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Os submarinos brasileiros de 1914 até hoje

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A idéia de dotar a Armada Brasileira com uma nova arma para a Guerra Naval germinou com o desenvolvimento, ainda embrionário, do submarino no final do século XIX e início do século XX. Eventos históricos, como as experiências com protótipos realizadas por LUIZ JACINTHO GOMES e EMÍLIO JÚLIO HESS, foram alvos de reportagens sensacionais e de grande importância para a época, com repercussões no exterior.

Em 1891, o então Primeiro-Tenente FELINTO PERRY encetava, com entusiasmo e competência, uma campanha para aquisição de submarinos para o Brasil. Seus trabalhos, publicados nos periódicos da época, foram motivos de reflexão e de ampla discussão, despertando o interesse público e motivando a Alta Administração Naval. Em uma sentença, já àquela época, o Tenente PERRY destacava o valor do submarino para a defesa da soberania do Estado: “…que o Brasil veja, o quanto antes, iniciada a sua Marinha no manejo dessa arma poderosa incontestavelmente, fator importantíssimo na defesa das fronteiras marítimas .”

Em 1904, o Ministro dos Negócios da Marinha, Almirante JÚLIO CÉSAR DE NORONHA, incluía três submersíveis no Programa de Construção Naval. A aprovação deste programa pelo Congresso Nacional deveu-se, em particular, ao prestígio parlamentar de LAURINDO PITTA, que habilmente motivou a Câmara dos Deputados para tramitação do projeto, em defesa da reconstituição do Poder Naval brasileiro.

O epílogo da campanha de aquisição de submersíveis para a Marinha do Brasil e o início da vida dessa nova categoria de navios na MB vieram a se concretizar em 1911, quando o Ministro da Marinha, Vice-Almirante JOAQUIM MARQUES BAPTISTA DE LEÃO, criou a Sub-Comissão Naval na Europa, em La Spezia, Itália, para fiscalizar a construção de três submersíveis encomendados ao Governo italiano. Foi nomeado para o cargo de Chefe dessa Sub-Comissão o Capitão-de-Corveta FELINTO PERRY.

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A Flotilha e a Força de Submarinos – Da Criação aos anos 60

A Flotilha de Submersíveis

A 17 de julho de 1914 foi criada a Flotilha de Submersíveis, administrativamente subordinada ao Comando da Defesa Móvel, com base na Ilha de Mocanguê Grande, na Baía de Guanabara – Rio de Janeiro. Operativamente, a Flotilha era subordinada ao Chefe do Estado-Maior da Armada.

A Flotilha de Submersíveis teve como seu primeiro Comandante o Capitão-de-Fragata FELINTO PERRY, incorporando três submersíveis da classe “F”:

Submersível F-1 – Comandante: Capitão-Tenente MÁRIO DE OLIVEIRA SAMPAIO
Submersível F-2 – Comandante: Capitão-Tenente ALBERTO DE LEMOS BRITO
Submersível F-3 – Comandante: Capitão-Tenente ALVARO NOGUEIRA DA GAMA

Em 1917, sob o comando do Capitão-de-Fragata HERÁCLITO DA GRAÇA ARANHA, foi incorporado à Flotilha o Tender “CEARÁ”, a fim de servir de base de apoio móvel para os submersíveis e como sede da então criada Escola de Submersíveis que, em 1915, formou, no Brasil, a primeira turma de Oficiais Submarinistas.

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A Flotilha de Submarinos

Em 1928, a Flotilha de Submersíveis e a Escola de Submersíveis tiveram suas denominações alteradas, por decreto, para Flotilha de Submarinos e Escola de Submarinos. Em 1929, mais uma unidade era incorporada à Flotilha de Submarinos – o Submarino-de-Esquadra “HUMAYTA”.
Também construído na Itália, o “HUMAYTA”, sob o comando do Capitão-de-Corveta ALBERTO DE LEMOS BASTO, cumpriu uma histórica travessia de 5.100 milhas marítimas, em 23 dias, de La Spezia ao Rio de Janeiro, sem escalas, feito inédito à época.
Em 1933, após a desativação dos classe “F”, a Flotilha foi extinta, permanecendo em atividade o Tender ” CEARÁ” e o Submarino-de-Esquadra “HUMAYTA”.
Em 1937, com a incorporação dos submarinos da classe “T”, construídos em La Spezia, reativou-se no organograma da Marinha a Flotilha de Submarinos. Foram incorporados:

