ddg-177-atago.jpg

A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) encerrou em 16 de Setembro as buscas a um submarino intruso em suas águas. O destróier Atago (foto) detectou o misterioso alvo em 14 de Setembro, mas o submarino não emergiu nem revelou sua nacionalidade, infringindo leis internacionais, de acordo com o ministério da defesa.
O Atago, destróier equipado com o sistema Aegis, perseguiu o submarino ao largo da costa sudoeste do Japão por duas horas, mas depois perdeu o contato.
O ministro da defesa Yoshimasa Hayashi disse aos jornalistas que a caça ao submarino envolveu mais dois aviões e quatro navios, sem obter sucesso.
Analisando a assinatura do alvo através do sonar, no dia 14 de setembro, o Atago confirmou que o submarino não pertence à JMSDF, nem aos EUA.
Hayashi disse que o Japão iria apresentar um protesto, através dos canais diplomáticos, depois de identificada a origem do submarino. A China negou seu envolvimento no incidente.
Foi a primeira vez em quatro anos que um submarino intruso é detectado em águas japonesas, de acordo com o ministério da defesa japonês.
Em novembro de 2004, um submarino nuclear chinês entrou águas japonesas. Pequim pediu desculpas uma semana mais tarde, de acordo com o Japão.
Submarinos russos também foram detectados em águas japonesas no passado.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

China, Russia ou India? Quem será o culpado? Mais uma prova que os submarinos são a melhor arma naval.

Nimitz

Agora imagine a quantidade de submarinos que já entraram e saíram do mar territorial do Brasil sem serem notados.
Alguém disse que submarinos chineses estão passeando pelo Atlântico Sul também, fazendo ELINT/SIGINT.

edislon

Era o Tamoio, o gurí…
eheheh
mas o sr. Thiago Jeronimo tem razão, prova de que nem mesmo uma máquina como o ATAGO que se configura em um dos mais modernos destroyers do mundo é capaz de manter os ouvidos e olhos sobre estes monstrinhos…
é claro que se fosse uma situação de guerra o Atago já teria lançado suas armas em tempo, antes deste conseguir fugir, mas a recíproca também é verdadeira e no duelo gato-rato acho que o rato teria levado a melhor…

Norberto Pontes

A ameaça silenciosa, ninguém viu, nem conseguiu manter contato full.
Realmente essa arma é letal e perigosa..Se quisessem afundar um navio japonês…….
O Brasil precisa manter seu programa do sub atômico…

pablo

com um submarino, e capaz de estudar/analisar o solo maritimo ???
por exemplo, rastrear onde ha grandes concentracoes de minerio/minerais… ??

pablo

por essas e outras eh que o tio sam esta “fazendo treinamentos” com sub’s do mundo inteiro… eles estao “catalogando” os rastros emitidos por esses sub’s…
apos a conclusao do “catalogamento” eles saberao qual sub’s esta “no caminho”, bastra rastrear e e confirmar os dados com o “arquivo” obtido nesses treinamentos…

joao

Um verdadeiro programa de construcao de subs diesel electric,pelo menos 12 mais,dariam uma capacidade imensa a MB. Estou de acordo com sub nuclear,mas ate la vai passar muita agua baixo a ponte,e uma forca submarina adequada assegura a lideranca da MB pelo menos na AL. Enquanto a presenca de subs estrangeiros em aguas brasileiras,deve ser rotinaria. As aguas japonesas sao umas das mais vigiadas do mundopor uma marinha de guerra state of the art,e mesmo assim isso acontece la. O contraste com o Brasil e obvio.

pablo

norte coreano eu acho muito dificil…
eles nao teriam um sub capaz de “sumir” no radar de um destroyer niponico de ultima geracao…
acho que deve ser um sub russo em teste…

Nimitz

Sumir do radar é fácil, é só mergulhar. E sumir do sonar é mais fácil ainda, é só mergulhar abaixo da camada termal.

cesar

fico imaginando o que se passa por aqui. ñ duvido, q neste exato momento pode haver um sub da cara p/ a baía de guanabara, outro na de santos e um descansando no fundo entre a ponta da sela e o tebar(ilhabela-são sebastião). bum!!!
e lá se vai 80% do pib brasileiro.

