O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou a importância da Marinha para a proteção das riquezas do litoral brasileiro, como o petróleo. O parlamentar representou a Câmara dos Deputados em sessão solene do Congresso Nacional, nesta terça-feira (9), em homenagem ao Dia do Marinheiro (13/12).

Autor do requerimento para a sessão, o senador Augusto Botelho (PT-RR) acrescentou que as descobertas realizadas na camada do pré-sal reforçam essa necessidade de proteção.

“Não se pode garantir que possíveis controvérsias futuras sejam sempre garantidas por negociação, sem o respaldo militar”, concordou Rollemberg. Ele observou que o litoral brasileiro concentra a maior parte da população, e que mais de 90% do comércio exterior brasileiro é transportado por navios.

Rollemberg disse ainda que a Marinha tem prestado um serviço social importante com os chamados “navios da esperança”, levando assistência média e odontológica a regiões de difícil acesso na Amazônia. Segundo o senador Augusto Botelho, foram realizados mais de 200 mil atendimentos desse tipo em 2007.

Remuneração

Já o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez um apelo ao presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), para a votação da medida provisória 2215/00.

Bolsonaro tem afirmado que a medida modificou o Estatuto dos Militares e a Lei das Pensões Militares, suprimindo alguns direitos. O presidente do Congresso disse que vai fazer um esforço para colocar a medida na pauta da próxima reunião do Congresso.

Segundo o deputado, este seria um dos motivos da crescente evasão de praças e oficiais nos últimos anos. O principal tema da medida é a reestruturação das remunerações dos militares.

Submarino nuclear

Entre as realizações da Marinha na área científica e tecnológica, Rollemberg ressaltou os avanços obtidos na energia nuclear e na obtenção dos instrumentos necessários para a elaboração do Plano de Levantamento da Plataforma Continental brasileira.

O senador Augusto Botelho explicou que este avanço deve permitir a construção do submarino nuclear nacional até 2015.

Os deputados Colbert Martins (PMDB-BA), Jair Bolsonaro, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) e Jô Moraes (PcdoB-MG) discursaram representando os seus partidos.

A sessão solene contou com a presença dos chefes dos comandos militares das Forças Armadas. O Dia do Marinheiro é comemorado no dia do nascimento do Marquês de Tamandaré, o almirante Joaquim Marques Lisboa, patrono da Marinha do Brasil.

 Fonte: Agência Câmara

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments