Home Operações Navais USS Ronald Reagan no periscópio de um U209 da Marinha Peruana

USS Ronald Reagan no periscópio de um U209 da Marinha Peruana

773
96

uss_ronald_reagan-desde-periscopio-de-u209-mgp-en-siforex-2004-cortesia-de-mgp

Embora com a descrença de alguns, apresentamos mais uma “perifoto” de um NAe americano na mira de um submarino convencional U-209.
A foto foi feita durante o exercício SIFOREX 2004 , com a Marinha Peruana. Pela evidência, mais um NAe siforex diante de um submarino de uma marinha mais fraca… 😉
Neste link, outro NAe americano aparece em perifoto de um submarino italiano.

96
Deixe um comentário

avatar
96 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
41 Comment authors
edu_bombaCaipiraDouglasMarcos T.A segunda melhor tática para enfrentar um navio-aeródromo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
McNamara
Visitante

É, eles são antas. E por ser antas, possuem a Marinha de Guerra mais poderosa do planeta. Inclusive o Pentágono já resolveu contratar todos nós, comentaristas do blog, para trabalharmos com eles em Washington, com salários milionários, apesar da crise.

LeoPaiva
Visitante
LeoPaiva

Considerando o sofrimento do Sub Hangor, no episódio do naufrágio da INS Khukri, em escapar das escoltas indianas, penso que seria uma verdadeira operação kamikaze se aproximar tanto assim de um alvo tão bem protegido. Mesmo não sendo necessária a cota de periscópio para disparar.

Por essa facilidade excessiva encontrada eu sou forçado a concordar com a teoria da conspiração do Bosco e dos colegas.

Mas, considerando que seja realmente assim, tudo bem que o PA vai pro fundo, mas com uma aproximação dessas acho que o sub vai também.

Sds.

rodrigo rauta
Visitante
rodrigo rauta

Então, apesar das fotos, eu acho que é o caso aonde o NA “permite” ser visto pelo sub. Não que o sub não possa chegar tão perto do NA, mas aonde estão as escoltas do NA? e os sitemas ASW do bichão ( vikings, seahawks)? Um navio desse JAMAIS anda sozinho, pelo menos uma escolta vai estar com ele! num exercicios desses ainda va la….mas em situação real eu acho que ia ser muito, mas muito dificil o sub chegar tão perto!
Abraços!!!

Marine
Visitante
Marine

Falou certo foi alguem aqui no blog que disse antes que essas fotos sao apenas fotos…nao da pra tirar conclusao.

Nao sabemos se o sub ja havia sido afundado quando tirou a foto, se ja havia sido detectado, se estava sendo engajado ou se realmente nao foi descoberto….Qualquer um pode tirar foto de NAe, existem centenas de cenarios que uma foto dessa pode ser tirada, ja a afundar o NAe e outra historia.

Essas fotos insinuam muito mas nao provam nada.

Sds a todos!

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

Onde vem na foto dizendo que a foto foi tirada durante o exercicio, que o submarino já não tinha sido detectado e que conseguiu lançar o torpedo? Eu não consigo enchergar essa legenda…

Seguindo a lógica do blog se eu chegar com um caiaque perto de um Porta-Aviões e tirar uma foto isso significa que eu o afundei?

Ou vamos ser mais realistas: Se um A-4 da marinha brasileira sobrevoar um NAE Americano durante um exercicio e tirar uma foto sgnifica que ele o afundou?

Sds.

Cinquini
Visitante
Cinquini

Tiago Jeronimo, significa que ele se aproximou o bastante para atacar o adversário em se tratando de um Sub fotografando o PA é sinal que o PA recebeu alguns torpedos, mas isso nao quer dizer que ele afundou, só quer dizer que se fosse numa situação real ia ser uma *erda das feias!!!!

É “fato” nas literaturas de referência que a US Navy estava com certa dificuldade em conseguir detectar Subs Diesel/Elétrico e por causa desse pequeno “detalhe” eles arrendaram o Sub Sueco para servir de “Agressor”.

Abração

majunior
Visitante
majunior

uma vez ,conversando com um amigo da marinha q ja participou de operação com um uss , ele me contou q o um dos nossos 209 afundou duas vez um PA deles q era pika pra eles descobrirem os nossos subs! o torpedo bate no meio do casco, cria um bolsão de ar aquilo prejudica o casco e o PA vai a pike ,falando a grossso modo

Hornet
Visitante
Hornet

Ah! Isso já é corriqueiro…os americanos não são de nada…não tem um exercício militar (seja aéreo, naval ou terrestre) que eles se saem bem. Definitivamente eles não sabem treinar.

