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Os pedidos da US Navy para a sua aviação correram bem este ano no Congresso, com os legisladores concordando que a Força necessita de mais de US$ 14,5 bilhões para a aquisição das novas aeronaves em 2009.
Um dos poucos ajustes feitos pelo Congresso foi a redução de F-35C, descendo o número para sete aeronaves.
A curto prazo, o tamanho da sua frota de caças é uma questão vital para a Marinha, afim de resolver o problema do gap que se inicia em 2015, quando os caças mais velhos F/A-18 Hornet começarem a se aposentar mais rápido do que a chegada dos novos F-35C. A carência ocorre a partir de 2015 e vai até 2025, com a lacuna mais ampla – 69 aviões -, ocorrendo em 2017.
O Congresso concordou com a Marinha sobre o pedido de 23 novos F/A-18E/F Super Hornets, com um custo de cerca de US $ 1,6 bilhões para o ano fiscal de 2009.
Segue a lista de de recursos liberados e as respectivas aeronaves:

• U$ 2,1 bilhões para 30 V-22 Osprey
• U$ 1,6 bilhões para 22 EA-18G Growler
• US$ 474 milhões para 20 helicópteros UH-1Y/AH-1Z
• US$ 470 milhões para 18 helicópteros Seahawk MH-60R
• US$ 496 milhões para três E-2C Hawkeye

O orçamento de 2009 também incluiu US$ 297 milhões para a frota de P-3 Orion, que necessita de melhorias para continuar voando.
A Marinha tem 40 aeronaves P-3 paradas, ou seja, aproximadamente 20 por cento da frota, pois receia que a asas poderiam cair em vôo, por causa de “fadiga estrutural“.
A aeronave será substituída pela P-8A Poseidon, começando no ano fiscal de 2013.
Na foto abaixo, o EA-18G Growler, que vai substituir os EA-6B Prowler, na função de guerra eletrônica.

ea-18g-growler.jpg

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Edilson

Pelo que entendi o F-35 ainda não caiu nas graças do congresso.

Saulo

Poooow!! Os americanos pagaram 400 e pokos milhões por 18 seahawk!!!! Nós não pagamos quase o mesmo preço por 4????? Q sacanagem é essa???? Pq é tão mais kro assim p gente???

João-Curitiba

Um pouco fora da nossa realidade.
Alguém saberia tirar a dúvida apresentada pelo Saulo? Seria por causa do frete?

Douglas

O F/A 18 só sai do inventario depois de 2022… e o Growler nao dá nem pra projetar.

Sobre transferência de tecnologia, bem, isso é um termo bem vago. Qual tecnologia a FAB pretende??
Projeto de engenharia do avião?
Códigos fonte dos sistemas dedicados em funcionamento nos computadores?
Projetos de aviônicos?
Das armas??

Há uma infinidade de possibilidades, todas influenciadas por fatores políticos e financeiros.

Douglas

A pergunta do Saulo é pertinente.

André

Se alguém puder esclarecer, também gostaria de entender essa diferença de valores levantada pelo Saulo.

Iuri Korolev

Não é à toa que eles são comerciantes …
Sds
Iuri

Grabholder

Tsc,tsc,tsc. E vocês acham mesmo que os americanos pagariam caro por armamentos americanos?!?!?!?!?!?!?!?! Que foram desenvolvidos por um complexo industrial militar em grande parte financiado pelo governo americano?!?!?!?!?!?!? Comparem os Seahawk empregados por EUA e Brasil, comparem a necessidade americana de muito mais peças e sobresalentes. Não acham que a escala de aquisiçoes deles não permite um preço MUITO menor???? Sem falar que aquisições de armamentos EM TEMPO DE GUERRA são financiadas por um orçamento que o Congresso americano já votou para o ano fiscal.

dumont

“frete” foi a melhor do dia… 🙂

Aproveitando o bonde, o “nosso” 725 não seria capaz de cumprir as mesmas missões do SHAWK?

CorsarioDF

Saulo, acho que vc deve colocar na conta o “custo Brasil” para levar o seu por fora… Eu questionei isso aqui em outro post, só faltou me baterem, pois diziam que os Seahawk são muito, mas muito mais caros que o UH-60… E tem gente que defendem esses políticos. Isso pq nós compramos via FMS, que tem um “descontão”, imagine se não tivesse… Sds.

RL

Saulo. Sua pergunta é realmente pertinente como bem disse o amigo Douglas.

