelador republicano, um espaço no qual a nação pode se encontrar acima das classes”.
Perguntado se a Marinha vai receber reforço para cuidar do pré-sal, o ministro se limitou a dizer que “a estratégia nacional de defesa não é uma resposta conjuntural a problemas conjunturais”.
Sobre a possibilidade de as Forças Armadas serem utilizadas para a manutenção da lei e da ordem, ele disse que isso é parte da missão constitucional do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. “E nós abordamos no conjunto da estratégia de defesa a necessidade de regulamentar com mais precisão esse mandato constitucional.” O objetivo, segundo ele, é não permitir que a tarefa das Forças Armadas se confunda com a da polícia. “Força Armada não é polícia, ela existe para defender o Brasil”.

FONTE: Agência Brasil

NOTA DO BLOG: Quem já acompanha os assuntos de Defesa no Brasil há anos, sabia que não podíamos esperar muito deste 7 de setembro. Chegou o dia, e mais uma vez adiou-se a questão, por outras coisas mais importantes. Sobre a frase do Ministro Mangabeira “a estratégia nacional de defesa não é uma resposta conjuntural a problemas conjunturais”, podemos concluir então que os recursos dos royalties contingenciados que pertencem à Marinha não serão liberados?
Como pensaremos uma estratégia nacional de defesa se a lição de casa não é feita pelo Governo, que é justamente liberar o dinheiro para manter um nível de aprestamento MÍNIMO às Forças?
Uma Estratégia Nacional de Defesa não poderá ser construída sobre ruínas, nem começar do zero. Mas se a classe política desse país continuar a tratar as Forças Armadas como assunto secundário, nem ruínas teremos para servir de base.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao

Como sempre,a maravilha de “governo” que temos,decepcionou. Isso ja nao e nenhuma surpresa. E so papo furado,como sempre. So falam e planejam grandes coisas para daqui a 50 anos. Assim como o falecido FX,o sub nuclear que daqui a 100 anos vai sair,e o grande projeto da Barroso,que levou 14 anos! Isso foi a ultima gota! So vou acreditar em “modernizacao” das FAAS quando o Brasil abra uma base em Marte. Temos por uma injusta tradicao governos de babacas,incompetentes,ladroes e traidores. Assim,nem com paciencia de jesuita.

Douglas

Eu tenho muita esperança que os investimentos esperados se confirmem. Sou crítico de primeira hora do governo atual, pois vejo que o Brasil não avançou em nada. Saúde, educação, segurança pública, competência e transparência administrativa, controle de gastos, respeito ao dinheiro do cidadão pagador de impostos. Em nada o governo procurou avançar. Seu mérito foi dar continuidade à política macroeconômica do governo anterior que associada a um ciclo de crecimento mundial, deu resultado. Amadurecemos como nação neste aspecto. A simples eliminação do risco “sucessão de poder” fez o Brasil avançar décadas. Tenho esperança que o governo atual avance ao menos… Read more »

Douglas

Só uma crítica hoje. Mais uma vez Lulla veio à TV com o manjado “nunca antes na história dessa país”….. “viva o pré sal”……. além da corrupção, esse tipo de declaração é que torra a paciência de qualquer um que paga imposto neste país. Forte abraço a todos.

Adler Medrado

Quem sabe no dia em que formos pegos de surpresa, o governo, bem como a maioria dos cidadãos vejam a real necessidade de termos forças armadas decentes?

Todos aqui sabemos que a história pode mudar do dia para a noite. O quadro pode mudar em questão de pouco de pouco tempo. Infelizmente, acho que só assim iremos levar a defesa a sério e será tarde demais.

Galante

Adler, já fomos pegos de surpresa na I Guerra, na II Guerra, na quase Guerra da Lagosta e nada mudou…

Rodrigo Rauta

Foi adiada pra qnd?
Sabe de uma coisa, acho bom a gente não esperar muito desse PND. Esse governo , assim como os outros, sempre coloca lenha na fogueira,mas é so. Não me espantarei se anunciarem algum “moderno” escolta europeu que esta dando baixa em sua respectiva marinha…é sempre assim….