FD

edislon, Se fosse uma Guerra verdade o Destroier japonês estaria no fundo do mar…

Henrique Sousa

Dada a disparidade na disputa, fico surpreso do Atago ter conseguido captar algo.

Nimitz

Não subestimem as capacidades do destróier japonês. Ele possui o que há de melhor em termos de ASW na atualidade, incluindo helicóptero embarcado SeaHawk.
Uma coisa é certa: o submarino é novo e é silencioso, por isso escapou.

RODRIGO

Novo e silencioso….hummmm! Seria um sub russo ??

Raphael

O submarino foi rastreado por duas horas. A maior arma deos submarinos eh a surpresa. Se o sub foi detectado, ele perdeu a surpresa. Ao contrario do a maioria de voces esta dizendo, o submarino provavelmente falhou na sua missao (infiltrar aguas Japonesas sem ser detectado com certeza foi parte desta missao). O que me deixou surpeso foi o submarino ter sido rastreado por 2 horas. Isto quer dizer 1 de 2 coisas. O submarino nao percebeu que estava sendo rastreado, ou que mesmo percebendo ele levou duas horas para despistar a Marinha Japonesa. Para mim isto eh mah noticias… Read more »

RoLoUcO

Raphael
quem e aki que sabe em que fase ele foi detectado, este ja podia estar la a dias e só deixou ser encontrado no final como um aviso!!!(entro e saio a qualquer hora).

Wilson Johann

O mesmo acontece por aquí, só que aquí o que sumiu dos radares e dos dos sonares foi o Plano de Defesa do Jobim e Cia. Dizem por aí que o plano vai ser “docado” para reparos logo após consertarem o São Paulo. Tá só esperando vaga…
O Ministro Jobim saiu de fininho da última reunião com o presidente, alegando intoxicação alimentar. Provalvelmente comeu lula estragada.
Pois é, o Plano tá fazenda água…

Abraços!

Douglas

Raphael, correto.
Se fosse declarado hostil ou ameaça iminente o destroyer ia ter 2 horas pra tentar afunda-lo, e nesse caso, muitos torpedos seriam jogados também pelos Orion no rastro do sub. realmente o sub falhou.

Robson

Têm certeza que o sub falhou?
O texto: “quem e aki que sabe em que fase ele foi detectado, este ja podia estar la a dias e só deixou ser encontrado no final como um aviso!!!(entro e saio a qualquer hora).”, têm sentido, lembram do sub xing ling que emergiu próximo do KH?
O xing tb falhou?

Faltam informações para afirmar em que fase se deu a detecção.

konner

Sr. Raphael,

Sua lógica de raciocinío é por demais Ingênua.

Raphael

Rolouco, somente em filme do James Bond eh que eles deixam avisos do tipo que o senhor escreveu. Veja a China, que entrou nas aguas Japonesasem 2004 e teve que pedir desculpas, agora olhe isto contexto, a China pedindo desculpa ao Japao. Posso te garantir que os Chineses nao ficaram nada felizes em fazer isto. Agora um submarino ser detectado por duas horas em mares de outra nacao, sendo gravado a sua assinatura, e podendo causar humilhacao diplomatica, e voce ainda acha que o submarino teve esta intencao?? Voce deve estar brincando comigo. Sr. Konner, Lhe agradeceria se o senhor… Read more »

konner

Sr. Raphael,

Porque na realidade são tantas as variáveis possíveis neste fato, que a sua lógica de raciocinío soou-me simplista, sem malícia.

Baschera

Confirmado pelo Ministério da Desdefesa do Brasil, que o sub fantasma detectado e perseguido em águas territoriais do Japão, NÃO era da esquadra brasileira.
Sds.

Radical_Nato

E o Brasil…só levando!!

Radical_Nato

Não sei não hennn!
Eu acho que era o Xing Ling aprontando.
Rsrsrsrsrsrs!!!!!!

