mv-faina.jpg

Essas são as fotos feitas pela US Navy, mostrando o navio Faina ao largo da Somália. Ele carrega uma carga de mais de 30 tanques T-72 e outras armas russas, que seriam entregues ao Quênia. Navios de guerra estão monitorando o navio e a Rússia enviou uma fragata para a região, para tentar resolver a situação e salvar seus cidadãos que estão a bordo do navio.

mv-faina-2.jpg

mv-faina-3.jpg

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

Com pelo menso uma frota estacionada constantemente a menos de 600 km deste local é de se imaginar se a guerra ao terror não considera atos como estes um problema de segurança mundial.
este ano já se somam pelo menos 12 navios atacados por estes “piratas” fora a indonésia da qual nem captão sparrow teria coragem de levar o pérola negra…

Marcelo Ostra

Ola Edilson

Já foram pelo menso 33 este ao (dai para mais, não estou com a info precisa, estou lembrando de um numero que vi a um certo tempo atrás

MO

André de POA

PÔ, é só botar um sub na tocaia cuidando quando aparecer uma lanchinha destas emergir e passar o fogo nos caras! Uma, duas, três e aposto que a “coragem” destes piratas vai pro espaço.

Marko Ramius

E se fosse um navio brasileiro, o Governo brasileiro enviaria uma fragata da MB? ou ficaríamos na dependência de navios de outras marinhas?

edilson

Estimado MO. obrigado pela correção, 12 que me lembro. o buraco parece ser maior. lembro ainda que os russos deslocaram em maio uma unidade da . SPETSNAZ com vista a agir e impedir este tipo de ação. pelo jeito estes caras estavam ocupados com outras prioridades pois a coisa não modificou-se desde então. Quando defendo a guarda costeira (subordinada a Marinha (com legislação própria ( e orçamento próprio))) penso também que seria necessário criar um grupo de elite moldado a intervir contra este tipo de crime e mais ainda, preparado para agir nas plataformas de petróleo, pois escrevam… estas vão… Read more »

edilson

ACho que o Lula ia dizer que o brasil é como o irmão mais velho dos piratas do sudão…

Marko Ramius

Heheheh… Edilson, muito boa essa! rs

André

edilson em 30 set. às 12:58 – Era bem capaz mesmo do Lula soltar uma “pérola” dessas!!!

Marine

Aqui esta sendo reportado que o destroyer americano USS Howard continua vigiando o Faina e que o navio foi tomado por um grupo de 30-50 piratas e que talvez eles tenham tido um desentendimento ontem em que foram feitos disparos dentro do navio.

Sds.

edilson

Boa Notícia Caro Marine
vamos ver os desdobramentos, está na hora de dar uma resposta contundente a este tipo de atividades.
Se a moda pega…

Marine

Alguem conhece a historia da guerra do piratas barbaros em Tripoli e do Tenente Presley O’Bannon?

E uma boa historia em vista dessas noticias…

Sds.

Galante

Marine, obrigado pela atualização de informações. Torcemos para que a coisa se desenrole sem mais tripulantes mortos.
Qual seria a possibilidade de uma operação bem sucedida de infiltração de forças especiais a bordo?

Guilherme Poggio

Edilson,

Essa moda já pegou por aqui faz muito tempo. Você não tem idéia de como são frequentes ações de piratas nos nossos portos e de navios fundeados nas proximidades.

Paulo Costa

Nas praias de Tripoli,parte do hino ,refere-se ao evento….
Muito provavel que o tiroteio deva-se ao fim da adega do navio….
Sera que minaram o navio,e fecharam as escotilhas de acesso,
separaram os refens,e etc?Os spets vão ter dificuldades,
talvez seja melhor pagar,e depois seguir os botes,como ja foi
feito antes…

Walderson

Caro Edilson,
se não estou enganado, essa é uma das funções do GRUMEC – Grupo de Mergulhadores de Combate.
Um abraço.

edilson

Caro Walderson
já vi os mecs em ação, na verdade em treinamento.
o sr. está certo sobre esta capacidade, no entanto acho que sua operação deveria ser mais orientada para operaçõe militares, contra terrorismo etc…
sequestradores e ladrões de mercadorias como citou para meu espanto o colega Poggio são caso de polícia e ai acho que deveria ser delegado à um grupo especial com caracter de polícia.
claro esta é minha opinião e está sujeita a crítica…

Marine

Galante,

Uma operacao desse tipo dependeria de que unidade a executaria, te digo que duvido que os EUA o fariam porque nao ha interesse ou vida dos EUA envolvidos.