Galante

Alguém prestou atenção ao rosto dos soldados no desfile de hoje? nas imagens que vi, foram rostos de desânimo, sem garra, sem orgulho… tá feia a coisa.

JP

Concordo com o Unger… oq vai ter de gente metendo pau no P.N.D não vai ser bricandeira… e vão usar aqueles argumentos sem sentido do tipo ” o brasil eh um país pacífico, pra q gastar tanto?” ou “esse dinheiro poderia ser gasto em outras areas…”, etc e etc.

ps.:
@Rodrigo Rauta: 9 de setembro
@Douglas: não pude deixar de comentar… vc viaja na maionese de vez em quando.

Douglas

Galante,
Para os homens honestos a situação é ruim. O país é dos “espertos”.
Bom, vamos tocar, a esperança é a última que morre.

Douglas

JP,
Não, não.
Pago imposto, não dá pra viajar… Não sobra nada. rsrsrsrs

PS: O que eu disse é real.
Forte abraço.
Boa noite.

André

Também acho isso e não é de hoje, Galante.
Sempre acompanhei os desfiles na TV, uma vez estive em plena Av. Presidente Vargas para ver ao vivo, e acho que a cada ano eles são mais sem graça. Os militares nem parecem marchar, parecem mesmo é estar se arrastando, de saco cheio, o que é até compreensível em face da conjuntura das FA´s. Vamos torcer para que Lula considere reequipar militamente o Brasil como sendo um dos aspectos das “dívidas históricas” que ele pretende resgatar, notadamente após esse assunto já chato da tal da camada do pré-sal.

Leo

Se alguém está pensado que isto aqui vais se tornar um país sério, acho que vai ficar frustrado.

So vejo uma chance de as FFAA conseguirem se reequipar. Tem que ter um verdadeiro “trem da alegria” em comissões para a turma de Brasília.

Caso contrário esqueçam…Esta aí o M-2000C. Só foi comprado para pagar a dívida e campanha do Lula com a Dassault. Caso contrário ainda estaríamos a míngua.

Leo

JP

@Douglas.. abraços e boa noite, meu caro.

CorsarioDF

É ficamos a “VER NAVIOS”!!!

McNamara

Bem, também vou adiar a exposição da minha ira. Tudo se adia…
Na semana que vem eles vão anunciar a compra de um radarzinho FURUNO, para incrementar a capacidade de combate do Parnaíba e deixá-lo adequado a enfrentar as ameaças estrangeiras às nossas plataformas de petróleo, incluindo as novas descobertas do pré-sal.

TENENTE

È sempre a mesma coisa,desde a guerra do Paraguai.(vide “Maldita Guerra” e “Gen. Osorio”, F.Doratioto) A politicagem sempre em primeiro lugar!!!

Robson Bandeira

Amigos, e voçês acreditaram? um governante que fala que o pré-sal vai resolver os problemas da educação como se não houvese orçamento para isso, infelizmente tenho de adimitir que esta Nação não é séria.Mais uma vez vou aguardar prá ver, obs:Já faz tempo que estou esperando e estou começando a ficar de saco cheio desta historia, saudações aos homens de Bem.Viva a independêcia…

Bosco

A “Defesa Nacional” vai continuar ficando na mão de milhares de meninos de 17 anos, imberbes, filhos das famílias de baixa renda, portando fuzis de 40 anos, com “soldo” de 300 reais por mês.
Nada de fragatas, submarino nuclear (que eu nunca acreditei, vale salientar veementemente), F-X2 (com certeza serão mais 1 dúzia de Mirage 2000 armados com R530D), tropas profissionais, etc.
E queremos ser uma potência mundial, respeitado dentro da comunidade das nações, com assento no CS da ONU e reivindicamos o direito de ter alguns milhares de quilômetros quadrados de mar a mais para exploração exclusiva.

AJS

Caros colegas de blog Nós todos, comemoramos Guararapes, e a expulsão dos Holandeses, porém, não nos é recordado (ensinado nas escolas), que após esse feito, pagamos a totalidade de indenização reivindicada pela Holanda em prol da Companhia das Indias Ocidentais. Saímos da II GM, vitoriosos, porém, não fizemos valer nosso direito de repassar aos países do Eixo, nossos gastos como dívida de guerra. São diversos fatos na História. Suportamos todos os gastos com a permanência de aviões líbios com material para a Nicarágua em passado recente. Há algum tempo, em parte de uma matéria em Tecnologia & Defesa, havia uma… Read more »

AJS

Ministro Mangabeira, não se preocupe com as críticas, pois, se Cristo voltar, crucificam novamente.

tomas

Meus amigos, o que poderiamos esperar das pessoas que estão encarregadas de elaborar o tão apregoado Plano de Defesa? Uma delas, o sr. Mangabeira Unger, que declarou há menos de dois anos que “o atual governo era o mais corrupto da história do Brasil”. Quanta ironia!!! A retórica, o discurso de palanque e a cooptação são os maiores atributos deste governo, onde a máxima predominante é: “vamos mudar para tudo ficar como sempre foi”. Mesmo assim, o Brasil é grande, rico e seu povo ainda há de se reinventar aprimorando a cada dia a democracia para levar esta Nação ao… Read more »

Julio

Há muito tempo venho dizendo que esse plano é apenas para inglês ver. Tiveram 01 ano para desenvolver o plano e o Lula somente iria tomar conhecimento e aprovar em setembro/2008. Se realmente há por parte do governo intenção de reaparelhar e modernizar as Forças Armadas, poderiam começar liberando o royaltes contingenciados, que poderiam ser usado pela Marinha para colocar as aeronaves e navios existentes em condições de serem utilizados.

Nimitz

Agora mesmo deu no Globo Online que enquanto Lula diz que vai investir recursos do Pré-Sal em educação, ele deixou de investir mais de R$ 20 bilhões por via legal, expediente semelhante ao usado para reter os royalties da Marinha.
Vejam:
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/09/08/governo_lula_deixou_de_gastar_mais_de_20_bilhoes_em_educacao-548126278.asp

Ary

Vou comentar algo que ninguém comentou: que coisa ridícula essa história de impor serviço militar a quem não deseja. Isso é perda de tempo e dinheiro! Os únicos países que mantiveram a conscrição (serviço militar obrigatório) são países atrasados e pobres (com excessões). E esse ministro aí vem com papo de “desigualdade”, como se existesse igualdade, essa “igualdade” utópica desses esquerdistas, nunca existiu e nem nunca vai existir em país algum.

Joaca

Eu concordo em utilizar o serviço militar como um nivelador republicano. Contudo, vejo, que este serviço, antes de ser ilitar deveria ser civil, de auxílio aos desvalidos, e entre estes, as Forças armadas selecionarem quem desejam,.
At
JM

Junior

Eu falei que isto ia acontecer, até parei de comentar para não ser chato, mas vou repetir, vamos ser iludidos mais uma vez. A MB vai ficar a ver navios, a Aer. vai ficar sem aviãozinho e o EB. vai ficar patrulhando favela no Rio de Janeiro. E blá, blá, blá…. PT* FINAL.

Bosco

Mais um termo no jorgão político: nivelador republicano.
O que siginifica exatamente? Fazer os menos favorecidos trabalharem a preço de banana em geral sob uma rigora tutela militar para que não possam reclamar do salário?

Brazilian Eagle

O Sr. Mangabeira, todos vcs, e, seja lá quem for, que, porventura estiver aí, vai ser sempre “sapo barbudo”, “vermelho”, “comedor de criancinhas”, “pingusso”, etc…!!!! Basta querer que o Brasil seja um país livre, com o Estado gerido por um governo DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO,e, justamente por isso, CAPITALISTA, e consequente, soberano, com a nação deixando de ser fraca, marginalizada, apática, sem amor próprio, ignorante, analfabeta e por isso mesmo explorada e subjugada por elites parasitas e alienígenas inescrupulosos !!! Portanto, anuncie o plano e faça a sua contribuição para libertação do povo brasileiro, oprimido e… Read more »

cesar

francamente senhores, alguém duvidava q seria assim? este governo, assim como os anteriores , jamais teve intenção de valorizar nossas fa’s. muito pelo contrário,a campanha p/ denegri-las é óbvia.vide o sr.tarso genro e seus ataques descarados ao glorioso EB, pesquisem sobre o sr.”goiabeira”(parafraseando o sr.mauro), vejam quem é o sr.marco aurelio garcia; melhor parar por aqui. se algo for anunciado, acredito q será baseado em mudanças estruturais PARA PIOR. em relação a equiptos decentes, praticamente NADA.apenas retórica. a corveta de “14 anos”, o Nae q virou heliponto fixo, o sub nuc para 2083(será?). demagogia, retórica, planos, planos e + planos…… Read more »

