Submarinos: passado, presente, futuro e como pensa o Blog Naval

29

vinheta-especialEste texto foi escrito, originariamente, como um comentário de um dos editores em uma das últimas matérias sobre o projeto do submarino nuclear brasileiro. Mas vale a pena ampliá-lo para deixar claro o objetivo do Blog do Poder Naval e de seus editores, apesar do mesmo já estar claro em matérias, comentários e editoriais anteriores.

O objetivo do Poder Naval Online, ao publicar matérias relativas a submarinos na Marinha do Brasil,  seja do passado, do presente, ou dos planos futuros,  é contribuir para o debate de um assunto que está fervendo na mídia. Não fazê-lo seria, no mínimo, incoerente com a proposta de um Blog que trata de assuntos de defesa. A cada dia, novas matérias saem na mídia, especializada ou não, dada a proximidade da assinatura de acordos importantes.

Então há a necessidade, constante, de reativar discussões, ainda mais em um Blog que está em contínuo crescimento de leitores, de forma a contextualizar historicamente, informar recém-chegados e relembrar veteranos. Para isso, as matérias relacionam passado e presente, novas tecnologias e velhas decisões, assim como mudanças de contexto. Por exemplo, o objetivo de uma matéria histórica é, justamente, ajudar no debate da história. Prognósticos para o futuro sempre são possíveis de fazer, porém o que vai acontecer no futuro não está escrito, o passado sim, é escrito e não é fixo: é construído, interpretado, como sabem historiadores que frequentam este espaço. Assim, o Blog se utiliza do passado para ajudar numa discussão do presente e numa ideia de futuro.

Há diferenças importantes em relação ao passado? Sim, há.

Mas há também permanências importantes, estruturas teimosas, coisas que não mudam com a velocidade que se desejaria.

Portanto, é  fundamental olhar para o passado, e cada um o interpreta como bem entende. O que não se pode fazer é fechar os olhos a esse passado, o que inclui tanto o de mais de 20 anos como o recente, mesmo o do dia de ontem. Muitas vezes, como que hipnotizados por belos discursos, anúncios bombásticos de acordos etc, acabamos não olhando nem para a realidade, que muitas vezes não é doce, embora possa parecer menos amarga do que até pouco tempo.

O Blog do Poder Naval, assim como o Site Poder Naval Online e os dois outros blogs (Aéreo e Forças Terrestres), não estão em campanha contra nada nem contra ninguém, mas sim a favor da discussão de assuntos de Defesa. Nós, os editores, temos nossas posições sobre o Submarino Nuclear, mais do que claras em últimas matérias e editoriais. Mas, em momento algum, isso significa defesa de propostas alemãs em detrimento de francesas, ou vice-versa. Dizer isso sobre o Blog é um pensamento baseado apenas em posições do tipo preto ou branco, sim ou não, isso ou aquilo. A realidade vai muito além, ela é muito mais complexa. E a discussão, nos três Blogs, ajuda a revelar essa complexidade.

O que fazemos aqui é mostrar, dentro das nossas possibilidades, capacidades, dedicação, experiência no assunto e tempo disponível de cada um, todos os aspectos relativos a um assunto “quente “como o dos submarinos, e outros tantos. Os leitores podem aproveitar essas informações e refletir sobre elas, sobre a realidade, o passado e até sobre o futuro. E podem até usar isso para criticar os Blogs, e não nos furtamos a ouvir esse tipo de crítica. Pelo contrário, temos posições, mas não temos a arrogância do monopólio da verdade.

Mas que seja uma crítica bem elaborada, e não tosca ou primária. Porque o debate que queremos promover não é tosco nem primário.

Saudações a todos, e que todos possamos sempre crescer com a grandeza do debate.

SAIBA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WAR

Amigos,
Leiam, no Defesanet, o comunicado do Centro de Comunicação da Marinha. Competencia e isenção estão alí. É só ler! Não tem lado para escolher. Leiam! Boa noite!

