tupi-ml-050409-7

Marinhas do Brasil e Venezuela realizam planejamento para a Operação “VENBRAS-2009”

A Marinha do Brasil e a Armada Bolivariana realizaram, no período de 22 a 25 de setembro, no Rio de Janeiro, a Reunião de Planejamento para a execução da Operação “VENBRAS-2009”, a ser conduzida em Águas Jurisdicionais Brasileiras, no mês de outubro, entre os portos de Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

a-independencia-ml-2004

AF-1A DCTA

O Grupo-Tarefa brasileiro será comandando pelo Comandante do 1º Esquadrão de Escolta e será formado pelas Fragatas “Liberal” (F43) e “Independência” (F44); pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23); Submarino “Tupi” (S30); Aeronaves AF-1, SH-3A, AH-11A Super Lynx; e contará com o apoio dos Navios-Patrulha dos Comandos dos 1º, 2º e 3º Distritos Navais, para atuarem como Figurativo Inimigo.

f-21-mariscal-sucre-imagem-armada-bolivariana

A Marinha da Venezuela será representada pelas Fragata “Mariscal Sucre” (F21), com um helicóptero orgânico e o Navio Transporte de Apoio e Reabastecimento “AB Esequibo” (T62).

 Durante a Fase de Execução no mar, que será conduzida no período de 19 a 25 de outubro, estão programados diversos exercícios operativos, tais como: Ações de Defesa Antiaérea; Ações de Superfície e de Submarino; Ataques Coordenados; Guerra Eletrônica; Tiro Anti-Aéreo; Transferência de Carga Leve no Mar; Transferência de Óleo no Mar; Manobras Táticas; e Operações Aéreas e Trânsito sob Ameaças Múltiplas.

Ao final do planejamento os Comandantes dos Grupamentos-Tarefa brasileiro e venezuelano assinaram o Memorando de Entendimentos para a “VENBRAS-2009”.

planejamento-vembras-2009-foto-mb

FONTE E FOTO (última de cima para baixo): Marinha do Brasil

DEMAIS FOTOS: Poder Naval (Marcelo Lopes e Nunão) e Armada Bolivariana

NOTA DO BLOG 1: em muitas discussões sobre Defesa, costuma-se debater sobre rivalidades / conflitos latentes entre Brasil e Venezuela. Mas não se pode esquecer que, no dia-a-dia das relações das Forças Armadas dos dois países, o planejamento e a realização de exercícios conjuntos são uma constante.

NOTA DO BLOG 2: é com muita satisfação que vemos aeronaves AF-1 incluídas entre os meios que participarão da VENBRAS 2009, conforme citado no texto do informe da MB.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
athalyba

Caro Colt, Compreendo que na vida de hoje, é muito dificil arrumar um tempo para dedicar com afinco à leitura e interpretação de textos. A tarefa fica ainda mais intensa qdo é necessária a correlação entre eles para chegar à conclusão. É para sanar esse aspecto no discurso de vocês que eu escreve esse texto. E tb na esperança que vcs parem de repetir o que leem sem a devida carga crítica. Vamos aos fatos. Mencionar o Protocolo de Ushuaia foi um erro primário, já que bem no começo da argumentação do nooobre senador ele é obrigado a citar um… Read more »

athalyba

Esquecí um último detalhe do parecer do nooobre senador: a soberba !!!

Logo de cara, ela acha que lançar um debate sobre as características atuais da democracia venezuelana sem contextualizar historicamente sua configuração é suficiente para desqualificá-la como tal. E ele conta com nossa ignorância !!! Acha que ninguém vai notar !!!

Pára, né ???

athalyba

Dom D

Quanto a entrar no Mercosul, já não acho interessante, visto que nosso superávit é considerável, quem mais se beneficia é a Venezuela (…)

Vc sabe o que é superávit ???

Colt

Sinceramente não entendo. O Senador Tasso Jereissati, relator do projeto que autoriza a adesão da Venezuela ao Mercosul, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, apresentou parecer contrário a essa adesão : http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=95983&codAplicativo=2 Não compreendo como o Brasil pode estreitar relações militares com um governo que recebeu da Comissão de Direitos Humanos da OEA os apontamentos presente em seu relatório de 2008 : http://www.cidh.org/annualrep/2008sp/cap4.Venezuela.sp.htm Isso é um absurdo. Deveríamos deixar imediatamente de realizar exercícios militares com a Venezuela. A Venezuela não preenche os requisitos democráticos do Protocolo de Ushuaia para fazer parte do Mercosul : http://www2.mre.gov.br/dai/ushuaia.htm O relator Tarso… Read more »

Gabriel from reu

é muito bom conhecer as habilidades, defesas e forças do inimigo, seu modus operandi…

RafaelJR

Jamais vi tantos exercicios realizados por nossas Forças Armadas em tão curto espaço de tempo.

Parece que finalmente as coisas começam a caminhar.

marujo

Parabéns, MB, por estas manobras com a Venezuela. Concordo plenamente com o Gabriel, que temos que conhecer as capacidades e o modus operandi dos nossos vizinhos (não são inimigos). O parecer do senador Jereissati (aquele que tem seu jatinho abastecido com dinheiro público)é ideológico,de uma miopia muito grande.É melhor termos a Venezuela mais próxima e presa a compromissos comuns, do que distante. A própria oposição venezuelana quer seu país no Mercosul.Viva o profissionalismo e a capacidade da MB.

JOao

Só para correcao, a Venezuela comprou SU30 e não SU35.
Acho interessante esse exercicio, qnt mais deles, menos chance de um confronto…
Muitos exercicios visam analisar as necessidades, para depois fazer os planos de reaparelhamento… ou melhor, detalhar os planos…

Nunão

Ceará, Segundo a Companhia Docas do Ceará, esses três navios são esperados para sexta-feira: ANFIBIO ESEQUIBO CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARA MARINHA MARINHA 16/10/2009 07:00:00 16/10/2009 07:30:00 NÃO POSSUI MERCADORIA FRAGATA LIBERAL CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARA MARINHA MARINHA 16/10/2009 07:00:00 16/10/2009 07:30:00 NÃO POSSUI MERCADORIA FRAGATA MARISCAL SUCRE CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARA MARINHA MARINHA 16/10/2009 07:00:00 16/10/2009 07:30:00 NÃO POSSUI MERCADORIA Fonte: http://www.docasdoceara.com.br/informacoes-operacionais/programacao-de-navios Se vai haver ou não visitação, é algo que costuma ser divulgado só na hora. Em todo caso, não custa perguntar na sexta-feira, depois da atracação: Companhia Docas do Ceará Praça Amigos da Marinha s/n,… Read more »

Tomcat

Sem Saco, faço minhas as suas palavras!

RS

CEARÁ em 14 Out, 2009 às 12:39

Os navios devem ficar abertos à visitação pública em Fortaleza nos dias 17 e 18 de outubro, no período da tarde.

[[ ]]
RS

Colt

Bem, A OEA fez um relatório. O link foi postado. O documento mostra que não há democracia naquele país. O Brasil assinou o protocolo de Ushuaia. O link foi postado. O protocolo condiciona a adesão e à permanência de um país ao Mercosul, à existência de democracia no país membro ou que pleiteia a adesão. O relator da CRE fez o dever de casa, juntou o relatório da OEA, as notícias que vem da Venezuela com o acordado no Protocolo de Ushuaia e chegou a uma conclusão lógica – A Venezuela não é democracia e não pode integrar o Mercosul.… Read more »

bulldog

“é muito bom conhecer as habilidades, defesas e forças do inimigo, seu modus operandi…”

É exatamenmte por isso que eles estarão “passeando” bem na área do pré-sal.

O que a MB vai aprender com eles??????

Don D

Quanto à validade do exercício com a Venezuela, parece-me que é interessante, até para avaliar a potencialidade dos Venezuelanos, informação é poder. Já o contrário dificilmente acontecerá, eles não tem tanto know how pra fazer isso. Quanto a entrar no Mercosul, já não acho interessante, visto que nosso superávit é considerável, quem mais se beneficia é a Venezuela, pois seus produtos terão melhor penetração no mercado brasileiro, eles precisam de nós e não ao contrário. Finalmente, precisamos de países comprometidos com a democracia, pois com ela a estabilidade econômica é mais tangível, quem acha que a Venezuela não é uma… Read more »

Caipira

Até hoje não encontrei nenhum leitor “anti-Venezuela”, o que se vê, e muito por estas bandas é gente comprometida com a democracia, que não concorda com os abusos de ditadores de m****, palhaços que estão condenando seus países, seus povos e a AL ao atraso.

Béco

Ou então estão preocupados com alguma coisa .

Mauricio R.

O importante não é a simples participação do AF-1, mas qntas células efetivamente poderão participar desse exercício.

athalyba

Damos boas vindas aos irmãos venezuelanos da Armada Bolivariana em nossas águas.

E eqto os cães ladram, os profissionais fazem seu trabalho.

Parabéns a todos os envolvidos. Espero que no final de outubro tenhamos mais detalhes das operações.

sds

Don D

Meu caro Athalyba, falando numa linguagem bem simples, para não querer parecer intelectual como alguns almejam, seria basicamente a resultante de uma operação financeira que apresenta mais ganhos do que perdas, se fosse o contrário neste caso seria Déficit. Visto por este lado reafirmo que a vantagem da balança comercial é nossa, e se tratando de um país que não respeita os direitos privados, não acho de modo algum interessante que se ceda vantagens a um país que nunca nos deu preferência para nada.

