Marinha resgata tripulante enfermo em navio mercante

9

Super Lynx da MB pousado no Rebekka N

A Marinha do Brasil informa que na noite do dia 05 de outubro (segunda-feira), a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recebeu fax da empresa Oceanus Agência Marítima S/A, solicitando apoio médico especializado para um dos tripulantes embarcado no Navio Mercante “Rebekka N.”, de bandeira liberiana. O tripulante, de 61 anos de idade, também filipino, apresentava fortes dores no peito e pressão alta, com sintomas de angina. O navio graneleiro, de 322m de comprimento, havia partido do porto de Tubarão-ES com destino à Coréia do Sul e encontrava-se a, aproximadamente, 620 milhas náuticas (1.240Km) a leste de Cabo Frio-RJ.

A CPES informou o fato ao Serviço de Salvamento da Marinha instalado no Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE) que solicitou ao Comando-em-Chefe da Esquadra a disponibilização da Fragata “Independência” que se encontrava em exercício no litoral do Espírito Santo. A Fragata interrompeu o exercício e navegou ao encontro do Navio Mercante “Rebekka N.”, a fim de resgatar o tripulante enfermo.

Ainda na noite do dia 05, um médico da Marinha, por telefone, passou a orientar o Comandante do Navio Mercante. Na tarde do dia 6 de outubro a Fragata aproximou-se do Mercante e enviou um helicóptero, modelo “Super Lynx”, com médico cardiologista. O helicóptero pousou no Navio Mercante, resgatou o tripulante enfermo e o transferiu para a Fragata “Independência”. Após aproximar-se da costa, cerca de 1h do dia 07 de outubro, o tripulante enfermo foi transportado por helicóptero da Fragata até o Aeroporto de Vitória-ES, onde foi recebido por equipe médica contratada pela empresa de navegação responsável pelo navio e conduzido ao Hospital Santa Rita.
Mais uma vez a Marinha do Brasil sente-se orgulhosa em poder contribuir para o salvamento de uma vida humana no mar.

dsc03687

fragata-independencia

FONTE: Comando do 1º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RafaelJR

Há algum reembolso aos cofres públicos pelo deslacamento? Ou há alguma convenção ou tratado que obrigue o Brasil a realizar o salvamento?

Lembrando que o navio é de bandeira estrangeira e o resgatado não é brasileiro também.

PS: Não estou defendendo que se deixe de efetuar salvamentos como este. Só gostaria de informações acerca da questão levantada.

ivan

Brilhante trabalho! É ISSO que pode dar DIGNIDADE e ORGULHO ao Brasil. Uma Marinha em missões humanitárias bem feitas. Não vai sair na Imprensa Mundial…e daí? Fizemos o certo, fizemos coisas grandes! Isso importa muito! Não quero polemizar, mas só os ingênuos ou pueris acreditam que temos ou teremos condições de enfrentar uma Royal Navy, US Navy ou Marinha da França. Não temos, e nem precisamos. Não vamos seguir o exemplo da Argentina, que tentou mostrar “Força” e apanhou “como gente grande” na maior HUMILHAÇÃO da sua História. Vamos permanecer pequenos, humanitários e dignos! Estou certo que é ESSE o… Read more »

GHz

RafaelJR em 07 Out, 2009 às 22:14 O Brasil é signatário de tratados internacionais de Salvaguarda da Vida Humana no Mar, que nos obriga a atender emergências como esta. São os mesmos tratados que garantem que um barco brasileiro seja socorrido nas águas jurisdicionais de outros países signatários. Não tenho aqui à mão a fonte de recurso que é utilizada no custeio de tais operações, mas é dinheiro público sim, e não é reembolsado; sua aplicação tem caráter humanitário. Anualmente creio ser prevista uma certa parcela no Orçamento da União para o custeio de tais missões (tanto para o SALVAMAR… Read more »

Challenger

A permanencia constante dos Navios da Esquadra no Mar, em exercicios, tem garantido uma rapida resposta da Marinha em caso de emergencias medicas, SAR ou operações de segurança e contra atividades ilicitas.

Com os futuros OPV, a MB podera intensificar, essas atividades de Patrulha e SAR.

saudações.

Genilson Mendes

Angelo concordo plenamente com voçe, que o Centro de Comunicação Social da Marinha divulge mais essas informações para midia nacional. Como tambem os exercicios realizados por todo nossos territorio. Um abraço.

angelo

Informações comos essas deveriam ter divulgação da mídia nacional. O povo leigo, não tem conhecimento do nobre trabalho realizado pela Marinha. Por tal razão, é mínimo o apoio popular a programas de reaparelhamento de nossas forças armadas.

McNamara

Impressionante demonstração de profissionalismo. Seria bom que notícias como essa, ecoassem pelo Planalto Central, na tentativa de contagiar alguns parlamentares.

Marcelo Tadeu

Parabéns à MB , salvarguando a vida no mar!!!

airacobra

ta famoso agora hein pantro!!!
abração amigo