aderex09-estadao

marinha-estadao1Ao abrirmos hoje o jornal O Estado de S. Paulo de domingo pela manhã, tivemos uma grata surpresa: uma matéria de página inteira sobre a Marinha do Brasil.
O texto de José Maria Tomazela, enviado especial, descreve detalhes interessantes da Operação ADEREX-I 09, realizada de 30 de março a 7 de abril no litoral do sul do Espírito Santo até São Paulo, na área do Pré-Sal.
Ele cita que os navios da operação foram atacados por dos jatos AF-1 Skyhawk e que foram realizados exercícios de tiro com torpedos anti-submarino e disparo de canhões contra alvos no arquipélago de Alcatrazes.

A matéria coordenada abaixo, fala do plano de construir o submarino nuclear:

Plano de submarino nuclear volta à ordem do dia

oesp120409-a8A descoberta de grandes jazidas de petróleo e gás na camada do pré-sal levou a Marinha a recolocar na ordem do dia a construção de um submarino nuclear. O projeto, iniciado nos anos 70, quase foi abandonado no início desta década por falta de recursos. Agora, com 85% do petróleo sendo retirado do oceano, a proteção da plataforma continental exige maior presença da Marinha no mar, segundo afirmou o vice-almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, comandante da esquadra. “É fundamental desenvolver o submarino nuclear”, ressaltou.
Ele acredita que, apesar da crise, não vão faltar recursos. “É uma prioridade do governo, não só da Marinha.” Wiemer comandou submarinos e conta que, quando jovem tenente, imaginava que ao chegar a almirante o Brasil já teria o submarino nuclear. “Sou o mais velho na ativa e ainda não vi isso realizado.” Para ele, agora é só uma questão de manter o fluxo de verbas. “Já sabemos construir submarino e estamos desenvolvendo o nosso reator nuclear.” A Marinha também precisa crescer em número de navios, segundo o vice-almirante. “Estamos construindo dois navios-patrulha de 500 toneladas no estaleiro Enace (em Fortaleza) e em breve vamos licitar a construção de mais quatro”, completou o vice-almirante.
O plano é construir mais 27 dessas embarcações, que servem também para o patrulhamento de rios. De acordo com o vice-almirante, o Brasil precisa ainda de um número maior de submarinos convencionais para proteger sua extensa plataforma continental. “Temos cinco, mas precisávamos ter no mínimo 12”, disse. Ele lembrou que o recente acordo firmado entre Brasil e França prevê a construção de submarinos convencionais e da plataforma do submarino nuclear no Brasil. “É um setor estratégico, em que nenhum país vende ou transfere tecnologia”, afirmou Wiemer. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

s32

Parabéns ao Estadão e à Marinha do Brasil pela matéria.

FOTO: Filipe Araujo e Paulo Pinto/Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

O papel da imprensa em difundir informações do âmbito militar aos cidadãos e principalmente, contribuintes, é de suma importância para fazer renascer o patriotismo no povo. O brasileiro só é patriota no futebol, vôlei, F-1 e tantos outros esportes, mas se perguntar a um civil ou mesmo militar, se ele iria para a Guerra defender seu país com os armamentos defasados que temos hoje, a reposta todos saberiam dizer com certêsa.

Jean

Oi, sei que esta notícia não esta relacionada com o tópico, mas achei muito interessante este link sobre uma nova classe de submarinos “Classe Andrasta” um mini Scorpéne, na minha opinião um complemento perfeito para nossos futuros Scorpéne, por metade do valor cada unidade,

http://www.naval-technology.com/projects/andrasta-submarine/

Galante

Esdras, o chat mudou de endereço. Está aqui mesmo no Blog:
http://www.naval.com.br/blog/?page_id=8205

Esdras

Meu povo do Blog Naval!!! apareçam no Chat do Bloga Naval!!http://pub30.bravenet.com/chat/show.php/2538648294

Esdras

Pô…..vocês nem me avisaram hei!!! fiquei lá ontem a noite sozinho e isso abalou muito meu emocional……..rsrsrs

Abraço a todos.
Esdras

É muito legal encontrar os colegas no chat.

Piramboia

O Skyhawks tb foram utilizados?
Quantos?
É bom saber que elas também estão sendo utlizadas, para não vincular a sua existência tão-somente à do NAe S. Paulo.
Serão modernizados 12 Skyhawks. O destino dos restantes… não seria interessante utlizá-los em bases terrestres para manter um número razoável de pilotos em voo, alêm de contribuir para mostrar nossa bandeira nas fronteiras marítimas?

João Curitiba

O mais importante nesta notícia é a própria notícia. O assunto Defesa começa a ganhar espaço na grande imprensa. Primeiro é preciso fazer a cabeça dos formadores de opinião. Depois eles se encarregam de difundir a idéia. De passo em passo se faz uma caminhada.

Robson Br

É isso aí João Curitiba
É a prova do amadurecimento do país.

Carlos

É isso aí Mauro. Tira aquele puxa-saco do Godoy e bota a turma do blog para fazer as matérias do Estadão.

Wilson Johann

É mesmo bom saber que o enfoque da imprensa em relação as forças armadas esta mudando. São muitas matérias mostrando o lado positivo e abordando o assunto “defesa” com mais seriedade. Ainda lemos e assistimos a muita coisa mal feita, mas aos poucos as editorias dos meios de comunicação vão se especializando. Temos que levar essas questões para a rua, para conhecimento do “povão” e tornar o assunto “popular” entre as massas. Quem sabe um dia teremos as questões de defesa sendo discutidas em mesa de bar, assim como o futebel, carnaval, músicas, carros, custo de vida, mulherada, e por… Read more »