F-43_Exocet

O site Mer Et Marine noticiou que foi assinado um acordo entre a MBDA e as empresas  Avibrás e  Mectron, visando  remotorizar e atualizar os componentes eletrônicos de voo dos mísseis Exocet MM40, atualmente em serviço na Marinha do Brasil.

Além da renovação dos mísseis, a MBDA espera vender nos próximos anos novos equipamentos para o gigante da América Latina, como o SM39, lançado de submarinos e que pode efetivamente equipar os Scorpène da DCNS.  As fragatas FREMM, que o grupo naval francês também espera vender ao Brasil, já vem equipadas com Exocet MM40.

Quanto à Aviação Naval, caso o Brasil venha a adquirir o Rafale (ou mesmo Super Etendard  Mordenisès), estes poderiam utilizar a versão ar-superfície AM39, já utilizado nos SH-3A Sea King do Esquadrão HS-1.

Rafale_AM39

FOTOS: NGB e Mer et Marine

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Uma rápida olhada no Google e achei que o A-4M (dotado de radar) já foi ‘testado’ transportando um Harpoon no cabide central. Na matéria não fica claro se houve disparo ou se foi um teste apenas ‘aerodinâmico’.

CorsarioDF

Pessoal, de 23 A-4 adquiridos do Kwait APENAS 4 estão em condição de voar!!! Sei que é uma situação muito triste, mas os Super Etandart Modernize apesar de ser bem velho ainda pode dar um caldo, apesar de ter certeza absoluta que o Rafale dá de 1000 a 0, porém como disse o fantasma, apenas 10 Rafales consumiria 35% da receita da Força Aeronaval, e isso em um país como o nosso é impraticável. Agora sou a favor de termos sim uma reserva estratégica, pois no caso de um “urgência” poderíamos utilizá-las. Os nossos A-4 pertenciam a reserva do Kwait… Read more »

Jonas Rafael

Eu tenho na mente ter visto certa vez um A-4 de Israel carregado com dois Harpoons, mas posso estar enganado…

CorsarioDF

Boa notícia.
Mas acho que a França, como um gesto de agrado, pelo Brasil querer adquirir o Rafale, deveria antes de mais nada “DOAR” alguns Super Etandart Modernize para a MB, enquanto nós não temos condições de adquirir uns Rafales para nossa querida MB. Não seria nada mal. Acredito que os SEM são mais capazes que os nossos A-4, que ainda vão ter que sofrer modernizações. Lembrando, que seria apenas uma hipótese.

Sds.

Marcelo Tadeu

Talvez Corsário,

Eu acho que mudaria a cadeia logística toda para operar outro avião já ultrapassado. Prefiro manter a logistica do A-4 e aguardar o vencedor do F-X2. Poderia o MD um esquadrão de Rafales para a MB a preços competitivos, como prêmio pela sua aquisição pela FAB. Aí nós teríamos esta foto de baixo nas cores da MB, já pensou, isso é dissuação

Mauricio R.

Deixemos como está por enquanto, sucatas compradas e/ou doadas no more.
Mas creio que de acordo c/ o video mostrado no blog + lá p/ trás, essa configuração da foto teria que ser aliviada p/ poder ser passível de operação.

richard

Não seri um ótimo negócio que o Siroco entrasse como doação para a nossa Marinha? Esse pelo menos não é velharia e para quem quer projetar poder…

Alfredo_Araujo

Acredito q apenas um C-160 seria necessário para transportar todo o nosso estoque de Exocet’s…

Poderiam fazer a promoção: Modernizem meia duzia, e ganhem desconto na compra de mais meia duzia!

Ronaldo de souza gonçalves

Minha visão e um pouco diferente. Porque? não se pode operar a-4 mesmo se rafaeles virem para aMb con super entend também .Claro os rafaeles no porta aviao, e o a-4 e os entend em bases ao redor da costa. a india oper miragem 2000,mig 29,23reformados,su-34,está interressado no Rafaele. Uma força que nem a nossa tem que parar com isto de padronização,funciona bem na industria mas em forças armadas voce tem que ter armamentos diversos até para os inimigos não possa conhecer a fraqueza de todos. O Brasil não pode aposentar navios mais ou menos novos como fez pensando em… Read more »

Fantasma

Prezados,

A França não pode doar equipamentos militares, o que pode ser feito é a venda por preço simbólico, como foi o caso do NAe São Paulo.

De qualquer modo, existe um documento que recomenda que a MB não aceite os Rafales M F1, uma vez que o custo de operação das 10 unidades propostas, consumiria cerca de 35% do atual orçamento destinado a Força Aeronaval.

Wolfpack

Os A4 poderiam operar os AM39? Desejaria ver mesmo os Rafales no A12 mas é só sonho pois isso dificilmente irá ocorrer.

Mauricio R.

Em teoria poderia carregar um “Exocet” no CL, o Harpoon ele carrega, mas precisa ver se o missíl frances cabe, pq pode pegar na bequilha.

Bosco

O Exocet é um bom míssil mas na verdade o Rafale bem que merecia ter um míssil mais moderno. Vale salientar que a França quase começou a fabricar o ANF, que era um projeto de míssil anti-navio supersônico e de longo alcance (100 milhas náuticas) que iria substituir o Exocet. Infelizmente não vingou. O alcance do Exocet AM-39 é muito reduzido (50 km +), o que dá pouca margem de segurança ao caça contra navios bem protegidos, pra não falar no caso dos mesmos estarem dentro do ‘guarda chuva’ protetor de um NAe. Mas nada é perfeito. Um abraço a… Read more »

Bosco

Maurício,
sê tem certeza que o A-4 levava o Harpoon? Eu acho que não. Eu acho que além dos antigos Bullpups ele usava o Maverick, bombas guiadas por laser, bombas Walleye e mísseis Shrike.

Wolf,
os A-4 da Marinha que serão modernizados irão introduzir um radar e provavelmente terá capacidade de lançar mísseis anti-navios, mas eu acho difícil que o Exocet seja integrado ao ‘caça’.

Um abraço aos dois.

Angelo Nicolaci

Ronaldo de souza gonçalves

concordo em parte com sua colocação, acredito que um vetor apenas não é o ideal para uma força tática e estratégica, mas sim possuirmos ao menos dois vetores, e no caso de navios temos que manter sempre uma reserva operacional. não custa tanto quanto perder a qualificação operacional em tais meios como foi o caso do A-12.

Pessoal, gostaria de ter a opinião de vocês sobre o projeto que stou desenvolvendo, http://www.brasilnicolaci.blogspot.com seria uma honra ter a participação de todos os amigos neste projeto

Walderson

Galera,

no Blog do Poder Aéreo tem uma entrevista muito boa de se ler e que mostra um detalhe que, pelo menos eu, não havia pensado: o porque de se escolher Rafale. Eu, pessoalmente, penso que a melhor oferta é a da Gripen, apesar de torcer para o Rafale desde criancinha.

Um abraço a todos.

GHz

A modernização dos AF-1 (A-4KU) da MB não vai capacitá-los a lançar nem Exocet nem Harpoon.
O armamento a ser integrado deve ficar em alguma coisa como: Derby, A-Darter, MAA-1B, MAR-1, bombas guiadas e só (que já está de ótimo tamanho).

[[ ]]
GHz

GHz

Jonas Rafael em 17 Set, 2009 às 8:02

Não seria o Gabriel III?

[[ ]]
GHz