Más agora eu quem te pergunto.
Cara, você nem parece que é Brasileiro.
Vai me dizer que você não sabe?

OBS: Por mais que se tente explicar, jamais se poderá explicar o inexplicável.

Raphael

O Brasil jah fez seu pedido de Seahawks??? Podem me dirigir a um artigo?

Hornet

Boa RL…não tem como explicar o inexplicável!

Mas eu acho que o que encareceu foi o preço do Sedex 10, deve ter sido por isso. Se por míseras 100 gramas o correio já cobra 10 Reais, imagina o frete de 4 Blackhawks embrulhados pra presente…rs…Ou vai ver que parcelaram a compra no cartão, e como sabemos os juros do cartão de crédito no Brasil estão na hora da morte, e isso encarece tudo…rs…

Realmente não tem como explicar o inexplicável!!!

abraços

Hornet

Peralá!…agora que caiu a ficha…quer dizer que pagamos quase 400 mérreis por 4 Shawk? Isso dá quase 100 mérreis por cada um!!! Quanto tá saindo um F-35? Era melhor ter comprado uma meia dúzia de F-35…e acho que ainda tinha troco. Eitcha!!! Tudo bem que o sedex 10 tá caro, mas assim também é demais… Eu não me lembro mais do preço que pagamos pelos 4 Shawks, sei que foi caro, mas não me lembro se foi tudo isso…Se foi tudo isso, tem certeza que a Marinha não comprou algo mais, junto com o pacote dos 4 helis (armas, mísseis… Read more »

Hornet

Achei os valores exatos, para quem se interessar: A MB comprou os 4 Sea Hawks pela bagatela de US$ 194.710.639,00. O preço unitário (arrredondado) sairia por volta de 48 milhões de doletas (dividindo o valor total por 4). No entanto, no pacote que a MB concomendou, além dos helis, está computado: sobressalentes, equipamentos de apoio, treinamento e modernização do Sistema Sonar. O que faz com que o preço unitário de cada Sea Hawk baixe bem, só não se sabe o quanto (não achei em nenhum lugar o preço unitário dos Shawks comprados pela MB). Se a USNavy está comprando 18… Read more »

Hornet

erro: onde está “concomendou”, leia-se: encomendou.

McNamara

Pensei que era a previsão para a Aviação Naval da MB, porquê os orçamentos são muito parecidos…

Voluntário da Pátria

Cheguei a ter um sobressalto antes de ler o fim da frase título…

André

Por esse preço os helis devem ser novos, e não usados.

joao

Saulo,o que acontece e que aqui nos EUA nao precisa pagar propina para duzias de politicos e funcionarios corruptos para comprar equipamento militar. Mas realmente acho que 400 milhões por 18 seahawk,enquanto nos pagamos quase o mesmo preço por 4 e inexplicavel. E tambem nao devemos esquecer que estes 18 sao novos de fabrica e com o maximo recheio tecnologico e de armamento possivel,enquanto os 4 para o Brasil por aqui nos EUA se sabe que sao de segunda mao,assim como os P-3 Orion. Como se ve acima,o Egito esta comprando 4,como o Brasil, so que por 175 milhões de… Read more »

Hornet

Amigo Mauro,

pra falar a verdade, acho que teve mais “caixas” (2, 3, 4, 5 etc.) do que helicópteros nessa história toda…mesmo com todas as peças sobressalentes, treinamento de pessoal e tudo o mais, ainda assim está caro demais na minha modesta opinião…Deixei as contas feitas, acima, para os amigos refletirem e compararem os preços…cada um que tire suas própria conclusões…

um forte abraço

Tomcat

Impressionante a diferença entre o orçamento da US Navy e o da MB.
E dizer que estaremos contentes se sair mesmo o $ 1 Bi para o submarino nuclear…

Fábio Max

Minha gente!

Se duvidar muito, os helicopteros vêm mais caros para o Brasil porque, ao passar pela alfândega, deverão pagar imposto de importação. E não duvidem: é capaz de ficarem parados lá por uns 6 meses ou mais, se estiver em curso alguma greve do funcionalismo da área, e mesmo se um, apenas um fiscal ficar de má vontade em liberar a mercadoria.

Talvez seja por isso que custam tão caro para o Brasil…

E sobre a Marinha dos EUA?

Só tenho uma frase:

Gente fina é outra coisa!