Fernando

Preferencia todos tem, a imparcialidade do observador dos fatos, sempre serão contaminados pelo motivo humano, o próprio ser que observa os fatos e principalmente, os interpretá-los. A notícia, ou escolha sempre estará em um lado, acho, que é isto que os editores francamente admite no post.
O importante é que as informações sejam divulgadas, e cada um faça sua própria dialética interna do assunto e tire suas próprias sínteses.
Mente crítica, através de discussões sobre os posts, independente da opinião dos editores.

abraços,

Fernando

Hornet

“Prognósticos para o futuro sempre são possíveis de fazer, porém o que vai acontecer no futuro não está escrito, o passado sim, é escrito e não é fixo: é construído, interpretado, como sabem historiadores que frequentam este espaço.” Grande Nunão! Exatamente. E por ser interpretado, construído, elaborado, que não se pode dar ao passado uma única visão, um único ponto de análise, uma única referência (especialmente quando essa vem da imprensa de caráter duvidoso…hehehe). O debate histórico fica divertido quando apresentamos as várias posições sobre um mesmo tema, quando articulamos e cotejamos os vários agentes envolvidos em um mesmo assunto.… Read more »

Fred

Têm surgido na mídia várias “reportagens” em tom denunciatório sobre a escolha da MB em relação aos navios franceses. Escandalosamente tais matérias seriam pagas pela empresa alemã que perdeu o contrato com a MB. Em diferentes ocasiões, a MB desmentiu e esclareceu os pontos levantados por tais reportagens.
Para mim está claro que a melhor opção era a francesa mesmo, e que nenhum outro sistema faz o que um sub nuclear faz. Portanto, desculpem-me os alemães, mas é a vez dos franceses.

Mauricio R.

“Escandalosamente tais matérias seriam pagas pela empresa alemã que perdeu o contrato com a MB.”

Vc tem provas concretas deste fato, ou é a sua opinião pessoal???
Deixe claro o seu posicionamento.

ARCANJO

GALANTE, SEUS ESCLARECIMENTOS SÃO MUITO OPORTUNOS, ESPECIALMENTE PARA QUEM ESTÁ INTERESSADO EM LER, PENSAR E AVALIAR COM TRANQUILIDADE E ISENÇÃO. SEUS ESCLARECIMENTOS SÃO VÁLIDOS PARA TODOS AQUELES QUE CULTIVAM O CONTRADITÓRIO COMO FORMA DEMOCRÁTICA E INTELIGENTE DE DISSECAR UM ASSUNTO, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS DIANTE DE UM DOS MAIORES LOBBIES DA HISTÓRIA DESTE PAÍS. MAS SEUS ESCLARECIMENTOS NÃO TERÃO VALOR PARA QUEM ESTÁ COMPROMETIDO, DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, COM ESSE MEGA-LOBBY POIS O OBJETIVO PRINCIPAL DELES É DESMANTELAR O CONTRADITÓRIO PARA CONSOLIDAR, SEM QUESTIONAMENTOS, A VERSÃO CHAPA BRANCA. QUANDO LEMOS UMA OPINIÃO CHAMANDO-O DE CORRUPTO SIMPLESMENTE PORQUE VOCÊ COLOCA… Read more »

Zero Uno

André Braga em 18 Ago, 2009 às 0:38

Belo post. Centrado, educado e com extrema fidalguia, coisa comum entre os homens de mar…

Abraços.

Renato

Parabens…precisamos aprender a debater ideias, sem acusações ou revanxismos.Se queremos ser uma democracia moderna e justa precismos aprender a falar e ouvir. Mais do que armas, um pais para ser grande e poderoso tem que ter Educação. abraços

Bruno Correia

Renato, Faço das suas palavras as minhas. Eu não tinha compreendido a razão do post “Brasil pagará 4 bilhões a mais por submarinos”, e como aqui citado: “Então há a necessidade, constante, de reativar discussões, ainda mais em um Blog que está em contínuo crescimento de leitores, de forma a contextualizar historicamente, informar recém-chegados e relembrar veteranos.”. Apesar da minha opinião já formada sobre o assunto, não posso esquecer que existe outras pessoas que ainda não formaram a sua. E reclamar que o blog está postando demais sobre um determinado assunto seria egoísmo da minha parte. Obrigado aos realizadores do… Read more »

Capitão

O Blog para promover o debate deve ser sempre neutro e não tendencioso. Se um autor quiser expressar sua opinião , ok. Mas o blog em “editorial” deveria ser sempre neutro.

Abs

Hornet

Nunão,

vc encanou com o Dom Sebastião…deixa o rei português de lado…hehehe

Sebastianismo tá na moda? Sabia não!!!

De qualquer modo, parece que a moda sempre fica entre o messiânico e o apocalíptico…cada hora pende para um lado…Essa Idade Média que não acaba nunca!!!…hehehe

abração

Wolfpack

A HDW com este levante terrorista afasta de vez suas chances de algum acordo com o Brasil. Fica claro para a Marinha do Brasil que nunca poderá contar com os serviços deste fornecedor. Esquecem do papel estratégico global crescente do Brasil e jogam ao mar suas chances de novas parcerias.
Auf Wiedersehen, Tschüss HDW!

sonic wings

Srs.

