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O HMS Ark Royal (R09) era um navio-aeródromo da classe “Audacious” da Royal Navy. Foi o último remanescente daquela marinha capaz de operar aviões de decolagem por catapulta e aterrissagem por cabos. Foi também o primeiro navio-aeródromo do mundo a possuir um convés de vôo em ângulo, precedendo o USS Forrestal americano em 9 meses.
Seu grupo aéreo era composto de aviões Buccaneer, Phantom FG1, Fairey Gannet (AEW), helicópteros Sea King e Wessex.
O navio deslocava carregado 53.950 toneladas e tinha uma tripulação de 2.640 homens. Foi desativado em 1978.

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Patriota

Mesmo nos dias de hoje, com atualizações de sensores, tanto no Nae como no grupo aéreo, seria uma arma poderosa.

Outro assunto. Aos amigos do blog pergunto que fragta é esta deste vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=OviUI8LPhbk

Taer

Essa Marinha tem história. Certa vez perguntei a um comandante de um navio da Marinha Real Inglesa (Royal Navy), qual era a marinha de guerra mais preparada do mundo!Sua resposta foi imediata, quero crer que seja a Marinha Inglesa. Sds.

Ulisses

Taer,respeito sua opinião,mas não seria a US NAVY?

Venceram gloriosamente a marinha imperial japonesa,coisa que na época a Royal Navy não tinha condições de fazer.

E outra em fevereiro de 2006 uma fragata da Royal Navy foi flagrado transportando cocaína(que preparo hein rsrs)

Abraços.

tomas

Patriota, acredito que a fragata que aparece no vídeo seja da Classe “M” da marinha holandesa e se não estou enganado hoje pertence à marinha do Chile sob o nome de “Almirante Blano Encalada”.

tomas

Perdão… “Almirante Blanco Encalada”.

daniel

já tinha perguntado anteriormente e niguem respondeu, mas post da classe audece apareceu,oba!!!

entao volta a pergunta alguem sabe o tamanho da catapulta deste porta avioes e o modelo, creio que nao seja muito diferente do nosso opalao, e se eles operavam com phantom tinha alguma restriçao?

André

Quando era garoto, o Ark Royal era uma das cartas de um super trunfo de navios de guerra que eu tinha!!!
Sds a todos.

Galante

Daniel, o Ark Royal tinha inicialmente 2 catapultas BS4 e depois da modernização, trocou por 2 BS5, ou seja, do mesmo tipo do nosso A12.
Quanto às restrições na operação dos Phantom a bordo do Ark Royal, eu não tenho conhecimento.

Alfredo_Araujo

Ulisses,

A marinha inglesa era a maior do mundo, na epoca da segunda guerra mundial..
A marinha inglesa só nao tinha capacidade de confrontar a marinha imperial japonesa por causa da Alemanha!!

Lembre-se q o bloqueio naval europeu era todo feito pela Inglaterra.. se nao fosse isso a Royal Navy engoliria a IJN

Claudio Grulla

Até hoje eu me pergunto, o que teria acontecido nas Malvinas se o Ark Royal tivesse participado da guerra?
Uma coisa e´certa os ingleses teriam vencido,mas quantos aos argentinos e à Argentina?

Claudio Grulla

Até hoje eu me pergunto, o que teria acontecido nas Malvinas se o Ark Royal tivesse participado da guerra?
Uma coisa e´certa os ingleses teriam vencido,mas quanto aos argentinos e à Argentina?

Raphael

Alfredo, voce se engana, a maior marinha do mundo na segunda guerra era a americana principalmente no fim da guerra.

Marine

alfredo,

sou suspeito mas posso concordar com vc no inicio das hostilidades mas de 42-43 pra la o numero de NAe e Encouracados americanos ja passava a inglesa sem contar os outros meios e o tamanho dos Marines…

Sds.

Wilson Johann

E tem até uma piada:
Um comandante americano perguntou a um inglês:
– Como vai a segunda maior marinha do Mundo?
Ao que o inglês lhe respondeu:
– Vai bem! E como vai a segunda melhor?

Não sei o nome dos protagonistas, mas acho que era isto.
A propósito: os ingleses foram, na II Guerra, ultrapassados pelos americanos em números de unidades por larga margem, mas orgulhavam-se de possuir, ainda, a melhor armada do mundo.

Abraços!!

