O Plano Estratégico de Defesa Nacional, será apresentado, hoje, ao presidente Lula da Silva, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ontem, falando a este colunista, o ministro Jobim, adiantou que o trabalho, uma peça de 90 páginas, engloba três pontos principais:
1- Reorganização das Forças Armadas;
2- Remodelação da Indústria Nacional de Defesa;
3- Modificações no Serviço Militar.

Fonte: Coluna do Gilberto Amaral/Jornal de Brasília

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tikuna

Vamos torcer para que seja aprovado o mais rápido possível!!!

Sds,

johrys

Afi ! Porque ja não aguentamos mais esperar em vão….

Mauro Lima

Modificações no Serviço Militar…

Eu ainda sonho com o fim do serviço militar obrigatório… acho péssimo obrigar alguém a pegar em armas, contra à vontade.

Joaca

Caro Mauro
O serviço militar é o equalizador democrático de uma nação! Ele pode ser feito de várias maneiras, mas sempre deverá existir.
At
Joaca

Invincible

Ahhh hoje nem é mais obrigatório… tem tanta gente se alistando que fica quem quer…

Se bem que eu queria ter ficado mas não consegui.

Voluntário

AS FFAA,na minha opinião como cidadão, deveriam ter seus efetivos reduzidos pela metade, equipadas com os melhores armamentos e equipamentos ocidentais e nacionais já disponíveis e voltadas para operacionalidade,mantendo-se em exercício ao longo de todo o ano.
A partir de agora, acelerar (com muito dinheiro)a pesquisa e o desenvolvimento de armamentos,se possível para próxima geração,e garantir encomendas pelas NOSSAS FORÇAS. O serviço militar obrigatório tem que ser abolido e o famigerado “serviço civil”, caso seja levado à frente,só poderia existir se fosse VOLUNTÁRIO.

Tikuna

Mauro Lima,

Hoje em dia o serviço militar só é obrigatório no papel. Todo ano é a mesma choradeira no alistamento, nego implorando para não ser dispensado.

Sds,

Almeida

Eu mesmo tive q passar num concurso super disputado para poder servir a Patria. Nenhum amigo meu q nao queria seguir carreira militar serviu. Nenhum.

Quanto ao PEDN, cade ele? Cade?

luiz pinelli neto

O Plano Estratégico e os Custos Gerados !!! Hoje este patriota velho, está muito preocupado com o desenrolar do nosso Plano Estratégico de Defesa Militar. Aliás, é o mínimo que se pode esperar de todo brasileiro que tenha vergonha na cara.!!!!!!!Até agora o governo não definiu as Fontes de Recursos tão necessárias à execução plena deste Plano de Defesa, pois, vejamos o tamanho do território brasileiro, com toda sua diversificação geográfica do terreno, sem falarmos do grande contingente humano das nossas FAs. A necessidade da organização e do aparelhamento de material bélico, com a aquisição de novos armamentos, com a… Read more »

luiz pinelli neto

O Grande Perigo Desarmado ! Este assunto, pelo menos em nossa compreensão pessoal, é também relacionado ao Plano Estratégico de Defesa Nacional. A Sociedade Brasileira, perigosamente displicente, não percebe o alto grau de corrupção administrativa e política que assola o País. E o que resulta dela, a certeza cínica da impunidade, basta que olhemos as notícias vinculadas pela mídia diariamente. O Poder Legislativo e o Poder Executivo estão mergulhados na lama podre da corrupção. O Poder Judiciário é uma grande incógnita. As nossas Instituições Militares são realmente uma grande e honrosa exceção. Não se contaminaram !!! Afastadas no centro nervoso… Read more »

luiz pinelli neto

A Garantia de Execução!! Quaisquer que sejam os processos de rearmamento para as nossas FAs, precisará de uma fonte financeira permanente para financiar suas compras ou suas produções. Olhando-se o tamanho geográfico do Brasil, seus diferentes teatros,e, a localização de eventuais “inimigos”, as forças necessitaram de um nº mínimo de equipamentos, pex.(por hipótese), a FAB teria de possuir 150 aviões modernos de caça, 100 helicópteros de ataque e transporte, todos bem armados, com sistema de mísseis. A MG de 180 navios patrulhas bem armados, artilhados modernamente + sistema diversificado de mísseis; 30 porta helicópteros ( mais barato que Porta Aviões);… Read more »

luiz pinelli neto

A Garantia de Execução!! Quaisquer que sejam os processos de rearmamento para as nossas FAs, precisará de uma fonte financeira permanente para financiar suas compras ou suas produções. Olhando-se o tamanho geográfico do Brasil, seus diferentes teatros,e, a localização de eventuais “inimigos”, as forças necessitaram de um nº mínimo de equipamentos, pex.(por hipótese), a FAB teria de possuir 150 aviões modernos de caça, 100 helicópteros de ataque e transporte, todos bem armados, com sistema de mísseis. A MG de 180 navios patrulhas bem armados, artilhados modernamente + sistema diversificado de mísseis; 30 porta helicópteros ( mais barato que Porta Aviões);… Read more »

