Submarino nuclear indiano será lançado ao mar em menos de dez dias

17

ATV

O projeto indiano de construir seu próprio submarino nuclear está perto do fim. Ou melhor, de um começo. Fontes indianas informaram ao jornal India Times que o protótipo do ATV deverá ser lançado ao mar em menos de dez dias.

Caso tudo ocorra como planejado, a Índia entrará oficialmente para o reduzido clube dos países construtores de submarinos nucleares no dia 26. A partir de então o ATV, impulsionado por um reator nuclear de 80 MW, realizará extensivas provas de mar.

“As provas de mar levarão, pelo menos, dois anos” informou uma autoridade. O ATV, que será eventualmente batizado com o nome INS Arihant (destruidor e inimigos) será uma arma estratégica, pois terá a capacidade de disparar artefatos nucleares.

O submarino de 6000 toneladas de deslocamento ainda permanece coberto de segredos e mistérios. Seu conceito foi primeiramente desenvolvido na década de 1970, mas só tomou corpo na década seguinte. Por muitos anos o desenvolvimento do mesmo foi negado e somente a partir de 2007 as autoridades indianas começaram dar declarações sobre o ATV.

Paralelamente ao desenvolvimento do ATV a DRDO trabalhou no projeto do Sagarika, um míssil de cruzeiro com alcance estimado em 700 km. Uma das provas de mar do ATV será o lançamento submerso de pelo menos um destes mísseis. Além disso, os trabalhos no SLBM Agni, com 3500 km de alcance, continuam.

A Índia chegou ao seu prórpio submarino nuclear aplicando grandes somas de recursos no desenvolvimento de tecnologia própria. Nem por isso o caminho foi simples e fácil. Em 1996 os testes iniciais com o reator foram um completo fracasso e o projeto como um todo quase foi cancelado. Além disso, a experiência anterior da Índia na construção de submarinos podia ser resumida a duas unidades convencionais (Tipo 209 construídos na década de 1980), uma vez que o contrato para a construção dos Scorpéne são mais recentes.

Diversos estabelecimentos militares e civis, espalhados por todo o país e coordenados pelo DRDO, colaboraram no desenvolvimento. A construção do casco ficou a cargo do estaleiro Vishakapatnam. O reator foi desenvolvido pelo Bhabha Atomic Research Centre. O caminho foi percorrido com grande dificuldade e, em determinadas etapas do processo, técnicos russos auxiliaram na superação de certos obstáculos na área nuclear.

Após o lançamento o ATV a Índia espera construir outros três submarinos nucleares na próxima década.

ATV

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CorsarioDF

Eu acho que eles deram um passo gigantesco, ao invés de possuir primeiramente um Sub Nuclear de Ataque (caso do Brasil) eles partiram direto para um Sub Nuclear Lançador de Mísseis Balisticos, muito mais complexo que o nosso “humilde” desejo. Com certeza será uma arma de dissuação espetacular, mas terá que ser bem provada até a entrada em serviço.
Podem falar o que quiserem, os indianos estão de parabéns por essa grande conquista militar.

Sds

Marcelo Tadeu

Corsário, pra que o Brasil precisa de um SSBM? E os mísseis do sub indiano não são balísticos, são de cruzeiro, tipo Tomahawk.

RodrigoBR

A Marinha que fique de olho nesse programa indiano, pois se eles que tem uma grande quantidade de gente envolvidos com diversas áreas de tecnologia ainda passam por alguns percalços, imaginem nosso pequeno número de técnicos nessa área…

Mauricio R.

Mesmo que a India tenha somente adaptado um design existente p/ uma marinha que está arrendando 2 submarinos modernos da classe “Akula-II”, c/ os quais esse ATV é bastante parecido, fica um tanto estranho se serviren de um projeto mais antigo como o do Charlie-II, mesmo que tenha sido em passado recente operado lá.

Rui Silva

Quando li a noticia que a India ia lançar à água seu primeiro sub
nuclear no Indiatoday fazia referência que seria equipado com misseis balisticos K15. Estes misseis transportam uma ogiva de uma
tonelada até 700 Km de alcance.

Boa noite a todos

Mauricio R.

O shape deve ser mesmo mto semelhante ao dos submarinos russos, pois este é o background da Marinha Indiana.

Mauricio R.

Mas nos finalmente fica claro outra vez que ou vc desenvolve tecnologia autóctone ou vai prá roça, pq ninguem te ensina o pulo do gato, por mais aliado e parceiro que seja.
Então MB esteja avisada e se precaveja, p/ não chorar na rampa.

Tiago Jeronimo

Mauricio R.

Que parte do “Em determinadas etapas do processo, técnicos russos auxiliaram na superação de certos obstáculos na área nuclear.” você não entendeu?

E pelo que dizem a Índia não desenvolveu o reator nem o submarino, só fez algumas adaptações a um projeto já existente pois algumas noticias indicam que ela comprou o projeto de um reator russo junto com o projeto do SubNuc “Charlie-II”.

Lucas Calabrio

Projeto muito diferente do Barracuda (Brasil)? pelo que eu saiba não está programado pra lançar misseis.
pelo menos por enquanto.
sds

Lucas Calabrio

Vamos esperar pelo laçamento ( se não explodir novamente) em breve do vls

Lucas Calabrio

Essa é a vantagem da India ter reator nuclear e bomba atomica.
Facilita

Paulo Silva

O shape do sub é muito parecido se não for igual aos subs russos!

Abraços

Paulo

luciano

Legal… Ficaram calados e quando o projeto ficou garantido de que ia se concretizar eles avisaram. Tá aí um exemplo para o brasil.

Rui Silva

Ao mesmo tempo hoge o ministro da defesa Indiano em declarações perante o Parlamento admitiu atrazos na entrega dos submarinos
Scorpene devido a dificuldades do estaleiro (Indiano) em absorver a
tecnologia.

Jonas Rafael

É mais fácil ficar calado lá, pois a opinião pública com certeza não tem a mesma força que tem aqui. Eles provavelmente não precisaram justificar 17 bilhões de investimento e provavelmente o fizeram de forma diluída ao longo de todos esse anos. O desenho da hélice parece ultrapassado para os padrões modernos, mesmo assim é um feito que deve ser admirado.

Walderson

Taí,

a Índia está se armando até os dentes, gastando os tubos para se reaparelhar. É até elogiada, e alguns ainda falam que o Brasil deve copiá-la. Comprou o Escorpene e ninguém aqui malhou. Gastou rios de dinheiro e ninguém aqui malhou. Ou seja, o negócio é malhar o Brasil, né? Muitos aqui acham que alguma coisa nos será repassada sem que seja muito bem pago por isso. Vamos acordar, galera.

Um abraço a todos.

[…] Submarino nuclear indiano será lançado em menos de 10 dias […]