Colt

Segue o parecer completo do Senador Tasso sobre a matéria.
Recomendo a leitura das páginas 19 a 23, em que o senador brasileiro lista os acontecimentos na Venezuela e faz um extrato do relatório da OEA.
http://www.senado.gov.br/comunica/agencia/pdfs/venezuela.pdf

Genilson Mendes

Endoço as palavras de Rafael e resalto a importancia desses teinamento para nossas Forças Armadas.
Um abraço.

claudio alfonso

Venezuela é aliada do Brasil! Parabéns a Marinha Brasileira.

athalyba

faço minhas as suas palavras! Ou seja: continua mudo e sem acrescentar nada na discussão !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pô, vcs querem debater como ??? Com o fígado ??? Dá licença galera !!! Nossa marinha está fazendo exercícios de alto nível com outra marinha e em vez de vcs comemoram a mobilização de nossos efetivos, ficam de muxoxos, procurando desmerecer um governo aliado do nosso. Deixar que paixões particulares contaminem o debate mostra que muitos dos missivistas querem mais é descer o pau, sem parar pra emnada que não seja “morte aos comunas” e assemelhados. Até agora, nenhum missivista anti-Venezuela contribui com… Read more »

luciano

eu acho estranho fala que na venezuela fechou uma tv e é considerado por muitos aqui como uma “ditadura”.

Mas, quantas televisões já foram fechadas nos EUA? umas 150? mas é que os EUA é um pais “democrático”

diz que a venezuela não respeita os direitos humanos…

Os EUA respeitam lá no Afeganistão e Iraque? depois reclamam que tem terrorismo, mas, não respeitam a população e tudo mais. sem contar em guantanamo…

Andr Luiz

Este papo de guerra com a Venezuela só existe na imaginaçao

Sem saco

Deixa de falar besteira Luciano !!!

CEARÁ

Olá,
Nunão ou Galante,vcs sabem informar se os navios estarão abertos para visistação aqui em Fortaleza???
Ficaria grato se vcs conseguissem essa informação,com certeza renderia belas fotos!

BRASIL!

athalyba

Sem Saco,

Aqui, besteira fala quem pouco fala. Se vc não quiser que sua frase seja considerada besteira, diga onde o colega Luciano escreveu algo que não seja uma verdade factual.

Caipira

RafaelJR em 13 Out, 2009 às 20:03

Também me chamou a atenção a quantidade de exercícios das nossas FAs nos últimos tempos, principalmente a MB…será que está acontecendo algo nos bastidores que não sabemos?
rsrsrs óia a teoria da conspiração…hehe

Marcelo Tadeu

Bem que os SU-35 podiam participar para testar as defesas anti-aéreas das Fragatas, mas os cucarachas não iam dar este mole!!!

Caipira

Nããããoooo qué isso…..o governo de Hugo Chavez é um grande exemplo de governo democrático….pelo amor de Deus, esse palhaço condenou a Venezuela á anos de ATRASO, está manipulando e massacrando seu povo….quero ver daqui uns tempos o que uns alienados como esse athalyba vão dizer….provavelmente que os EUA, o grande satã imperialista do Norte, prejudicaram os povos da AL e impediram a “revolução bolivarianista” liderada por Chavito…..

José

Senhores, fazer amizades com Venezuelanos é fria.

El Cid

Muito bem dito senhor Don D, já chega de populismo no nosso continente. Mas vamos nos ater ao tópico, não acham?
Falando nisso, quantos falcões participarão afinal?

Don D

Novamente meu caro, você vê apenas o que quer ver, se pesquisar um pouco, apenas a pouco tempo tivemos a “cortesia” da Venezuela de firmar parcerias, isso coincidentemente quando ela quer se contrapor aos EUA, trocou a Colombia pelo Brasil, é óbvio, pq não quer um regime que se contrapõe ao dele, quanto ao refino de óleo pesado, a PDVSA vai participar com metade da refinaria (+-600 milhões) e não bilhões, a qual processará num custo mais baixo do que mercado atual (cortesia do atual governo), negócio bom esse né? Agora onde vc lê estupidez (faltou cortesia de sua parte… Read more »

athalyba

(…) que se ceda vantagens a um país que nunca nos deu preferência para nada. Um país que está substituindo seu principal parceiro comercial (Colombia) pela gente, que junto conosco vai processar o óleo extra-pesado na bacia do Orinoco e nos incluir nos lucros de seu próprio petróleo investindo bilhôes EM NOSSO PAÍS (Pernambuco), que não fosse pelos EUA estariam voando de Tucanos, um país desse não nos dá preferencia ??? Vc está enganado até a medula óssea !!! E cá entre nós: argumento estúpido esse de “já estamos ganhando, não precisamos de mais” que é possivel destilar de seus… Read more »

Jacubão

Hahahahahahahaha, essa é boa. Vivem falando mau dos EUA e ainda copiam o uniforme da USNAVY.
Caras de pau esses Venezuelanos.