luiz pinelli neto

Por que a IVECO? Por que assinar um contrato com a IVECO para construção de blindados sob rodas? A falta de dinheiro é uma coisa presente nas finanças do Brasil, mas burrice é outra coisa!! Vejamos temos ainda vivas a AVIBRÁS e a IMBEL. A AVIBRÁS recentemente construí o Guará, blindado de 4×4, mas o EB não se interessou. Quem mostrou competência para fazer um 4×4, certamente, poderá fazer um 6×6, um 8×8, ou até um 10×10. Repito o que disse, nossos engenheiros militares são muito competentes. Se por acaso, for necessário assinamos, um acordo militar com a Alemanha ou… Read more »

luiz pinelli neto

O Grande Perigo A Corrupçao ! Este assunto,é totalmente diferente, pelo menos em nossa compreensão pessoal, é também relacionado ao Plano Estratégico de Defesa Nacional, fala das armas dos VOTOS!! A Sociedade Brasileira, perigosamente displicente, não percebe o alto grau de corrupção administrativa e política que assola o País. E o que resulta dela, a certeza cínica da impunidade, basta que olhemos as notícias vinculadas pela mídia diariamente. O Poder Legislativo e o Poder Executivo estão mergulhados na lama podre da corrupção. O Poder Judiciário é uma grande incógnita. As nossas Instituições Militares são realmente uma grande e honrosa exceção.… Read more »

luiz pinelli neto

Corrupção Não Tem Perdão!! Não é nosso propósito comentar assuntos políticos de quaisquer espécies, ainda mais porque, o nosso sistema político em vigor, compreende a escolha direta dos candidatos a cargos eletivos, exercendo cada eleitor seu direito ao livre arbítrio. Por ventura, a má escolha já constitui uma severa punição para a sociedade displicente, pois, as funções do mau político sempre ficarão, vergonhosamente, manchadas por seu exercício indigno e ultrajante à Nação. Entretanto, quando esta corrupção envolve desvios ou roubos de dinheiro público, que deixou de ser utilizado, corretamente, em funções ou programas de despesas da Lei Orçamentária, fica uma… Read more »

luiz pinelli neto

O Plano Estratégico de Defesa Militar do Brasil, SEMPRE !! Li o comentário, num Blog, de um conhecido jornalista chamando o dia de 7 de setembro, como o dia da PALHAÇADA !!Palhaçada como disse, deve ser de homens como ele próprio, afogados na imbecilidade atual e sem discernimento lógico para compreender que pátria e bandeira não são sinônimos, apenas de desfile militar de 7 de setembro, mas significam, costumes, ideais, segurança, bem-estar, subsistência, proteção e abrigo para ele e sua família.Mas, em linhas gerais, estes sintomas sociais assustam o suficiente, a sociedade que pensa, analisa, e sabe fazer projeções para… Read more »

luiz pinelli neto

Decisão Política, Nunca !!! A compra de aviões da caça para a FAB é assunto altamente especializado, e, de política correlata deve haver apenas o necessário e o suficiente para garantir, imediatamente, a sua aquisição para o pronto emprego nas funções que lhe competem, que é a segurança territorial. As negociações, aqui no Brasil, se prolongam por um tempo exagerado, visto a crônica indisponibilidade de recursos financeiros e orçamentários, por motivos, já amplamente, comentados. Uma tragédia nacional anunciada com data marcada.Agora um governo dizer que vai “decidir quando quiser”, porque é competência exclusiva do Sr. Presidente, parece outra brincadeira de… Read more »

luiz pineli neto

“ O Lado Negro” ( da Coluna O Patriota Velho O Plano Brasil ) A Brigada Haiti está com sua conclusão de seu treinamento totalmente prejudicado. Não pode ser dado o “pronto” à nova tropa para partir do Brasil para a substituição do contingente que já se encontra no Haiti , agora, vejam porque: “falta munição para a tropa dar uma certa quantidade necessária de tiros, no transcorrer no seu treinamento no Brasil”.Isto só pode ser uma brincadeira de muito mau gosto.Diante de intenso “falatório” sobre o Plano Estratégico Militar para o Brasil e o renascimento da Indústria Bélica Nacional,… Read more »

luiz pinelli neto

Vendas c/ Chantagem !!! Segundo o Ministro Jobim, o Brasil não mais “comprará” material bélico usado ou de “2ª mão”. Muito boa a posição adotada, pois, o Brasil não é um simples comprador de armas, mas um parceiro e precisa de transferência de tecnologia militar para que com este incentivo venha instalar nossas indústrias de equipamentos bélicos e permitir que o Brasil alcance com total independência da industria bélica, o permanente fortalecimento militar e modernização técnica das nossas FAs.Pensávamos que a Engesaer, a ser criada pelo governo do Sr Lula da Silva, atendesse a estas necessidades. Porém, a lamentável falta… Read more »