Submarino “TUPY” – Comandante: Capitão-de-Corveta ARMANDO PINTO LIMA
Submarinos “TYMBIRA” – Comandante: Capitão-de-Corveta EUCLYDES DE SOUZA BRAGA
Submarino “TAMOYO” – Comandante: Capitão-de-Corveta MÁRIO DE FARO ORLANDO

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Flotilha de Submarinos, incorporada à Força Naval do Nordeste, baseada em Recife, participou ativamente do adestramento de escoltas a comboios, do adestramento de tática anti-submarino para unidades de superfície e aeronaves, que, juntamente com a 4ª Esquadra Norte-Americana, operaram contra as forças do eixo.
Em 1955 e 1957, novas unidades foram incorporadas à Flotilha de Submarinos, respectivamente, a Corveta “IMPERIAL MARINHEIRO” (V15) e os Submarinos da classe “Fleet-Type” o ” HUMAITÁ” (S14) e o “RIACHUELO” (S15). A corveta, de procedência holandesa, cujo primeiro Comandante foi o Capitão-de-Corveta MAURILIO AUGUSTO DA SILVA, serviu à Flotilha, até o ano de 1969, como navio de socorro e salvamento. Os submarinos, de origem americana e remanescentes da Segunda Guerra Mundial, eram navios de grande raio de ação e dotados de equipamentos e sistemas muito mais avançados do que aqueles até então conhecidos pelos nossos submarinistas; foram seus primeiros Comandantes:

Submarino “HUMAITÁ” – Capitão-de-Fragata LOVIRAL MONTEIRO DA CRUZ
Submarino “RIACHUELO” – Capitão-deFragata FERNANDO GONÇALVES REIS VIANNA

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Força de Submarinos

Em 1963, a Flotillha de Submarinos recebeu a atual denominação – Força de Submarinos. Aquele ano foi marcado por dois fatos significativos: a criação da Escola de Submarinos como Organização Militar autônoma dentro da estrutura orgânica do Ministério da Marinha, tendo como primeiro Comandante o Capitão-de- Fragata ALFREDO EWALDO RUTTER MATTOS, e a aquisição, junto ao governo norte-americano, de mais dois submarinos da classe “Fleet-Type”:

Submarino ” RIO GRANDE DO SUL” – Comandante : Capitão-de-Fragata: NELSON RIET CORRÊA
Submarino ” BAHIA” – Comandante: Capitão-de-Fragata: ABÍLIO SIMÕES MACHADO

Uma Década Marcante – Anos 70

A década dos anos 70 foi particularmente marcante para a história da Força de Submarinos. Foram adquiridos, juntos ao governo norte-americano, sete submarinos da classe “GUPPY” (Greater Underwater Propulsion Power) e um Navio de Salvamento de Submarinos; posteriormente, na Inglaterra, foram construídos três submarinos da classe “OBERON”.

As unidades incorporadas à Força de Submarinos e seus respectivos primeiros Comandantes foram:

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Submarinos classe GUPPY
S.GUANABARA (S10) – Capitão-de-Fragata NELSON ANTONIO FERNANDES
S. RIO GRANDE DO SUL (S11) – Capitão-de-Fragata JOÃO GERALDO MATTA DE ARAÚJO
S.BAHIA (S12) – Capitão-de-Fragata ANTONIO CORDEIRO GERK
S.RIO DE JANEIRO (S13) – Capitão-de-Fragata ALOYSIO BASTOS VIANNA DA SILVA
S.CEARÁ (S14) – Capitão-de-Fragata JELCIAS BAPTISTA DA SILVA CASTRO
S.GOIÁS (S15) – Capitão-de-Fragata EDOARDO RUSSO
S.AMAZONAS (S16) – Capitão-de-Fragata FERNANDO LUIZ PINTO DA LUZ FURTADO DE MENDONÇA

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Submarinos classe OBERON
S.HUMAITÁ (S20) – Capitão-de-Fragata GUENTER HENRIQUE UNGERER
S.TONELERO (S21) – Capitão-de-Fragata MURILLO CARRAZEDO MARQUES DA COSTA
S.RIACHUELO (S22) – Capitão-de-Fragata JOSÉ LUIZ FEIO OBINO

Navio de Salvamento Submarino GASTÃO MOUTINHO (K10) – Capitão-de-Corveta Emanoel Medrado Vaz Santos

A grande novidade da época foi o sistema do esnorquel, que equipava os submarinos da classe “GUPPY”. Este sistema permite recarregar as baterias e os grupos de ar comprimido, bem como renovar o ar ambiente, com o submarino em imersão, na cota periscópica. O submarino Rio Grande do Sul, primeiro da classe “GUPPY” a ser recebido, foi também, o primeiro submarino brasileiro a operar o esnorquel.