Yamamoto

Enfim, como previa venho a mesma desculpa de sempre para o eterno problema de sempre, então senhores, como ando com a saúde meio em baixa, vou me cuidar e cometer de uma vez por todas um arakiri digital!. Valeu por tê-los conhecido e chega de me irritar.
Banzai

JP

Olá,

ontem informei q o anuncio seria do PND seria feito amanha, dia 09. porem hoje foi noticiado na Folha de São Paulo q, na verdade, amanhã será realizada uma reunião para definir uma nova data para o anúncio do plano de defesa.

[]´s

Douglas

Parece que sai amanhã, vamos aguardar. Espero que venha mesmo. Deve ser algum programa a prazo de 5 ou dez anos, será então de responsabilidade do proximo governo… e a sucessão no Brasil é sempre complicada. Como coloquei lá em cima, o simples fato do PT ter continuado a maior parte da politica macroeconomica mudou o país de patamar. Para o plano de defesa, vejo que o governo atual vai deixar a execução de maior parte das aquisições para o governo futuro. Espero que sejam confirmadas e cumpridas, tanto por este como por quem vier em 2010. Pra mostrar comprometimento,… Read more »

Douglas

Pelo que se delineia, o governo vai propor um longo cabedal de politicas. Que a tal mudança do SMO, que deverá ter que passar pelo congresso e ficará uns anos até ser votada, não sirva de pretexto pra emperrar o programa todo. É sem nexo querer tratar de SMO e reaparelhamento de meios ao mesmo tempo em um unico documento. Vamos esperar. Os profissionais das FA precisam desde ontem de novos meios, deixem o SMO pra discutir depois. vamos ver como vão operacionalizar essas discussões. Se misturar vai emperrar tudo. O FX 2, Fragatas novas e outros programas não dependem… Read more »

Baschera

Calma Yamamoto !!!
Também cancelei as Moet & Chandon, vou usar no primeiro do ano…
Vá lá, espera mais três ou quatro dias….. guarda a faca digital no álcool.
Sds.

Bosco

Eu sou uma besta mesmo.
Correção:
“jorgão” por “jargão”.
Obrigado!

Vassily Zaitsev

Essa é para Galante dia 07 – 23:04hs Já que falou em Guerra da Lagosta: uma vez, lendo um livro ( não me lembro qual), em que explicava que a pendenga já durava meses sem solução, visto que os franceses simplesmente se achavam donos do NOSSO litoral e mandavam seus pesqueiros fazer fortuna aqui, a MB finalmente teve autorização para defender nossos interesses. Alguns dias depois, com tais ordens em mãos, um destróier (tb não me lembro qual) avistou em seu radar um navio não identificado. Rumou para o local do contato e identificou o intruso como uma traineira francesa.… Read more »

[…] peculiar ao movimento de passagem do tempo, o tão comentado e esperado sete de setembro de 2008 passou. É de se esperar que este dez de setembro, de maneira não menos óbvia, também passe […]

Ubaldo

Fala igual,age igual sera que o nosso presidente nao passa de um clone do nosso verdadeiro LULA,nao posso acreditar que seja a mesma pessoa,creio que ele seja o primeiro clone humano do mundo,pois o nosso velho lula teria feito oque prometeu no 7 de setembro temos que ter brilho,nao e possivel que nao tenha um general no Brasil com a coragem de HUGO CHAVES.

[…] nota do jornal Folha de São Paulo deste domingo, o Plano Estratégico Nacional de Defesa, que originariamente seria apresentado em 7 de setembro, deverá ser “fechado” em uma reunião ministerial marcada para 10 de […]