pijao

A HDW (Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH), estaleiro da ThyssenKrupp Marine Systems AG e MarineForce Internacional LLP (MFI), assinou um contrato para o fornecimento de dois pacotes de material para a modernização dos submarinos IKL-209-1200 ARC Pijao e ARC Tayrona, da Marinha da Colômbia. O contrato foi assinado entre o consórcio HDW/MFI e o Ministério da Defesa colombiano.

Os dois submarinos foram construídos pela HDW a partir de 1970 em Kiel e entregues cinco anos mais tarde. Desde então, as duas unidades 209/1200 foram submetidas a dois programas de modernização na Alemanha, onde foram construídas.

Esta nova modernização será realizada na Colômbia pelo estaleiro estatal COTECMAR, em Cartagena. A HDW e a MFI vão fornecer os dois pacotes, bem como material de apoio e apoio técnico ao COTECMAR. O estaleiro colombiano planeja concluir o projeto até o final de 2011.

Para a ThyssenKrupp Marine Systems e a MFI, este contrato é mais um indício da continuidade da confiança das marinhas sul-americanas na tecnologia alemã. Com 63 unidades contratadas até agora, a classe 209 de submarinos representa o maior sucesso de submarinos não-nucleares em todo o mundo. Na América do Sul, os submarinos desta classe estão em serviço em sete marinhas, incluindo a do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EMERSON FULLY

Acho que certamente o IKL-209,é o maior sucesso em termos mundiais de subs-convencionais.Batendo vários rivais em termos de custo benefício,e com isso as marinhas que não podem ter subs-nucleares de ataque optam cada vez mais por esse pequeno,porém notável meio de combate.Claro que sabidamente de seus limites operacionais e de sistema de ataque.Porem as recentes verssões com AIP,e um melhor sistema de armas, ainda os tornam um exelente submarino convencional,fato que é comprovado pelas vendas e modernizações constantes!

Democracia

Acho que mesmo com os fundos atuais uma revitalização dos atuais SUB’s seria bem vinda, pelo que sei eles não parecem estar muito mau tratados, me corrija se estiver errado sou meio leigo no assunto.

Viva a República!!!

ARCANJO

Emerson,

Concordo totalmente com você.
O IKL 209 é o exemplo mais requintado de otimização da relação custo benefício.
A versão modernizada, ainda melhor.
Mas isso só é válido onde a relação custo-benefício prevalece sem concessões ao delírio.
Abraço

Nunão

Ou seja: já ultrapassaram os 30 anos de serviço (embora não possa dizer com que intensidade), sofrendo duas modernizações e indo para a terceira. Se dá pra estabelecer uma comparação tosca só com esses parâmetros, é sinal de que, se bem mantidos e com recursos suficientes para peças e modernizações, os nossos Tupi poderão ficar na ativa por considerável tempo além do previsto inicialmente, caso isso seja visto como necessário e desejável pela MB. Afinal, se hipoteticamente o Tupi for desativado no tempo previsto pelo projeto (o que não deverá acontecer caso o programa ModSub chegue a um bom termo),… Read more »

TURBINA

Amigos, entendam uma coisa: quando lobby pesado entra em ação a relação custo benefício é implodida! No momento a prioridade é engulir três famigerados SCORPENES a toque de caixa para depois receber de premio o direito de ter, no futuro bem futuro, a um casco nuclear castrado, ou seja, sem a unidade nuclear.
Viva o Zarkosy … sujeito competente esse francês …
Os alemães e russos acreditaram em Papai Noel …

ARCANJO

De fato,

O IKL 209 é o exemplo mais requintado de otimização da relação custo benefício.
A versão modernizada, ainda melhor.
Mas isso só é válido onde a relação custo-benefício prevalece sem concessões ao delírio.
Abraço

Mineiro

Só para confirmar: o Brasil possui 4 ssk 209 – 1400 e 1 ssk 209 – 1500?

Todos de modelos melhores do que o Colombiano, em sua configuração inicial.

Será que com essa terceira configuração esse sub Colombiano poderá superar os ssks brasucas?

Saudações a todos.

ARCANJO

Mineiro,

É possível porque os Colombianos serão reformados pela própria fábrica alemã, envolvendo todos os itens que nós deveríamos ter renovado e não o fizemos.
O sistema de combate, por exemplo, pelo que se pode depreender e a confirmar será o novo original alemão, muito mais sofisticado e abrangente que os sistema que os americanos nos mandaram.
Lá a reforma, pelos indicativos disponíveis, será para valer e não “meia boca” …

Wilson Johann

Não vou comentar sobre os subs. Me comentário vai para a foto. Um artista o cara que tirou essa foto. Dá um belo “wallpaper”. Certamente ele deve ter usado algum filtro para conseguir esse magnífico tom de azul. Mas seja como for, é uma bela foto, e vai ficar um bom tempo como pano de fundo aqui na minha tela.

Abraços!!!

[…] Werft GmbH), estaleiro da ThyssenKrupp Marine Systems AG e MarineForce … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Rodrigo

Marinha brasileira que tecnologia para construir e fazer a manutenção desses navios nos arsenais da marinha, por que não oferecer aos paises vizinhos uma opção de modernizar seus submarinos ao padrão do nosso S-34 Tikuna.

Vassily Zaitsev

Wilson, Idem no comentário.

abraços.

Wolfpack

Os IKL-209 Colombianos depois de modernizados farão frente aos Submarinos de Chaves? Por sinal de qual classe seriam estes subamrinos do Chapolim?

Skipper

La foto es del submarino ARC Pijao. No tiene ningún filtro. Fue tomada a contraluz aprovechando los últimos minutos de sol. El submarino navegaba a 14 nudos (ver agua en la proa) zarpando de Cartagena, Colombia. Al fondo izq. Tierrabomba y a la derecha sector el Laguito de Cartagena. Yo era el comandante.

MO

Gracias Capitan

Ahora sabemos quien es el submarino, el ARC Pijao – S 28

Saludos
MO