‘Roll Out’ do primeiro Boeing P-8A Poseidon da US Navy

17

p64755_p-8a_rollout

Esta é uma semana feliz para a Aviação Naval americana. No dia 28.07 aconteceu o roll out do primeiro F-35C.

Ontem, 30.07, a Boeing Company e a US Navy revelaram formalmente sua nova aeronave de patrulha marítima e de esclarecimento, o P-8A Poseidon, durante uma cerimônia na fábrica da Boeing em Renton, Washington.

Derivado da célula do 737-800, o P-8A é uma aeronave de guerra anti-submarino (ASW), guerra anti-superfície, inteligência,  vigilância e reconhecimento, capaz de ser empregada em grandes áreas marítimas e também no litoral.

O Poseidon vai substituir os P-3C Orion  da US Navy, oferecendo mais capacidade de carga, maior capacidade de crescimento e flexibilidade e interoperabilidade sem precedentes, através do emprego de avançados sistemas de missão, software e comunicações.

A Marinha dos EUA planeja adquirir 117 aeronaves P-8A, com entregas a partir de 2013.

p_8a_dropping_sonobuoy

FOTO: Boeing / Jim Anderson

SAIBA MAIS:


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

Virtualxi, Qual o problema com o P-3 Orion? Pelo jeito vc não conhece muito de aeronaves.

Sergio

Marcelo Tadeu! Vc foi simpático! Nao conhece nada!

Marcelo Tadeu

Seria interessante a Embraer começar a planejar uma versão ASW do E-170 ou 190 , já que a plataforma do 737 serviu, por que não? Os P-3BR deverão ser substituídos no futuro. De qualquer forma a logística do P-3 continuará por muito tempo.

sds

Mauricio R.

Pequeno off-topic:

Avição naval uruguaia inicia negociações p/ adquirir 3 e/ou 4 S-3 “Viking”!!!

“La Aviación Naval uruguaya inició gestiones para incorporar tres o cuatro aviones de patrulla marítima “Viking” dados de baja por la US Navy, actualmente almacenados en AMARC…”

(http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=839:uruguay-la-aviacion-naval-tras-el-lockheed-s-3-viking&catid=55:latinoamerica&Itemid=163)

Lucas Calabrio

Prezados
Posso estar enganado, mas acredito que a EMBRAER está esperando receber transferência de tecnologia do f-x2 do tipo material composto ou carbono epoxi para aumentar a resistência e diminuir o pesso do avião e aumentar a carga interna.
sds

Lucas Calabrio

Prezado Wolfpack
compartilho a tua mesma idéia a respeito do 737
Abraço

Getulio - São Paulo

Enquanto os americanos vão de P-8 a jato, nós vamos de P-3 a última novidade em aviação, pós II Guerra.

Virtualxi

A ignorância ainda insiste em P-3 Orion. Ou acabamos com ela, ou ela acaba com o país.

Andre Luiz

Belo aviao

Netuno, Orion, Poseidon, Nimrod… os caras gostam de dar nomes de deuses para os seus avioes

O proximo será Adgir

igor v. camara

Marcelo Tadeu, disse tudo, era exatamente o que eu estava pensando.
nada contra o P3 só que um E190 seria bem melhor que ele e bem melhor que um 737 também.

konner

Estamos só ganhando tempo. Uma aeronave de patrulha marítima deve estar equipada com armamento e sensores para realizar operações anti-superfície e anti-submarina, sistema de apoio a guerra eletrônica (MAGE), ter capacidade de se deslocar rapidamente até a área de patrulha e ter grande autonomia na estação. Deve ser capaz de controlar todo cenário tático onde opera, até funcionando como PDATAr (Posto Diretor AeroTático no Ar), possuir equipamentos para fotografia militar diurna e noturna, sistemas de autodefesa e estar habilitado para realiza busca e salvamento. Deve ser multimotor para operar sobre o mar e longe da costa. A FAB adquiriu recentemente… Read more »

Wolfpack

Embora seja um admirador dos aviões da Boeing, eu acho o 737 800 uma aeronave desajeitada e enorme para cumprir esta função ASW. Definitivamente a Boeing quando projetou o 737 não pensou em sua aplicação militar. Os 707 até se deram bem como plataformas AWACS e REVO, mas os 737, tenho minhas dúvidas.

Mauricio R.

“…nada contra o P3 só que um E190 seria bem melhor que ele e bem melhor que um 737 também.” Seria melhor, somente pq é uma aeronave da Embraer??? Então estamos danados pois é outro ac, tal qual o ERJ-145, que tem limites mto apertados entre peso vazio e peso maximo de decolagem e combustível maximo transportado; repetiria os problemas do ACS. Deve-se considerar o tanto de modificações que ambas as aeronaves americanas sofreram, p/ serem adequadas á tarefa. Não é somente o porta-bombas, pode-se prescindir do mesmo até como forma de baratear os custos de desenvolvímento e eliminar uma… Read more »

Mauricio R.

“…uma versão de patrulha marítima do KC-390 pode ser um do seus possíveis substitutos com louvor.” -Será que essa aeronave custaria menos p/ adquirir e manter que continuar a prática de se reformar P-3 de 2ª mão, pois a disponibilidade destes tende a aumentar??? -Ou na presença de um concorrente do porte de um A-320 ou de algum dos modelos da Bombardier, os mesmos custos p/ o ac da Embraer ainda assim seriam atraentes??? “e o compartimento de carga pode ser usado para levar e lançar armas e sonobóias.” -Vai ser um tremendo de um espetáculo, a tripulação arrastando os… Read more »

Mauricio R.

“…mas acredito que a EMBRAER está esperando receber transferência de tecnologia…”

Ué e qual o problema em desenvolver a própria tecnologia p/ tanto???
Tira o “escorpião” do bolso e investe no próprio negócio.

“…do tipo material composto ou carbono epoxi para aumentar a resistência e diminuir o pesso do avião e aumentar a carga interna.”

A Lockheed-Martim já certificou essas tecnologias!!!

Lucas Calabrio

Eu não sei a autonomia dele mas a do P-3 gira em torno de 16 horas
hehehe

Izanor

Os aviões de grande porte de passageiros a helice são mais lntos q os a turbinas?