Só sabem jogar.

abraços a todos

Leo
Visitante
Leo

É que os americanos são vaidosos, eles convidam estes submarinos inúteis, apenas para fazer uma seção de fotos… Pura perda de tempo…

Hornet
Visitante
Hornet

Leo,

já me convenci: esses caras adoram uma foto. Taí o motivo.

Vamos fazer uma vaquinha e comprar umas “kodaks” pra esse povo…hehehehe

um forte abraço

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Piada!

JACUBÃO
Visitante

É isso aí A. do Sul, vamos mostrar que eles tem pontos fracos a serem explorados. É como Davi e Golias, pau neles.

direto do fundo do mar
Visitante
direto do fundo do mar

Mas como a época agora é de Paz e Amor, afinal o Ano Novo se aproxima, vamos deixar nossos anseios bélicos para 2009.
Os americanos são nossos amigos e os franceses também.
Graças a Deus não temos inimigos, talvez no muito, vizinhos invejosos.
Que todos tenham um 2009 cheio de Paz, Saúde e Alegria!

molleri
Visitante

Na década de 70, a bordo do (“E” três barras) “Bucaneiro” D-36, onde fui oficial de som, tínhamos gravada fita de um SSN americano que foi detectado e engajado em um exercício com a MB. O final não foi feliz. Apesar de perseguido por um tempo a 30 nós, com contato sonar, o sub simplesmente acelerou e escafedeu-se a 50 nós submerso.

Leo
Visitante
Leo

Salve Molleri,

E tem gente que acha que velocidade não é importante. Pode um negócio destes?

Mauro Lima
Visitante
Mauro Lima

Em guerra velocidade é importante sim… mas não é tudo não.
Como não temos condições de montar um timaço de velozes belonaves atômicas, deveríamos focar em outros detalhes capazes de garantir uma vitória contra um oponente mais “parrudo”, como discrição e estratégias melhores!
E isto nós temos condições de fazer!
Faz muito mais sentido!

Nicolau
Visitante
Nicolau

Claro, quantos deles foram torpedeados pelo heróico “terceiro mundo” na guerra da koreia ou do Vietnan, na Líbia ,nas Falklands ou no golfo?

Henrique Sousa
Visitante
Henrique Sousa

Hornet em 30 Dez, 2008 às 5:24

Definitivamente eles não sabem treinar.

Só sabem jogar.

Parabéns Hornet, espero que a maioria consiga entender em sua profundidade a sutileza e ao mesmo tempo a brutalidade deste texto.

Leo
Visitante
Leo

Salve Nicolau,

Como eu disse, eles gostam apenas de posar para fotos. No Vietnam eles deixaram cair cerca de 3400 aeronaves. Foi só para tirar foto, já que os pobres vietnamitas, do terceiro mundo, não tinham como derrubar Phantom, A-4, etc.

Foi tudo jogo de cena. Como disse o Hornet, precisamos comprar umas kodacs e mandar para eles. Sai mais barato…rsrs

joão terba
Visitante
joão terba

Os americanos estão testando a capacidade dos sub convencionais até que ponto eles podem chegar,e daí tirar suas proprias conclusão.

pedro
Visitante
pedro

Sim, tudo lindo! Eles sempre “deixam” a maloquerada passar a mão no “derriere” das suas meninas, afinal, nóis é pobri mesmo…. Nada contra os EUA, mas os últimos “super homens” (ubermensch) de verdade (até com esteróides e outros quetais) perderam a segunda grande guerra pra turma dos esfomeados russos e pros “red necks” americanos quem nem sabiam o que era missil, que não tinham sequer aviões a jato decentes, etc, apenas porque os outros estavam em maior número…Ninguém aqui parece lembrar do episódio do navio ultra moderno americano (foi um arleigh burke??) sendo explodido no Oriente Médio por uma lanchinha… Read more »

pedro
Visitante
pedro

Só pra turma dos esquecidos não deixar de ver que “o super mouse” americano também leva na lomba:

http://www.worldnetdaily.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=15625

http://www.murdoconline.net/archives/004290.html

http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Cole_bombing

camarada
Visitante
camarada

Os americanos acho que só sabem fazer é jogos de guerra mesmo,nisso eles sõ bons.É por isso que eles tem material em abundãncia,não tem miséria,porque perdem muito em guerras.Até o nossso Tikuna conseguiu furar o bloqueio e ficar em posição de ataque contra 3 grandes belonaves do Tio Sam.Na guerra do Vietnan chegaram a perder 2.100 helicópteros e no dia 24 de Julho um F4C foi derrubado,o primeiro de 205 abatidos até o final do conflito,pelas baterias de mísseis SA-2 vietnamitas que foram ativadas.

