Piloto da Marinha Real pousa Sea King sem trem de pouso

14

Sea King Mk IV pousado sobre os sacos de areia.

O Lt. Richard Sturman, piloto da RN, foi enviado para socorrer civis em um acidente de carro no Afeganistão. Enquanto ele pairava a aeronave, em meio a escuridão, veio a colidir o trem de pouso esquerdo do Sea King Mk IV em um talude, arrancando-o do seu suporte.

O Lt. Richard, que estava com cinco pessoas a bordo, avisou por rádio a sua Base (Camp Bastion) para construirem uma plataforma com sacos de areia.

Trazendo de volta o Sea King para casa, o Lt. Richard ainda permaneceu por uma hora em vôo pairado, queimando combustível para diminuir o peso da aeronave, enquanto os sacos de areia eram empilhados. Em seguida, pousou suavemente as 6 toneladas do helicóptero sobre a plataforma improvisada, restando apenas sete minutos de combustível. O Lt. Richard, 33, de Gillingham/Dorset, foi recomendado a receber uma condecoração pelo feito. O piloto do Esqd.846 disse: “Poderia ter terminado de forma desagradável.”

Fonte e fotos: The Sun

Lt. Richard e seu trem de pouso novo.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

“Poderia ter terminado de forma desagradável.”

Hahahahaha….Tipico “understatement” btitanico!

Marine

Quis dizer, “britanico”…rsrsrs

Henrique Sousa

[“Poderia ter terminado de forma desagradável.”

Hahahahaha….Tipico “understatement” btitanico!]²

Marine eu já tinha copiado a frase do texto para colar aqui falando o mesmo que vc.: D

cesar

Saindo do mérito da questão. Ñ seria viável técnicamente a retirada dos equipamentos ASW/ASuW dos nossos SEA KING, e a utilização destes como heli de transporte em apoio ao CFN na Amazônia ou no pantanal?
Lógicamente após a entrega dos Seahawk (pra ontém de preferência)…
Sds.

Vassily Zaitsev

Quem disse que uma improvisação de última hora não resolve o problema???????

Mesmo sem saber das características do local do acidente, digo que o piloto errou, talvez ao calcular errado a distancia que restava para o “talude”, sei lá o que é isso.
O local seria iluminado ou o piloto usava NVG??????????????

xerxes

bem meu caro césar pra isso a MB espera contar com os EC 725 que serão aeronaves novas e com maior autonomia e capacidade de levar mais soldados á bordo.

Mauricio R.

Talude, o lado de qq morrinho de terra e se estava de NGV então aí complica, pq vc não tem noção de profundidade.

E qnto a reduzir os Sea King a meros helos de transporte, tenho melhor sugentão!
Transforma-los em AEW&C p/ evitar que a MB faça a caca de ressucitar o P-16!!!
Para tanto vale tb recuperar células lá do AMARC.

cesar

xerxes,

concordo, aguardamos os EC725. mas penso que algumas aeronaves a mais mesmo c/ limitações seriam de gde valia p/ o CFN,obviamente levando-se em consideração a viabilidade de operação (estado geral das células remanescentes, motores, rotor etc).

Sds.

cesar

mauricio,

sinceramente, ñ tenho opinião formada ainda qto a sua sugestão de transformá-los em AEW/C ao invés de ressuscitar os Tracker. pelo q tenho lido, apesar de ser uma boa plataforma ( vide ROYAL NAVY ), parece ser bastante limitado qdo comparado a uma aeronave convencional c/ maiores autonomia, altidude de operação e velocidade.
eu sei q já foi discutido antes, más vamos lá. por q ñ S-3 Viking? rs.

Sds.

cesar

agora, que o rapazinho piloto tá se achando muito tá.
primeiro estraga o brinquedo e depois quer dar uma de bom por ter parado em cima de um saco de areia?
alguém por favor avise o mocinho q esse negócio de talude e saco de areia é coisa de obra… rs
acho melhor ele ” pilotar ” um caminhão basculante no toco, pois se der pra ele um truckado é capaz de fazer m… de novo.
brincadeira.

Mauricio R.

O S-3 Viking não tem uma versão de controle aéreo AEW&C.

E de que adiantaria vc ter uma aeronave de asa fixa, mais rápida, que voe + alto e vá + longe, se vc tem espaço p/ somente 2 operadores???

Sem contar a criação de uma linha logística p/ aeronave que já não é assim tão simples e fácil encontrar peças de reposição.

Não é pq se vai instalar um turbo-hélice que manter o Tracker modernizado é custo efetivo.

A Aviação Naval argentina e a RoCAF tem tremendas dores de cabeça nisto.

jorhys

E quando é que o seahawk, vão chegar ? E pq não utizar os SH-3, como vetores de transportes ou então a marinha passa utiliza-los só em operações SAR, pois eles tem boa autonomia de voo e podem navegar a noite.

cesar

mauricio r, em atenção ao seu post. a única versão do tracker AEW É O TRACER(tecnologia dos anos 50), portanto se vamos tentar adaptar um radar de varredura elettônica no P-16, acredito ser possível fazer o mesmo c/ o S-3. qto ao nº de operadores (quatro no S3, tripulação esta reduzida p/ três no S3B) ñ vejo problema. temos como exemplo o ARGUS 100 sueco (SAAB 340) o qual opera apenas como plataforma de radar, enviando todas informações p/ GCI via data link. agora tratando-se de custos c/ manutenção, abertura de nova linha logística e tudo que advem da operação… Read more »

Callia

Cara tudo vcs querem mandar para a amazonia!hahahah, o SH3 , a Imperial Marinheiro, daqui a pouco vão querer transformar o Riachuelo em nash , o unico navio que tem capacidade de receber um desses a bordo aqui é o sei lá o quê Pará.Mesmo assim acho que é para super puma.Tava rolando um boato de que queriam transformar o SH3 em unidade de SAR, aí acho legal.Aeronave bem adequada ao teatro de operação amazonico é o black hawck, fora que o custo de manutenção do sh3 deve ser altissimo. abs! e tem mais , o piloto é legal mesmo… Read more »