cvn-76-a.jpg

As fotos mostram o sistema de aspersores (sprinklers) em funcionamento a bordo do navio-aeródromo USS Ronald Reagan (CVN 76). Os sprinklers entram em ação para lavar o convés de vôo, depois de um ataque nuclear ou biológico.

cvn-76-b.jpg

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ivanoe Rossi

Alguém sabe se é aguá do mar ou de tanques?

Leo

Pode estar certo que depois de um ataque nuclear ele não vai precisar de sprinkler nenhum.

Hornet

Tá certo, é isso aí mesmo…depois do forno auto-limpante, agora o Porta-aviões auto-limpante…tudo dentro dos conformes.rs.

abraços a todos

Vagner

A água é salgada, derivada da rede de incêndio do navio, que aspira do mar.

Chama-se pre-wetting e serve para lavar o navio da contaminação nuclear ou química, quando o mesmo transitar em área com esse tipo de contaminação.

Nossos principais navios também tem. É comum.

Abs.

Ulisses

O que os amigos acham sobre a questão do NAe Nuclear?Eles(os americanos)usam o pretesto de que o NAe Nuclear fica mais tempo sem reabastecer(os Nimitz ficam 20 anos sem reabastecer!)assim não se limita em ficar dependendo dos Navios Tanques como os NAe convencionais,pois utilizando o Navio Tanque o NAe terá que reduzir sua velocidade para metade para poder reabastecer,mas assim o navio fica vulnerável a ataques,mas será mesmo?E se colocarem toda a defesa CAP(Closed Air Patrol)ASW(Anti-Submarine War)não da para aguentar?

Um Abraço a todos.

rodrigo rauta

Ulisses , mesmo não precisando abastecer, um NAe como o nimitz ainda é dependende dos navios tanque por causa do combustivel dos avioes , alem disso tem a questão da alimentação da galera e outros materiais que tem estoque limitado.
Abraços!

CJ

Parabens Leo – Após um ataque nuclear não vai sobrar NAE quanto mais splinkers, alias, não sobra sequer o dono do dedo que aperta o botão de comando de funcioanmento do dito cujo.

Claudio/Itajaí

O sistema tb funciona para combate a incêndios?

Henrique Sousa

Sem querer ser chato mas já sendo…….vamos ampliar um pouco o horizonte das possibilidades colegas.

Ponto pacífico que se o ataque nuclear for plenamente efetivo, pouco vai sobrar para contar a história, mas se por algum motivo (manobras evasivas, contramedidas, escoltas…) o NAe não seja colocado fora de ação pelo ataque, ou mesmo se precisar transitar por regiões críticas, ou sofrer a precipitação de resíduos radioativos/biológicos sobre a embarcação?

Imagino que em situações destas o referido sistema seria utilizado, e não para aplacar o intenso calor um eventual “sol” particular.

Abraços.

Fernando Gonzales

Eu não gosto de ser crítico, mas é famosa a cara de pau dos americanos para conseguir dinheiro do congresso. Eles são capazes de qualquer coisa e bobagens pra conseguir seus intentos. Esta naba desta aguinha não serviria pra nada e eles sabem disto, mas precisão de verba do congresso e do mundo otário que cai nesta cilada. Isto é apenas pra demonstrar um diferencial do resto do planeta e tornar seus navios mais caros, é como a palhaçada que inventam nos automoveis pra tornalos caros. Acho que a questão do combustível nuclear tem razão de ser, mesmo que o… Read more »

Henrique Sousa

Um viva à liberdade de expressão!!!

Sem saco

Tem uns caras aqui que só falam M@#d@. Ai meu saco.

Norberto Pontes

Pois é, é por essas e outras que o país deles afundam em dívidas……

Vassily Zaitsev

Ótimo sistema de combate à incêndio. Mas, ao que parece, só limpa a ponte de decolagem. Mas que é interessante essa foto, é.

Castor

Desculpem a intromissão mas vamos esclarecer alguns pontos aqui. 1 – A propulsão nuclear permite raio de ação MUUUUUUITO maior e mesmo dependendo de NT para abastecimento de combustível de aviação, permite, porque não tem que levar óleo para a propulsão, levar muito mais combustível de aviação. 2 – Como disse o Wagner, o pré wetting é comum em vários navios e não foi criado para tirar dinheiro de ninguém pois é barato. Serve para dar uma primeira descontaminação em navios que passem em região onde esteja ocorrendo um fall out de uma explosão nuclear, mas também quando for atingido… Read more »

André de POA

Quem estudou microbiologia na faculdade sabe o quanto é inutil este método. Pode aspergir, mergulhar ou usar jato direto da agua do mar. Se houver uma contaminação biológia as toxinas ou os micróbios que as produzem ainda sim ficaram em quantidade razoavel para contaminar boa parte da tripulação, isso é o equivalente aquela senhora que lava o chão do hospital com desinfetantes, isso reduz bastante a concentração mas não esteriliza o ambiente e suponho que armas biológicas sejam muito mas muito mais potentes que as bactérias que provocam infecção hospitalar quer seja na resistência ao ambiente quer seja nas toxinas… Read more »

Castor

André, acho que você deveria ser contratado como consultor da US Navy, porque aqueles bobos acham que adianta alguma coisa. Eu também acho que o material nuclear não será todo retirado. Se você conseguir esse bico me avisa que eu vou tentar também.

Raphael

“voces ja virão o famoso pouso lunar? Qualquer semelhança com o deserto de Nevada, não é mera coincidencia.”
Putz grillo, corre falar para os Russos.

Cada um que me aparece.

paulo costa

Varios navios das marinhas do golfo persico,e arabico tem um sistema de lavagem dos conveses,e superestruturas devidos aos ventos com areia na região,ventos estes,no norte da Africa tambem,que vão ate a França,e vizinhos.
Este Pa podera se estiver por la,usar para remover areia do convoo,
e evitar desgaste do equipamento…

Leonardo

Virão o pouso lunar?

Não?!

Pois um dia vocês veram!!!

Vagner

Veram não,eles viram…

Vassily Zaitsev

Estão matando a língua portuguesa! Vamos voltar à sala de aula minha gente…..

André de POA

Caro Castor, não me referi a energia nuclear e sim a questão biológica e posso afirmar que o procedimento citado se presta a desinfecção, ou seja remove o excesso de contaminação. Vou te contar uma situação vista em sala de aula comigo: Após testar a presença de um determinado antígeno (anticorpo da sífilis) nosso professor pediu para lavar o recipiente (que chamavamos “pocinhos”) em agua corrente e depois testar novamente com o reagente próprio (anti-anticorpo), pois bem mesmo lavando 5 vezes os recipientes ainda se notava a mudança de cor (apesar de cada vez mais fraco) e nosso professor falou… Read more »

Daniel Souza

Se foi feito ou não para limpar resíduos biológicos ou nucleares o que duvido, pois se a aguá utilizada vem do mar ela deve estar contaminada da mesma forma que o navio, o sistema tem utilidades como anti-incêndio que deve ser o principal, aliviador de calor, limpar a pista de decolagem rapidamente, etc.