Alfredo_Araujo

Galera, eles vieram a 400 milhoes pq é um produto importado!!!
E como conhecedores da lei fiscal, como vcs sao, sabem q produtos importados sao taxados em 39% por causa do II (imposto de importação)!!! =]

Legal foi a analogia do Hornet… 100 milhoes por cada S-70!! Sendo q eles nos ofereceram o F-18E/F por 55 milhoes!!! Pra q helicoptero?? Vamos comprar F-18 anti-sub!! =]

Hornet

Continuemos com as contas, pra não dar margem a mal-entendidos… segundo o site da daegel.com ( link: http://www.deagel.com/Tactical-Support-Helicopters/MH-60S-Knighthawk_a000508011.aspx ), o custo unitário do Sea Hawk no ano de 2003 é de USD$28 million (é claro que esse preço deve variar de acordo com a quantidade de helicópteros pedidos e de acordo com o “recheio” de equipamentos requeridos, mas tomemos esse valor como um preço médio de referência). Então vejamos: 18 Shawk x 28 milhões = 504 milhões (a US Navy está pagando 470 milhões por 18 exemplares…o preço está próximo da realidade, deve ter algum abatimento do preço por motivos… Read more »

Brasileiro

Acho relevante esta notícia no âmbito estratégico-militar na conjutura atual:
http://www.defesanet.com.br/br/dec_6592.htm
Chequem e digam o que acham.

André

Concordo com você, Hornet. Esse seu último comentário foi muito bom. Por isso acredito que os helis sejam novos.

Nunão

Parabéns pelas contas Hornet. Mas não estranhe se toda essa discussão sobre Sea Hawk novos e usados continuar vindo e voltando. De qualquer forma, é com o debate que se aprende, e esse espaço é para isso mesmo!

Beto

Alquem saber informar quando chega o 1 Sea Hawk S-70 p/ MB??

marcelo r

Li o orçamento da USNAVY para a compra de 18 helis novinhos em folha ao preço de US$ 470.000.000,00. valor total oo seja, para cada heli novinho em folha = US$26.111.111,00 por unidade. Alto o valor né?. Mas o esquisito ainda vem por ai!! A Marinha do Brasil vai comprar 4 helis de segunda mao (usadões da USNAVY) por US$ 194.710.639,00 dolares oo seja US$48.677.659,75 para cada unidade. Tem algo errado ai!!! E uma compra errada!!! Deste jeito não tem orçamento de defesa que suficiente para nada. Vamos comprar o Super Puma usado da frança que sai mais barato e… Read more »

Almeida

Bela contabilidade Hornet, soh esqueceu de somar aos 82 milhoes “extra” o valor das duas opcoes tbm encomendadas pela MB. Isso com certeza encarece ainda mais um pouco o valor final do contrato. Sem falar na economia de escala ao se encomendar 3 vezes mais helicopteros num contrato soh! E parem de se enganar e enganar aos outros, os Seahawk comprados pela MB sao 0Km, de fabrica, eh soh ver a nota da propria MB no DO e a carta de intencao de compra enviada ao congresso norte-americano. E nao existe imposto de importacao para material importado pelo Governo para… Read more »

Ezequiel

Eu gostaria de saber o que vai ser cortado a partir do ano que vem nas Forças Armadas Americanas. Afinal com vários bancos falindo e cidadões americanos indo morar em caros na rua da armagura, tenho serteza que o futuro presidente terá que fazer imensos cortes. Para min os primeiros da lista são o F 35 e o novo Clanf

Hornet

caro Almeida, não tenho certeza se os dois helis a mais (a opção de compra para mais 2 SHawk) entraria na conta. Ontem fiz tanta conta e vi tanto preço de Sea Hawk que acho que vou comprar um pra mim também (será que a Sykorsky parcela no cartão de crédito? 12 vezes, sem juros…rs.rs.rs.)…Brincadeiras à parte, acho que as duas opções de compra da Marinha não entram nesta conta, pois vi em algum lugar (não vou lembrar o site agora) que caso as duas opções de compra (os outros 2 Helis) venham a ser adquiridos pela MB, o valor… Read more »

Hornet

Caro Almeida,

acabei esquecendo de escrever: o valor cresceria um pouco mais, como vc bem observou.

abraços novamente

Baschera

Denovo está história de compra helis usados pela MB.
Este assunto já foi discutido e calculado e etc uma dezena de vezes, mas a memória parece ser curta…!!!
Vamos pesquisar mais….
Sds.

Nelson Lima

O Growler poderia parar na FAB se o SuperHornet vencesse o FX2.Quem sabe?

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