Os submarinos da classe “OBERON” de construção inglesa, de geração mais moderna que os “GUPPY” americanos, trouxeram importantes melhoramentos no campo da detecção acústica e eletromagnética, introduzindo uma gama de equipamentos eletrônicos altamente sofisticados, além de um Sistema de Direção de Tiro computadorizado, marcando o advento da informática nos nossos submarinos.
Esta década marcou, também, a introdução de novos procedimentos doutrinários do emprego operativo dos submarinos, contribuindo , sobremaneira, para a atualização profissional do pessoal submarinista da Marinha do Brasil.

A Modernização – Anos 80

A década de 80 foi novamente importante para a Força de Submarinos. Ela marcou o início da fase em que o Brasil deu partida na busca de sua auto-suficiência para projetar e construir a sofisticada arma de guerra naval que é o submarino, na capacitação de nossa Marinha para o salvamento de submarinos sinistrados e no preparo de nossos mergulhadores para atenderem às necessidades do País em serviços marítimos a grandes profundidades.

Na área de mergulho e salvamento, foi construído o Centro Hiperbárico, para formar e adestrar pessoal nas técnicas de mergulho de saturação, desenvolver a pesquisa em medicina hiperbárica e realizar experimentos e testes hiperbáricos em materiais e engenhos submarinos. Também, foi incorporado à Força de Submarinos o Navio de Socorro de Submarinos “FELINTO PERRY” que, tendo como primeiro Comandante o Capitão-de-Fragata CHRYSÓGENO ROCHA DE OLIVEIRA, veio capacitar nossos mergulhadores para exercícios mais complexos e com maior segurança.

Nessa década, o contrato assinado com o estaleiro alemão HDW iniciou a capacitação técnica brasileira para a construção do primeiro submarino no Brasil. Fruto desse contrato, que estabelecia a construção de um submarino IKL na Alemanha e um segundo no Brasil, engenheiros e técnicos de diversos setores realizaram estágios no HDW, acompanhando a construção do submarino “TUPI” (S30), que veio a ser incorporado, sob comando do Capitão-de-Fragata PAULO SÉRGIO SILVEIRA COSTA, em 6 de maio de 1989.

O Submarino “TUPI”, um moderno submarino diesel-elétrico, de reduzida assinatura acústica (baixo nível de ruído), com capacidade de atingir altas velocidades em imersão e de operar a grande profundidade, além de dotado de sofisticados sensores, é marca indelével da modernização da Força de Submarinos.

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Uma Realização Nacional – Anos 90

A década de 90 marcou uma realização nacional: a construção e incorporação do primeiro submarino totalmente construído no Brasil, pelo AMRJ, o Submarino “TAMOIO” (S31).
O Submarino “TAMOIO”, tendo como primeiro Comandante o Capitão-de-Fragata FLÁVIO DE MORAIS LEME, foi incorporado em 12 de dezembro de 1994.

Foi nessa década que se consolidou a capacitação brasileira na construção de submarinos. Seguindo-se ao TAMOIO, em 16 de dezembro de 1996, o segundo submarino construído no País, o “TIMBIRA” (S32), foi incorporado sob o comando do Capitão-de-Fragata JOSÉ CARLOS JUAÇABA TEIXEIRA. O terceiro submarino da mesma classe, o “TAPAJÓ” (S33), também totalmente construído pelo AMRJ, foi entregue à Esquadra brasileira em 21 de dezembro de 1999, tendo como primeiro Comandante o Capitão-de-Fragata JÚLIO CÉSAR DA COSTA FONSECA.