Julio

Sr. Raphael,
não sou especialista e não detenho o conhecimento como muitos colegas do blog, mas, lendo e relendo os livros sobre guerra submarina a lógica é realizar as missões sem ser detectado. Os alemães sabiam disso na I e II guerra mundial. A sua posição é simplista, mas é assim que funciona e 2 horas sendo rastreado é uma eternidade…abraços

Tiago Jeronimo

Tava demorando, já estão dizendo que é um novo-super-poderoso-melhor-do-mundo submarino russo em teste.

Para aqueles dizendo que o submarino falhou porque foi detectado esqueceram de mancionar o que ele poderia ter feito antes de ser detectado, quanto tempo ele ja estava la sem ser detectado? Ele poderia ter atacado o atago antes do mesmo detecta-lo.

Sds.

Paulo Costa

Não duvido que seja um novo tipo de submarino japonês em teste
de algo novo,ou testando sua esquadra anti sub.
Existem varios filmes sobre o tema,ma lembro do Caso Bedford,
filmado em P&B,um sub chega em areas costeiras de um pais,
e começa um jogo entre os dois ate a calota polar.

Raphael

Tem muitas coisas que nao tem como analizar, soh posso analizar a situacao com a informacao de um paragrafo que foi fornecida. Esta foi a analize “ingenua” que consegui fazer com a informacao. Nao posso analizar informacao que nao tenho. Podia o submarino ser um novo submarino russo que estava estacionado na baia de Tokyo por 6 meses rindo dos japoneses??? Sei lah!! Poderiam os japoneses terem rastreado o submarino des de que ele saiu do porto ateh quando ele atracou denovo, e ter mentido para ninguem saber? Como eh que eu vou saber??? Pode ter sido o E.T. de… Read more »

Voluntário da Pátria

Se real,e o ATAGO fosse torpedeado, teria sido partido em dois como a Leander? Poderia, mesmo atingido, lançar um contra-ataque, ainda que utilizando Heli? Um navio, quando torpedeado,sabe de que direção vem o ataque? Haveria dúvida sobre mina ou torpedo? Uma vez denunciando sua presença (já que atacou)o Sub escaparia? e se fosse um SSK?

André

Tô me divertindo lendo as análises dos companheiros do blog. rs. Enfim, chegamos a “brilhante” conclusão de que de fato nada sabemos com exatidão sobre o aconteceu. Saudações a todos.

CorsarioDF

Perfeito andré.

BVR

Aproveitando a deixa…
Li há alguns anos, ñ recordo a fonte, q a marinha argentina certa vez “caçou” um sub intruso por mais d horas sem obter sucesso. Na época, a matéria falava sobre as prováveis “visitas” que as marinhas sulamericanas vinham sofrendo naquele ano ou década.
Enfim, alguém tem conhecimento se a MB passou por tal experiência no passado recente (70; 80 e 90)???

Henrique Sousa

Causou-me surpresa o sub ser detectado.

Com as parcas informações que temos, e baseado no histórico deste tipo de “missão”, o esperado era o sub entrar e sair sem ser detectado.

Baseado nisto mérito do destroyer e falha do submarino.

Estamos ainda em tempo de paz (ainda), e argumentar que o sub poderia ter disparado contra o navio e totalmente fora do contexto. E mesmo em tempo de guerra o submarinista NUNCA quer ser rastreado/identificado.

Nimitz

Aviões P-16E da FAB chegaram a detectar e rastrear um submarino intruso numa UNITAS muitos anos atrás, quando operavam a partir do NAeL Minas Gerais.

LUIZ BRAZIL (DT)

Não confundam: Ministro JOBIM com Ministro JABIN e os grampos. Esse trocadalho é do carilho! Só pra descontrair pq no fundo mar ninguém sabe o que pode acontecer. Já no Planalto Central tudo, ou inclusive nada, também acontece. E o tal Plano de Defesa é balela. Se não conseguem neutralizar o BEIRA-MAR, (lá vem trocadilho de novo) imaginem controlar o resto do mar (fundo e superfície). Estamos mal!

RoLoUcO

Raphael.. tudu bem que eles tenham a assinatura deste sub, só que e uma assinatura de um sub que eles não sabem da qual origem? qual pais?qual tipo?
ele não emergiu e nenhum pais se pronunciou!!
eu axo muito pouco, sendo que no mundo existem subs aos milhares?

