Marinha realiza buscas a tripulantes de barco pesqueiro na costa do ES

1

A Marinha do Brasil informa que, cerca de 07h30min do dia 23 de agosto, o Serviço de Salvamento Marítimo instalado no Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE), recebeu a informação, por intermédio da Estação Costeira da EMBRATEL, de que haveria uma embarcação emborcada na área marítima entre as cidades de São Mateus e Conceição da Barra – ES.

A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), tratando-se do Barco de Pesca (BP) “Estrela do Mar IV”, que havia partido do Porto de Vitória – ES, com 17 tripulantes a bordo.

Segundo relato do proprietário da embarcação, aproximadamente 00h30min do dia 22, a embarcação emborcou a cerca de 18 milhas náuticas (aproximadamente 36 Km) a nordeste da cidade de Conceição da Barra. Dez tripulantes conseguiram salvar-se utilizando o bote salva-vidas do pesqueiro e sete permanecem desaparecidos.

Já estão nas proximidades do casco emborcado, realizando buscas aos tripulantes desaparecidos, o Navio-Balizador “Tenente Boanerges”, da Marinha do Brasil, sediado em Salvador – BA, auxiliado por três barcos de pesca e um helicóptero da Marinha que decolou na manhã do dia 23 da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia – RJ, transportando uma equipe de nadadores de salvamento e um médico. Ainda na manhã do dia 23, suspendeu do Rio de Janeiro para o local do incidente o Navio-Patrulha “Guajará”, e na madrugada do dia 24 a Fragata “Constituição”, com um helicóptero a bordo. Esses dois navios levam equipes de mergulhadores.

O Navio-Patrulha “Guaratuba”, também sediado em Salvador, irá se juntar ainda hoje ao grupo de buscas. Outro helicóptero da Marinha e um da Polícia Militar do Espírito Santo realizaram buscas na tarde do dia 23 e a CPES enviou uma pequena embarcação para auxiliar a procura dos desaparecidos na faixa da costa. O Serviço de Aviso aos Navegantes está informando o incidente ocorrido.

O Capitão dos Portos do Espírito Santo determinou a abertura do Inquérito Administrativo sobre o Acidente, visando apurar suas causas e circunstâncias. A previsão de conclusão é de até 90 dias.

FONTE: Comando do 1º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre

A Constituição novamente em uma missão SAR. Parabéns a sua tripulação.