Uma considração a respeito dos blogs; é importante notar que ao contrário dos veículos tradicionais de comunicação, não é obrigatório (eu diria, nem desejavel) isenção dos seus autores, muito pelo contrário, o que nos cativa ao ler este ou aquele blog é conhecer a opinião de seus editores, sem aquele negocio mascarado de jogo de cena para massa de manobra que encontramos nas mídias convencionais.

Parabéns editores, continuem assim.

Abs

Hornet

Caro Arcanjo,

só uma dica (que sempre é lembrada aqui no blog): procure usar caixa baixa, sem apertar o caps lock.

valeu!

abraços

Nunão

Hornet,

Saudações braudelianas, hegelianas, diacrônicas, sincrônicas e, como está na moda por aí, Dom Sebastianísticas…

Wolfpack

Sempres existirá viuvos e viuvas dos SU35 e IKL214, sempre. Isso é saudável, mas não pode virar caso para psiquiatria.

Wolfpack

Galante, onde está a matéria dos drop tears que você prometeu?
abs

sonic wings

Voltando ao papo do subnuc. Certa feita andei lendo que a MB estaria desenvolvendo um futuro reator de tamanho bem reduzido, despensando o a água para geração de energia (viche! eita termos técnicos que me faltam) sendo possível seu encaixe no casco do scorpene no que seria o “bloco” do AIP. Esta seria uma das teorias da não aquisição de tal equipamento aliás e o fato do scorpene ser modular facilitaria esta investida.

Alguém leu algo a respeito? O fato é que tem muita coisa não revelada que justificariam melhor esta aquisição.

Quem viver verá! ABS

Fernando

“da opinião” entenda-se “das opiniões”.

André Castro

Olha o que dise um colonista do do site Monitor Mercantil : ” Preço menor A Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados resolveu questionar a pressa do Governo Lula na compra de submarinos. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), por exemplo, quer saber por que não foi dada preferência aos modelos alemão e russo, mais baratos do que o francês Scorpène. Delgado faz parte da base aliada de apoio a Lula, mas isso não o obriga a engolir qualquer coisa. Em geral, compras de armas sempre são envolvidas em mistério. Mas, no caso atual, o Governo Lula está exagerando. E… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
Uma notícia off topic , mas necessário. Gripe Suína

Abraço

André Braga

“De los chicos a los grandes”. Muito tem se falado desta mais próxima aquisição de submarinos, tecnologia estaleiro e base naval, tudo a francesa. Estranho tem pareceido e motivado tanta discursão alguns dos aspectos dessa negociação. Mas em sintese quero destacar que sempre estivemos acostumados ao Self service. Desta vez nos trazem em bandeija e sem um maior debate, se faz a opçã primeiro política, mas que inegavelmente vem agregada de sim algum valor, perdoe-me mas não me refiro a alta soma que o governo está disposto a pagar, alegando simplismente justificar-se pela transferencia de tecnologia. O que e faz… Read more »

Igor

Respeito o posicionamento do blog que tenta dentro do possível manter-se imparcial nos diversos assuntos abordados. E respeito tbm e vejo razão/sentido na opinião dos editores e colaboradores.

RdoCosta

Para evitar que alguns embarquem em noticias falaciosas, alarmistas e falsas, sugiro que leiam a nota que o comando da marinha emitiu para rebater a nota do jornal o globo.
http://www.defesanet.com.br/mb1/skorpene_12.htm

Grato!!

walfredo

Gostaria de obter uma informação mais precisa sobre as tecnologias que serão tranferidas e sobre a impossiblilidade de serem desenvolvidas em centros de pesquisa brasileiros, já que os prazos são gigantescos (2020 se não me engano).

Douglas

Nenhuma tec nuclear será transferida.

Está caro e ainda vamos pagar comissão pelas obras civis.

19 bi são um mar de dinheiro. Preferiria ve-los investidos na Engepron e nos centros de tecnologia militar brasileiros.

Douglas

Não faz sentido a MB dizer que conseguiu fazer um prototipo de reator nuclear naval e apos alegar que precisa de ajuda externa para projetar um casco….. Por que é isso que a MB está fazendo ao defender esse acordo caríssimo com os franceses. Se nós conseguimos avançar com poucos recursos no projeto do nucleo do sub nuc, então com 19 bi teriamos condições de projetar o casco e sub sistemas. Basta aplicar o dinheiro na Engepron e nos centors de tecnologia nacionais. Alias a Engepron demitiu e parece que foi relegada a segundo plano. Toda a tec alemã vai… Read more »

Nunão

RdoCosta,

O texto do link que você colocou está publicado também aqui no Blog.

Walderson

Faço coro contigo Zero Uno.