Nota N°22 – Informações sobre as buscas ao voo AF 447

0

super-puma-e-black-hawk

09/06/2009 – 11h52

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que a Fragata Constituição chegou às 6h15 (horário de Brasília), a um ponto distante 55 quilômetros a nordeste do Arquipélago de Fernando de Noronha. Nesta manhã, um Helicóptero H-60 Blackhawk e um H-34 Super Puma, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), decolaram para recolher os primeiros 16 corpos a bordo da fragata.

Após a liberação em Fernando de Noronha, uma vez cumprida a atividade pericial inicial pela Polícia Federal, os corpos serão transportados para Recife em uma aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira. O tempo estimado até Recife é de uma hora.

Uma linha de instabilidade na região de Fernando de Noronha atrasou a operação de transporte de corpos e poderá limitar os vôos que partem do Arquipélago ao longo do dia. No entanto, as condições meteorológicas na área de busca não interferem nas operações em andamento.

Nesta Manhã, foram resgatados mais quatro corpos pela Fragata Bosísio, da Marinha do Brasil, o que eleva para 28 o número total de corpos resgatados até o presente momento.

O efetivo e os meios empregados na missão permanecem sem alteração. As ações de busca e resgate continuarão de forma ininterrupta, concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

Se o assunto já esteve em discussão no blog, me perdoem. Ando sem tempo para ler todas as mensagens e posts. Mas gostaria que os colegas comentassem o desempenho da FAB e da MB na operação de resgate aos corpos e restos da aernave da Air Frnace. Estamos sendo competentes? Os equipamentos empregados pelas Forças tem sido os mais adequados? Qual tem sido a participação francesa? Discreta, conforme está parecendo, ou sem ela não haveria êxito até o momento? Fala-se muito no R-99, mas também tem um Awacs francês oeprando a partir de Fernando de Noronha.

GHz

marujo,

Parece-me que tudo o que a MB e a FAB tem de mais adequado e, principalmente, que esteja disponível está sendo empregado.

ALL,
Não sei se alguém já percebeu, mas acho que esta foi a primeira vez que Black Hawk e um Super Puma da FAB fizeram “pick-up” em uma fragata classe Niterói. Talvez isso merecesse um maior destaque, e pudesse servir de incentivo a uma maior interoperabilidade entre as Forças, independentemente das operações combinadas patrocinadas pelo MinDef.

[[ ]]
GHz

marujo

Obrigado pelo comentário, GHz. Às vezes, ficamos tão descrentes que chegamos a questionar o protagonismo da FAB e da MB nestas operações de resgate e queremos entender melhor. De qualquer forma são 12 aeronves e cinco embarcações brasileiras na área de Fernando de Noronha.