França enviará porta-helicópteros à Rússia para reforçar possível venda

12

L9014 Tonnerre

vinheta-destaqueA França vai enviar um porta-helicópteros da classe “Mistral” para uma visita à Rússia em novembro, como parte das negociações sem precedentes para a venda de navios da classe à Marinha Russa.

Segundo a agência RIA Novosti, a Rússia pretende adquirir um navio e os planos de construção para construir localmente mais 4 navios.

Cada “Mistral” pode transportar 16 helicópteros pesados, embarcações de desembarque e tropas, podendo atuar também como navio de comando e controle. Cada navio da classe pode custar até 500 milhões de euros (US$ 740 milhões).

Desde a Segunda Guerra Mundial, a Rússia tem insistido na produção de todos os equipamentos militares para seu próprio uso e exportação, mas não conseguiu manter a paridade tecnológica com o Ocidente.

Nos últimos anos, a Rússia tem procurado modernizar suas forças armadas, que ainda dependem fortemente de equipamentos da era soviética.

Os navios estão sendo adquiridos para operações de manutenção da paz e de salvamento. Além disso, o navio poderá ser efetivamente usado para combater piratas, incluindo aqueles na costa da Somália.

A Rússia é um dos vários países a ter enviado navios de guerra à costa da Somália para tentar combater a crescente onda de ataques a navios que cruzam o estratégico Golfo de Aden.

NOTA DO EDITOR: A classe “Mistral” se encaixaria na definição de “navio-aeródromo de propósitos múltiplos” apresentada na Estratégia Nacional de Defesa – END, do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

A marinha russa chegou a este ponto, tera que comprar um porta-helicopteros da frança pra poder suprir sua necessidades, justo a russia que sempre teve como sua principal virtude a soberania da mãe russia, é os tempos estão mudando mesmo.

Sds.

Gustavo Abrantes

Nossa Marinha com toda sua experiência em operação de aeronaves de asas rotativas, bem que poderia efetuar a compra de três “Mistral” para a defesa da Amazônia azul. Acredito que seria de ótima valia!

MO

gustavo

Isso na teoria, mas e a pratica, quem iria escoltar estes navios e quem ria tripula-los, os 3 + os escoltas

Tem que se pensar neste lado tbm

Abs
Mod MO

Gustavo Abrantes

Haa verdade Mo e a pior verdade é que com todo nosso potencial, desperdiçamos tempo e dinheiro ao invés de investirmos em nosso problemas reais.Tapamos o sol com a peneira, utilizando medidas paliativas. Acredito que se tivesses pelo menos as três embarcações Mistral ao invés do Nae São Paulo seria muito melhor, afinal a Marinha poderia abranger mais.

corsario01

Senhores, dentro do PEAMB está prevista a construção de 4 navios desta classe aqui no Brasil, ao longo de 30 anos. Neste mesmo periodo, haverá um aumento no numero do contigente da MB em torno de mais 20.000 homens, ou seja, na época certa, teremos tanto os navios como suas tripulações. O grande problema na minha opinião, é se realmente o tal de picolé de XuXu vir a vencer as eleições presidenciais. Corre a boca pequena e nas grandes também, que ele odeia os militares e que fará todo o possível para mante-los estrangulados, como seu ex-presidente fez. Pensem antes… Read more »

Dalton

o “picolé de xuxu”, Alckimin, não é candidato a Presidente.

Talvez outro candidato(a) tenha motivos para “odiar” os militares?

Quanto a compra inicial de um “mistral”, talvez venha a ser um consolo para a marinha russa, pois pelas ultimas noticias, os futuros porta-vioes russos poderão sofrer um atraso significativo,
já que o orçamento anda “apertado” e há uma maior urgencia por navios de menor porte.

sds

corsario01

É verdade, eu me confundi. Mas o serra é tão sem graça quanto o Alckimin.
Se ele tem motivos para odiar os militares eu não sei, mas posso te garantir que quando alguém postula o cargo de presidente de um país, ele não pode e não deve trazer junto ao cargo, este tipo de pensamento.
O Sr. Serra fez poucas e boas com a FAB quando o mesmo era ministro da saúde. E picolé de XuXu para se referir a ele é pouco!

Espero que nem para sindico daquele prédio do Fantástico ele se eleja mais.

Paulo Renato

Belas palavras Corsário.

Se der tucano já era, temos que continuar na mesma linha que estamos, senão os milicos estão F…….
Quem esteve lá na época anterior a esse Governo sabe muito bem o que estou querendo dizer.

MD vai ficar em sonho….

Pensem antes de votar !!!

Dalton

Talvez a Dilma tenha razoes mais concretas para “odiar” os militares já que passou alguns anos na cadeia e foi torturada inclusive. No mais petralhas e pessedebosos são muito parecidos e seja quem fosse o Presidente hoje, teria que fazer o que está sendo feito ou até mais, devido a obsolescencia de nossos equipamentos militares. Se por um lado há planos de submarinos nucleares no futuro proximo, por outro há soldados servindo meio expediente para economizar no almoço hoje em dia. O PEAMB foi planejado por profissionais, porém, nem tudo que está escrito poderá sair do papel. Lembro que estava… Read more »

Danilo

Todo presidente deveria ter este pensamento, pois um pais mesmo que pacifico tem que ter o direito de se defender e se necessário atacar. Assim tambem o presidente pode usar as forças armadas sobe seu comando para intimidar se for necessário como recurso de negociação. Os que não pensam assim são os que curvam diante da politica externa de outros governos exatamente como os senhores politicos e seus partidos citados acima pelos amigos do blog. Eles não ligam nenhum pouco para a soberania de nosso país e seriam capazes de vender até o plenário onde deviam trabalhar e não o… Read more »

flaviodepaula

eita, mudou o rumo do debate de militar para politico….

Gustavo Abrante, gostei de sua idéia. 3 desses, 1 para cada esquadra, seria muito interessante para nossa marinha. Só discordo em um ponto, ao contrário de você, acho que deveriamos manter um Porta-aviões.

É importante nossa marinha ter meios eficazes de proteção na amazônia azul. 3 desses ai, bem equipados e armados, com bons helis, boas escoltas, e quem sabe, uns F35(não sei se ele pode operar, alguém ai sabe informar) de “prateleira” seriam ótimos.

BRASIL!!!

Danilo

Sem politica o militar não existiria pense nisso.

Mesmo porque sem a verba e autorização politica de todos os paises falados e tratados aqui neste blog, nada militar sairia do papel nenhum mesmo.

Sds.