O Futuro e a Realização de um Sonho – O Século XXI

Consolidados os conhecimentos e a capacidade para a construção de submarinos, a Marinha decidiu incrementar o seu Programa de Reaparelhamento com a construção de um quinto submarino. A Força de Submarinos, neste início do século XXI, viu nascer o Submarino “TIKUNA” (S34).
O “TIKUNA” não é um submarino da classe “TUPI”. Apesar da grande semelhança na aparência externa, são consideráveis as diferenças entre eles, constituindo uma nova classe. Incorporando novidades tecnológicas em diversos sistemas, notadamente na geração de energia, no sistema de direção de tiro e nos sensores, o “TIKUNA” sela a independência tecnológica na área de projeto e de construção de submarinos.
Saltos mais altos estão planejados para este século XXI. A continuação da construção de submarinos convencionais no Brasil e a construção de um submarino de propulsão nuclear, cujas barreiras tecnológicas estão sendo vencidas, restando vencer as orçamentárias.

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Classe Nome Local de Contrução Data de Incorporação Data de Desincorporação
“IKL-209-1400 MOD A” Submarino “Tikuna” (S34) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil 16/12/2005 ———-
“IKL-209-1400” Submarino “Tapajó” (S33) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil 21/12/1999 ———-
“IKL-209-1400” Submarino “Timbira” (S32) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil 16/12/1996 ———-
“IKL-209-1400” Submarino “Tamoio” (S31) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil 12/12/1994 ———-
“IKL-209-1400” Submarino “Tupi” (S30) Estaleiro HDW – Kiel, Alemanha 06/05/1989 ———-
“OBERON” Submarino “Riachuelo” (S22) Estaleiro da Vikers Limited – Barrowfurness, Inglaterra 12/03/1977 12/11/1997
“OBERON” Submarino “Tonelero” (S21) Estaleiro da Vikers Limited – Barrowfurness, Inglaterra 10/12/1977 21/06/2001
“OBERON” Submarino “Humaitá” (S20) Estaleiro da Vikers Limited – Barrowfurness, Inglaterra 18/06/1973 08/04/1996
“GUPPY III” Submarino “Amazonas” (S16) Estaleiro Eletric Boat Company – Grotton, Connecticut, EUA 19/12/1973 01/08/1992
“GUPPY III” Submarino “Goiás” (S15) Estaleiro Portsmouth Naval Shipyard – New Hampshire, EUA 15/10/1973 16/04/1990
“GUPPY II” Submarino “Ceará” (S14) Estaleiro Navy Arsenal – Boston, EUA 17/10/1973 21/12/1987
“GUPPY II” Submarino “Rio de Janeiro” (S13) Estaleiro Portsmouth Naval Shipyard – New Hampshire, EUA 08/07/1972 16/11/1978
“GUPPY II” Submarino “Bahia” Estaleiro Portsmouth Naval Shipyard – New Hampshire, EUA 27/03/1973 14/07/1993
“GUPPY II” Subm,arino “Rio Grande do Sul” (S11) Estaleiro Navy Arsenal – Boston, EUA 13/05/1972 16/11/1978
“GUPPY II” Submarino “Guanabara” (S10) Estaleiro Eletric Boat Company – Grotton, Connecticut, EUA 28/07/1972 10/10/1983
“FLEET TYPE II” Submarino “Bahia” (S12) Estaleiro Portsmouth Naval Shipyard – New Hampshire, EUA 07/09/1963 19/01/1973
“FLEET TYPE II” Submarino “Rio Grande do Sul” (S11) Estaleiro Portsmouth Naval Shipyard – New Hampishire, EUA 07/09/1963 02/05/1972
“FLEET TYPE I” Submarino “Riachuelo” (S15) Estaleiro Eletric Boat Company – Grotton, Connecticut, EUA 18/01/1957 14/10/1966
“FLEET TYPE I” Submarino “Humaitá” (S14) Estaleiro Eletric Boat Company – Grotton, Connecticut, EUA 18/01/1957 02/10/1967
“TUPY” Submarino “Tamoyo” (T-3) Estaleiro Odero – Terni, Itália 10/10/1937 26/08/1959
“TUPY” Submarino “Tymbira” (T-2) Estaleiro Odero – Terni, Itália 10/10/1937 26/08/1959
“TUPY” Submarino “Tupy” (T-1) Estaleiro Odero – Terni, Itália 10/10/1937 26/08/1959
“HUMAITÁ” Submarino “Humaitá” (H) Estaleiro Odero – Terni, Itália 18/07/1929 25/08/1950
“FOCA” Submersível (F5) Estaleiro FIAT – San Giorgio, Itália 06/06/1914 30/12/1933
“FOCA” Submersível (F3) Estaleiro FIAT – San Giorgio, Itália 16/03/1914 30/12/1933
“FOCA” Submersível (F1) Estaleiro FIAT – San Giorgio, Itália 11/12/1913 30/12/1933

