o_brasil_na_mira_de_hitler.jpg“No Brasil se acham reunidas todas as condições para uma revolução que permitiria transformar um Estado governado por mestiços, numa possessão germânica”  Adolf Hitler

Os passageiros do navio Baependi, do Lloyd Brasileiro, dançam no salão ao som de uma orquestra, quando uma explosão sacode brutalmente a embarcação. Estamos em 15 de agosto de 1942. Das 306 pessoas a bordo, apenas 36 sobreviveram. Os náufragos – assim como cadáveres e destroços – chegaram ao litoral nordestino, transformando a paisagem bucólica num cenário de horror.
O afundamento do Baependi foi um dos episódios mais trágicos da campanha de torpedeamentos de navios brasileiros por submarinos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi também o ponto culminante de uma série de eventos que levariam o governo Vargas a, finalmente, aderir às forças aliadas e declarar guerra à Alemanha de Hitler.
Esta é uma história surpreendente e dramática, que pouca gente conhece. Durante a Segunda Guerra, 34 navios brasileiros foram torpedeados, causando a morte de 1.081 pessoas, a maioria civis inocentes. Nem nos campos de batalha morreram tantos brasileiros.
Com uma pesquisa rigorosa e uma ágil narrativa jornalística, O Brasil na Mira de Hitler resgata este capítulo da nossa história recente. Roberto Sander traz à tona as negociações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos; reproduz depoimentos dramáticos de náufragos; recria o desmantelamento da rede de espiões nazistas no Brasil; e expõe as intrigas, desavenças e hesitações do governo Vargas, num teatro de guerra que colocava o país em cena.

Comprando o livro pelo Submarino, você também ajuda a manter o site e o Blog do Poder Naval Online.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Bela sugestão de leitura, Galante. Leremos o livro…e compraremos pela Submarino. Já que o assunto é esse, vou deixar aqui mais uma sugestão de leitura para os interessados em Segunda Guerra Mundial: Antonio Pedro Tota – O Imperialismo Sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. SP: Cia das Letras. Neste livro, o historiador Tota estuda a “disputa” pelo Brasil, de um lado pelo Eixo e de outro pelos EUA. E foi uma disputa mesmo. Não passamos para o lado aliado de uma maneira muito tranquila. Ao contrário, as relações comerciais brasileiras eram muito maiores com a Alemanha… Read more »

Hornet

Antes que eu me esqueça: um livro pode complementar o outro. Os assuntos são próximos e interligados…para quem gosta do tema, um prato cheio.

abraços

Jessé

obrigado pela sujestão eu vou ler sim
sds

camarada Roberto

Em 1942, um morador de origem alemã de Angra dos Reis aplainou e cortou o mato de uma grande faixa de terreno de sua propriedade para facilitar a chegada dos aviões alemães. Ele foi preso, mas constatou-se que não era um espião nazista, só um lunático mesmo. Mais tarde foi preso o espião alemão J. J. J. Starzinczny em 15 de março de 1942 no Rio de Janeiro e descobriu que ele estava monitorando o trajeto do navio cruzeiro Queen Mary pela América do Sul afim de passar sua localização por rádio para submarinos alemães. O Queen Mary estava indo… Read more »

André

Esse livro, como falei numa postagem anterior, referente ao afundamento do U-199

André

é muito bom e fácil de se ler.
Sds

Voluntário da Pátria

Pior que o socialismo baseado em raça está atormentando o Brasil novamente. É a política do PT que visa jogar ahto declarados negros e indios contra auto declarados brancos. Esta pseudo “justiciamento” histórica também será um caminho para implantação da ditadura socialista em nosso país retalhado por “terras indígenas” e quilombolas.

Flavio Marcelo

Até hoje, a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial contra seu aliado mais natural,a Alemanha, não foi bem explicada. Tenho certeza que, em futuro próximo, tudo será esclarecido.

Iuri Korolev

Caro Voluntário da Pátria

A expansão do Centro Espacial de Alcantara está praticamente
fora de cogitação com a demarcação da área feita pelo Incra esta semana.
Os quilombolas ficaram com quase toda a área.
O presidente da Alcantara Cyclone Space disse que é hora de pensar em sair dali.
Vai ser um problemão, pois já tem investimentos lá de milhões de dólares.
Outra perda é o no cronograma que atrasará o já atrasado programa espacial brasileiro.
É por coisas como essas que o Brasil é o eterno país do futuro.