Wilson Johann

Caro Patrióta:

A fragata sobre a qual você deseja saber (do vídeo) é uma Classe Karel Doorman, e pertencia a Marinha Holandesa (projeto e construção também holandeses), sendo que as duas últimas foram vendidas recentemente para Portugal. Esta classe é também conhecida como “Multi-purpose” (multi-propósito) ou “M class”. Por isso o nosso amigo Tomas também está certo.

Abraços!!

moyses

muito legal essa foto com os helos wessex. eram da versão que o brasil utilizou? ele tinha um apelido estranho, “vaca voadora”, era isso mesmo?
abraços.

Raphael

A marinha americana era tao grande que em 1943 ela era maior que todas as marinhas que entraram na guerra, JUNTAS. E por 1945 a US Navy tinha 70% de todos os navios de guerra acima de 1,000 tons do MUNDO INTEIRO.

http://en.wikipedia.org/wiki/Military_production_during_World_War_II#Production_by_country

Gustavo Rocha

Pelo que eu saiba não foi o HMS Hermes o último NAe convencional da RN? sendo depois modernizado para operar V/STOL?

daniel

OBRIGADO GALANTE POR TIRAR A MINHA DUVIDA

Patriota

Wilson Johann e Tomas! Obrigado pela atenção.

Guilherme Poggio

Moyses,

A historia dos nossos “Vacas” voce pode ver no portal do Poder Naval OnLine, link para o ANB.

Beto

Esses são os F-4k q a MB estava interessada??

HMS TIRELESS

A MB está tencionando comprar Phantoms? adoro o Phantom mas no atual momento seria melhor partir para o Hornet….

Guilherme Poggio

Beto, a MB NUNCA se interessou pelos Phantom. Esta foi apenas uma opiniao pessoal minha.

Nunão

Gustavo, o Hermes só operou de modo “convencional”, pelo que sei, até 1971. Em 1977, depois de modificações, passou a operar aeronaves V/STOL. Algumas curiosidades: o batimento de quilha do Ark Royal foi em 1943, como uma versão melhorada da classe Implacable (completada em 1944), e a sua construção não tinha ido muito longe até o final da II GM. Seu irmão Audacious estava mais adiantado, e acabou sendo completado antes, com o nome mudando para Eagle, mas sem as diversas modificações que foi possível fazer no Ark Royal (ele só as receberia no refit do início dos anos 50).… Read more »

Nunão

Ops, o refit que citei do Eagle foi início dos anos 60, não dos 50. E onde está Phanton, leia-se Phantom…

moyses

obrigado pela dica guilherme.
abraços.

Beto

Guilherme
Desculpe pela má informação!!

ramillies

HMS Hermes foi convertida num porta-aviões “commando” em 1971, para apoiar as operações anfibias dos Royal Marines. Em 1977 foi convertida para guerra anti-submarina e foi usada para avaliar o emprego do Harrier no contexto marítimo. Recebeu o ski-jump em 1980 e embarcou Sea Harriers em 1981. Quanto aos Phantoms da RN, é preciso lembrar que não eram idênticos aos da USN. Os motores Spey tinham maior empuxo, e o trem de aterragem telescópico do nariz era mais extensível. No lançamento, o ângulo de ataque era tal que, com o afterburner ligado, era preciso molhar o convés para que este… Read more »

Nunão

Valeu pela complementação, Ramillies.

Galante

Ramillies, seja bem-vindo ao time de comentaristas do Blog Naval!

Os britânicos eram realmente corajosos de conseguir operar o Phantom a partir do Ark Royal e de seus outros NAes, pois não eram plataformas com espaço de sobra.
Quanto ao comentário do convés molhado, observar a segunda foto, o mar se encarregava de fazer o serviço. 😉

ramillies

HMS Ark Royal foi a única NAe britânica a operar o Phantom. HMS Eagle também era para ter operado, mas as sapiências moles que governavam o Reino Unido na altura decidiram que NAes eram um luxo demasiado burguês para a RN, e lá se foi esse plano.

Por falar em pouco convés para muito avião, Sea Vixens operando na HMS Hermes: http://www.youtube.com/watch?v=RzFw-qsJoC0

Galante

Ramillies, obrigado pela dica. Realmente é um vídeo incrível! Vou colocá-lo num post.

marcelo r

o HMS Ark Royal e o HMS Eagle eram os maiores navios aerodromos dos Britanicos e tinha como característica principal os dois conveses hangares abaixo do convoo, eram otimos navios.

ramillies