Bosco
Visitante
Bosco

O mais engraçado dessa estória toda é que o grupamento aéreo de um porta aviões no passado era composto por 10 S-3B e 8 SH-60 (antes SH-3), totalizando 18 aeronaves especializadas em ASW. Com todas essas “perdas” em exercícios simulados, eles, ao invés de aumentarem sua capacidade ASW, reduziram para apenas 6 SH-60F, já que os SH-3 serão desativados (ou já foram). Num futuro de curto prazo a coisa vai até piorar já que o helicóptero padrão sera o MH-60R que é multifuncional, fazendo tudo que um helicóptero naval tem direito além das atribuições na ASW, ou seja, a capacidade… Read more »

Marine
Visitante
Marine

Hornet,

E a falta de conhecimento tatico, tecnico e de procedimentos de alguns chega a ser frustrante meu amigo…mas melhor assim as vezes, quero mais que todos os inimigos do Tio Sam pensem da mesma maneira que alguns aqui.

Vou voltar pro meu joguinho agora ja que e so o que eu sei fazer….rsrsrs

Sds amigo!

JACUBÃO
Visitante

Concordo que os caras sabem muito de jogos de guerra, de verdade, mas uma frota com uma boa quantidade de SUB convencionais em torno da frota deles, com certeza iria provocar um pânico tão grande, que ia ter muito marujo pulando pela borda antes de sentirem os impactos de varios torpedos acertando esses monstros.

Bosco
Visitante
Bosco

Correção;
digitei errado. Os SH-3 já foram desativados a muito tempo. Os S-3B é que estão sendo ou já foram desativados.

Douglas
Visitante
Douglas

daqui há pouco o Senegal compra um sub de segunda mão e afunda um Nae americano em um exercício SIFU, ops, SIFOREX……… rs

LM
Visitante
LM

Prezados, Devido aos inúmeros posts sobre submarinos, diversas afirmações sobre qual seria o melhor meio para a MB, se a opção pelos submarinos de propulsão nuclear estaria correta, resolvi pedir licença aos senhores e fazer algumas colocações tentando mostrar o porquê da decisão da MB em construir os submarinos de propulsão nuclear (SSN). Nas próximas décadas, está previsto a construção de apenas duas bases navais, uma para submarinos no estado do Rio de Janeiro e outra no estado do Pará. Contudo, os submarinos ficarão concentrados no estado do Rio de Janeiro, como já ocorre. Estudos da EGN apontam para duas… Read more »

Coralsea
Visitante
Coralsea

Oi LM

Gostei bastante do seu post…sério, claro e fácil de ser entendido
As vezes até cansa ler tantas inutilidades que alguns infelizes escrevem…
Só uma observação; a MB já não possui uma base naval em Belém? Creio que ela possui um pier bem longo e um dique-seco.

LM
Visitante
LM

Prezado Coralsea,

A MB possui a Base Naval de Val-de-Cães. Contudo ela precisará de uma ampla modernização.

Abraços

Sergio
Visitante
Sergio

LM! Bravo! É sempre esclarecedor ler seus comentários aqui no blog! Obrigado!
Um abraço a todos! Inclusive aos acometidos com “aquela” sindrome!

Marine
Visitante
Marine

LM,

Quero parabenizar o senhor pelo profissionalismo do post! Pergunta…o senhor conhece alguns oficiais no CFN, um certo Capitao Canelas por exemplo?

Sds!

Hornet
Visitante
Hornet

LM,

parabéns pelo post e pela clareza. Bravo!!!

Marine,

também vou voltar pro meu joguinho: “batalha Naval”…aquele antigão, do tempo do computador movido a lenha…kkkkk

um grande abraço aos dois amigos

Ricardo
Visitante
Ricardo

NAes sozinhas são extremamente vulneraveis a submarinos e outras embarcações, por isso mesmo elas são escoltadas por destroers, fragatas e submarinos =)

LM
Visitante
LM

Prezado Sérgio,

Obrigado por suas palavras!

