Ciclone faz presidente, ministros e governadores cancelarem visita a Tupi

Idealizado para ser um grande evento, o início formal dos testes de exploração da camada do pré-sal foi atropelado por um ciclone extratropical, que provocará ondas altas e fortes ventos na área de Tupi, na Bacia de Santos, em frente ao litoral do Estado do Rio. Por razões de segurança, foi cancelada a viagem de cerca de 14 horas e 300 quilômetros mar adentro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e governadores no navio Almirante Maximiano, da Marinha. A cerimônia será concentrada na Marina da Glória, no Rio.

A segurança presidencial não considera livre de perigo uma viagem de quatro horas de helicóptero (ida e volta) entre o litoral e o navio-plataforma Cidade de São Vicente, que está na região há um mês. A programação passou a ser mais modesta, mas ainda prevê dois dias de eventos. A área de Tupi é a maior jazida descoberta no país até hoje, com reservas estimadas de até oito bilhões de barris recuperáveis de petróleo.

Hoje, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, darão entrevista coletiva ao lado do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, sobre o início da produção no campo. A UFRJ também inaugura hoje o Laboratório de Corrosão e Ensaios Não Destrutivos (LNDC), com a presença de Lula, na Ilha do Fundão. Ao custo de R$ 30 milhões, esse laboratório servirá para ensaios de corrosão, inspeção de materiais e soldagem, que serão usados na produção do pré-sal. Amanhã, às 16h, ante cerca de mil convidados, Lula vai receber um barril simbólico de óleo extraído horas antes na área de Tupi.

Também não deverão ser anunciadas as novas regras para exploração, que estão quase concluídas e são discutidas desde agosto do ano passado.
Segundo fontes do governo, restaria só uma reunião dos ministros da Fazenda, do Planejamento, de Minas e Energia, do Desenvolvimento e da Casa Civil, para aprovar e enviar a proposta final a Lula.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Rapaziada! não manjo muito de subs, mas n seria interessante a construção de mais unidade do tikuna? oque faremos com o conhecimento que já adquirimos? desculpa pelo off

Q

Jose Adelino

Concordo com vc Rodrigo. Pra que desperdiçar todo o conhecimento adquirido na construção deste tipo de submarino. Na pior da hipoteses p/ não ficar parado e ganhar mais uma unidade com eficiencia comprovada.

molleri

Que ciclone que nada presidente! É só uma marolinha.

João Curitiba

Caro Rodrigo

Você deu uma boa idéia. Se por barco ou helicóptero é perigoso, por que não vão então de submarino?

Abraços

Jacubão

Se tivessem liberado os royalts da MB, o SP estaria pronto a muito tempo e poderia fazer a viagem (tirando onda com o Hugo Chaves) de porta aviões com segurança.

Abre o caixa Sr Presidente.

André

Boa tirada, molleri!

Virtual XI

Esse é o unico molusco que não gosta de água salgada.

No fundo, não vai até lá porque não tá nem aí mesmo, seja para o pré sal, seja para o futuro da MB.

Fora mula.

Cantarelli

Virtual XI ri muito do seu comentario kkkkkk esse molusco nao gosta mesmo de agua kkkkk

Bandeira

Só de agua Ardente

Amorim

(Ciclone faz presidente, ministros e governadores cancelarem visita a Tupi)
curiosidades da vida marinha:
Que ciclone, que nada! Eles não queriam molhar era a roupa suja do congresso. Como já foi mencionado pelo companheiro acima, essa especie de molusco e peixes, além de não gostarem de sal e água, detesta banhos. Isto é uma característica da especie como forma de sobrevivência. rsrsrs
Eles preferem mesmo é viajar de avião!!! rsrsrsr