cartaz-11-de-junho

vinheta-destaqueA Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A importância da vitória nesta Batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Marlon

Adilson,
Qual o autor da obra?

Callia

Os videos estão melhorando , a Marinha começa a se adequar , apesar da triste situação da queda do Boing as FAAestão demonstrando de que tipos de homens elas são feitas.

sds

Adilson

Ninguém tem mais o direito, hoje em dia, de comentar qualquer coisa sobre a Guerra do Paraguai, sem antes ter lido “Maldita Guerra” – a nova história da Guerra do Paraguai”. Não sou que digo isso sozinho. O livro, apesar de recente, já é adotado em todas as bibliografias sérias sobre o assunto. Foi o primeiro trabalho sobre o assunto bem fundado em séria pesquisa, documental e histórica. — Tem uma descrição detalhada, com gráficos, da Batalha do Riachuelo. Mesmo que se apegue aos fatos, que é o livro tenta fazer, não há como esconder a bravura dos militares brasileiros… Read more »

João das Botas

Em minha opinião, a Batalha do Riachuelo não só é decisiva para a Guerra do paraguai, mas é decisiva historicamente para o Brasil. Se nós não tivessemos logrado a vitória, nosso país hoje poderia ter uma configuração geográfica muito diferente, além do curso da nossa história ter sido profundamente alterado. Com certeza nosso destino como potência mundial nos teria sido vetado.A Batalha marca o ápice da disputa histórica pela bacia Paraná-Paraguai-Prata iniciada pelo empreendimento estratégco Luso-brasileiro da Colõnia do Sacramento.É bom que as gerações atuais e governantes nunca se esqueçam do sacrifício daqueles brasileiros que lutaram em Riachuelo contra a… Read more »

Rodrigo Rauta

realmente a Barroso é lindissima!

adlermedrado

Eu fiquei impressionado ao ver este ano este cartaz espalhado em todos os ministérios que visitei recentemente. Até o ano passado eu não havia visto isso. Claro que eu posso não ter observado atentamente anteriormente mas pelo menos agora estava bem destacado.

O mais engraçado é que alguns colegas meus não sabiam que o Brasil possuía “navios desse tipo”.

[]s