kawasaki-xp-1-e-p-3.jpg

O ministério da defesa do Japão recebeu da Kawasaki Heavy Industries o protótipo da aeronave XP-1, de patrulha marítima, para um programa de testes e avaliação de longo prazo.
Tendo voado pela primeira vez em setembro de 2007, o XP-1 completou 11 meses na primeira fase de testes com o seu principal fabricante, que espera produzir 70 aeronaves para substituir os KHI/Lockheed Martin P-3C Orions.

kawasaki-xp-1.jpg

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Modolo

4 motores?! prefiro um EMB-170 modificado para essa função com 2.

airacobra

se os poloneses conseguiram transformar o pzl-28 num avião de patrulha maritima, bem equipado para guerra anti-submarino, e ja fizemos o p-99, imagino oque poderia ser feito pela embraer usando a plataforma do emb-170/190, seria melhor e teria melhor melhor opção de mercado que esse xp-1

RL

Ah, fala sério.
4 motores pra que?

Prefiro o R99C, ou então o futuro C-390 totalmente equipado para patrulhamento.

Fábio Max

Vai substituir o P3 japoneses né?

E o Brasil acabou de adquirir 12 P3 com 40 anos de uso…

… não digo mais nada!

airacobra

eu digo:

eu te disse! eu te disse!
alguem lembra do desenho carangos e motocas (original: wheelie and the chopper bunch)?
lembra de uma motoquinha que andava com outras motocas que queriam roubar a namorada do wheelie (rota), sempre falava pra outras motocas que não ia dar certo, e no final sempre rolava um: eu te disse, eu te disse
não ta muito diferente de um 7 de stembro que depois virou 9 e agora só Deus sabe quando
só pra rir e relembrar um pouco

Mauricio R.

Poxa e eu prefiro um ac que devidamente avaliado pela FAB ou a Aviação Naval, cumpra adequadamente c/ as missões propostas p/ a patrulha marítima devidamete capacitada.
Não é pq é fabricado no país, que automaticamente serve.

RL

Airacobra…rssrrsrrssr

Eu me lembro cara.

Esse desenho passava no programa da Lucinha Lins na rede manchete. Chamava-se: Lu Pu Lim Plin Cla Pa To Po.

Daria até pra dizer uma frase ao nosso presidente que esta utilizando o plano como campanha de eleição e promoção pública. Más a frase seria de outro desenho. Dos Vampiros.

“Mal Sapão…Mal Sapão”…rsrsrrsr…

Um sapo que vivia com uns vampiros que se auto flagela quando faz alguma burrice…rsrsrrs

O nome do desenho não sei, você que é o Expert em desenhos ai fica pra você descobrir. Abraços.

CorsarioDF

Enquanto isso o P-99 fica na prateleira junto com um futuro P-190!!! É triste. Mas o P-3, vieram para realizar de novo os saudosos vôos da Ponte aérea Rio-SP, por R$ 50,00 o bilhete…

camberiu

O desenho se chamava “Familia Dracula”.

Walderson

Galera,
No texto do Poggio falava que apenas nos foram ofertado o P-3A. Para começar a desenvolver a doutrina, penso sinceramente que está legal. A partir daí, penso tb que poderemos pensar num vetor melhor e à reação.
Um abraço a todos.

Marcílio Dias

Por que o Japão não quis P-8A e resolveu desenvolver seu próprio avião de patrulha marítima?

Massa

Caro Dias, O Japão preferiu desenvolver o seu avião simplismente porque o P8A ainda não esta pronto, além disso, eles possuem tecnologia própria pra produzirem o seus próprios aviões. Outro motivo tbem é que eles queriam um avião com caracteristicas de vôo similares ao antigo P3 Orion, optando usar 4 motores e uma fuselagem com design muito similar, mas logicamente com motores à jato e aviônicos mais modernos, he, hee. 🙂 Caro Vinicius Modolo, Pelo mesmo motivo do P3 possuir 4 motores a vantagem é porque pra longas patrulhas sob o mar, o piloto pode optar em desligar duas turbinas… Read more »

Vassily Zaitsev

Japão substituindo P-3C e nós adquirindo P-3A? fala sério, aeronaves com 40 anos de vida ou mais. Depois que entrarem em operação, não passa 6 ou 7 anos que ficam tudo no chão, sem uma única peça de reposição.

Ah, me esqueci que 4 são exatamente para isso ( fonte de reposição de peças). Parece que moramos em uma ilha qualquer do Pacífico Central. ( olha o canibalismo aí, gente).

Mauricio R.

Os japas tb pensam em desenvolver um airliner, vão fazer o caminho inverso e do “Orion” retornar ao “Electra”, a partir deste ac de patrulha marítima.

PIloto

“Pelo mesmo motivo do P3 possuir 4 motores a vantagem é porque pra longas patrulhas sob o mar, o piloto pode optar em desligar duas turbinas pra economizar combustível permitindo mais tempo de patrulha, com a opção de quando necessário acionar todos os motores pra atingir uma velocidade maior, coisa que o novo P8A não permite fazer.” Miuoahiuahua, meu de onde vc tirou essa ideia??? quer dizer que um 747 qnd voando sobre o mar desliga 2 motores pra economizar fuel??? A vantagem de ter 4 motores é que se vc tem pane em 1 deles vc ainda tem mais… Read more »

Ricardo

Isto é lenda da epoca do Catalina 🙂

Catalina voava no pacifico em patrulha com um motor apenas, mas ai tambem, com aquela asas toda… ele pode nê