Navios das Marinhas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Alemanha, México, Peru, EUA e Uruguai participam da Quinquagésima Operação UNITAS, entre os dias 20 de abril e 5 de maio, ao largo da costa da Flórida. No dia 29.04, foi realizado o exercício de tiro real contra o casco do ex-USS Connolly, destróier da classe “Spruance”. Há muitos anos, o Connolly esteve no Brasil e foi visitado por garotos que viriam a se tornar editores do BlogNAVAL. É uma pena ver o navio partir assim…

USS Donald Cook dispara Harpoon contra o Connolly

bo105-conolly

ex-USS Connolly (DD979)

connolly-unitas-gold

uss-oscar-austin-ddg-79-abre-fogo-contra-o-connolly

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FD

Pow! Afundaram mais um navio do Ostra!

Jacubão

É com grande pesar que vejo um magnífico navio de guerra como os SPRUANCE terem um fim desse, e pensar que foram oferecidos a nossa MB que por razões orçamentárias, não teria condições de manter uns quatro navios desses, pois a prioridade nº1 do Brasil é verbas de gabinetes, auxílio terno, auxílio combustível, auxílio moradia, passagens aéreas e etc,etc,etc… e se sobrar alguma coisa, divide-se em educação, saúde, defesa, moradia, saneamento e etc,etc,etc,etc…. Alguém duvida que o povo Brasileiro (masoquista) vai eleger esses mesmos fanfarrões, pilantras, corruptos, safados eeeeee etc, etc, etc… Realmente, temos que engolir o sapo calado, pois… Read more »

Leo

O pior Jacubão é que não tem jeito. Só se eliminar todos. Conhece o ditado “Os bons Deus leva, os maus a gente tem que mandar”. Mas o problema é que se gente for mandar todos, não vai sobrar muita gente no Brasil. O povo é corrupto. Está no sangue.

Ulisses

Pronto!Ao invés de falarmos de navios vamos falar de política que é mais interessante!

Putz que o para.

kamaleao

e tudo tem um comeco-meio-fim
faz parte da vida util que a nesse planeta.
um dia vc e o astro e no outro o vilão!!

Marcelo Ostra

verdade Chico e esse foi nosso (Eu, Galante, Ze e Paulo Osso) o nosso primeiro Spruance que vimos e pisamos a bordo e foi quando iniciou a paixão por estes belissimos navios

No longinquo ano de 1983, aqui em Santos, ainda tenho os “Benvindo a Bordo” dele, guardado com todo carinho

descanse em paz, velho amigo

MO

Bronco

Estava aí uma escolta com grande potencial de modernização e espaço para muitoa penduricalhos.

E lembro da paixão do Marcelo pelos Spruance desde 99… 2000.

É triste ver um navio terminar assim, mas sinceramente? Melhor do que ir pra scrap virar aço pra “avinhaumzinhum”.

Bom descanso à esse magnífico vaso de guerra.

Amorim

Sinceramente, fiquei um pouco triste ao abrir o blog hoje. Que dor no coração de ao ver o DD 979 afundando assim! 🙁 não o conheci mais o meu pai foi que foi tripulante do ex-USS Strong DD 758 (extinto D-37 – “zé do norte”) tambem sentiu pois ele, sim o viu de perto. O Connolly foi construído para o mar e para o mar ele se foi…. é mais um para a história naval. uma homenagem a esse guerreiro: ” chorarei o qnt for preciso para fazer com que o mar cresça o meu navio chegue ao fundo e… Read more »

CELIO ANDRADE

Pessoal, Com relação aos políticos, temos que mudar em 2010. Democracia é isso..O Brasil é como uma empresa e nós como socios , que escolhemos a diretoria..se está ruim a culpa e de todos esse é o processo democratico…infelizmente a cultura do nosso povo é zero.. Assite uma vez uma palestra do Enéas e fiquei impressionado como ele via as forças armadas..foi sempre defensor do SUB Nuc e ele achava que as forças armados do Brasil tinham que ter contingente de 1 milhão.. Infelizmente o povo so quer saber de futebol, BBB, ..então cobrar o que dos politicos? Outro dia… Read more »

Ulisses

Agora,que ninguém fala dos atuais investimentos em educação(apesar de ainda não estar no ideal,mas esta sendo feito),que o Brasil é atualmente o UNICO país do mundo a combater fome,pobreza,desemprego e etc.Ai todos se esquecem.

Tenha piedade ó senhor.

Ulisses

É provável que não respondam meu post,também,o que está de errado nele?NADA!