Nelson Lima

Para mim foi submarino chinês tentando testar as defesas japonesas.A Rússia não correria esse risco. Os interesses chineses são maiores na região.

Excel

Será que não foi o Chaves?

Nunão

Opção 1: era o Outubro Vermelho, com o Sean Connery perdido depois de ter tomado muita vodka Opção 2: era o Sea View, depois que o monstro marinho balançou tanto o submarino que todo mundo desmaiou, só sobrou o Kowalsky que afofou o pelo no Subvoador e deixou o sub sem ninguém no leme, depois de ter tomado muita vodka. Opção 3: era o K 19, com o Harrison Ford sozinho, depois da tripulação inteira ter morrido tentando consertar o reator, e ele, para espantar a solidão, resolveu dar um rolê depois de ter tomado muita vodka. Opção 4: era… Read more »

Ozawa

Nunão, faltou o submarino do capitão Lobo, da série japonesa patrulha estrelar…, e quase destruiu o Yamato… Só que aquele submergia no hiper-espaço…

André de POA

Caro Nunão, em qualquer uma das possibilidades citadas o Japão certamente já teria enviado uma equipe formada pelo robo gigante, ultraman e national kid dar um jeito na vodka, digo, ameaça externa.

Excel

Ainda acho que foi o Chaves.
Mandou um submarino para ajudar o Evo na Bolívia mas se esqueceu de um pequeno detalhe: A Bolívia não tem mar.
Mas não tem problema, ordens tem que ser obedecidas por isso o capitão do submarino saiu buscando o litoral da Bolívia e acabou parando no Japão. A revolução bolivariana chagou ao Japão !!!

jose carlos

É fundamental o Brasil dar prioridade a construção de submarinos Nuclear ou Convencional tendo em vista o nosso vasto litoral o Submarino é uma Arma que impõe muito respeito e temos o exemplo dos muitos Navios afundados durante a II Guerra por Sub Nazistas

Smedley D. Buttler

“Caro Nunão, em qualquer uma das possibilidades citadas o Japão certamente já teria enviado uma equipe formada pelo robo gigante, ultraman e national kid dar um jeito na vodka, digo, ameaça externa.”

A maior e mais poderosa arma do Japão é anfibia e tem seu aquartelamento no Mt Fuji……

Godzillahhh! Godzillahhh!
Banzai!

Vassily Zaitsev

Nunão, saca só: 6a opção: o bendito sub é paraguaio – Made in Ciudad do Leste – feito com alumínio reciclado de latinhas de VODKA contrabandeadas via ponte da amizade e derretida à 1.000.000 de graus célcius, em uma das maiores siderúrgicas do mundo: a Pirata sem Imposto Corp., que tb se dedica a fabricação de Vodka. Esse sub fez uma visita ao Rio, mas como TODA a nossa Frota estava ancourada, por falta de peças, combutível, guarnição, munição, enfim, falta de vergonha na cara, não foi possível detectá-lo. E, para quem não sabe, aí vai uma ficha técnica do… Read more »

Moriah

Acho que o Atago estaria bem no fundo do mar se fosse real. Acho que ele só iria detectar a corrida do peixe em sua direção!!! Foi isso que o Conqueror ouviu qdo um SST4 passou rasgando perto dele…A saida? Fugir ora bolas…huhuuu O Brasil poderia aprender mais com coisas desse tipo…imaginem um sub estranho passeando entre as plataformas…somente um pequeno dano em uma delas, e a produção seria afetada e assim o dominio financeiro começa a tombar um por cima do outro…O Brasil tem que ter os subs prontos e operando no pre-sal já!

[…] destróieres, Haikou, foi incorporado em 2005. Embora considerado um gesto hostil e provocativo, não é incomum para um país enviar submarinos para coletar informações de outras marinhas. Em 2006, um submarino chinês perseguiu o porta-aviões Kitty Hawk perto da ilha japonesa de […]

[…] Japão encerra buscas a submarino intruso […]