FONTE: Site da ForSub / do livro “Nosso Submarinos, Sinopse Histórica”, CC Marco Polo Áureo Cerqueira de Souza, SDGM, 1986

NOTA do BLOG: Para mais informações sobre nossos submarinos, acesse o NGBNavios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.

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Zero UnoKURITANoelpaulo sJ Roberto Recent comment authors
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matheus falcon
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Muito boa reportagem que nos retrata a historia da força de submarinos desde os anos de 1914 ate os dias atuais, e tomara que nossa Marinha consiga vencer as barreiras orcamentarias, pq ate o acordo ja foi assinado com a França. Esperamos que ele realmente sai do papel.

Que os nossos governantes acordem e vejao que sem recomeçem, a reaparelhar nossas Forças Armadas, antes tarde do que nunca!!!!

Submarino Nuclear impressimdivel, para a proteçao de nossas plataformas de extração de petroleo….

Marinha do Brasil!!!

J Mitchel
Visitante
J Mitchel

Senssacional Galante!!!
Dava um livro!
At
Joaca

Marcos T.
Visitante
Marcos T.

Beleza de artigo parabéns.

JSilva
Visitante
JSilva

O Livro se chama “Nossos Submarinos” do CC Marcopolo (1986). Infelizmente um trabalho que não contou com a coragem de ninguem para ser continuado, o que seria uma justa homenagem ao esforço e trabalho do autor. Já se editou por ai um monte de livro porcaria, chato, cheio de blá blá blá, para ser lançado em coquetel, o que afinal, parece ser o que interessa a maioria dos “autores” e um trabalho como esse dando valor a historia do “navio” em si ficou esquecido no tempo. Eu e o Ostra, que adoramos esse pequeno livro, transcrevemos ele por completo para… Read more »

Galante
Visitante

Bem lembrado, Zé, ainda bem que agora temos a internet para espalhar esse belo trabalho para milhares de brasileiros.
Só um dia de acesso no Blog é superior à tiragem do livro, que foi pequena.

marujo
Visitante
marujo

Mais uma vez, o Galante e o Poder Naval(o melhor do país e quiçá da América Latina)estão de parabéns.

Dalton
Visitante
Dalton

Parabéns ao blog pela escolha do tema.

Quem já passou dos 40 anos sabe como era dificil adquirir conhecimento sobre determinados temas, nao havia internet e muito menos blogs como esse.

Ainda tenho a revista Tecnologia e Defesa n.19 de 1984 com uma excelente reportagem sobre as origens de nossa força de submarinos.

O titulo é ” os tubaroes de aço da Armada ” por José de Souza Fernandes.

Vou imprimir esta matéria e anexar à revista já que sao complementares.

abraços

Marcelo Ostra
Visitante
Marcelo Ostra

Delton, há um livro (que esta out of print) chamado “Nosso Submarinos, Sinopse Historica do CC Marco Polo Aureo Cerqueira de Souza, SDGM, 1986 , que foi a base de tudo par ~´os sobre os nossoos subs, sendo sim uma obra impar

Talves apenas em sebos do RJ e ou fotocopiado (tanto é bom que na segurança temos um original e outro fotocopiado, por segurança …

Realmente recomendo !

MO

Fábio Max
Visitante

Para quem tem interesse, há uma edição especial da Tecnologia & Defesa, festejando os 90 anos da força de submarinos em 2004. Uma bela edição.

E esta matéria também é um primor de qualidade.

Pena que hoje, a força de submarinos esteja tão reduzida.

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Fabio Max,

Essa edição está guardada à sete chaves, no guarda-cupim-roupa daqui de casa.

abraços.

Paul
Visitante
Paul

Muito bom, excelente mais uma vez o trabalho do Galante e colaboradores do BLOG NAVAL(MO, JSilva, e outros). Parabéns!!!!

