Home Sistemas de Armas Harbin Zhi-9 (Z-9)

Harbin Zhi-9 (Z-9)

150
0

 

z9

A China fabrica uma versão naval do AS 365N Dauphin II sob licença, conhecido como Z-9C, variante da versão terrestre.
O Z-9C opera embarcado nas Type 052 (”Luhu”), Type 051B (”Luhai”), and Type 053H2G/H3 (”Jiangwei”). A versão chinesa é equipada com um radar de busca de banda X, um sonar Sintra HS-12 e um torpedo anti-submarino Yu-7 (cópia chinesa do Mk.46 Mod.2 e do A244S).
O Z-9C também leva uma antena para prover atualização de meio curso para os mísseis anti-navio YJ-83 em ataques “over-the-horizon”. A variante Z-9D é equipada com um pequeno míssil anti-navio semelhante ao AS15TT francês e ao Sea Skua inglês. Clique nas imagens abaixo para ver outras fotos do Zhi-9 naval.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
RJ
Visitante
RJ

É de se pensar se, dentro da END, não faria sentido uma versão naval do Pantera com eletrônica feita pela Aeroeletrônica, e armamento nacional.

joao terba
Visitante

Comprar armamento americano e europeu é muito caro,está na hora de começar fabricar o nosso próprio armamento.

Camilo
Visitante
Camilo

Pois é RJ, foi a primeira coisa que eu pensei ao ver o post. Fabricar aqui uma versão navalizada do Pantera certamente não seria tão cara quanto um Sea Linx ou SH-60. Outras marinhas operam versão similar, portanto não teríamos custos significativos no desenvolvimento. Poderíamos obter uma licensa e a tecnologia da própria Eurocopter. Além do que seria bem mais eficaz que um Esquilo.

RJ
Visitante
RJ

O Cavex já está desenvolvendo novos equipamentos para os Pantera do exército.
A Mectron já sabe fazer radar, e armamentos.
A Aeroeletrônica sabe fazer e integrar aviônica moderna.
A EMBRAER tem experiência em fabricar peças aeronáuticas resistentes e leves.
Dentre outras empresas e conhecimentos.
Já temos um parque industrial e tecnologia suficiente para propor soluções nacionais para uma versão de helicoptero embarcado, sem dever nada aos similares estrangeiros.

Patriota
Visitante
Patriota

Caramba os chineses estão me deixando impressionado !

Rodrigo Rauta
Visitante
Rodrigo Rauta

Outra coisa que impressiona é que esse é um dos poucos produtos dos quais os Chineses não piratiaram…fizeram sobre lincença!!!
ehehehehehehehe

Abraços!

Roberto CR
Visitante
Roberto CR

Rodrigo Rauta

Fizeram sob licença, mas o resto da matéria mostra o termo “versão de/similar a” várias vezes. Nesse campo, aparentemente, nada de produto original, tudo cópia. Mesmo sob licença. Prefiro o que ocorre o que estas bandas: levamos 20, 30 anos, mas desenvolvemos por aqui, com conhecimento desenvolvido aqui. Ou então compramos pronto.

Abs

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“Fabricar aqui uma versão navalizada do Pantera certamente não seria tão cara quanto um Sea Linx ou SH-60.” Tem mto mais Sea Lynx e SH-60 em operação no mudno do que Panther, essencialmente um helo civil adaptado ao uso naval, então os outros 2 modelos é que seriam + baratos de fabricar, apesar de serem mais pesados, maiores e helos navais originais. É do perú, comparar SH-60 c/ Panther… “Poderíamos obter uma licensa e a tecnologia da própria Eurocopter.” Se nem os 36 Panther do EB foram montados aqui, somente 10 realmente o foram, dá prá perceber que da “cartola”… Read more »

Giovani
Visitante
Giovani

Seria uma boa opção para substituir os AS-350 da MB como Helicóptero utilitário. Adaptações são muito caras e as vezes não compensa pela quantidade adquirida.

Fred
Visitante
Fred

Eu acho esse helicoptero fantástico. Está em uso a anos pela US coast guard e outras marinhas.

Mas confesso que gosto ainda mais do Lynx!