Sds

LM
Visitante
LM

Prezado Marine,

Obrigado!

Acredito que tanto você quanto eu, como militares, devemos sempre trazer nossos conhecimentos adquiridos com a prática para contribuir com o debate.

Sim, eu conheço diversos oficiais do CFN, apesar de não manter muito contato com o Capitão Canelas, posso transmitir algum recado que você precise. Autorizo o Blog a lhe fornecer meu e-mail pessoal, para que possamos fazer essa “ponte”.

ad sumus!

LM
Visitante
LM

Prezado Amigo Hornet,

Não vá jogar batalha naval (rsrsrs). Seus comentarios são importantes aqui no blog.

Abraços

JACUBÃO
Visitante

Uma coisa eu posso te dizer meus caros amigos, os Estadunidenses não são esses caras que eles sempre querem mostrar nos filmes de guerra, como por exemplo o própio RAMBO, eles se inscreveram várias vezes no curso de guerra na selva do CIGS em Manaus, e nenhum americano conseguiu passar da fase de sobrevivência na selva, eles não suportam tamanha pressão, e isso faz a diferença p/ nós, pois em uma invasão, eles com certeza tomariam os grandes centros do norte como Manaus,Tefé,Santarém,Belém,e etc…, mas como eles iriam sair ou se manter na região fora dos centros, e eles sabem… Read more »

Ulisses
Visitante
Ulisses

Hornet

Jogue Battlestations:Midway para XBOX 360 e em 3 de fevereiro sairá o Battlestations:Pacific também para XBOX 360.Se atualiza cara.rsrsrs.

Marine
Visitante
Marine

LM,

So gostaria mandar um alo a ele. As vezes ele pode nem lembrar de mim, mas so o diga se possivel um alo do Marine brasileiro que fez todas as traducoes para o comando da Unitas 43-2002. Lembro ate hoje que chuveu a semana toda la na Marambaia e o cabo de guerra que fizemos tambem com o CFN la no Rio.

Foram memorias que nunca se esquece, a amizade feita com ele e os Navais da sua companhia!

Semper Fidelis e Ad Sumus!!

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

LM,

concordo plenamente com seu comentário.

Se, daqui à ums 10 ou 15 anos, o sistema AIP se mostrar favorável no quesito custo/benefício, como a MB pretende instalar o mesmo nos novos SSK encomendados junto à França? Seria durante um PMG? , pois esse seria o momento mais oportuno para se realizar um procedimento deste porte.

abraços.

LM
Visitante
LM

Marine,

Pode deixar, vou transmitir seu recado.

Semper Fidelis e Ad Sumus!

LM
Visitante
LM

Prezado Vassily,

Seria em uma modernização de meia-vida!

Abraços

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Ulisses,

XBOX-360 com Battlestations……………..

E eu com um Pacific Heroes que o pc se nega à rodar. Minha placa de vídeo é a culpada, e o meu emprego tb, que não permite que eu compre uma mais atualizada.

Hornet,

Esquece desse negócio de jogar batalha naval, fica por aqui mesmo. Aqui tb não é Naval? e veja só, tem cada batalha de opnião. É só se juntar à um dos lados e mandar opnião.

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

LM,

OK! tb faz sentido.

abraços.

Bosco
Visitante
Bosco

LM, muito esclarecedor e obrigado pela consideração com todos. Só complementando o texto do LM, tomo a liberdade de postar o texto do “Cação” de ontem, que trata do mesmo assunto e é igualmente esclarecedor: “normalmente os submarinos são posicionados em uma área denominada Zona de Patrulha (ZP), onde se espera que os alvos em questão irão passar. Em geral as ZP são estabelecidas em áreas focais, ou seja, locais onde espera uma grande movimentação de navios como penínsulas, pontas ou cabos, entradas e saídas de canais ou portos. Para aumentar a probabilidade de o ataque ser bem sucedido em… Read more »

JACUBÃO
Visitante

Pergunta de prova. tem algum jogo de combate aéreo entre internautas em que um pode ser inimigo do outro, e a geripoca comer entre os amigos do blog? Acho que seria interessante, não é mesmo?

Ulisses
Visitante
Ulisses

Vassily Zaitsev

É realmente uma pena porque você não possa comprar uma melhor,te desejo boa sorte para que você possa comprar uma melhor e possa também ter melhores condições.

Um abraço e feliz 2009.

Vassily Zaitsev
Visitante
Vassily Zaitsev

Ulisses,

Arigatô!