AF-1A N-1021

O Falcão 21 participou dos Portões Abertos DCTA 2009, realizado no último dia 3 de outubro. A participação não apenas marcou a volta das aeronaves de asa fixa da Marinha aos principais eventos aeronáuticos do País, mas principalmente o fato de que o VF-1 está retomando a sua capacidade operativa, após muitos anos com suas aeronaves baixadas.

af-1-detalhe-incidencia-profundor-dcta-3-10-09-foto-nunao-poder-aereoO AF-1A N-1021 permaneceu em exposição estática no pátio das aeronaves e despertou muito interesse do público presente que, possivelmente, nunca havia visto uma aeronave desenvolvida para embarcar em um navio-aeródromo.

A equipe do Poder Naval (editores Wiltgen e Nunão) foi recebida pelo CC Sobral, COA do Falcão 21, que promoveu um walkaround, além de prestar todas as informações sobre a aeronave.

A cobertura completa do Portões Abertos DCTA pode ser vista clicando aqui.

AF-1A _Detalhe slats

AF-1A Falcão 21AF-1A Falcão 21

AF-1A DCTA

Walkaround_Nunão e WiltgenWalkaround_Nunão e Wiltgen

Nunao, Wiltgen e CC Sobral

NOTA do BLOG: gostaríamos de agradecer ao CC Sobral, que gentilmente recebeu os editores do Poder Naval no Falcão 21 e também ao nosso leitor Rubens Barbosa Filho, que fez as nossas fotos de bastidores.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Almeida,

O desgaste visível é da camuflagem, aparência externa, o que na verdade significa que está voando o suficiente para desgastar a pintura. Internamente, estão fazendo o possível para colocar mais em condições de voo, conforme chegam os motores revisados em Israel.

Saudações!

xerxes

bela matéria, rapazes e que bom ver os A-4 voando , só falta o “sampa” voltar a navegar, e vermos os A-4 pousando lá
abarços

Baschera

Bonita camiseta em Fernandinho…..quer dizer Nunão…rssss.
Avisa o Galante que já recebi a minha !!! Ficou BALA…. até já pediram onde “comprei”….

Bela matéria fotográfica de vocês…. Parabéns.
Pena que a gente aqui não tenha estas oportunidades.

Sds.

Nunão

E com uma boa vibração transparecendo, Operti.

Saudações!

Caipira

Bela aeronave..sempre achei um avião bonito o a4…a “corcunda” que estraga um poquim..hehe

Operti

Bacanas as fotos, é sempre bom ver os AF-1 em atividade.
E bacana saber também que o Sobral já é CC 🙂

Abraços

Operti

Em tempo:

Bacana saber que o Sobral já é CC e, principalmente, continua no VF-1!

Abraços

Felipe Cps

1 – Sem sacanagem, esse é um dos dois que voam?

2 – Sem a corcunda seria uma linda aeronave.

3 – Impressão minha ou os A4 Argentinos parecem aeronaves muito mais modernas que os da MB?

4 – Belas fotos, bela matéria.

Sds.

Wiltgen

Felipe Cps,

Só retificando, esse é um dos dois AF-1A que estão voando.

As aeronaves que estão operativas hoje no VF-1 são:
AF-1: N-1011 e 1013 e
AF-1A: N-1021 e 1022.

Abraços,

Felipe Cps

Wiltgen em 15 Out, 2009 às 13:58:

AF-1A??? Putz, que mania que nós recos de 3o mundo temos de complicar o que é simples…

Como tô na reserva é A-4 e boa. Quando for falar difícil é Skyhawk.

Abs.

Henrique Sousa

Acho que se o $$$ não correr, não tem planejamento que de jeito na situação.

Estão surgindo indicativos não só do governo, mas da sociedade, que o histórico de contingênciamento de verbas de nossas FAs passou tem muito tempo do limite. E totalmente irresponsável.

Acredito realmente que esta situação esta mudando, e isto acontecendo estas aeronaves terão muito a nos ajudar, treinando pilotos, desenvolvendo doutrinas de emprego, gerando experiências em operações embarcadas, CAV e tudo mais.

Almeida

Esse é um dos poucos que ainda estão em condições de voo e parece tão velho e desgastado? Sério, pra que modernizar isso? Eu acho que a MB tá perdendo o rumo… Espero estar errado.

Marcelo Tadeu

Tá chegando a hora!!! Aqui no RJ tem Domingão Aéreo no Campo dos Afonsos/MUSAL. Pena que hoje, quinta-feira o tempo tá feio pra burro!!.

Galante, como eu compro uma camisa do Poder Aéreo?

Vai haver equipe do Blog no MUSAL, Domingo?

Estou acertando com o pessoal aqui do RJ para a gente se encontrar lá, quem ainda não enviou seu OK vai meu e-mail: marcelottadeu@hotmail.com, enviar tel tb.

Abraços

Everaldo Gomes

Eu, fico mim perguntando, Ora já que o FX da FAB existem dois concorrentes que nas suas propostas incluem transferência de Tecnologia junto a Embraer. Porque não fechar co O Rafale para FAB e o Gripem NG para a Marinha do Brasil é só desenvolver um trem de aterrizagem reforçado e mairinizar alguns componentes e pronto teríamos um caça Multi-Role com peso ideal para operar em sua plenitude no estão de arte no nosso Porta Aviões São Paulo. Imagine o poder de fogo que teríamos.

Alexandre G.R.S.

Prezado Henrique Souza, Concordo com a sua idéia. Porém, temos esse tempo todo? essa é a pergunta. Israel tinha esse tempo todo? Vietnã tinha esse tempo todo? Ok. Ele estavam sobre ameaças diretas, eu sei. Mas será que não temos dado tempo demais? Vejam o FX-2! Acho que as vezes pensamos muito e agimos pouco. Mais pragmatismo e menos filosofia Srs. Enquanto pensamos outros paises estão avançando. Acho válido temos aeronaves A-4 Modernizadas. Obvio que será um salto gigantesco para nós. Agora mesmo com esse passo, onde estaremos? Como e em quem estamos traçando paralelos comparativos? Infelizmente o que vemos… Read more »

Henrique Sousa

Muito boa as fotos!!!

Ditado super batido, mas uma longa jornada começa sempre pelo primeiro passo.

Falam em comprar um super-avião para a MB. E claro que ela merece e precisa. Mas antes precisamos aprender como, onde, quando utilzar algo deste calibre.

Sempre fui favorável à idéia de modernizar estes aviões, e tirarmos o máximo possível deles. Apresar do aparente “gasto” não consigo imaginar modo mais barto de adquirirmos esta experiência.

Quando tivermos maduros nesta etapa, daremos o próximo passo com certeza.

Francisco AMX

Felipe os A-4 argentinos são os melhores A-4s do mundo, estão equipados com o radar APG-68 do F-16, e podem lançar os AIM-9L/M, além de outras armas inteligentes, é a nata Argentina!

Francisco AMX
Luiz

Sou apenas um entusiasta no meio de tanta gente especializada, mas estou torcendo pelo Rafale para a Fab , já que acredito que é o mais avançado dos tres finalista , e a Fab tem experiencia com aviões da Dassult (Mirage) , Sobre o Gripen alguem poderia me dizer se ele é capaz de operar no Porta Aviões São Paulo? Não seria uma opção interressante para Marinha desenvolver sua frota aeronaval , ja que provem de um custo mais baixo que os demais, do que adianta ter um porta avioes e não ter caças capazes de intimidar qualquer inimigo. Seria… Read more »