JTFEX_01

A Fragata “Liberal” (F43) participou da comissão “JOINT TASK FORCE EXERCISE 2009” (JTFEX-09), no período de 14 a 22 de setembro, com a Marinha dos Estados Unidos da América, na costa norte-americana. Além da Fragata brasileira, participaram da operação meios das marinhas do Canadá, Holanda, Itália e França.

A JTFEX-09 constituiu-se de um conjunto de exercícios táticos, com o intuito de avaliar o desempenho do Estado-Maior do “Strike Group” (Grupo de Ataque) do Porta-aviões de propulsão nuclear da Classe Nimitz, USS “Harry S. Truman”, na coordenação e controle de missões que envolvam forças multinacionais.

Durante essa comissão, foram abordados os mais variados ambientes da guerra, com ênfase na Guerra Assimétrica, em que pequenas embarcações são empregadas por grupos inimigos, muitas vezes terroristas, para causarem danos a navios da coalizão que navegam próximo à costa.

Além de estreitar os laços de amizade entre os países envolvidos, a realização da JTFEX-09 foi uma ótima oportunidade para elevar o nível de adestramento da tripulação da F43 no que tange às peculiaridades de uma operação com um porta-aviões, uma vez que a principal tarefa da Fragata “Liberal” foi escoltar o porta-aviões “Harry S. Truman”, tendo participado ativamente da defesa antiaérea e contra submarinos, além de se interpor contra as ameaças de superfície.

O navio participou, também, de um exercício de interdição de área marítima, tendo a tarefa de realizar uma abordagem, com o seu Grupo de Visita e Inspeção (GVI), em um contato crítico de interesse, representado pelo “USN Prevail”.

A Fragata “Liberal” e a sua aeronave orgânica AH-11A Super Lynx N-4006 (Lince 06) foram bastante elogiadas pela atuação dinâmica e pró-ativa, cumprindo todas as tarefas com sucesso e integrando-se perfeitamente à força multinacional de coalizão, contribuindo, assim, para o êxito da missão do “Strike Group Commander“.

A data prevista para o navio regressar para o porto do Rio de Janeiro é 25 de outubro, quando terá completado 68 dias de comissão, sendo 45 no mar.

Antes disso, o navio participará da comissão VENBRAS-09 com a Marinha Bolivariana da Venezuela, que será iniciada após a atracação do navio no Porto de Fortaleza. A comissão será capitaneada pelo Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, como Comandante do Grupo-Tarefa.

JTFEX_02

lince06_jtfex

FONTE e FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marino

Creio que os americanos, imaginaram estar pousando uma aeronave da Royal Navy.

Marcelo Tadeu

Achei o comentário sobre o Super Lynx totalmente sem propósito. Primeiro porque eu gosto muito deste helicóptero e acho que a Aviação Naval deveria ter mais modelos. Segundo que este não é o primeiro exercício que é feito com a US Navy, há 50 anos fazemos UNITAS e desde os anos 80 os Lynx e depois os Super guarnecem as escoltas brasileiras.

Icaro

Mauricio R. em 10 Out, 2009 às 12:28

Imagina a equipagem de convoo americana , qndo o S. Lynx pousou no USS Harry S. Trumman:

“Huey de cauda alta, c/ rodas??? Que versão é essa aí???”

tow morrendo de rir…

Soldier

Muito bom!! Navio é pra ficar em alto mar, treinando, patrulhando e não apodrecendo com as tripulações perdendo a proficiência encalhadas nos alojamentos!

Mauricio R.

Imagina a equipagem de convoo americana , qndo o S. Lynx pousou no USS Harry S. Trumman:

“Huey de cauda alta, c/ rodas??? Que versão é essa aí???”

Ivan

Parabens aos tripulantes da Liberal.
Nossas Forças Armadas SEMPRE nos representando com profissionalismo e dignidade.

Importante registrar que o exercício, mesmo que formado por diversas nações, foi essencialmente Norte Americano.
A maior parte dos exercícios internacionais que participamos são com os EUA.
Muito do nosso equipamento é americano.

Então vamos parar, ou ao menos diminuir, com o discurso anti americano e usar estas relações em nosso favor.
Eles vão defender o american way of life, nós vamos defender o nosso, mas tirando deles tudo de bom que pudermos.

Bronco1

BRAVO ZULU, Liberal!!!

“Nosso barco, nossa alma”

Colt

Parabéns aos tripulantes da Fragata “Liberal”.

Luciano Baqueiro

Olá amigos, acabei de ler algo interessante no artigo sobre os subs U-214 rejeitados pela Grécia ( areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=830 ). O site Área Militar, que é português, diz que os alemães podem ser processados por Portugal, por não cumprirem os off-sets acordados. A se confirmar, chegamos a conclusão que aquelas discussões acaloradas que se travaram aqui onde uns preferiam os alemães porque os franceses não são confiáveis foram inúteis, pois nesse ramo ninguém é confiável, e nossa única defesa é fazer contratos muito claros e com todas as garantias , p/ que se não forem cumpridas todas as cláusulas possamos processar… Read more »