Don D

Quanto ao comentário do Leo ali em cima, nem vou comentar, é ridículo, nem merece consideração. Quanto às fotos, excelentes por sinal, desde quando um heli ataca um navio daquela distância? Aquilo foi só “marketing” mesmo, e notem que de dois mísseis lançados 1 acerta a torreta e outro passa batido, estou errado? Isso num navio parado, é o que me parece. Sinceramente eu tenho cá minhas dúvidas quanto a essas manobras, parece mais um jeitinho dos EUA nos avaliarem do que partilhar conhecimento, isso sem falar se o gasto da MB com isso compensa no final. Com todo respeito… Read more »

Jacubão

Hehehehehehe… Tá revoltado Ulisses??? Concordo que o Brasil está melhorando amigão, esse governo é o que mais tem feito na área social e votei no LULA em 2002 e 2006 sem arrependimento (com relação a ele) mas os Deputados e Senadores me dão nojo, repulsa, vontade de vomitar mesmo, e é justamente deles que me refiri, pois são eles o grande CÂNCER do nosso amado brasil.
Fica zangado comigo não amigão, voçê é meu BROTHER.
Um abração.

André

Único país do mundo, Ulisses??? Menos, meu caro Ulisses, menos, bem menos…

Dalton

Don D, um dos objetivos de exercicios como este, é avaliar e reavaliar o dano causado ao casco de um navio quando atingido por determinado armamento. vc pode considerar tambem que um determinado navio já esteja danificado, indefeso, e portanto um helicoptero poderia aproximar-se bastante para “terminar o serviço”. Quanto a compensar, sem duvida, estes exercicios em parceria com a maior marinha do mundo apenas acrescentam e o ideal seria que pudessemos enviar mais unidades e um nr maior de exercicios fossem feitos. Os EUA estariam nos avaliando? parece haver uma certa preocupaçao pelo fato de termos enviado uma fragata… Read more »

Dalton

Ulisses,

o André foi mais rapido, mas pensei o mesmo que ele…enquanto houver fome e desemprego no mundo, os paises, seja Paraguai ou EUA estarao combatendo tambem…claro que é um direito seu pensar que somos o unico…mas…uma vez que as palavras sao escritas aqui…
bom…aí já viu…prepare-se para replicas.

abraços

Taer

Realmente a classe Espruance era composta de belos navios tb estive abordo de um deles (USS JONH RODGERS) que teve menos sorte que o USS Connolly pois virou sucata nos EUA. Quem teve essa oportunidade de estar a bordo de um deles não esqueçe, guardo como rercordação um boné e uma caneca comprados no navio!
Sds.

Don D

Caro Dalton, Olhando sob esse prisma no que se refere ao heli, concordo com seu ponto de vista. Quanto às manobras, meu questionamento é se realmente estamos absorvendo conhecimento efetivo no que se refere a táticas e estratégias de combate, é óbvio que não temos equipamentos que possuam algum segredo tecnológico, sendo assim não temos o que temer dos EUA, o que não devemos escancarar é como adotamos nossa doutrina de defesa, sabemos que isso já aconteceu antes, e isso não é só com os Eua, não, é com qualquer país que façamos manobras, podemos até fazer, mas que isso… Read more »

Ulisses

Jacubão KKKKKK,cuidado hein hehehhe,eu não estou revoltado,bom só um pouquinho eheheh mas na verdade eu só faço isso para chamar a atenção,mas vc também é meu bro!Abraços.

Dalton e André

Talvez eu não tenha dito direito,quando digo unico eu digo em larga-escala.Uma prova disto está no relatório da ONU que foi revelado em janeiro do ano passado em que fala uma porção de coisas,entre elas estavam essa questão do desemprego,fome,pobreza,que a classe média já está em maioria e etc.

Abraços meus amigos!

GHz

A F42 participou desse evento?

Henrique Sousa

Nunca antes na história Republicana deste país….. Nada parecido em outro pais do mundo……, e bla bla bla bla……. Lavagem cerebral completa.

Quanto ao navio, e duro ver uma máquina preparada par a luta, levar chumbo assim passivamente.
Como os colegas disseram acima: Um guerreiro nunca morre… descanse em paz!

2demaio

Alguen sabe se o helicoptero que dispara os dois misseis é um Seahawk ?

Grato.

Ulisses

Henrique Sousa

Ae?O que foi que eu disse que está errado então?te desafio!rsrrsrs

sds.

Dalton

Caro 2demaio,

o helicoptero em questao é um BO105 Bolkow de origem alemã pertencente a fragata mexicana Mina, que disparou foguetes
de 2,75 polegadas.

GHZ,

levando em consideraçao que além de foguetes e disparos de metralhadoras por helicopteros, foram disparados misseis exocet e harpoon, até sea-sparrow, que apesar de ser anti-aereo tem certa capacidade anti-navio também e sabe se lá quantos tiros de canhoes, é provavel que a nossa fragata tenha contribuido com ao menos disparos de canhao de 4,5 .

abraços

GHz

Dalton,
Eu diria “possível”. Falta a confirmação.

[[ ]]
GHz

Henrique Sousa

Bom Ulisses, vc mesmo já se retratou.

Agora vc como inteligente que parece ser, ha de convir que: “o UNICO país do mundo a combater” soa muito bem na boca de um lobotomizado, não de uma pessoa com argumentos razoáveis.

[…] Fragata “Constituição” (F42) realizou um exercício de tiro contra o casco do navio americano EX-”USS CONNOLLY” (DD 979), no dia 29 de abril, durante a Operação UNITAS 50 GOLD, obtendo excelente […]