Abraços

Paul
Visitante
Paul

Em tempo, Muito bonita a foto do Tonelero(S21) acompanhado dos IKL209 Classe Tupi, S30, S31, S32 e S33.

Abraços.

Virtualxi
Visitante
Virtualxi

Em uma guerra entre o Brasil e outra nação, que se a sorte nos ajudar será a Argentina, com certeza seriam os únicos meios capazes hoje de nos dar vitórias certas e uma grande vantagem contra o inimigo.
Infelizmente não se pode esperar muito da FAB e NADA do exército. Mas da Força de Submarinos, pode-se esperar a humilhação dos nossos inimigos.

Com certeza absoluta.

CorsarioDF
Visitante
CorsarioDF

MEUS PARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA!!!

Sds.

J Roberto
Visitante
J Roberto

É impressionante a rapidez com que o Brasil conseguia seus submarinos desde a década de 10,chegando a receber até 2 submarinos num ano! Olhando no quadro os mais recentes da década de 70 a 90 da Classe Guppy(2/3),Oberon e os IKL’S são,alguns com intervalos de apenas 1 ano do outro,com excessão do Tikuna que demorou um pouco mais e já se passaram 4 anos e não foi incorporado mais nenhum. “IKL-209-1400 MOD A” Submarino “Tikuna” (S34) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil 16/12/2005 ———- “IKL-209-1400″ Submarino “Tapajó” (S33) Arsenal do Rio de Janeiro – Rio de… Read more »

Dalton
Visitante
Dalton

J Roberto,

só um detalhe: muitos dos submarinos adquiridos foram para substituir unidades que estavam dando baixa portanto nunca
houve uma real adiçao a força de submarinos a ponto de
vermos a força dobrando de tamanho.

abraços

LM
Visitante
LM

Excelente matéria, parabéns!

paulo s
Visitante
paulo s

sr virtualx,deixe de falar abobrinhas,nao sei se o senhor ja entrou em um sub,e/ou passou dias em um,mas respeite a armada argentina,principalmente sua força de subs,nao se esqueça que eles tem muito mais experiencia de combate real do que nos.
boa noite.

Marcelo Ostra
Visitante
Marcelo Ostra

Isso é verdade Paulo S !

MO

Noel
Visitante
Noel

PARABÉNS pela matéria.

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Paulo,

Concordo que devemos ter mais respeito pela Armada Argentina. Principalmente a força de submarinos deles, pois participaram ativamente do conflito de 1982.

Agora, só falta à eles aprenderem como regular um torpedo, pois em 1982 eles não sabiam como fazer isso não.

abraços.

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

VirtualX,

Me desculpe, mas me explique uma coisa: qual vetor de combate aéreo da FAA ou CANA é superior tecnologicante ao trio F-5M/Mirage2000 RDI/E-99A AEW??????????????????

Na arena aérea, os hermanos levariam uma segunda cossa. Lembrando que os ingleses aplicaram a primeira.

E o EB, eu o considero mais capacitado que equivalente argentino. Muito mais.

abraços.

KURITA
Visitante
KURITA

bONS TEMPOS ESSES ANOS 80 , TINHAMOS QSE DEZ SUBMARINOS , 11 DESTROYRES, 6 FRAGATAS , UM PORTA AVIOES OPERACIONAL AHHHHHHHH SAUDADES

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Paulo S.

O ARA Santa Fé que o diga. No dia 25 de Abril de 1982 após ataques de helicópteros ingleses, seu comandante encalhou o submarino e se rendeu aos ingleses junto com o comandante do destacamento de terra CC Astiz…

No final do dia as forças inglesas reconquistaram as Georgias do Sul.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Ao pessoal do Blog:

BRAVO! Meus parabéns pela matéria.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

VirtualX,

Segundo a sua visão, não vamos esperarar nada da FAB e nada do Exército?

Você só pode estar brincando meu caro… E outra: torcer para entrar em guerra com os Argentinos é ruim heim meu amigo. Não devemos torcer para entrar em guerra com ninguém. Sei que os Argentinos tinham planos de nos invadir pela região sul em 1978 (OPERAÇÃO ROSÁRIO) más isso não é motivo para desejar uma guerra com eles. Não tenho grandes simpatias por eles más daí a desejar um conflito armado entre nossas nações é demais.

Abraços.