Sds
Iuri

jean

Voluntário da Pátria Gostaria de saber de qual pátria é voluntário? Pois não entendo sua colocação de que um partido faz apologia racial, quando na verdade tenta dar um pouco de dignidade ha que está ” pátria ” deve muito, pois se indígenas vamos ser francos roubamos as suas terras, negros os escravizamos, e tal dita liberdade nada mas é de uma maneira moderna de terceirizar da mão-de-obra que era escrava! Temos muitas pátria em um nosso território, pois como já dize é afirmo somos colônia globalizada, isso é de maneira pratica uma visão do porque esta “pátria ” é… Read more »

Nelson Lima

O que é a história. Se Hitler conseguisse ultrapassar o Atlântico faria uma sangrenta limpeza étnica que impediria a existência atual de Lula e Obama.

welington

jean respeito sua opinião porem minha avó esta a mais tempo que muitos índios no Brasil, não existe povo negro e muito menos povo índio só existe o povo Brasileiro, povo é uma caraquiterização política e se nossos ancestrais fizeram merd… Não temos culpa não cometemos crimes nenhum, agora me digam pra alguns milhares de índios querem uma região que é maior que alguns estados Brasileiros? Nem se eles quiserem eles conseguem andar toda aquela região a pé isso é ridículo, mas mais ridículo ainda é que as terras são continuas e não podem ser patrulhadas pelo exercito ( Só… Read more »

Corsario-DF

Brilhante colocação welington. Muito boa mesmo.

Norberto Pontes

Legal, nãqo si porque eu sempre ouvia dizerem, apesar de ficar na dúvida, que americanos tentando forçar o Brasil a entrar na guerra, eles mesmos haviam afundado o Baependi etc… mas se vc ver que existem 9 submarinos se não me engano que foram afundados na costa do Brasil, certamente será óbvio dizer que foram os alemães que o fizeram ao meu ver. Eu tb gostaria de falar sobre um bom livro de autoria de Alvanir Carvalho – Mossoró em 35, que relata as intentonas nazistas tentando implantar no Sul do Brasil, sua máquina nazista, culminando com levantes realizados em… Read more »

AJS

Não nos esqueçamos também do italiano.

AJS

O Archimede, foi afundado e mais 10 alemães em nossa costa.

Nunão

Esse boato do afundamento dos navios brasileiros ter sido fruto de ataques de subs aliados surgiu na própria época dos ataques. Não se sabe até hoje se o boato foi obra da “quinta coluna” ou de setores que eram contra a aproximação com os norte-americanos (o que dá praticamente na mesma). Mas a aproximação com os EUA já vinha de antes, a siderúrgica de Volta Redonda é acordo de 1940, a troca da influência “eixo” pela “aliados” já vinha num crescendo. A própria MB estava se reestruturando acessorada por uma missão norte-americana desde 1922… O processo de Getúlio pender hora… Read more »

Voluntário da Pátria

Jean, “roubamos”,”escravizamaos”??? Nem eu, nem vc,nenhum de nós podemos pagar ou sermos beneficiados em nome de reparações de séculos atrás. Que loucura é esta??? De que Pátria? Do Brasil, que foi construído a partir da integração destas raças, desde de GUARARAPES, já ouviu falar? Sabe o que é DNA? O Brasileiro tem sangue das 3 raças em variados graus? Eu tenho espelho em casa e vc, amigo?

jean

Voluntário da Pátria ! Bom partindo de um ponto de vista que sempre digo, um erro não justifica outro! Segundo o que pouco que se de direito, os herdeiros tem direito e deveres e diretos em eventuais créditos e débitos que se ancestral deixar, tendo por este raciocínio se somos realmente povo justo e civilizado devemos ter outra conduta em relação a este assunto, quanto a batalha de Guararapes sim já li e posso afirmar que em determinadas circustacisa de combate e comum somar forças para vencer um inimigo maior, isso vimos em varias conflitos ao logo da historia, que… Read more »