Ja a Russia poderia ate fazer se esse navio deles estiver trazendo o pessoal da Spetznaz naval ou Alpha ou talvez Vympel, mas me preocupo com o uso de forca deles com relacao aos refens…

Sds.

Marcelo Brandão

Pelo que sei quem realiza esse tipo de missão é o GERR, que se não estiver enganado é uma unidade dos MEC´s. Eles já realizaram treinamentos de retomada de embarcação na BNRJ… usando o Atlântico Sul como refem… a galera do “Jollie Rogers” ia passar um sufoco!!!
Eles podem ser “lançados” dos Puma, usar os submarinos tupi para lançar botes zodiac de maneira furtiva ou adordar a embarcação com equipamento de mergulho com circuito fechado.
Teve uma edição especial da T&D mostrando essas habilidades…

edilson

caro Marine e Walderson obrigado pelas explanações.
meu medo é o de que com o aumento das atividades no litoral brasileiro aumente também o risco de incidentes desta natureza e pessoalmente não tenho informações a não ser do treinamento no nosso país do GRUMEC para este tipo de missão.
esta preocupação não deveria ser considerada a ponto de se extender esta atividade a exemplo do que vem acontecendo com o parasar (pós acidente da GOL)?

Marine

Edilson,

Infelizmente sao pouquissimas as unidades policiais capazes de uma operacao desse tipo. Elas sao extremamente complicadas e perigosas especialmente quando se involve refens…E o tipo de coisa que a SBS e SEAL Team 6 existem e a policia pra ser sincero nao esta nao perto desse nivel…

Sds.

Marine

No Brasil pelo que sei a unidade que provavelmente seria escolhida para tal missao seria sim o GERR-MEC e a maneira de infiltracao dependeria das circunstancias e prefiro nao especular isso.

Sds.

Raphael

Os pirates de hoje nao sao feitos igual aos de antigamente. Cade a perna de pau, o papagaio, as velas???
Que mixaria.

Voluntário da Patria

“qê içu cupanheru rruço”…(LULA, adispôs di assiná u acordu otográficu), NUm pûdemo tratá cum violênça us cumpanhero du movimentu PIRATA…elis tem qui barbarizá nu mar iguá u PCeCê/CeVê faxx nu Sumpalo i Rio…

João-Curitiba

Se isso acontecesse no Brasil tenho minhas dúvidas quanto à reação das “otoridades”. Vide o caso do Electra II da Varig que foi vendido para os EUA ainda no regime militar e o recente episódio do navio que vazava ácido no porto de Rio Grande. Debocharam na nossa cara.

Smedley D. Buttler

Os nossos são ladrões, o uso do termo pirata é pela falta de coisa melhor e para ter mais apela, afinal de contas adoramos um Carnaval. Os nossos (ladrões) sabem o que querem, sabem de onde vem o navio e muitas vezes até em que local do navio esta a carga que querem roubar. O objetivo é roubar e sair fora sem fazer barulho, eles evitam serem descobertos, quando isso é possivel. Os navios sempre estao fundeados ou atracados. Tem tambem os furtos, quando algum malandro a bordo, rouba pertences, dinheiro, remedios. Esses casos tambem são colocados como de pirataria,… Read more »

marcandrey

Sem duvida alguma essa função é atribuida ao GERR, grupo responsável pela retomada de navios,instalações navais, plataformas de petróleo, bem como o regate de reféns, estes subordinados ao corpo de fuzileiros!!!

Ja o GRUMEC é uma unidade da Marinha, semelhante aos SEALs. A sua função é infiltração, reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico eles são mais ligados a força de submarinos a qual fornece seu principal meio de transporte.

Abraço a todos!!!

Voluntário da Patria

“CUPANHERÛ PIRAAATA” barbariza….

Marine

Smedley vc tem duas Medals of Honor!!! rsrsrsrs

Semper Fi!!

Mahan

Se bobear, esses T-72 vão parar numa “área liberada” do Rio de Janeiro para detonar o SUPER-CAVEIRÃO…

Marcelo Ostra

Pirata no Brasil, ops quero dizer ladrão metido a besta, não existe naum Smedley, quem te falou isso ….

Não há assaltos na Barra de Santos, muito menos no porto .. .segundo o DEPOM/DPF, claro ….

MO

Paulo Costa

Uns amigos meus fizeram uma importação,quando chegou no porto
a mercadoria foi roubada,tempos depois a mercadoria apareceu
à venda bem mais barata,sorte que o seguro pagou a eles….